DJI NAZA - instalando e configurando

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
cirebas
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Qui Out 03, 2013 2:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP
Contato:

Mensagem por cirebas »

Obrigado, William e DMZamora!

Continuando a "empreitada" de dúvidas (haha):
- Posso deduzir que, com o GPS o comando do quad ficará mais fácil, certo?

Tenho uma enoooorme dificuldade de controlá-lo quando o nariz dele está de frente para mim, com o GPS vou conseguir girá-lo no próprio eixo, sem ele deslocar-se pros lados, confere?

Olha minha primeira queda, foi justamente num giro desse, e ai ele foi pro lado, e adeus referencia! Olha o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=B54IyVBkUgE

[yt]B54IyVBkUgE[/yt]
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

O GPS não ajudaria naquela situação, pois não tem precisão para isso.

Aparentemente não havia vento, portanto o quad não deveria deslocar-se para o lado ao acionar somente o "leme" no rádio, a menos que o CG esteja bastante deslocado, ou que a controladora não esteja perfeitamente centralizada no frame.

Quanto à referência, a solução é treinar, e um simulador ajudaria muito neste aspecto. Tenha sempre em mente que o piloto deve ser você, a assistência eletrônica existe para facilitar, e não para nos escorarmos nela ;)
cirebas
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Qui Out 03, 2013 2:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP
Contato:

Mensagem por cirebas »

[quote:df3bfb4487="DMZamora"]O GPS não ajudaria naquela situação, pois não tem precisão para isso.

Aparentemente não havia vento, portanto o quad não deveria deslocar-se para o lado ao acionar somente o "leme" no rádio, a menos que o CG esteja bastante deslocado, ou que a controladora não esteja perfeitamente centralizada no frame.

Quanto à referência, a solução é treinar, e um simulador ajudaria muito neste aspecto. Tenha sempre em mente que o piloto deve ser você, a assistência eletrônica existe para facilitar, e não para nos escorarmos nela ;)[/quote:df3bfb4487]

Fala, DMZamora!
Tudo jóia?

Obrigado pela resposta! =)

Mas, com o GPS, talvez meu quad teria um deslocamento menor, será? Ou pelo menos ficaria "estável" num determinado perímetro?
Sobre o CG, aparentemente está bem equilibrado... A NAZA tem q estar milimetricamente centrada? Digo, será que poucos milímetros podem interferir grandemente? Não tenho idéia.

E, sobre a referência, preciso treinar bastaaaante mesmo viu, pois controlar ele com a frente voltada para mim está sendo beeeem dificil! Não sei se todo mundo tem, ou teve, essa dificuldade...

Qual simulador vc indica? Bom e barato, kkkk...
@Cirebas
Como montei meu multirrotor: http://www.montandoumquadricoptero.blogspot.com
DJI Naza M Lite, F450, Turnigy 9X
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

[quote:b92293247c="cirebas"]Fala, DMZamora!
Tudo jóia?

Obrigado pela resposta! =)

Mas, com o GPS, talvez meu quad teria um deslocamento menor, será? Ou pelo menos ficaria "estável" num determinado perímetro?
Sobre o CG, aparentemente está bem equilibrado... A NAZA tem q estar milimetricamente centrada? Digo, será que poucos milímetros podem interferir grandemente? Não tenho idéia.

E, sobre a referência, preciso treinar bastaaaante mesmo viu, pois controlar ele com a frente voltada para mim está sendo beeeem dificil! Não sei se todo mundo tem, ou teve, essa dificuldade...

Qual simulador vc indica? Bom e barato, kkkk...[/quote:b92293247c]

O GPS proporciona o travamento (lock) na posição, mas cada medição pode diferir da anterior em até alguns metros, ou seja, mesmo "travado" ele pode se deslocar bastante. Por isso afirmei que o deslocamento lateral mostrado no vídeo não teria sido corrigido pelo GPS, possivelmente não seria sequer notado pelo equipamento, principalmente sem "visão" direta para o céu.

Teoricamente, quanto mais precisamente posicionada a controladora, mas estável será o quad, mas é claro que pequanas variações são toleradas. Ainda assim, o deslocamento lateral ao usar-se somente o "leme" não deveria ocorrer. Infelizmente a causa também pode estar em inúmeros componentes, além da controladora, como por exemplo motores e ESCs.

Algumas questões que ajudariam a avaliar melhor o problema:

- Você fez a calibração do IMU pelo software?
- Se "girar" para a esquerda o comportamento é o mesmo, ou inverso?

Ainda assim, ninguém me tira da cabeça que o que aconteceu foi apenas um "esbarro" no stick da direita durante a manobra... :)

Quanto ao simulador, há um excelente com vários multicópteros (inclusive o F450) e uma física muito boa, o AeroSIM-RC, mas o demo só roda por 2 minutos de cada vez. A versão full sai por 74 euros (o duro é aguardar chegar, precisa do cabo USB original):

www.aerosimrc.com



[]s,
Daniel
tenk
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 9:48 pm
Localização: Sp/Capital

Mensagem por tenk »

[quote:065e2eec8f="cirebas"]Obrigado, William e DMZamora!

Continuando a "empreitada" de dúvidas (haha):
- Posso deduzir que, com o GPS o comando do quad ficará mais fácil, certo?

Tenho uma enoooorme dificuldade de controlá-lo quando o nariz dele está de frente para mim, com o GPS vou conseguir girá-lo no próprio eixo, sem ele deslocar-se pros lados, confere?

Olha minha primeira queda, foi justamente num giro desse, e ai ele foi pro lado, e adeus referencia! Olha o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=B54IyVBkUgE

[/quote:065e2eec8f]

Isso que vc está querendo é o "course lock", que só funciona com o GPS mesmo.
Avatar do usuário
sergiocruz
membro
Mensagens: 384
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 8:43 am
Localização: sao paulo

Mensagem por sergiocruz »

[quote:198742aefa="William Okamura"][quote:198742aefa="sergiocruz"]William Okamura , como configurar o go Home no assistente DJI, tenho um F450 e radio 9 Cap[/quote:198742aefa]

soh clicar no assistente na aba de F/S se quer pousar ou returnar para home e pousar. CLaro, tem que setar corretamente a programacao do receptor para assumir a posicao de failsafe no canal de controle de modo de voo ao desligar o radio E mixar uma chave para esse fim no tx para que possa fazer um RTH com radio ligado..[/quote:198742aefa]



Muito obrigado deu certo
"Junta-te aos bons e serás um deles"
cirebas
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Qui Out 03, 2013 2:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP
Contato:

Mensagem por cirebas »

No geral, tendo o GPS podemos dizer que fica mais fácil a "pilotagem" então?
A ação do vento vai interferir bem menos?
tenk
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 9:48 pm
Localização: Sp/Capital

Mensagem por tenk »

[quote:c76f422904="cirebas"]No geral, tendo o GPS podemos dizer que fica mais fácil a "pilotagem" então?
A ação do vento vai interferir bem menos?[/quote:c76f422904]

Acredito que não fica mais fácil, mas melhora a estabilidade quando vc deixa ele parado...
Lippe Souza
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 10:57 pm
Localização: Duque de Caxias

Mensagem por Lippe Souza »

Bom dia a todos.. Alguém sabe me dizer se na placa mv2 da naza só pode ser instalado radio com s-bus ou pode ser qualquer rádio?
wmfeitosa
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Out 04, 2013 9:23 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por wmfeitosa »

Pessoal, gostaria da ajuda de vocês.

Estou com um quadcopter:
Frame: H4 da HK 470mm
Motores Turnigy 2217 16turn 1050Kv 23a
Esc afro 30a com simonk firmware
Helices 10x4.5 / 9x4.5 tripa
Bateria3s 3300 nano tech 35c/70 e 5000 20c/30c
Radio Turnigy 9x
Naza M lite

Usava essa mesma configuração com placa Kk 2.1.5 sem problemas, comprei a naza M lite, montei e estou com problemas.
Fiz todas as configurações, de software, calibrei escs um a um etc...
Percebi que os comandos de ir para frente e para tras não respondiam corretamente, consegui decolar mas com muita dificuldade, em voo os mesmos comandos funcionaram, quando pousei, dois motores estavam bem mais quentes que o normal.
Fazendo testes com os motores, ligando de dois em dois, descobri que um responde com mais potencia que o outro, presumi que depois que decola a placa estabiliza mas força mais um motor do que o outro, por isso do aquecimento e dos comandos não responderem em solo.
Li no topico que alguem tinha o mesmo problema de superaquecimento de um dos motores, so que sem nenhuma resposta.
Achei que fossem os escs que não suportava a Naza, so que ele decola.
Alguem tem alguma ideia do que possa ser???

Outra duvida, usando as helices 10x4.5 ele fica totalmente instavel, ja com as 9x4.5 tripa fica normal, isso é normal em variação de tamanho de helices?

Desde ja agradeço a ajuda.
Responder