O dilema da homologação da ANATEL!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
pasqualini
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Jul 29, 2011 12:06 pm
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por pasqualini »

Colegas!

Já vimos que é possível homologar rádios com o certificado da FCC, assim como fez o colega jairbj.

Mas a minha dúvida é a seguinte: Rádios/equipamentos na faixa de 5.8GHz são "homologáveis"? Por exemplo: mesmo o TX do phantom 2 tendo FCCID ([url=http://transition.fcc.gov/oet/ea/fccid/]SS3-201309581[/url]), posso entrar com o processo de homologação na ANATEL??

Obrigado!
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:9ebea4e419="pasqualini"]Colegas!

Já vimos que é possível homologar rádios com o certificado da FCC, assim como fez o colega jairbj.

Mas a minha dúvida é a seguinte: Rádios/equipamentos na faixa de 5.8GHz são "homologáveis"? Por exemplo: mesmo o TX do phantom 2 tendo FCCID ([url=http://transition.fcc.gov/oet/ea/fccid/]SS3-201309581[/url]), posso entrar com o processo de homologação na ANATEL??

Obrigado![/quote:9ebea4e419]

Colega, eu acredito que sim, pois hoje já temos roteadores de 5.8ghz.

Porém não posso afirmar. Assim que possível vou questionar juntamente a ANATEL.
pasqualini
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Jul 29, 2011 12:06 pm
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por pasqualini »

Obrigado jairbj!

Lí em algum lugar que essa faixa de freq. de 5.8GHz é destinada apenas para TV Digital, por isso é que nenhum equipamento que não tenha uso em TV Digital não será homologado, mesmo tendo FCC. Gostaria de confirmar essa informação...

Estes roteadores tem homologação da ANATEL??
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:492c1ba55d="pasqualini"]Obrigado jairbj!

Lí em algum lugar que essa faixa de freq. de 5.8GHz é destinada apenas para TV Digital, por isso é que nenhum equipamento que não tenha uso em TV Digital não será homologado, mesmo tendo FCC. Gostaria de confirmar essa informação...

Estes roteadores tem homologação da ANATEL??[/quote:492c1ba55d]

Cara, a TV Digtial opera em UHF (470-806mhz).

Sobre o 5.8, é bastante utilizado por provedores de internet wireless. Hoje já temos vários roteadores homologados em 5.8, principalmente da UBIQUITI.

Exemplo:
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao.asp?NumRFGCT=261010&idtHistoricoCert=37906

http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao.asp?NumRFGCT=382713&idtHistoricoCert=9589609

Tenho 99% de certeza que consegue, mas não tive tempo de mandar e-mail para a anatel ainda.
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

Acabei mandando um email para a anatel agora a noite.

Aproveitei para pesquisar no site da anatel os produtos homologados da DJI e da FUTABA e fiquei impressionado com a quantidade.

Quando fiz minha homologação tinham acho que 4 da DJI e 2 da FUTABA.

Hoje tem 6 da FUTABA (um é o meu) e 15 da DJI, e tem até 1 da Frsky que quando na época que homologuei não tinha.

É bom ver que o pessoal está fazendo a coisa certa e espero que de alguma forma eu tenha contribuído com isso.

Eu só não entendi porque que algumas homologações saíram para 5 anos e outras para 2 anos (inclusive a minha).
Apesar de que não é preciso renová-las, não sei o porque disso.

Outra coisa que vi também é que agora está aparecendo o seguinte nas observações da homologação:
[quote:a8b9580503]A utilização do produto deve atender as condições estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).[/quote:a8b9580503]

Pena que ainda não possamos homologar DragonLink e VTX IRC porque eles não tem FCC ID.

Valew pessoal e boa sorte a todos.

Para o colega que fez a peegunta do 5.8ghz.
Olhando as homologações do PHANTOM 2 VISION+ vi que alguns estão homologados também em 5.8ghz (creio que por causa do VTX). Então é possível sim homologar o 5.8.
SeT
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 7:48 pm
Localização: Nilópolis RJ

Mensagem por SeT »

[quote:025dba096c="PilotoRC"]Para aqueles que se interessarem em tentar obter a certificação do sistema de rádio controle que JÁ POSSUA certificação internacional FCC, podem tentar seguir o passo-a-passo do link abaixo:

http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=274820&assuntoPublicacao=INSTRU%C7%D5ES+PARA+HOMOLOGAR+PRODUTOS+POR+DECLARA%C7%C3O+DE+CONFORMIDADE&caminhoRel=In%EDcio-Biblioteca-Apresenta%E7%E3o&filtro=1&documentoPath=274820.pdf

O processo não é tão complexo e custa R$200,00.

Se tiver sucesso em seu pedido, compartilhe aqui conosco!

Mas, lembre-se...

Boa noite amigo!
O sistema está diferente, não consigo passar para segunda pagina se meu cpf nao estiver vinculado a um cnpj.
Sabe me informar como devo proceder?
Agradeço desde já

Seu equipamento já deve ser homologado pelo FCC (agência dos EUA semelhante à ANATEL), ok?

Um abraço![/quote:025dba096c]
oliveirarla
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 6:22 pm
Localização: araguari/mg

Mensagem por oliveirarla »

Hoje saiu a homologação ANATEL do meu DJI Phantom 2 vision+. Me solicitaram os certificados FCC do Phantom, do range extender e do transmissor. Tudo tranquilo, paguei 200 Dilmas de taxa. Pessoal da Anatel muito atencioso.
oliveirarla
SeT
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 7:48 pm
Localização: Nilópolis RJ

Mensagem por SeT »

[quote:d16631497c="oliveirarla"]Hoje saiu a homologação ANATEL do meu DJI Phantom 2 vision+. Me solicitaram os certificados FCC do Phantom, do range extender e do transmissor. Tudo tranquilo, paguei 200 Dilmas de taxa. Pessoal da Anatel muito atencioso.[/quote:d16631497c]
Oliveira, o seu pedido foi para produto importado ou para o que já está no Brasil?
Alex Eyelles
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Qua Mai 23, 2012 3:13 am
Localização: conchal- SP

Mensagem por Alex Eyelles »

eu tenho um aurora 9 com selo anatel sera q e valido ainda??? ou terei q homologa ele?
MS-Quad
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Set 30, 2014 8:51 pm
Localização: Castro, PR

Mensagem por MS-Quad »

Alguém já teve modulo FrSky apreendido? Estou comprando, só não confirmo por esses receio do produto chegar e ser apreendido.
Responder