O dilema da homologação da ANATEL!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.

Moderador: Paulinho

fernandogalha
membro
Contato:

Mensagempor fernandogalha » 31 Ago 2014 12:24

[quote:1c396bdfbe="jairbj"][quote:1c396bdfbe="andrez1nho"]Acabei de conferir meus tx de vídeo da immersionRC e não encontrei nada relacionado a nenhuma certificação, tanto na embalagem como no próprio equipamento.
Oq eu faço??

Pago os 9.000 ou jogo fora??

Quanto ao meu phantom, onde eu procuro algo relacionado a qualquer certificação??[/quote:1c396bdfbe]

Pois é amigo, os da vtx da immersion rc não possui "homologação fcc", para operar eles nos EUA você precisa de uma HAM LICENSE (algo como licença de rádio amador). Se não estou enganado o limite máximo para ter fcc id em 5.8ghz é de 25mw.

Os únicos vtx em 5.8ghz que encontrei que possuem FCC ID são:

Fatshark FCC edition - com potência de +- 5mw (http://www.getfpv.com/fatshark-5-8ghz-cased-fcc-a-v-transmitter.html)

TBS Greenhorn - com potência de 25mw (http://team-blacksheep.com/products/product:108)

Assim que tiver tempo (e dinheiro) vou fazer um teste com esse da TBS, se funcionar bem vou homologar pra mim e substituir os da immersion.

O pessoal da TBS disse que conseguiu 14.1km com esse de 25mw e uma antena de 27dbi no receptor (antena hyperlink 5827).[/quote:1c396bdfbe]

Sim vc esta correto. Eh a mais basica de todas mas eh necessario ter esta licenca.
Com ela vc esta tanquilo para operar, principalmente os seus equipamentos de FPV (que em alguns caso sao exigidos), para radio, TX e RX nunca ouvi, li ou fiquei sabendo desta necessidade.
Existe uma fiscalizacao, mas vc so tera problemas se estiver usando 1.2 ou 433.
Mas ela eh para a pessoa que opera nao para o equipamento. Entao infelizmente nao resolveria o problema para vcs ai no Brasil.
Abc,

Farleytufao
membro

Mensagempor Farleytufao » 01 Set 2014 16:42

[quote:9b09f45a5a="PilotoRC"][quote:9b09f45a5a="jairbj"][quote:9b09f45a5a="andrez1nho"]Acabei de conferir meus tx de vídeo da immersionRC e não encontrei nada relacionado a nenhuma certificação, tanto na embalagem como no próprio equipamento.
Oq eu faço??

Pago os 9.000 ou jogo fora??

Quanto ao meu phantom, onde eu procuro algo relacionado a qualquer certificação??[/quote:9b09f45a5a]

Pois é amigo, os da vtx da immersion rc não possui "homologação fcc", para operar eles nos EUA você precisa de uma HAM LICENSE (algo como licença de rádio amador). Se não estou enganado o limite máximo para ter fcc id em 5.8ghz é de 25mw.

Os únicos vtx em 5.8ghz que encontrei que possuem FCC ID são:

Fatshark FCC edition - com potência de +- 5mw (http://www.getfpv.com/fatshark-5-8ghz-cased-fcc-a-v-transmitter.html)

TBS Greenhorn - com potência de 25mw (http://team-blacksheep.com/products/product:108)

Assim que tiver tempo (e dinheiro) vou fazer um teste com esse da TBS, se funcionar bem vou homologar pra mim e substituir os da immersion.

O pessoal da TBS disse que conseguiu 14.1km com esse de 25mw e uma antena de 27dbi no receptor (antena hyperlink 5827).[/quote:9b09f45a5a]

Amigo, exato! Muita gente pensa que pra ir longe o transmissor tem que ser SUPER POTENTE. Estão enganados! O que manda no sinal é a qualidade da ANTENA. Ouviram, amigos? O que manda no sinal, principalmente, não é a potência do transmissor, mas a antena.

Abraços![/quote:9b09f45a5a]

É, mas sempre tem um Gênio que sapeca aquele amplificador monstro com aquela antena ridícula que mais propaga sujeira do que sinal. E ainda diz que ficou bom...
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...

Castor
membro

Mensagempor Castor » 01 Set 2014 17:38

Senhores

Desculpe, sou iniciante.

Li relatos de equipamentos apreendidos por policiais, principalmente na cidade do Rio de Janeiro (eu sei que lá tudo é complicado), porém, fiquei pensando...

Se o problema é o rádio sem homologação, só é passível de apreensão o rádio que gera a frequência e não o equipamento inteiro.

Isso faz sentido?
No caso de uma fiscalização, poderíamos "espernear" e entregar apenas o rádio?

Óbvio que quem tem FPV não poderia utilizar este argumento.

Castor

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 01 Set 2014 19:47

[quote:6f2bf4140f="Castor"]Senhores

Desculpe, sou iniciante.

Li relatos de equipamentos apreendidos por policiais, principalmente na cidade do Rio de Janeiro (eu sei que lá tudo é complicado), porém, fiquei pensando...

Se o problema é o rádio sem homologação, só é passível de apreensão o rádio que gera a frequência e não o equipamento inteiro.

Isso faz sentido?

Castor[/quote:6f2bf4140f]

Olá amigo, na teoria você está certo, só poderia apreender o rádio, até pra quem faz FPV o certo seria apreender só o TX de vídeo.

O negócio é torcer pra não ser fiscalizado.

Eu já paguei o boleto pra homologar meu rádio hoje, agora esperar o que vai dar.

headhunter
membro

Mensagempor headhunter » 01 Set 2014 20:09

[quote:4eabcaac41="jairbj"][quote:4eabcaac41="Castor"]Senhores

Desculpe, sou iniciante.

Isso faz sentido?

Castor[/quote:4eabcaac41]

Olá amigo, na teoria você está certo, só poderia apreender o rádio, até pra quem faz FPV o certo seria apreender só o TX de vídeo.

Eu já paguei o boleto pra homologar meu rádio hoje, agora esperar o que vai dar.[/quote:4eabcaac41]

Jair depois repasse quanto tempo demorou e como a anatel verificou seu documento.

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 02 Set 2014 20:58

[quote:1e4c22fd8f="headhunter"][quote:1e4c22fd8f="jairbj"][quote:1e4c22fd8f="Castor"]Senhores

Desculpe, sou iniciante.

Isso faz sentido?

Castor[/quote:1e4c22fd8f]

Eu já paguei o boleto pra homologar meu rádio hoje, agora esperar o que vai dar.[/quote:1e4c22fd8f]

Jair depois repasse quanto tempo demorou e como a anatel verificou seu documento.[/quote:1e4c22fd8f]

Só pra atualizar vocês, o boleto já apareceu no site da anatel como "pago", agora é só aguardar!

guiperrotti
membro

Mensagempor guiperrotti » 03 Set 2014 09:48

O link está forá do ar, alguém tem esse pdf com o passo a passo?
Voar é o limite, mesmo quando estamos com os pés no chão....

headhunter
membro

Mensagempor headhunter » 03 Set 2014 10:32

[quote:7c1ea44026="guiperrotti"]O link está forá do ar, alguém tem esse pdf com o passo a passo?[/quote:7c1ea44026]

O link enviado por PilotoRC para vim foi esse.

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=274820&assuntoPublicacao=INSTRU%C7%D5ES%20PARA%20HOMOLOGAR%20PRODUTOS%20POR%20DECLARA%C7%C3O%20DE%20CONFORMIDADE&caminhoRel=In%EDcio-Biblioteca-Apresenta%E7%E3o&filtro=1&documentoPath=274820.pdf

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 09 Set 2014 16:30

Atualizando:
Ontem meu requerimento mudou o status para: "Em análise".
Hoje a tarde recebi um e-mail informando que tinha uma exigência e que eu deveria responder.

Entrei no site e foi solicitado o número de série do produto.
Encaminhei a resposta e uma foto do número de série, então o requerimento voltou para "Em análise" novamente.

A dúvida que fiquei foi a seguinte, nesse caso eu já tenho o produto no brasil para obter o número de série, mas se fosse um produto que ainda vou importar, como conseguiria o número de série?
Outra dúvida, se eu tiver 2 equipamentos do mesmo terei que homologar os dois visto que parece que a homologação é "vinculada" ao número de série?

Assim que o requerimento sair vou encaminhar esses questionamentos pra eles.

headhunter
membro

Mensagempor headhunter » 09 Set 2014 16:54

[quote:052724ac8e="jairbj"]Atualizando:
Hoje a tarde recebi um e-mail informando que tinha uma exigência e que eu deveria responder.

Encaminhei a resposta e uma foto do número de série, então o requerimento voltou para "Em análise" novamente.

A dúvida que fiquei foi a seguinte, nesse caso eu já tenho o produto no brasil para obter o número de série, mas se fosse um produto que ainda vou importar, como conseguiria o número de série?
Outra dúvida, se eu tiver 2 equipamentos do mesmo terei que homologar os dois visto que parece que a homologação é "vinculada" ao número de série?

Assim que o requerimento sair vou encaminhar esses questionamentos pra eles.[/quote:052724ac8e]
Obrigado jair estou no aguardo e acompanhando também suas dúvidas que você postou agora.

Quero homologar meu sistema frsky.

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 10 Set 2014 20:37

[quote:3a4ce63c35="headhunter"][quote:3a4ce63c35="jairbj"]Atualizando:

Assim que o requerimento sair vou encaminhar esses questionamentos pra eles.[/quote:3a4ce63c35]
Obrigado jair estou no aguardo e acompanhando também suas dúvidas que você postou agora.

Quero homologar meu sistema frsky.[/quote:3a4ce63c35]

Headhunter, tem um grupo no facebook de um pessoal juntando pra homologar o sistema FRSKY, dê uma olhada, talvez seja do seu interesse.
https://www.facebook.com/groups/777996782220972

Obs.: Não conheço ninguém de lá, estou apenas repassando.

[size=18:3a4ce63c35]A propósito, seguem as respostas dos meus questionamentos junto a ANATEL:[/size:3a4ce63c35]

[u:3a4ce63c35][b:3a4ce63c35]EMAIL 1:[/b:3a4ce63c35][/u:3a4ce63c35]

[b:3a4ce63c35]Pergunta:[/b:3a4ce63c35] Minha dúvida é que pretendo importar 4 unidades de um mesmo transceptor de radiação restrita para uso próprio (e antes de importar solicitarei a homologação do mesmo), porém como ainda será importado, não será possível obter o número de série.

Como devo proceder nesse caso???

[b:3a4ce63c35]Resposta:[/b:3a4ce63c35] O Senhor poderá informar os números de série dos equipamentos após a efetivação da compra e emissão da Nota Fiscal ou documento equivalente pelo vendedor. Esta informação deverá ser encaminhada à Anatel, mesmo após, a publicação do Certificado de Homologação para complementação do próprio certificado (que poderá já ter sido emitido com a observação “Falta identificação do número de série”).

[b:3a4ce63c35]Pergunta:[/b:3a4ce63c35] Como se trata de mesmo modelo, um mesmo certificado de homologação servirá pra todos?

[b:3a4ce63c35]Resposta:[/b:3a4ce63c35] Sim

[u:3a4ce63c35][b:3a4ce63c35]EMAIL 2:[/b:3a4ce63c35][/u:3a4ce63c35]

[b:3a4ce63c35]Pergunta:[/b:3a4ce63c35] Fiquei com mais uma dúvida. Após ser emitido o certificado de homologação, caso eu deseje importar mais produtos do mesmo, posso solicitar a inclusão de mais números de série? Qual o procedimento? Há custos?

[b:3a4ce63c35]Resposta:[/b:3a4ce63c35] Solicito que o Sr. se informe junto à receita federal sobre as limitações para importação nesta modalidade de uso próprio.

Caso sua intenção seja comercializar o produto, não é possível a emissão deste tipo de certificação.

[u:3a4ce63c35][b:3a4ce63c35]EMAIL 3:[/b:3a4ce63c35][/u:3a4ce63c35]

[b:3a4ce63c35]Pergunta:[/b:3a4ce63c35] Olá, a minha intenção NÃO é comercializar o produto. Trata-se de um mini transmissor 2.4ghz o qual utilizarei para transmitir os dados de telemetria dos meus aeromodelo. Como atualmente tenho 4 aeromodelos será 1 transmissor para cada, por isso o questionamento inicial de 4 unidades.

Caso eu venha adquirir mais aeromodelos, terei interesse em colocar esses transmissores neles também. Por isso meu questionamento se é possível adicionar mais números de série após a emissão do certificado.

[b:3a4ce63c35]Resposta:[/b:3a4ce63c35] A inclusão posterior não é possível, sendo necessária emissão de novo certificado de homologação.

Járabe
membro

Mensagempor Járabe » 11 Set 2014 00:03

Galera comprei um heli V977 na BangGood, corro o risco dele ser apreendido? pois não sei se ele tem essa tal homologação, ou isso está acontecendo somente com multirotor? alguém sabe me dar alguma noticia sobre isso?

gabriel andrade
membro

Mensagempor gabriel andrade » 11 Set 2014 02:14

bom pessoal meu radio passou semana passada na receita e ta aki em casa acho que estão "CAÇANDO" mais os multi rotores

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 11 Set 2014 13:21

[quote:f1a2755c54="gabriel andrade"]bom pessoal meu radio passou semana passada na receita e ta aki em casa acho que estão "CAÇANDO" mais os multi rotores[/quote:f1a2755c54]

Gabriel, na verdade eles não podem prender "multirotores" pois "multirotores" não emitem radiofrequencia, o problema do PHANTON é que ele já vem com o rádio, e o rádio não é homologado, por isso estão apreendendo.

Sobre meu requerimento, acessei agora e o status está [b:f1a2755c54]"homologação para Aprovação"[/b:f1a2755c54].

Não sei o que quer dizer, mas pelo menos mudou o status.

Indiana Junior
membro

Mensagempor Indiana Junior » 11 Set 2014 13:50

ja que nao temos remedio pra pulgas, mata se o cachorro......!!!
...............Indiana Junior.................

guto_bhz
membro
Contato:

Mensagempor guto_bhz » 11 Set 2014 15:17

Pessoal, quando uma mercadoria é apreendida, aparece no site dos correios essa informação?
Estou esperando um receptor FRSky a mais de 90 dias e ainda não chegou (Ou não foi registrado) no Brasil...

Abraços.

NaValter
membro

Mensagempor NaValter » 11 Set 2014 16:39

[quote:83555c0955="guto_bhz"]Pessoal, quando uma mercadoria é apreendida, aparece no site dos correios essa informação?
Estou esperando um receptor FRSky a mais de 90 dias e ainda não chegou (Ou não foi registrado) no Brasil...

Abraços.[/quote:83555c0955]

Veio da Malásia? Veja as últimas mensagens deste tópico:

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=170835&postdays=&postorder=asc&start=75

Abs
Voe com responsabilidade: Segurança em 1º lugar!

guto_bhz
membro
Contato:

Mensagempor guto_bhz » 11 Set 2014 17:07

[quote:7d183bd7bf="NaValter"][quote:7d183bd7bf="guto_bhz"]Pessoal, quando uma mercadoria é apreendida, aparece no site dos correios essa informação?

Abraços.[/quote:7d183bd7bf]

Veio da Malásia? Veja as últimas mensagens deste tópico:

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=170835&postdays=&postorder=asc&start=75

Abs[/quote:7d183bd7bf]

Pior que foi...:?
Valeu!!
Abs.
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.

billy
membro

Mensagempor billy » 11 Set 2014 17:12

Duvida: A homolagão feita na anatel apartir do FCC dos EUA só tem validade vinculado a pessoa quem fez a homologação ou tem a mesma validade pra outra pessoa, o que se homologa é apenas o equipamento?
Vamo ao que interessa, pode passar pra frente o radio depois como homologado se no caso eu querer trocar de radio?
Abraço

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 12 Set 2014 09:03

[quote:4cbd09dc3f="billy"]Duvida: A homolagão feita na anatel apartir do FCC dos EUA só tem validade vinculado a pessoa quem fez a homologação ou tem a mesma validade pra outra pessoa, o que se homologa é apenas o equipamento?
Vamo ao que interessa, pode passar pra frente o radio depois como homologado se no caso eu querer trocar de radio?
Abraço[/quote:4cbd09dc3f]

Esse tipo de homologação é pessoal para uso próprio.

Somente quem solicitar a homologação tem o direito de uso da mesma. Você até pode vender o rádio mas a outra pessoa terá que homologar novamente pra ela.

Eu particularmente não concordo com isso mas é assim que funciona.

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 12 Set 2014 17:47

[size=18:296698a70a]Minha homologação SAIU!!!!!!![/size:296698a70a]

Agora é só imprimir o certificado e o selo e usar sem medo de ser apreendido.

A propósito entrei em contato com a anatel e eles me informaram que não é preciso renovar a homologação para continuar usando o produto após 2 anos.

Obrigado a todos pelo apoio.

billy
membro

Mensagempor billy » 12 Set 2014 20:34

[quote:be0874b2d0="jairbj"][size=18:be0874b2d0]Minha homologação SAIU!!!!!!![/size:be0874b2d0]

A propósito entrei em contato com a anatel e eles me informaram que não é preciso renovar a homologação para continuar usando o produto após 2 anos.

Obrigado a todos pelo apoio.[/quote:be0874b2d0]

Oloko, 200 dilmas e ainda tem que imprimir o selo.rsrs
Parabéns pela conquista.
Abraço

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 12 Set 2014 22:14

[quote:e65512d233="billy"][quote:e65512d233="jairbj"][size=18:e65512d233]Minha homologação SAIU!!!!!!![/size:e65512d233]

Obrigado a todos pelo apoio.[/quote:e65512d233]

Oloko, 200 dilmas e ainda tem que imprimir o selo.rsrs
Parabéns pela conquista.
Abraço[/quote:e65512d233]

Pois é cara, pelo menos não precisa renovar a homologação. O negócio é pegar um rádio (ou módulo) bom que você não vai querer trocar por tão cedo.

danx
membro

Mensagempor danx » 14 Set 2014 21:11

Bom pessoal, estou a um tempinho querendo comprar um rádio fora, mas por motivos já ditos aqui eu estou com um pé atrás...

hoje fui no clube e apareceu um amigo lá que compra pra vender aeros RTF que ele mesmo fabrica, ele me informou que comprou dois turnigy da HK e chegou na semana passada com 47 dias, e por incrível que pareça ele veio me perguntar que selo é aquele da ANATEL atrás... ou seja, ele comprou os rádios e chegou pra ele com os selos da ANATEL, se ele homologou? não, ele nunca tinha ouvido falar sobre isso, eu passei as informações que li aqui no fórum...

alguém sabe me dizer se perdi todo esse tempo deixando de comprar meu rádio pensando que iria ficar apreendido? alguém aqui pode me dizer se já teve produto apreendido ou conhece alguém que tenha?

headhunter
membro

Mensagempor headhunter » 14 Set 2014 23:33

[quote:b64cba96d0="danx"]Bom pessoal, estou a um tempinho querendo comprar um rádio fora, mas por motivos já ditos aqui eu estou com um pé atrás...

hoje fui no clube e apareceu um amigo lá que compra pra vender aeros RTF que ele mesmo fabrica, ele me informou que comprou dois turnigy da HK e chegou na semana passada com 47 dias, e por incrível que pareça ele veio me perguntar que selo é aquele da ANATEL atrás... ou seja, ele comprou os rádios e chegou pra ele com os selos da ANATEL, se ele homologou? não, ele nunca tinha ouvido falar sobre isso, eu passei as informações que li aqui no fórum...

alguém sabe me dizer se perdi todo esse tempo deixando de comprar meu rádio pensando que iria ficar apreendido? alguém aqui pode me dizer se já teve produto apreendido ou conhece alguém que tenha?[/quote:b64cba96d0]
Como isso? O mineirodf chegou o rádio dele não tem nem 1 mês e não vem com o selo.
A não ser que ele não tenha lido sobre isso ainda uahsdus.

Voltar para “Compras no exterior e nacionais, referências sobre lojas, sites, fretes, taxas, etc”