aero para instrução

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
tio cenoura
membro
Mensagens: 966
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
Localização: Floripa-SC

aero para instrução

Mensagem por tio cenoura »

Olá pessoal...
estou como um dos instrutores do clube onde eu vôo e queria montar um aero para dar instrução. sempre se dava aula com o aero do aluno, mas queria montar o meu de instrução de vôo.

esse final se semana tinha montado um aero em polionda, mas chego a conclusão que com esse aero, o barato pode sair caro, afinal, por ser pesado, tem menor sustentação (estola) e menor reação, no caso da necessidade de corrigir um erro bruscamente, assim tornando a possibilidade de uma queda maior. sem falar que o motor vai estar girando mais, e isso conta a longo prazo.

estou pesando em colocar um calmato.
uso um dx6i e um dx5e com cabo trainer

combura caseirol: como sabemos esse combustível tem o incoveniente de o motor desrregular facilmente, até em vôo, então para prevenir problemas, penso em comprar combura 15% e diluir pra 1/3 com caseirol, tendo assim, um a 5% de nitro. o que acham?

abraço
Big airplanesss!!!
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Tio, pra instrução eu indicaria um Avistar da Hobico. É famoso pelo seu voo dócil . Ele foi minha iniciação nos Glow e confesso que não poderia ser melhor. Hoje realizo diversas manobras com ele e admito que pela força nele já aplicada, ja era pra ele ter batido asas faz tempo. Ele não precisa mais do que um quarentinha da O.S que é muito econômico. Pousar sem motor chega a ser chato de tão fácil. Quando der eu posto alguns vídeos dele.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Tiu,

O meu conselho é que monte um Kadett senior e coloque nele no máximo um motor .46.

No clube onde aprendi a voar com meu avistar, o meu instrutor tinha um kadett Senior (1,8mts de envergadura) com motor os40la, e mesmo com este motor decolava que era uma maravilha e tinha um voo muito mais lento que o meu avistar, ele fazia questão de me ensinar no kadett e não no avistar.
Levava o avistar para a pista,acabava dando apenas 1 voo, e mais de tres no kadett que ele fazia questão, e, só fui voar direto com meu avistar depois da décima aula.
Obs.: Avistar tem asa semi-simétrica e o kadet tem asa assimétrica(tipo perfil clarky)
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

La Flyer com motor .46LA, muito economico e tem bastante força, e o aviao e muito bom!
................
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Opa esqueci de mencionar o Telemaster de 72" para motor .40/.46, este é também para construir a partir de balsa e compensado e a asa também é assimétrica
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Eu dou instruçãoa aqui com aeros da Incoaer.

Albatroz 46/60 e Coyote 46/60.

Atimos aeros para instrução...

POrque?

Feitos de fibra e mais faceis de serem arumados. (isso é importante porque dificilmente iniciante aprendendo a pousar nao da uma lenhadinha basica.)

Sao bem leves e tanto um como o outro planam bem.

Mesmo o Coyote sendo um aero asa alta ele tem um planeio ecepcional comparado com a maioria dos aeros asa baixa.

Ultimamente prefiro dar instrução com o coyote, de um tempo pra ca está ventando muito, e aqui ensinamos a voar no vento bravo mesmo, para que o aluno nao tenha surpesas, e tivemos resultados muito bons. O outro instrutor da pista ja solou um aluno semana passada com um coyote no vento e seu estou com um aluno pré solo com a mesma situação.

Leve muito em cosideração o fator vento, pois alguns aeros citados acima sofrem muito com o vento e talvez isso possa ser um impecilio para voce e principalmente para o aluno.

abraços !!
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Vai de pastinha com motor OS 55ax ou ASP52.
Barato, facil de arrumar, e aguenta muita porrada.
Já gente aprendendo no Predador .40 !
O cara que aprende a voar no pastinha se da muito bem com outros aviões, pois cada voo é uma trimagem, e ele precisa lidar com diversos fatores como o fluter.
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

vai de RADAR , sky raider march 1 e motorzinho 40/45 é uma bába, voa que é uma maravilha pra pouso é um doce, na pane sem motor é tranquilo de pousar tem um planeio muito bom , me arrependi de ter vendido o meu, pra voos tranquilos é melhor que "gardenal" :lol:
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:aaac5fba02="Emannuell"]Vai de pastinha com motor OS 55ax ou ASP52.
Barato, facil de arrumar, e aguenta muita porrada.
Já gente aprendendo no Predador .40 !
O cara que aprende a voar no pastinha se da muito bem com outros aviões, pois cada voo é uma trimagem, e ele precisa lidar com diversos fatores como o fluter.[/quote:aaac5fba02]

Uma boa opçao tambem....

POrem motor na faixa de .50 é muito pra ele. Nem o 46AX seria necesario.

O ideal seria o O.S 46LA ou o tunder tiger 46.


Ogora esses fatores que voce falou... (trimagem e fluter) isso sao consequencia de uma aero malmotado ou ruin, tenho certeza que quando montado corretamente, nao terá isso.


abraços !!
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

A combinação de um .40, .46 OS LA ou TT.42GP com um treinador leve, em balsa, com perfil clark y ainda é imbatível.
A escolha do motor é pela baixa potência, baixo peso e [u:e94d4c35b3]baixo consumo[/u:e94d4c35b3].
Sem falar que o aluno aprende a [u:e94d4c35b3]voar na asa[/u:e94d4c35b3].
Responder