Construção de Quadricoptero.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
israel_cortez
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Mar 04, 2011 11:59 am
Localização: são paulo
Contato:

Construção de Quadricoptero.

Mensagem por israel_cortez »

Boa Tarde pessoal,

Sou ultimo anista de engenharia, e meu TCC é a construção de um Quadricoptero.

Apesar de ter experiencia com eletronica, nada entendo de aeromodelismo.... de uns meses p/ ca, aprendi bastante, porem vejo que sei muuuito pouco.

Pesquisei muito sobre quadricopteros, e sempre acabava encontrando o Tal Igor Souza, ele parece conhecer muito do assunto.

O kara é muito gente boa, e me parece muito colaborativo, torquei algumas poucas palavras com ele, mas agora não tenho tido sucesso em contacta-lo.

Então, resolvi postar aqui mesmo, e ver se alguem pode ajudar na compra definitiva dos materiais.

Ja compramos uns motores e Esc acelerometros e fizemos diversos testes, mas o controle ta péssimo, tambem pudera, estou com um motor de 2480KV, e helice de 9x7.

Depois descobri que passo alto e Quadricoptero não se dão bem, porem antes de sair gastando fortunas..... gostaria da opinião de quem entende.


Lemos e Relemos tudo que o igor escreveu em diversos tópicos pelo foum afora, e apesar de ajudar muito, tem muitas opções lá, e como não conhecemos
ficamos meio perdido em meio a tantas informações.

Encontramos algumas outras opções aqui no brasil com as mesmas caracteristicas do que vimos no tutorial dele, porem, não sabemos se da na mesma sendo de outro fabricante, então não queremos arriscar.


Fizemos um suporte p/ nosso quadricoptero p/ podermos trabalhar com apenas 1 grau de liberdade similar ao video abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=S5lO61BvDMA

------------------------------------------------------------
---- NOSSO QUADRICOPTERO ATÉ O MOMENTO ----
------------------------------------------------------------
O frame fizemos de aluminio, e o peso do frame + Placa, sem motor e as baterias ficou em torno de 0,35Kg.
O tamanho é de 40cm de motor a motor.

Obs: Como estamos em teste de 1 grau de liberdade em bancada mesmo, não estamos usando baterias, e sim fonte de alimentação.

--- O MOTOR ---
Motor: 2840 RPM/Volt, alem do mais ele parece ser bem ralézinho.
Link: http://www.hobbydepot.com.br/drivers_manuais/EMAX/CF2805.pdf

--- HELICE ---
Fizemos diversos testes, porem nenhuma foi satisfatória.
no momento estamos usando uma helice de Helice 9x6.

Obs: Ainda estamos trabalhando com 1 grau de liberdade, porem assim que acertarmos isso, partiremos p/ as 4 helices ligadas e nesse caso teremos que
pegar helices com passo invertido (P/ anular o torque das outras 2), porem não to encontrando isso aqui no brasil.

--- ESC ---
Usamos um da E-MAx de 25 Amperes.
http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=EMAXESC25A

O Esc a principio estamos pensando em ficar com esse mesmo, a não ser que vcs não achem uma boa idéia.


Sobre o balanceamento dos motores, nem sabiamos que precisavamos disso,
Nos topicos dos Igor ele passa um Video http://www.youtube.com/watch?v=OgvayWfey78

Tentei ver isso no nosso, porem p/ ser bem sincero, meu ouvido não conseguiu não... rsrs

Mas dpeois de comprarmos os motores novos, tentaremos novamente.

Creio que trocando os motores e as helices adequadas, talvez comecemos a conseguir controlar com mai eficiencia, mas a verdade é que apenas um palpite

---------------------------------------------------------------
---- O QUE ESTAMOS PENSANDO EM COMPRAR ----
---------------------------------------------------------------
De acordo com os dados que passamos sobre nosso quadricoptero, o que vocês acham sobre o itens que pretendemos comprar?
Tudo veio com base no que lemos no material do Igor Souza.

--- Motor ---
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=8622&aff=80704

O motor pensamos nesse, porem gostariamos de não terque importar e tentar comprar no brasil mesmo.... será que encontramos?
De acordo com os dados de nosso quadricoptero vcs acham que essa seria uma boa compra p/ nosso caso ?


-- OUTRO MOTOR DE 800KV -- (Obs: Seria melhor, pois encontramos aqui no brasil mesmo)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184998072-motor-turnig-800kvpuxa-ate-2900g-_JM

Seria bom um motor que encontrassemos aqui no brasil, pois estamos meio sem tempo, porem não sei se varia muito
a qualidade de fabricante p/ fabricante, ou se sendo de 800KV ta bom !?!?!


--- Helice ---
http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=HY00100210A
Pensamos nessa.

--- Prop Adapters ---
Até agora estavamos usando Prop Savers, porem creio que ajuda muito a criar vibração, tentaremos tb com Prop Adapters
conforme o igor aconselha.


Muitissmo obrigado pessoal.

Conto com vcs



Ficaremos no aguardo.
sabongi
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Seg Set 22, 2008 5:00 pm
Localização: Vale do Paraiba/SP

Mensagem por sabongi »

veja nesse site as dicas pra construção de um: http://rcexplorer.se/

Use motores com menos de 1000kv e helices com passo menor que a metade do diametro.
Use 2 helices normais e 2 contra-rotativas.
A receita esta pronta, basta executar.
israel_cortez
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Mar 04, 2011 11:59 am
Localização: são paulo
Contato:

Mensagem por israel_cortez »

Muito obrigado pela resposta Sabonqi,

Porem isso eu já sei, gostaria de saber se minhas opções de compra são boas ou não (Pois estou tendendo a optar por um fabricante diferente do que o igor deu como referencia, por encontrar aqui aqui no brasil).

As caracteristicas são basicamente as mesmas, será que sendo assim, posso mandar braza ??

E quanto as helices de passo invertido, sabe onde encontro aqui no brasil.... não acho que jeito nenhum !
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

bom, sobre os motores, fica com o da HK, que pesa 53g e vai servir no seu projeto. o do ML pesa 150g, é muito mais forte e pesado do que vc precisa! precisaria de um quad maior pra colocar ele.

pra tentar usar esses motores que vc tem, tenta reduzir pra 2S (8v) e ver o que acontece.

hélices GWS são boas, mas as APC são melhores. no meu tricoptero eu coloquei motores de 1350Kv, tentei GWS SF 9x4.7 na 2S e GWS DD 8x4 na 3S, gostei mais da 8x4 na 3S, tanto pela estabilidade e controle quanto resistencia da hélice, mas não testei 8x4 SF nem 9x4.7 DD. as GWS ganham das apc no preço, na HK vc compra um pacote com meia dúzia por $3, e acho que agora tem contra-rotativas também. ah, se eu fosse vc, aproveita a compra na HK e manda vir motores, conectores, termo-retrátil, um monte de hélice (essas hélices quebram muito fácil) e tudo mais que vc ainda não tiver, aproveita o frete. demora 1 mes pra chegar no comum, mas se vc tiver com pressa, manda no expresso, que se não parar na alfandega chega em 1 ou 2 semanas.

a placa de controle, vc tá fazendo a partir do zero ou copiando de algum lugar? eu estou no penúltimo ano de elétrica, e meu tcc é um sistema de navegação pra uav. fiz um tricoptero e construí a plaquinha KK, mas a mesma não funcionou ainda, e eu parei de mexer no tricoptero pra mexer com outras coisas.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Israel, se quer comprar no Brasil, manda uma MP para o Doca-SP, ele tem os motores e hélices que vc precisa.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
capelao
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jun 07, 2010 11:23 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por capelao »

Amigo, o motor não é equivalente... mesmo tendo o mesmo KV o empuxo é significativamente diferente...não há uma forma de comparar motores de marcas diferêntes sem efetuar testes...
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Mensagem por João Paulo »

Boa tarde amigo,

eu tambem sempre quis fazer um, mais ao meu ver não tem muita dificuldade, vc coloca 4 gyros um para cada moror e regula eles e ai ele voa nivelado e fica com os comando no radio.

abraço
João Paulo Matos
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh
israel_cortez
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Mar 04, 2011 11:59 am
Localização: são paulo
Contato:

Mensagem por israel_cortez »

Nossa, realmente..... não vi o peso, desse peso realmente sem chance.

Quanto ao nosso projeto, partimos do zero mesmo...... toda a eletrônica esta pronta..... até o controle nós que fizemos, não estamos usando rádio pronto.

Estamos usando processador ARM7 (32 Bits) acelerometros, gyroscopios, X-Bee etc...
No momento implementamos um Controle PD, e precisamos testar, porem com o que temos em mãos de motores e helices, ta horrivel, e não da p/ continuar...
Por isso estou pedindo socorro a vcs, que entendem do assunto.

---- MOTOR ---
Eu queria pegar o motor de uns 800KV, pois pelo que pude observar, quanto mais aumentamos o KV, e por consequencia o Pitch Speed, diminuimos a possibilidade de uma correção suave, e mesmo uma pequena variação no PWM (ESC) reflete em um Pitch alto.... e o controle vai p/ brejo.

--- HELICES ---
pensei em GWS pq vi o igor citar bastante em seu tópicos, porem, se APC for melhor, acho que comprarei as 2.

--- COMPRA NO BRASIL ---
Se não houver outra forma, teremos que comprar na HK mesmo, porem mesmo sendo 2 semanas, ainda é muito tempo p/ nós.

Conhece alguma loja no brasil que tivesse ao menos os motores/helices ??
Se tivessemos pelo menos os motores e as 2 helice normais, poderiamos dando sequencia no projeto, e ai comprariamos o resto na HK já, p/ chegar daqui 1 mes.


Sobre fabricantes diversos em motores, o que tem a me dizer ?? Batendo as caracteristicas técnicas, é tudo a mesma coisa, ou varia muito a qualidade do fabricante A p/ o B ??

Se variar, me de os nomes dos melhores fabricantes que vou revirar a internet p/ encontrar algo aqui no brasil mesmo.
Avatar do usuário
capelao
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jun 07, 2010 11:23 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por capelao »

Amigo,

me passa seu e-mail...vou te mandar a planilha do doca...ele tem alguns motores 800 kv a disposição...e aqui no Brasil... =D
israel_cortez
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Mar 04, 2011 11:59 am
Localização: são paulo
Contato:

Mensagem por israel_cortez »

Opa.....
israel.cortez@controlchip.com.br


Valeu hein !!
Responder