O dilema da homologação da ANATEL!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por Norba-RJ »

Boa tarde
Eu a cerca de dois meses comprei um DJI mavic combo pro na loja do Barra Shopping do RJ e meu radio já vem com o selo da anatel gravado no seu corpo , não é papel colado , é gravado .
Fiz o registro na Anac e acredito estar totalmente dentro da lei para fazer minhas filmagens e fotos.
No final das contas acho que saiu até mais barato que se tivesse comprado lá nos Estados Unidos.
vejamos.
Preço a vista com nota fiscal e garantia de 1 ano R$5.690,00

preço do mesmo mavic pro combo em Miami US$ 1290.00 X 3.85 =4966,5
taxas 6,5% = US$83,85 x 3,85 =322,82
como estou comprando lá na loja pago taxas mas não tem frete (trago no avião)

total da nota em Miami US$1373,85 x 3,85 = R$ 5.289,32
declaração e taxa de liberação na receita federal acima da cota de US$500,00 60% =
1373,85 - 500 x 60% = US$524,32 x 3,85 =R$ 2018,59
total gasto 5289,32 + 2018,59 = R$7.307,91
se eu não declarar e for pego a multa é de 100%

Se eu ainda tiver que pagar mais 200 para homologar na anatel ainda assim é melhor comprar aqui em 10X com acréssimo de 5%
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por LaercioLMB »

Se o rádio ou transmissor tem o selo da Anatel, significa que já está homologado, não necessitando fazer mais nada, pois se a fiscalização chegar, basta mostrar que o dispositivo já tem o selo da Anatel.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Velazquez
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:15 am
Localização: Timóteo, MG

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por Velazquez »

Estou iniciando no hobby e tenho uma dúvida: se eu possuir apenas um rádio e vários helicópteros, preciso homologar e pagar 200 reais para cada helicóptero ou apenas 200 uma vez para o rádio?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por LaercioLMB »

Somente para o rádio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por ricardovasc »

Velazquez escreveu:Estou iniciando no hobby e tenho uma dúvida: se eu possuir apenas um rádio e vários helicópteros, preciso homologar e pagar 200 reais para cada helicóptero ou apenas 200 uma vez para o rádio?


Até onde entendi, os receptores com telemetria também devem ser homologados já que transmitem também.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Os sistemas long range da frsky R9, posso usar sem grilos aqui no hue e homologar na anatel? 915Mhz é frequência de TV digital não é isso?
A firmware tem opção de 868Mhz também;
Qual dessas duas posso usar/homologar no hue?
Avatar do usuário
fmarcelo
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Qui Nov 12, 2009 1:05 am

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por fmarcelo »

Quando fiz a homologação do meu drone, vi que todas as frequências contidas no manual foram registradas na FCC americana pelo fabricante.
Como a Anatel segue a mesma linha, inclusive é exigido anexar a homologação alguns documentos integrantes do cadastro FCC.
Assim, acredito que todas frequências devam ser cadastradas.
Responder