Motor ASP .52 , qual combustível usar?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Mario Luiz Zuffo de Paula
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 529
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 12:17 pm
Localização: Cuiaba Mato Grosso

Motor ASP .52 , qual combustível usar?

Mensagem por Mario Luiz Zuffo de Paula »

Como a Magnum comprou a ASP e a SC que alias sãos mesmos motores , os ASP são para o mercado Americano e SC para o mercado Europeu ,estes motores tiveram uma sensivel melhorada e lendo um artigo num forum dos Estados Unidos sobre o fato de serem detonadore de vela elês resolveram o poblema usando mais duas juntas no cabeçote , que motor teve outro resultado tanto em desempenho como em consumo , estes motores vem muito comprimido de fabrica .

Lambreta realmente a ASP tem um manual simplesmente ridiculo , eu concegui ler um num melhorzinho em um sait dos Estados Unidos , onde o fabricante é obrigado o fornecer um manual de uso ao comprador .

Por outro lado o combustivel ideal para elê segundo o artigo que eu li é o com 10% de nitro e 18% de oleo , ou então o combustivel Sport com 18% de oleo sem nitro da Omega ou Byron .

100+ Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
bertasso
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 11:56 am
Localização: cuiaba mt

Mensagem por bertasso »

E VERDADE, O MEU MOTOR ASP 52 VEM DE FABRICA COM 2 JUNTAS DE ALUMINIO, NAO SABIA KE A ASP COLOCOU ESTA JUNTA EXTRA PARA DIMINUIR A KEIMA DE VELA... POREM MEU MOTOR CONTINUAVA KEIMANDO VELA, QUANDO EU USAVA METANOL E NITRO, CONSEGUI DIMINUIR AKEIMA ADICIONANDO + OLEO OU COLOCANDO UMA HELICE 12/6 OU MAIOR P/ DIMINUIR O GIRO E TEMPERATURA.
LEMBRANDO KE AKI EM CUIABA FAZ EM MEDIA 38 GRAUS.
Avatar do usuário
Fabricio Medeiros
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Jun 23, 2010 9:37 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Re: Motor ASP .52 , qual combustível usar?

Mensagem por Fabricio Medeiros »

[quote:31285c906f="Mario Luiz Zuffo de Paula"]Como a Magnum comprou a ASP e a SC que alias sãos mesmos motores , os ASP são para o mercado Americano e SC para o mercado Europeu ,estes motores tiveram uma sensivel melhorada e lendo um artigo num forum dos Estados Unidos sobre o fato de serem detonadore de vela elês resolveram o poblema usando mais duas juntas no cabeçote , que motor teve outro resultado tanto em desempenho como em consumo , estes motores vem muito comprimido de fabrica .

Lambreta realmente a ASP tem um manual simplesmente ridiculo , eu concegui ler um num melhorzinho em um sait dos Estados Unidos , onde o fabricante é obrigado o fornecer um manual de uso ao comprador .

Por outro lado o combustivel ideal para elê segundo o artigo que eu li é o com 10% de nitro e 18% de oleo , ou então o combustivel Sport com 18% de oleo sem nitro da Omega ou Byron .

100+ Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT[/quote:31285c906f]

O Mario vc teria o site ou o manual pra me passa?
Avatar do usuário
Fabricio Medeiros
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Jun 23, 2010 9:37 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Mensagem por Fabricio Medeiros »

[quote:0a196efc77="bertasso"]E VERDADE, O MEU MOTOR ASP 52 VEM DE FABRICA COM 2 JUNTAS DE ALUMINIO, NAO SABIA KE A ASP COLOCOU ESTA JUNTA EXTRA PARA DIMINUIR A KEIMA DE VELA... POREM MEU MOTOR CONTINUAVA KEIMANDO VELA, QUANDO EU USAVA METANOL E NITRO, CONSEGUI DIMINUIR AKEIMA ADICIONANDO + OLEO OU COLOCANDO UMA HELICE 12/6 OU MAIOR P/ DIMINUIR O GIRO E TEMPERATURA.
LEMBRANDO KE AKI EM CUIABA FAZ EM MEDIA 38 GRAUS.[/quote:0a196efc77]

Mas a função do nitro, além de aumentar a potência, tbm não é de diminuir a temperatura? Ou estou enganado? Alguém pode esclarecer mais a respeito desse assunto de combustível com ou sem nitro? Qual a verdadeira função do nitro além de aumento de potência? Grato.
bertasso
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 11:56 am
Localização: cuiaba mt

Mensagem por bertasso »

NITRO AUMENTA POTENCIA E NAO DIMINUI TEMPERATURA. TODAS AS FORMAS DE ENVENENAMENTO DE MOTORES A UM AUMENTO RAZOAVEL DE TEMPERATURA.
UM EXEMPLO EH. MOTOR DE HELI USA 30 DE NITRO E KEIMA VELA JA VI TEMPERATURA ENTRE 180 GRAUS...
Avatar do usuário
Fabricio Medeiros
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Jun 23, 2010 9:37 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Mensagem por Fabricio Medeiros »

Ai pessoal pintou mais uma dúvida cruel, eu comprei hélice 11x6 pra amaciar o motor e 12x6 pra voa depois de amaciado o motor, porém no manual vem dizendo que a hélice recomendada pra esse motor é 10x6, ai fiquei com dúvida. A 10x6 não irá esquentar demais esse motor, visto que vai ficar muito alta a rotação?
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

ai, ai... a velha história (ou estória) do nitro X calor do motor...
Primeiro que comparar motor de heli não dá.
Segundo: PRA QUE GRITAR? todo mundo já viu que você não tá ligado...
Uma das causas do nitro é aumentar a queima, pois aumeta o oxigênio na combusbla,bla,bla ... mas sabe uma consequência do nitro? Pois é, meu caro bertasso, procure por aqui mesmo no e-voo que tem muito bem explicado.

Abraços,
Avatar do usuário
Paulo cp2
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Sex Out 12, 2007 2:56 pm
Localização: Lins (SP)

Mensagem por Paulo cp2 »

cara esse motor .52 é muito forte, uso um no meu tucano .40 com hélice 11x7, porém já queimei 289 velas com ele, coloquei uma vez uma 12x7, ele perde muita velocidade mas fica com um barulho de motor 4 tempos, mas como gosto de dar um gás, uso a 12x7, combustível uso wild cat 10% nitro e 15% óleo e vai normal, não esquenta.
philipesuriano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:02 pm
Localização: brasília,DF

Mensagem por philipesuriano »

Qual hélice vcs estão usando nesse motor? hoje testei o meu com uma 12x6 apc achei bom, mas sem velocidade final..... não tive tempo de fazer uma regulagem fina...
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:427a80ebb4="philipesuriano"]Qual hélice vcs estão usando nesse motor? hoje testei o meu com uma 12x6 apc achei bom, mas sem velocidade final..... não tive tempo de fazer uma regulagem fina...[/quote:427a80ebb4]

11x5, 11x6, 10x7, 10x8....... 11x7 já usei, mas pesou, acho que esse motor é mais para rotação do que para torque.
Responder