TriWiiCoptero - Voou

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

Refiz algumas conexões, unifiquei todos os terra e o problema parece que sumiu.
Também já está rodando a versão 1.8 mas estou sem tempo para "brincar".
assim que possível coloco mais algum vídeo.
mais uma ajuda para quem for se aventurar.

1 - pra quem usa o WMP clone o giro no Roll é invertido, então tem que inserir essa linha no final da aba config.h do código versão 1.8.
[code:1:f903b4fdf8]#define GYRO_ORIENTATION(X, Y, Z) {gyroADC[ROLL] = Y; gyroADC[PITCH] = -X; gyroADC[YAW] = Z;}
[/code:1:f903b4fdf8]

na versão 1.7 - Dica do Marcelo Gonzales.
[code:1:f903b4fdf8]/*Aqui voce define o tipo de giroscopio I2C */
//#define ITG3200
//#define L3G4200D
#define ITG3200YX // Usar somente para para inverter o sentido dos giroscópios[/code:1:f903b4fdf8]

2- utilize servo com engrenagens de metal. outros não aguentam a vibração.

3- para ativar o Nunchuk através do canal 5 do rádio tem que entrar no MultiWiiConf e marcar a combo LEVEL em HIGH no AUX 1 e mandar gravar a configuração. (dica do amigo FELIPE, FPVBrasil)
Anexos
PID.JPG
PID.JPG (15.92 KiB) Exibido 300 vezes
Predador 77inc 220W, X8 FPV 218cm 15km, Polaris 300W
RDS8000, DX5e e ER9X Dragonlink.
lobo883
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 9:13 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por lobo883 »

Quem bom que voce conseguiu resolver o problema dos pulos.. Eu ainda estou aqui na espera dos equipamentos (motores, esc, etc) para montar o meu e agora tem a greve dos correios... to perdido....
Carlos Eduardo do Nascime
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 10:14 pm
Localização: BARBACENA-MG

Tricoptero

Mensagem por Carlos Eduardo do Nascime »

Animei em começar a construir um! Mas tira uma curiosidade sobre o triwii, há possibilidades de construir um tri,quad. octo.. em tamanhos maiores? Há equipamentos no mercado para isso?
VOAR E FAZER VOAR
lobo883
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 9:13 pm
Localização: Sorriso, MT

Re: Tricoptero

Mensagem por lobo883 »

[quote:6ba2db2de8="Carlos Eduardo do Nascime"]Animei em começar a construir um! Mas tira uma curiosidade sobre o triwii, há possibilidades de construir um tri,quad. octo.. em tamanhos maiores? Há equipamentos no mercado para isso?[/quote:6ba2db2de8]

Basicamente a eletronica basica (arduino, giros, etc) continuam mas mesmas, portanto para contruir modeoos maiores basta utilizar um frame, motores, esc e baterias maiores... se não me engano este Multi Wii tem até o HEX, mas o OCTO já é possivel em catater "beta".
Ando devagar porque já tive pressa.
Voo rápido senão o aero entra em estol
Carlos Eduardo do Nascime
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 10:14 pm
Localização: BARBACENA-MG

Mensagem por Carlos Eduardo do Nascime »

Obrigado pela resposta lobo883! Eu pretendo montar um triwiicopter para fpv, há alguma regra básica, com relação á distancia entre os helices tamanho dos frames, eu não sei se ha alguma coisa sobre as vórtices em relação os helices, do tipo proximidades entre elas que as tornem instaveis em seu voo?
VOAR E FAZER VOAR
lobo883
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 9:13 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por lobo883 »

[quote:90221297a6="Carlos Eduardo do Nascime"]Obrigado pela resposta lobo883! Eu pretendo montar um triwiicopter para fpv, há alguma regra básica, com relação á distancia entre os helices tamanho dos frames, eu não sei se ha alguma coisa sobre as vórtices em relação os helices, do tipo proximidades entre elas que as tornem instaveis em seu voo?[/quote:90221297a6]

Sim, existe uma regra onde recomenda-se que a distancia minima entre as helices seja mais ou menos tamanho dela, ou seja, se voce usar uma helice 10x4.7 o espaço entre elas tem que caber uma outra helice 10x4.7.

Recomento a leitura deste topico [url]http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/wii-motion-plus-nunchuk-para?id=4467654%3ATopic%3A40413&page=1#comments[/url], ali tem a resposta para preticamente todas as nossas duvidas...
Ando devagar porque já tive pressa.
Voo rápido senão o aero entra em estol
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Putz... de eletrônica eu tô com 2 placas KK prontas e uma sem gyros, e tudo para fazer um multiwii também. De frame eu tenho um quad pronto de FPV só precisando de um tx+rx de vídeo decente, um tricopter precisando de um frame novo e tô com toda a motorização para um miniquad que usaria hélices 6x3, só faltando o frame.

Agora cadê o tempo para mexer e fazer essas coisas... saco hein :?
Saudades do hobby, faz meses que não voo.

Abrcs!
lobo883
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 9:13 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por lobo883 »

Finalmente achei o esquema do posicionamento das helices....


Bah Igor.... e eu estou com tempo de sobre mas estou sem os equipamentos... pedi os motores + esc + helices + etc da HK mas ainda não chegaram..



[img:d57b4c178e]http://cdn.shopify.com/s/files/1/0061/4502/files/multicopter-design-guide_grande.jpg[/img:d57b4c178e]
Ando devagar porque já tive pressa.
Voo rápido senão o aero entra em estol
lobo883
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 9:13 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por lobo883 »

Fala ai grande Haupenthal, o meu quad finalmente decolou nesta quarta, está ai a foto dele.



[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/804/quadx.jpg/][img:04a86eb37c]http://img804.imageshack.us/img804/255/quadx.jpg[/img:04a86eb37c][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Ainda faltam alguns detalhes como:
* Colorir as astes para facilitar o voo.
* Instalar e torcer pro numchuck funcionar
* trem de pouso
* Provavelmente vou adquirir uma placa com os sensores do Marcelo da AVR.
Ando devagar porque já tive pressa.
Voo rápido senão o aero entra em estol
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

fala verdade Lobo, a brincadeira é muito boa. já voei de tudo um pouco mas multirotores são viciantes. rsrsrs
gostei do seu salva hélice/motor. muito boa a ideia. vou copiar.
meus sensores também devem chegar semana que vêm. (barômetro, acelerômetro e mag). o acelerômetro do nunchuck não deu muito certo, nem mesmo mudando para analógico.
Responder