DJI F450 + NAZA

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Ze_Luiz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Mar 10, 2013 11:41 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Ze_Luiz »

Senhores, gostaria de um esclarecimento sobre o uso de um frame assimétrico com a controladora naza..

Montei um quad padrão 450, que funcionou perfeitamente, com o seguinte setup:
- motores rctimer 2812 1000kv.
- esc 30 A 480Hz.
- hélices 8X4.5
- bateria 3S
- Futaba 7C - RX R617

Posteriormente remontei toda eletrônica alterando o frame para o dead cat:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__25884__Dead_Cat_Conversion_Kit_for_SK450_Quadcopter_Frame.html

Aumentei a hélice para 10X3.8.

O quad ficou "indomável". Já efetuei alterações nos ganhos mas estou longe de conseguir alguma melhora.

Procurei observar bem o CG e instalar a controladora adequadamente, mas não resolveu. Os esc(s) estão calibrados, hélices balanceadas e tudo mais...

Minha dúvida é se os ajustes são apenas atuando nos ganhos ou devo efetuar alguma alteração na montagem?
Obrigado.
Avatar do usuário
Ayron Zamboni
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 12:53 am
Localização: São paulo, Andradina

Mensagem por Ayron Zamboni »

Os motores da dji 920kv, dizem que tem 600 grama de empuxo , é verdade?

Meu quadri tá com 1,7 kilo acham muito? melhor partir para um hexa?

Estou com gimbal instalado também
Nandu
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Dez 19, 2011 8:56 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Nandu »

[quote:42887dbf99="William Okamura"]com um radio de 6 canais voce consegue sim voar sem problemas um quad com naza e funcoes de gps
esse radio tem pelo menos duas chaves de duas posicoes?[/quote:42887dbf99]

William, entao... ele tem 1 chave de 2 posições ( canal 5 ) e 1 potenciometro ( canal 6 ). O que acontece e que pelo que entendi do manual, e que com a chave de 2 posições, so vou poder alterar entre manual e gás, ate ai ok! porem, ando vou fazer a calibragem da chave, ele meio q ultrapassa o quadradinho que indica manual e gps.
Pesquisei no youtube vídeos que solucionassem o problema e vi que eu poderia colocar no canal 6 ( com potenciometro )... blz... fiz isso e consegui pelo menos ligar os motores pois antes ele so ficava listando laranja direto... mas ai o problema e que se encostar no potenciometro ele volta a piscar laranja e os motores desligam...

Acha que tem outro jeito de fazer a calibragem com esse radio? Acho que preciso de um radio que tenha regularem de ganho do canal 5, não?
realtreal
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Nov 28, 2013 8:56 am
Localização: portugal

Re: DJI F450 + NAZA

Mensagem por realtreal »

[quote:5a1f6a4a16="Vinicius Fantini"]Olá pessoal, mais uma montagem que eu fiz.

Foi muito rápido montar, aproximadamente uma hora de trabalho!

Gostei da placa de distribuição de energia (facilita muita a organização), da qualidade dos motores (quase 0 de folga no eixo), das hélices (quase não desbalanceadas), em geral é muito bom e facil de montar, basta uma chave 2.5mm Sextavada.

Ontem eu fiz um voo em campo aberto e a Naza em geral não me surpreendeu, nao consegue deixar ela travada como a FH-X46, se não fosse o recurso da altitude eu ia trocar por uma FH-X46, ainda vou tentar ajustar mais os ganhos.

Em modo Fail-Safe, se ativado nivelado o Quad pousa lentamente sem risco nenhum aos equipamentos embarcados, em modo manual ele se comporta muito parecido com a KK, realizei até um Flip, mais tem que estar bem alto pois ele é bem redondo.

Eu deixei uma chave ativada para altitude-hold, e funciona muito bem, vai ser otimo fazer FPV com ele, vou começar a instalar o OSD.
[/quote:5a1f6a4a16]

entao vinicios tudo bem, qual é o tempo medio do voo para este quad com esta comfiguraçao? é que eu queria montar um como este que me desse uma boa autonomia de voo.

eu estava a pensar meter estes motores com umas helices de 9x6 ou 8x4

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__45000__NTM_Prop_Drive_Series_28_30S_900kv_270w_short_shaft_version_EU_warehouse_.html[/url]
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

este naza tem RTH ?

é possível colocar um osd nele como o arkbird ou não é necessário ?
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

[quote:e404bd8be9="Fabricio Vidigal"]este naza tem RTH ?

é possível colocar um osd nele como o arkbird ou não é necessário ?[/quote:e404bd8be9]

Sim, tem RTH, qdo usado com o GPS.

Existe o iOSD da própria DJI, que pode ser usado nas versões não Lite.

Mas existem versões DIY como o MinNazaOSD:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2020638
https://code.google.com/p/minnazaosd/

Eu uso esse modelo no meu hexa e funciona muito bem.
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Amigos, montei este muiltirotor DJI F-450
Mas estou
a) sem o gps
b) usando soh 5 canais e nao 6
c) meu TX o HK6 da Hobbyking nao tem chave com 3 posições entao tenho que usar o pot para controlar modos GPS - attitude - manual.

Acho que os ganhos estao meio altos aprox todos em 150 (era o default que veio no soft)

video do multirotor voando em

http://www.youtube.com/watch?v=3dL0hPvi4rM&feature=c4-overview&list=UUKVZKOqbQwRByp3lQFlF8mg

Queria saber se tem como usar os modos
failsafe e voo baseado na posição de origem e nao na frente (pernas vermelhas) real do drone.
Tenho o pot do canal 6 livre para usar se quiser (o pot e o ch)

Grato

Roberto
ps estou pensando em tentar filmar com 2 cameras para uma imagem estereoscópica
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sem GPS não vai ter magnetometro.

Sem curse lock e acredito que o fail só faz pousar, se fizer.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

é entendo... acho que terei que comprar o GPS e tbem um TX com chave 3 posições
Obrigado
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

[quote:df84420dbd="Betone2"]é entendo... acho que terei que comprar o GPS e tbem um TX com chave 3 posições
Obrigado[/quote:df84420dbd]

e um receptor que tenha possibilidade de programar posicao em caso de perda de sinal
failsafe - se o seu nao tiver.
uʍop ǝpısdn
Responder