O dilema da homologação da ANATEL!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.

Moderador: Paulinho

pasqualini
membro

Mensagempor pasqualini » 16 Out 2014 09:31

Colegas!

Já vimos que é possível homologar rádios com o certificado da FCC, assim como fez o colega jairbj.

Mas a minha dúvida é a seguinte: Rádios/equipamentos na faixa de 5.8GHz são "homologáveis"? Por exemplo: mesmo o TX do phantom 2 tendo FCCID ([url=http://transition.fcc.gov/oet/ea/fccid/]SS3-201309581[/url]), posso entrar com o processo de homologação na ANATEL??

Obrigado!

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 16 Out 2014 12:31

[quote:9ebea4e419="pasqualini"]Colegas!

Já vimos que é possível homologar rádios com o certificado da FCC, assim como fez o colega jairbj.

Mas a minha dúvida é a seguinte: Rádios/equipamentos na faixa de 5.8GHz são "homologáveis"? Por exemplo: mesmo o TX do phantom 2 tendo FCCID ([url=http://transition.fcc.gov/oet/ea/fccid/]SS3-201309581[/url]), posso entrar com o processo de homologação na ANATEL??

Obrigado![/quote:9ebea4e419]

Colega, eu acredito que sim, pois hoje já temos roteadores de 5.8ghz.

Porém não posso afirmar. Assim que possível vou questionar juntamente a ANATEL.

pasqualini
membro

Mensagempor pasqualini » 16 Out 2014 14:57

Obrigado jairbj!

Lí em algum lugar que essa faixa de freq. de 5.8GHz é destinada apenas para TV Digital, por isso é que nenhum equipamento que não tenha uso em TV Digital não será homologado, mesmo tendo FCC. Gostaria de confirmar essa informação...

Estes roteadores tem homologação da ANATEL??

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 18 Out 2014 19:48

[quote:492c1ba55d="pasqualini"]Obrigado jairbj!

Lí em algum lugar que essa faixa de freq. de 5.8GHz é destinada apenas para TV Digital, por isso é que nenhum equipamento que não tenha uso em TV Digital não será homologado, mesmo tendo FCC. Gostaria de confirmar essa informação...

Estes roteadores tem homologação da ANATEL??[/quote:492c1ba55d]

Cara, a TV Digtial opera em UHF (470-806mhz).

Sobre o 5.8, é bastante utilizado por provedores de internet wireless. Hoje já temos vários roteadores homologados em 5.8, principalmente da UBIQUITI.

Exemplo:
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao.asp?NumRFGCT=261010&idtHistoricoCert=37906

http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao.asp?NumRFGCT=382713&idtHistoricoCert=9589609

Tenho 99% de certeza que consegue, mas não tive tempo de mandar e-mail para a anatel ainda.

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 18 Out 2014 22:23

Acabei mandando um email para a anatel agora a noite.

Aproveitei para pesquisar no site da anatel os produtos homologados da DJI e da FUTABA e fiquei impressionado com a quantidade.

Quando fiz minha homologação tinham acho que 4 da DJI e 2 da FUTABA.

Hoje tem 6 da FUTABA (um é o meu) e 15 da DJI, e tem até 1 da Frsky que quando na época que homologuei não tinha.

É bom ver que o pessoal está fazendo a coisa certa e espero que de alguma forma eu tenha contribuído com isso.

Eu só não entendi porque que algumas homologações saíram para 5 anos e outras para 2 anos (inclusive a minha).
Apesar de que não é preciso renová-las, não sei o porque disso.

Outra coisa que vi também é que agora está aparecendo o seguinte nas observações da homologação:
[quote:a8b9580503]A utilização do produto deve atender as condições estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).[/quote:a8b9580503]

Pena que ainda não possamos homologar DragonLink e VTX IRC porque eles não tem FCC ID.

Valew pessoal e boa sorte a todos.

Para o colega que fez a peegunta do 5.8ghz.
Olhando as homologações do PHANTOM 2 VISION+ vi que alguns estão homologados também em 5.8ghz (creio que por causa do VTX). Então é possível sim homologar o 5.8.

SeT
membro

Mensagempor SeT » 17 Nov 2014 20:11

[quote:025dba096c="PilotoRC"]Para aqueles que se interessarem em tentar obter a certificação do sistema de rádio controle que JÁ POSSUA certificação internacional FCC, podem tentar seguir o passo-a-passo do link abaixo:

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=274820&assuntoPublicacao=INSTRU%C7%D5ES+PARA+HOMOLOGAR+PRODUTOS+POR+DECLARA%C7%C3O+DE+CONFORMIDADE&caminhoRel=In%EDcio-Biblioteca-Apresenta%E7%E3o&filtro=1&documentoPath=274820.pdf

O processo não é tão complexo e custa R$200,00.

Se tiver sucesso em seu pedido, compartilhe aqui conosco!

Mas, lembre-se...

Boa noite amigo!
O sistema está diferente, não consigo passar para segunda pagina se meu cpf nao estiver vinculado a um cnpj.
Sabe me informar como devo proceder?
Agradeço desde já

Seu equipamento já deve ser homologado pelo FCC (agência dos EUA semelhante à ANATEL), ok?

Um abraço![/quote:025dba096c]

oliveirarla
membro

Mensagempor oliveirarla » 19 Nov 2014 12:07

Hoje saiu a homologação ANATEL do meu DJI Phantom 2 vision+. Me solicitaram os certificados FCC do Phantom, do range extender e do transmissor. Tudo tranquilo, paguei 200 Dilmas de taxa. Pessoal da Anatel muito atencioso.
oliveirarla

SeT
membro

Mensagempor SeT » 20 Nov 2014 09:33

[quote:d16631497c="oliveirarla"]Hoje saiu a homologação ANATEL do meu DJI Phantom 2 vision+. Me solicitaram os certificados FCC do Phantom, do range extender e do transmissor. Tudo tranquilo, paguei 200 Dilmas de taxa. Pessoal da Anatel muito atencioso.[/quote:d16631497c]
Oliveira, o seu pedido foi para produto importado ou para o que já está no Brasil?

Alex Eyelles
membro

Mensagempor Alex Eyelles » 29 Nov 2014 08:50

eu tenho um aurora 9 com selo anatel sera q e valido ainda??? ou terei q homologa ele?

MS-Quad
membro

Mensagempor MS-Quad » 29 Nov 2014 23:59

Alguém já teve modulo FrSky apreendido? Estou comprando, só não confirmo por esses receio do produto chegar e ser apreendido.

Helipro
membro

Mensagempor Helipro » 19 Dez 2014 15:20

p**a m***a, querem o certificado de um v931! Perdi o brinquedo com baterias.

carlos.william
membro

Mensagempor carlos.william » 24 Dez 2014 19:10

Boa tarde.

Eu pretendo trazer um Futaba 12SG, já posso registar ele antes?
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.

cirso
membro

Mensagempor cirso » 01 Jan 2015 20:09

Galera, li todo o tópico

Tenho um Spektrum dx9, o que me estranha é que ele possui dois FCC ID:
BRWDAMTX12, BRWDASRX10 (só do primeiro consegui retirar o test report no site da FCC)... Reparem que o código da placa transmissora homologada é X1TXP no primeiro certificado, o segundo não tem arquivos para visualização... e o nome do rádio em momento algum aparece nos documentos

Placa https://apps.fcc.gov/eas/GetApplicationAttachment.html?id=2049359
Test report: https://apps.fcc.gov/eas/GetApplicationAttachment.html?id=2049363

Nesse caso, para homologar o rádio, precisa homologar os dois FCC ID?

Outra dúvida: não tenho NF do produto ou recibo de importação pois comprei na gaba, em algum momento essa informação é solicitada?

Viridias
membro

Mensagempor Viridias » 02 Jan 2015 21:35

Isso está cheirando ao "eficientíssimo" estatuto do desarmamento, o cidadão desarmado e os bandidos muito mais armados que antes. Se esses multi caírem nas mãos dos traficantes se tornará objeto proibido ao cidadão e passará a ser exclusividade de bandidos.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 03 Jan 2015 12:04

[quote:44024d9d94="carlos.william"]Boa tarde.

Eu pretendo trazer um Futaba 12SG, já posso registar ele antes?[/quote:44024d9d94]

Olá Carlos, pode sim, de acordo com a resposta de um email que mandei para a ANATEL, você pode solicitar a homologação sem número de série e depois que importar manda colocar o número de série na homologação.

Leonardo M.T.
membro

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagempor Leonardo M.T. » 26 Mai 2015 17:16

Desencavando o topico.
Quero comprar um radio Turnigy 5X na HK, preciso pagar essa infame taxa de R$200,00 :?:

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 26 Mai 2015 18:52

Leonardo M.T. escreveu:Desencavando o topico.
Quero comprar um radio Turnigy 5X na HK, preciso pagar essa infame taxa de R$200,00 :?:

Se não tiver o selo da Anatel, sim, terá que pagar a taxa de R$200 para homologar o Tx junto à Anatel, atraves do FCC ID (certificado de Homologação internacional).

Inclusive foi bom eu ter lido esse topico, quando for adquirir o Tx pro meu aero já vou correr atrás de resolver isso.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:

paulose
membro

Mensagempor paulose » 01 Set 2015 14:52

Phantom está homologado no Brasil. Inclusive pode ser comprado em lojas como Casas Bahia, Americanas, etc...

:!: Atualizem o tópico.

O que não existe ainda é a regulamentação (ANAC). Mas a homologação ANATEL pelo menos saiu.

FlyHigh
membro

Mensagempor FlyHigh » 01 Set 2015 22:09

Diego Costa escreveu:
Leonardo M.T. escreveu:Desencavando o topico.

Se não tiver o selo da Anatel, sim, terá que pagar a taxa de R$200 para homologar o Tx junto à Anatel, atraves do FCC ID (certificado de Homologação internacional).

Inclusive foi bom eu ter lido esse topico, quando for adquirir o Tx pro meu aero já vou correr atrás de resolver isso.

paulose escreveu:Phantom está homologado no Brasil. Inclusive pode ser comprado em lojas como Casas Bahia, Americanas, etc...

:!: Atualizem o tópico.

O que não existe ainda é a regulamentação (ANAC). Mas a homologação ANATEL pelo menos saiu.

Pessoal, vi que a anatel homologa TX baseados em homolagação do FCC, vi no site deles o passo a passo, etc.

Mas isso vale para comando e controle. E o FPV dos modelos, sendo 5.8GHz, está liberado?

jairbj
membro

Re:

Mensagempor jairbj » 06 Out 2015 11:25

jairbj escreveu:[quote:50ade89d89="andrez1nho"]Acabei de conferir meus tx de vídeo da immersionRC e não encontrei nada relacionado a nenhuma certificação, tanto na embalagem como no próprio equipamento.
Oq eu faço??

Pago os 9.000 ou jogo fora??

Quanto ao meu phantom, onde eu procuro algo relacionado a qualquer certificação??[/quote:50ade89d89]

Pois é amigo, os da vtx da immersion rc não possui "homologação fcc", para operar eles nos EUA você precisa de uma HAM LICENSE (algo como licença de rádio amador). Se não estou enganado o limite máximo para ter fcc id em 5.8ghz é de 25mw.

Os únicos vtx em 5.8ghz que encontrei que possuem FCC ID são:

Fatshark FCC edition - com potência de +- 5mw (http://www.getfpv.com/fatshark-5-8ghz-c ... itter.html)

TBS Greenhorn - com potência de 25mw (http://team-blacksheep.com/products/product:108)

Assim que tiver tempo (e dinheiro) vou fazer um teste com esse da TBS, se funcionar bem vou homologar pra mim e substituir os da immersion.

O pessoal da TBS disse que conseguiu 14.1km com esse de 25mw e uma antena de 27dbi no receptor (antena hyperlink 5827).

FlyHigh escreveu:Pessoal, vi que a anatel homologa TX baseados em homolagação do FCC, vi no site deles o passo a passo, etc.

Mas isso vale para comando e controle. E o FPV dos modelos, sendo 5.8GHz, está liberado?

Olá amigo, conforme eu mesmo já postei NESSE tópico, o 5.8ghz também pode ser homologado desde que tenha FCC ID.

A maioria dos TX 5.8ghz que eu conheço não tem FCC ID, por isso é exigido HAM LICENSE para operação dos mesmos (EUA, CANADA...).

Até agora os únicos 5.8ghz que vi que tem FCC ID são:
Um da TBS de 25mw que não me lembro o modelo.
Um da Fatshark que tem menos de 25mw. Também não me lembro o modelo.

OU SEJA: Immersion de 250, 600, Aomway, Boscam, Skyzone, ETC não dá pra ser homologado no Brasil de maneira simples, como citado no restante do tópico.

douglasks
membro

Mensagempor douglasks » 07 Abr 2017 17:54

Olá pessoal, me perdoem por dar uma de coveiro aqui, mas pesquisei esse assunto e não encontrei nada mais recente então, como esta a história dos equipamentos ficarem presos na entrada no Brasil por conta da ANATEL por falta de homologação???

Isso ainda esta acontecendo pras compras em sites como Gearbest, Hobbyking, Rcmoment mesmo de equipamentos consagrados como os DJI????

Imagino que ao se comprar um equipamento "consagrado" como um Phantom algum ser vivente brasileiro se não a propria DJI já deve ter homologado o equipamento, ainda assim é necessário fazer um processo de homologação individual?

ABraços!
Douglas
Guarapuava - PR

douglasks
membro

Mensagempor douglasks » 07 Abr 2017 17:56

Olá pessoal, me perdoem por dar uma de coveiro aqui, mas pesquisei esse assunto e não encontrei nada mais recente então, como esta a história dos equipamentos ficarem presos na entrada no Brasil por conta da ANATEL por falta de homologação???

Isso ainda esta acontecendo pras compras em sites como Gearbest, Hobbyking, Rcmoment mesmo de equipamentos consagrados como os DJI????

Imagino que ao se comprar um equipamento "consagrado" como um Phantom algum ser vivente brasileiro se não a propria DJI já deve ter homologado o equipamento, ainda assim é necessário fazer um processo de homologação individual?

ABraços!
Douglas

Guarapuava - PR

leandro.ifpb
membro

Mensagempor leandro.ifpb » 08 Abr 2017 17:45

Sim amigo
é necessário homologar mesmo já havendo produtos iguais homologados
portanto se vai importar, já pode providenciar sua homologação para não ter dor de cabeça
porém, vc também pode ter a sorte de seu pacote passar despercebido pela receita federal.

douglasks
membro

Mensagempor douglasks » 10 Abr 2017 12:04

é, o custo acaba compensando mas com certeza pressa é algo que não da pra ter nesse processo, mas pra homologar vou precisar de número de série do equipamento, ou algo mais específico?? (Já que o pacote pode ficar retido isso pode gerar dificuldades)

Obrigado!
Douglas

Guarapuava - PR

Voltar para “Compras no exterior e nacionais, referências sobre lojas, sites, fretes, taxas, etc”