O dilema da homologação da ANATEL!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.

Moderador: Paulinho

ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor ATARI » 15 Set 2014 00:58

os futaba estão suspensos tb mas ainda vale a homologação ... pois ja foi homologado uma vez

http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=31593

[img:defedd387b]http://oi58.tinypic.com/2mxmvc2.jpg[/img:defedd387b]

ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor ATARI » 15 Set 2014 01:03

errei

guto_bhz
membro
Contato:

Mensagempor guto_bhz » 15 Set 2014 10:10

Os rádios tinham o transmissor?
Que coisa louca!
Não encontrei nada a respeito disso...

[quote:6d3156e2af="danx"]Bom pessoal, estou a um tempinho querendo comprar um rádio fora, mas por motivos já ditos aqui eu estou com um pé atrás...

hoje fui no clube e apareceu um amigo lá que compra pra vender aeros RTF que ele mesmo fabrica, ele me informou que comprou dois turnigy da HK e chegou na semana passada com 47 dias, e por incrível que pareça ele veio me perguntar que selo é aquele da ANATEL atrás... ou seja, ele comprou os rádios e chegou pra ele com os selos da ANATEL, se ele homologou? não, ele nunca tinha ouvido falar sobre isso, eu passei as informações que li aqui no fórum...

alguém sabe me dizer se perdi todo esse tempo deixando de comprar meu rádio pensando que iria ficar apreendido? alguém aqui pode me dizer se já teve produto apreendido ou conhece alguém que tenha?[/quote:6d3156e2af]
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.

danx
membro

Mensagempor danx » 15 Set 2014 12:23

Pois é guto_bhz e headhunter.

Os rádios eram completinhos, exceto bateria...

Pra mim isso tudo é uma tempestade em copo d'água... pois não vi nada de concreto ou depoimentos explícitos de apreensão, ta tudo baseado no disque me disque!

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 15 Set 2014 19:21

[quote:3610aae959="danx"]Bom pessoal, estou a um tempinho querendo comprar um rádio fora, mas por motivos já ditos aqui eu estou com um pé atrás...

hoje fui no clube e apareceu um amigo lá que compra pra vender aeros RTF que ele mesmo fabrica, ele me informou que comprou dois turnigy da HK e chegou na semana passada com 47 dias, e por incrível que pareça ele veio me perguntar que selo é aquele da ANATEL atrás... ou seja, ele comprou os rádios e chegou pra ele com os selos da ANATEL, se ele homologou? não, ele nunca tinha ouvido falar sobre isso, eu passei as informações que li aqui no fórum...

alguém sabe me dizer se perdi todo esse tempo deixando de comprar meu rádio pensando que iria ficar apreendido? alguém aqui pode me dizer se já teve produto apreendido ou conhece alguém que tenha?[/quote:3610aae959]

Olá amigo, será que ele não está se confundindo com o selo da FCC????

Pede pra ele mandar uma foto pra gente ver.

danx
membro

Mensagempor danx » 15 Set 2014 23:34

Vou pedir pro cara, assim que conseguir eu posto aqui...porém ele disse que já estavam vendidos os rádios, mas vou pedir pra ele sim.

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 17 Set 2014 23:47

[quote:052700d92c="ATARI"]errei[/quote:052700d92c]

Amigo, acho que você não errou, porém a homologação vale pra quem comprou enquanto ela era válida. Em uma eventual fiscalização será necessário apresentar a nota fiscal ou "convencer" o fiscal que você comprou enquanto estava válida.

SNKneo
membro

Mensagempor SNKneo » 18 Set 2014 00:49

Mais uma regularização inútil e um tributo para o governo lucrar, a popularização dos ''-----'' já está cobrando o seu preço.

gabriel andrade
membro

Mensagempor gabriel andrade » 18 Set 2014 01:32

bom então vão começar a aprender taxi e caminhões caso seu rádios não sejam homologados ?
porque quase todos os caminhões possuem tx e os taxis tbm quase todos possuem rádios amadores duvido todos serem homologados pela anatel
e as lojas de modelismo vão poder vender os rádios e no mercado livre ?

gabriel andrade
membro

Mensagempor gabriel andrade » 18 Set 2014 01:35

bom então vão começar a aprender táxi e caminhões caso seu rádios não sejam homologados ?
porque quase todos os caminhões possuem tx e os táxis tbm quase todos possuem rádios amadores duvido todos serem homologados pela anatel
e as lojas de modelismo vão poder vender os rádios e no mercado livre ?
e quanto a microfones sem fio e um mundo de produtor transmissores de sinais tbm serão apreendidos ou é uma loteria de azar só se pegarem?

Bocardi
membro

Homologação

Mensagempor Bocardi » 18 Set 2014 03:42

Galera bom dia!!
Quero regularizar meu multirotor para poder viajar sem correr o risco de perder e tenho algumas duvidas... durante busca pelo google encontrei o certificado da fcc do controle, mas nao encontrei o certificado do range extender (phantom vision plus) que certamente tambem tera q ser homologado alguem encontrou este?

Outra duvida... a nota fiscal do meu multirotor estava em um envelope, acho que a fissura foi tanta quando ele chegou que agora me dei conta que nunca havia nem conferido, quando eu abri encontrei uma nota daquelas feitas em grafica, é um papel pequeno ( 15x11 cm) preenchida a mao, consta o valor do produto, cnpj da empresa mas nao tem numero de serie ou nada que a vincule de fato ao multirotor... achei q seria aquele modelo mais completo ( DANFE ) MAS NAO É !!! Isso tem algum valor??? tem algo q eu possa fazer??

vou anexar o certificado que encontrei pra ver se alguem sabe se esta correto !!
obrigado !!!
PS: estou tentando anexar na msg mas parece que o arquivo nao vai

jairbj
membro

Re: Homologação

Mensagempor jairbj » 18 Set 2014 17:34

[quote:cfbb1979dc="Bocardi"]Galera bom dia!!
Quero regularizar meu multirotor para poder viajar sem correr o risco de perder e tenho algumas duvidas... durante busca pelo google encontrei o certificado da fcc do controle, mas nao encontrei o certificado do range extender (phantom vision plus) que certamente tambem tera q ser homologado alguem encontrou este?

Outra duvida... a nota fiscal do meu multirotor estava em um envelope, acho que a fissura foi tanta quando ele chegou que agora me dei conta que nunca havia nem conferido, quando eu abri encontrei uma nota daquelas feitas em grafica, é um papel pequeno ( 15x11 cm) preenchida a mao, consta o valor do produto, cnpj da empresa mas nao tem numero de serie ou nada que a vincule de fato ao multirotor... achei q seria aquele modelo mais completo ( DANFE ) MAS NAO É !!! Isso tem algum valor??? tem algo q eu possa fazer??

vou anexar o certificado que encontrei pra ver se alguem sabe se esta correto !!
obrigado !!!
PS: estou tentando anexar na msg mas parece que o arquivo nao vai[/quote:cfbb1979dc]

Olá amigo, verifique se o que você quer homologar tem o selo do FCC ID dele. Também devem estar etiquetados com o número de série.

Se tiver o selo com o FCC ID é só pegar o relatório de testes e o certificado fcc em [url]http://transition.fcc.gov/oet/ea/fccid/[/url]

Não esqueça que os produtos tem que ter a etiqueta com o número de série e o código fcc.

Bocardi
membro

Mensagempor Bocardi » 18 Set 2014 23:19

Tem sim !!!
ele tem tudo isso..
mas no site acima eu nao encontro o certificado...

Alguem ja conseguiu homologar o phantom 2 vision ???

ele tem 2 transmissores :

controle 5.8Ghz FCC ID: SS3-201309581
Range extender 2.4Ghz FCC ID: SS3-RE7001402

grupilo
membro

Mensagempor grupilo » 20 Set 2014 08:48

Para quem quiser ver os certificados da FCC de todos os produtos da SZ DJI TECHNOLOGY CO.,LTD

http://fccid.net/business.php?id=SS3#axzz3Dr3UMLFu

Basta clicar na FCC ID do produto que vc quer.

Abs

grupilo
membro

Mensagempor grupilo » 20 Set 2014 12:07

Uma dúvida. No site da FCC:
http://transition.fcc.gov/oet/ea/fccid/

Eu não consigo ver o certificado. Como fazer para baixá-lo?

Uma outra dúvida: Ao seguir os passos do manual da Anatel, na aba 3: Unidade Fabril entra: SZ DJI TECHNOLOGY CO., LTD

Produto: Transceptor de radiação restrita (para o controle)

e para o Extender. Como selecionar produto e modelo?

Abs

Bocardi
membro

Mensagempor Bocardi » 20 Set 2014 20:47

e com relação a ANAC ?? vcs viram o q esta acontecendo com o pessoal que recentemente conseguiu a homologação?

rdcotta
membro

Importar radio Futaba - T8j ou T10J

Mensagempor rdcotta » 24 Set 2014 09:29

oi pessoal, e como será que esta a homologação destes radios Futabas ou JR. será que tem algum problema se comprar um destes na Towerhobbies por exemplo?
se não são homologados ou estão suspensos ou não foram renovadas etc. como a Diniz Esteves ou a Aeromodelli que são as distribuidoras destes radios no Brasil os vendem? e como passam os containers? muito estranho isso.
estas distribuidores oficiais deveriam realizar esta homologação.
Walkera 68#b..show de bola.

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 24 Set 2014 22:22

[quote:52999d3487="Bocardi"]Tem sim !!!
ele tem tudo isso..
mas no site acima eu nao encontro o certificado...

Alguem ja conseguiu homologar o phantom 2 vision ???

ele tem 2 transmissores :

controle 5.8Ghz FCC ID: SS3-201309581
Range extender 2.4Ghz FCC ID: SS3-RE7001402[/quote:52999d3487]

Olá amigo, verifique se você está preenchendo corretamente os dados do FCC ID, eu consegui consultar os dois. Exemplo:
[URL=http://s111.photobucket.com/user/jairbj/media/Semtiacutetulo.png.html][img:52999d3487]http://i111.photobucket.com/albums/n135/jairbj/Semtiacutetulo.png[/img:52999d3487][/URL]

[quote:52999d3487="grupilo"]Uma dúvida. No site da FCC:
http://transition.fcc.gov/oet/ea/fccid/

Eu não consigo ver o certificado. Como fazer para baixá-lo?

Uma outra dúvida: Ao seguir os passos do manual da Anatel, na aba 3: Unidade Fabril entra: SZ DJI TECHNOLOGY CO., LTD

Produto: Transceptor de radiação restrita (para o controle)

e para o Extender. Como selecionar produto e modelo?

Abs[/quote:52999d3487]

Olá amigo você vai precisar da "autorização fcc" e do "relatório de testes". Após consultar no site da fcc obtenha da seguinte maneira:

[URL=http://s111.photobucket.com/user/jairbj/media/Semtiacutetulo-1.png.html][img:52999d3487]http://i111.photobucket.com/albums/n135/jairbj/Semtiacutetulo-1.png[/img:52999d3487][/URL]

Sobre o fabricante está correto, porém sugiro você colocar o nome exatamente como está no certificado FCC (se for esse nome blz, não cheguei a verificar).

Sobre o tipo de produto ambos são "transceptores de radiação restrita".

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 24 Set 2014 22:30

[quote:4d0584178a="Bocardi"]e com relação a ANAC ?? vcs viram o q esta acontecendo com o pessoal que recentemente conseguiu a homologação?[/quote:4d0584178a]

Olá amigo, com relação a ANAC a operação de aeromodelos já é regulamentada a um bom tempo ([url]www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port207STE.pdf[/url]).

Mas tudo depende do uso que você faz dele.

Conforme ANAC o que diferencia o aeromodelo de um vant (veículo aéreo não tripulado) é a sua utilização.
[quote:4d0584178a]"A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição."[/quote:4d0584178a]
Informação obtida em [url]http://www2.anac.gov.br/rpas/[/url] ás 22:26h de 24/09/2014.

Então pelo menos pra mim (que só uso helicópteros e mutirotores para lazer/recreação) acredito que estou operando dentro da lei.
Dentro das regras da anac para aeromodelismo e dentro das regras da anatel para radiofrequência.

marcelo_akiok
membro

Mensagempor marcelo_akiok » 27 Set 2014 22:12

[quote:0084f35025="jairbj"][quote:0084f35025="Bocardi"]e com relação a ANAC ?? vcs viram o q esta acontecendo com o pessoal que recentemente conseguiu a homologação?[/quote:0084f35025]

Olá amigo, com relação a ANAC a operação de aeromodelos já é regulamentada a um bom tempo ([url]www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port207STE.pdf[/url]).

Conforme ANAC o que diferencia o aeromodelo de um vant (veículo aéreo não tripulado) é a sua utilização.
[quote:0084f35025]"A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição."[/quote:0084f35025]
Informação obtida em [url]http://www2.anac.gov.br/rpas/[/url] ás 22:26h de 24/09/2014.

Então pelo menos pra mim (que só uso helicópteros e mutirotores para lazer/recreação) acredito que estou operando dentro da lei.
Dentro das regras da anac para aeromodelismo e dentro das regras da anatel para radiofrequência.[/quote:0084f35025]

Jairbj...

-Vou imprimir esta portaria de 07/04/99 e colocar no bolso sempre que for voar, juntamente com a "[b:0084f35025]A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT/multirotor e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição...[/b:0084f35025]

Com estes "documentos" já fico 50% legalizado aí faltará a homologação do tx/rx Vtx/Vrx...

É mais ou menos isso ?

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 28 Set 2014 23:17

[quote:2804da677b="marcelo_akiok"][quote:2804da677b="jairbj"][quote:2804da677b="Bocardi"]e com relação a ANAC ?? vcs viram o q esta acontecendo com o pessoal que recentemente conseguiu a homologação?[/quote:2804da677b]

[quote:2804da677b]"A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição."[/quote:2804da677b]

Dentro das regras da anac para aeromodelismo e dentro das regras da anatel para radiofrequência.[/quote:2804da677b]

Jairbj...

-Vou imprimir esta portaria de 07/04/99 e colocar no bolso sempre que for voar, juntamente com a "[b:2804da677b]A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT/multirotor e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição...[/b:2804da677b]

Com estes "documentos" já fico 50% legalizado aí faltará a homologação do tx/rx Vtx/Vrx...

É mais ou menos isso ?[/quote:2804da677b]

Pois é, eu fiz a mesma coisa, sempre carrego comigo esses dois documentos.

Ps.: Agora são três, tem a homologação da anatel também, rsrsrs.

Ah, só informando, não precisa homologar rx, só tx.

Claudio Perrone
membro

Mensagempor Claudio Perrone » 29 Set 2014 11:02

Ola pessoal sou novo por aqui.

Tive o mesmo problema, meu filho viajou para Nova York e sem me avisar,
comprou um DJI Phantom 2, trouxe na mala,
quando chegou na alfandega apreenderam o Phantom, pedindo
que seja homologado e agora?
Não sei se vale a pena tirar ele de la, nem sei por onde começar.
Vi todos os relatos e descobri que é bastante dificil.
Se alguem puder me ajudar, agradeço.

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 29 Set 2014 15:45

[quote:0faa95f2de="Claudio Perrone"]Ola pessoal sou novo por aqui.

Se alguem puder me ajudar, agradeço.[/quote:0faa95f2de]

Hipóteses:
1º - Comprou o phantom sem rádio
-> Encaminhe carta para a anatel informando que o mesmo não possui emissor de radiofrequência por isso é um produto dispensado de homologação.

2º - Comprou o phantom com rádio mas sem câmera
-> Homologue o rádio (R$ 200,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.

3º - Comprou o phantom com rádio e com câmera (com transmissor de vídeo)
-> Homologue o rádio e o vtx (R$ 400,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.

marcelo_akiok
membro

Mensagempor marcelo_akiok » 29 Set 2014 20:11

[quote:a453c44111="jairbj"][quote:a453c44111="Claudio Perrone"]Ola pessoal sou novo por aqui.

Se alguem puder me ajudar, agradeço.[/quote:a453c44111]

Hipóteses:
-> Encaminhe carta para a anatel informando que o mesmo não possui emissor de radiofrequência por isso é um produto dispensado de homologação.

-> Homologue o rádio (R$ 200,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.

-> Homologue o rádio e o vtx (R$ 400,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.[/quote:a453c44111]

Opa.... gora surgiu mais uma duvida....
R$ 200,00 pra homologar o TX do phantom ( mais R$ 200,00 do Vtx ) ?
Mas quem solicita a homologação não é o fabricante ?

jairbj
membro

Mensagempor jairbj » 29 Set 2014 21:34

[quote:096cb8d3f4="marcelo_akiok"][quote:096cb8d3f4="jairbj"][quote:096cb8d3f4="Claudio Perrone"]Ola pessoal sou novo por aqui.

Se alguem puder me ajudar, agradeço.[/quote:096cb8d3f4]

Hipóteses:

-> Homologue o rádio e o vtx (R$ 400,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.[/quote:096cb8d3f4]

Opa.... gora surgiu mais uma duvida....
R$ 200,00 pra homologar o TX do phantom ( mais R$ 200,00 do Vtx ) ?
Mas quem solicita a homologação não é o fabricante ?[/quote:096cb8d3f4]

Sim, R$ 200,00 cada homologação.

Sobre a outra pergunta leia o tópico desde o início que já tem bastante informação, inclusive essa.

Voltar para “Compras no exterior e nacionais, referências sobre lojas, sites, fretes, taxas, etc”