CPF Obrigatório

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

CPF Obrigatório

Mensagem por marcelo_akiok »

Tenho notado nas compras internacionais a uns 2 ou 3 meses que mesmo pagando com cartao temos que fornecer o CPF diretamente no ato da compra...

Sera que vem mais bomba/imposto por aí ?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: CPF Obrigatório

Mensagem por Abib »

Já faz um tempo..

viewtopic.php?t=131199
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CPF Obrigatório

Mensagem por LaercioLMB »

marcelo_akiok escreveu:Tenho notado nas compras internacionais a uns 2 ou 3 meses que mesmo pagando com cartao temos que fornecer o CPF diretamente no ato da compra...

Sera que vem mais bomba/imposto por aí ?


Vem e das grandes. Aguardem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Re: CPF Obrigatório

Mensagem por so_bad »

Fiz pelo menos 20 compras la fora nesses ultimos quatro meses. Desde nitroplanes, readymaderc, getfpv, hobbyking, sdshobby, fpvmodel, riton, ebay, aliexpress além de diversas vezes na bangood e gearbest.

Nenhuma delas me pediram CPF, nem no Paypal, nada. Em seis compras fui taxado, mas tudo dentro da normalidade, em algumas até menor valor que o devido.
Claro, além de ter que pagar a taxa de sequestro relâmpago dos correios, de R$12,00.
Ali sim seu CPF fica registrado.

Até agora não notei nada de diferente.
"Facebook is appalling spying machine that has ever been invented".
Julian Assange
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: CPF Obrigatório

Mensagem por ricardovasc »

Na HobbyKing pede o CPF faz tempo.
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: CPF Obrigatório

Mensagem por FlyHigh »

ricardovasc escreveu:Na HobbyKing pede o CPF faz tempo.


Ricardo, vc tem toda razão.

Estava fazendo uma compra lá, quando li sua resposta.
Então me atentei à tela que confirma o item e lá aparece o CPF.



Fiz meu cadastro lá em 2010 e não me lembro de ter fornecido o CPF. Talvez tenha sido devido a abertura da warehouse Brazil deles. Vou tentar prosseguir com o pedido sem o CPF, para ver se é possível.

As demais lojas, não me pediram ainda, garanto.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Re: CPF Obrigatório

Mensagem por Viridias »

Essa lambança começou depois que o Paypal se instalou no Brasil, eles pediram o CPF para complemento do cadastro alegando uma exigência da RF. No entanto, nas várias compras internacionais que fiz, sejam pagas com CC ou Paypal, apenas a HK exige CPF.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CPF Obrigatório

Mensagem por LaercioLMB »

Na Argentina isso começou para limitar o povo de lá a fazer um limite de compras anuais e aqui não está sendo diferente, o governo quer limitar as compras no exterior e uma forma de conseguir isso é monitorando o cpf de cada um.
Veja nos estados em que as lojas pedem o cpf para por na nota e quem entrar no site da receita, verá todas as compras que fez usando o número do cpf na nota e o bando de mané dá o cpf para porem nas notas achando isso o máximo.
Enquanto não for obrigado aqui, não passo meu cpf nem com reza.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Re: CPF Obrigatório

Mensagem por so_bad »

Laércio,

Vc se refere a sistemas como o NF-Paulista, por exemplo?
Os dados não são públicos, não.
Para ter acesso ao histórico de NFs de um CPF, é necessário ter uma cadastro e que ele seja aprovado.
E não é na Receita, e sim na Fazenda Estadual, pois esses dados são usados para o ICMS que, como sabes, é de âmbito estadual.
Como quem fornece o CPF, é porque já fez o cadastro, isso impede que outra pessoa crie um cadastro em seu lugar e consiga acessar.

Utilizando o NF-Paulista, por exemplo, eu tenho revertido valores que utilizo para pagar o IPVA do meu carro. Acho ótimo, já que antes nada recebia.

Para sua informação, não sou mané.
E vc não é o dono da verdade.
Nem sobre modelismo, nem sobre coisa alguma.
Falta de respeito a sua, como se referiu a quem usa esses sistemas.
Quem tem pouca cultura e informação, muitas vezes tem por hábito preencher os espaços vazios da mente com essas teorias da conspiração e coisas do tipo.

LaercioLMB escreveu:Veja nos estados em que as lojas pedem o cpf para por na nota e quem entrar no site da receita, verá todas as compras que fez usando o número do cpf na nota e o bando de mané dá o cpf para porem nas notas achando isso o máximo.
Enquanto não for obrigado aqui, não passo meu cpf nem com reza.
"Facebook is appalling spying machine that has ever been invented".
Julian Assange
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Re: CPF Obrigatório

Mensagem por Viridias »

Para trabalharem dentro da legalidade, comércio e/ou indústria tem que emitir NF. Se para PJ exige CNPJ se PF exige o CPF. Alguns estabelecimentos que usam o cupom fiscal não é necessária a apresentação de CPF. Onde não existe o cupom fiscal as NFs para PFs são emitidas com o CPF do comprador. Partindo-se do pressuposto que apenas os Manés informam o CPF, apenas os Manés podem comprar nessas lojas que não trabalhem com cupom fiscal. Tem outro detalhe, mesmo nas lojas que trabalham com cupom fiscal (EXTRA por exemplo) se você comprar um TV (p.e) você recebe o cupom fiscal, mas para ter direito a garantia e outras coisas se faz necessária a NF. Pode-se abdicar da NF, mas perde-se alguns direitos.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Responder