Duvidas com instalaçao-giant gasolina

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Duvidas com instalaçao-giant gasolina

Mensagem por carlos renato »

O modelo é um biplano Christen eagle 29%, motor fuji 64cc. Como no gasolina sou bem iniciante com tipos de instalaçao de servos, motor, etc... estamos tendo alguma duvidas em alguns pontos, eu e o Teco, dono da criança

1- Sao 4 servos na asa e pelo que vi, tem duas estencoes e Y que liga canal 1 e 6

2- profundor sao dois servos, que pelo que pecebi entra em um Y e vai para o RX, mas qdo fizemos o primeiro teste, so mexeu um lado do profundor.

3- Nao notei bateria para o motor, que por sinal nao tem quase nada a ver com o meu 26cc gas. bem diferente. Alguem conhece o fuji 64 e pode dar algumas dicas....alimentacao ignicao etc?

Sao tres servos que sao lincados na frente, acelerador, afogador, e outro vai em um interruptor, que é ligado a uma chave on/off, mas nao vi nada de bateria para igniçao, se é que vai :roll:

Precisamos entender direitinho o sistema de funcionamento deste modelo, para antes querer voa-lo e como algumas coisas sao novidade, estamos quebrando um pouco a cabeça para entender.

Vou anexar algumas fotos que o Teco me passou do motor, para ver se ajudar a esclarecer o funcionamento dele
[URL=http://img25.imageshack.us/i/dsc02935t.jpg/][img:6ccc5e1dbc]http://img25.imageshack.us/img25/1236/dsc02935t.jpg[/img:6ccc5e1dbc][/URL]

[URL=http://img9.imageshack.us/i/dsc02936t.jpg/][img:6ccc5e1dbc]http://img9.imageshack.us/img9/5764/dsc02936t.jpg[/img:6ccc5e1dbc][/URL]

[URL=http://img75.imageshack.us/i/dsc02940k.jpg/][img:6ccc5e1dbc]http://img75.imageshack.us/img75/1153/dsc02940k.jpg[/img:6ccc5e1dbc][/URL]

Valeu pessoal

:wink:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Carlos esse motor não tem bateria mesmo a ignição dele não é eletronica é por magneto.

Não entendi sua duvida é de como colocar os servos?

[]'s
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Humm, magneto... seria só ligar a chave on/of e o servo que vai e um interruptor e ja era?

Sobre os servos, tipo sao alguns servos em um só canal, entende, aliás, pensando bem, sao dois para 1, para o 6 e no 2. A instalacao é simples e sem medo de sobrecarregar o sistema?
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Carlos esse aero já era usado?
Voce pode perguntar ao antigo dono.
Eu uso no meu extra um Smart-Fly, mas acho exagero nesse aero, liga em Y mesmo, só tome cuidado com a bateria para ver se ela aguenta fornecer a corrente, e se for usar radio spektrun, tome cuidado dobrado, a voltagem caiu de 3v o radio trava e babau.

[]'s
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Pegamos este modelo de um amigo lojista, mas anteriormente nao era dele e sei que ele tbm nao manja de alguns detalhes. O medo maior era com relaçao a quantidade de servos para cada canal, mas sao dois no 1, 6 e 2.

A bateria é de 1850 mah de 6v da sanio, particularmente prefiro lipo, mas quem sabe os primeiros voos seja com ela.

Por enquanto valeu Megafly, ja quebrou um galhao :wink: , vamos agora tentar funcionar a criança, no primeiro dia tentamos e nao conseguimos, agora sem o cowl facilita alguns ajustes e verificaçoes.

Abraçao
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

Opa, eu tenho uma bateria dessas no receptor do meu Yak a gasolina 30%. Faz a ciclagem dela. Se tiver carregando 100% pode usar q nao tem erro.
abr
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

Carlos,

Este motor é semelhante ao Zenoah 62 que também funciona com magneto.

O servo que aciona a chave on-off é utilizado para aterrar o fio da bobina no bloco do motor. quando vc habilita a corrente através da chave para o fio, ele aterra no motor e deixa de gerar faísca na vela. desligando a chave, ele corta a corrente no fio e a bobina volta a mandar faísca para a vela. Este é o sistema do Zenoah, pelo que ví na foto, deve ser o mesmo do seu motor.

Quanto aos servos do profundor, eu te aconselho a ligar um servo no canal 2 e o outro no canal 7 e mixar os dois. Assim vc tem ajustes individuais para cada servo (end. point, subtrim, etc...)

Abraço

Alessandro
Aeromodelismo é muito bom, mas aeromodelismo com responsabilidade é uma maravilha...
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:4aa0abd3dd="conte"]Opa, eu tenho uma bateria dessas no receptor do meu Yak a gasolina 30%. Faz a ciclagem dela. Se tiver carregando 100% pode usar q nao tem erro.
abr[/quote:4aa0abd3dd]

Valeu conte, vou medir a bateria e checar a carga, valeu !
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:7b7a72050f="ale_nevesbr"]Carlos,

Este motor é semelhante ao Zenoah 62 que também funciona com magneto.

O servo que aciona a chave on-off é utilizado para aterrar o fio da bobina no bloco do motor. quando vc habilita a corrente através da chave para o fio, ele aterra no motor e deixa de gerar faísca na vela. desligando a chave, ele corta a corrente no fio e a bobina volta a mandar faísca para a vela. Este é o sistema do Zenoah, pelo que ví na foto, deve ser o mesmo do seu motor.

Quanto aos servos do profundor, eu te aconselho a ligar um servo no canal 2 e o outro no canal 7 e mixar os dois. Assim vc tem ajustes individuais para cada servo (end. point, subtrim, etc...)

Abraço

Alessandro[/quote:7b7a72050f]

Valeu Alessandro
Vamos fazer este teste hj a noite com o medidor, ver em qual posicao da chave sai faisca na vela e marcar cada chave.
Agora sim as coisas começam a ficar mais claras e é neste sentido que digo que temos que entender o funcionamento do sistema, para quando chegar em campo, nao ficar apanhando do modelo :lol: .

Valeu o toque, a noite faremos alguns testes.
Obrigado
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Tentamos fazer funcionar e nada, acho q talvez a vela nao esteja boa....o recomendado para este motor é vela champion RCJ-6Y, tem alguma outra q possa substituir ou onde posso achar esta?

Valeu!
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder