DJI Wookong-M - problemas

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
mguedes
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 10:18 pm
Localização: Lauro de Freitas

Mensagem por mguedes »

[quote:d202092a40="talespa"]Velociraptor...
Na verdade o proposito da chapa metálica não é ser uma blindagem contra interferências e sim um plano de terra exigido pelas antenas, ele serve como "espelho" de RF para que o "lóbulo" de irradiação da antena Patch interna no GPS possa ter uma forma adequada e receber com melhor eficiência e intensidade o sinal que vem de cima, do satélite. No caso do helicóptero a anteninha do GPS fica bem colada no tubo de calda o que ajuda um pouco como plano de terra. É importante ter em mente que o tamanho minimo da chapa para usar como um plano de terra eficiente é de uma chapa quadrada com pelo menos 1/2 Lambda ou seja 299792458/1575000000 = 9,5cm.
Experimentem colar uma chapinha com essas dimensões bem abaixo da unidade do GPS, entre o GPS e o pedestal que o acompanha, a diferença é brutal, FUNCIONA mesmo, digo com propriedade pois sou eng. de RF e trabalho com isso a pelo menos 15anos. Chegando em casa posto um vídeo com o experimento.[/quote:d202092a40]

talespa,

Me corrija se eu estiver errado, mas um frame todo de aluminio é melhor pra travar o sinal do gps correto??

Velociraptor,

o seu frame era de aluminio?

Alguem mais aqui melhorou o sinal quando colocou essa placa de aluminio em baixo?
Avatar do usuário
talespa
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jul 20, 2011 3:21 pm

Mensagem por talespa »

[quote:ab191d1436="mguedes"]talespa,

Me corrija se eu estiver errado, mas um frame todo de aluminio é melhor pra travar o sinal do gps correto??
Velociraptor,
o seu frame era de aluminio?
Alguem mais aqui melhorou o sinal quando colocou essa placa de aluminio em baixo?[/quote:ab191d1436]

Olha ajuda sim, fibra de carbono também tem alguma influencia positiva, porém se a antena do GPS estiver muito acima deste plano de terra que é o chassi do frame então o efeito não será tão proveitoso, por isso que eu digo para colocar a chapinha bem próximo do GPS. A haste do GPS da DJI é para mante-lo afastado da interferência dos eletrônicos mas acaba prejudicando neste outro aspecto
Tales - PU9AKN
A qualidade dos vencedores é nunca desistir - GPS Status:Imagem
mguedes
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 10:18 pm
Localização: Lauro de Freitas

Mensagem por mguedes »

é, pode ser que seja eficiente, porém fica feio pra caramba!!
Avatar do usuário
metalk
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qui Abr 22, 2004 4:15 am
Localização: Campo Limpo pta-sp

Mensagem por metalk »

[quote:afa6a101d1="talespa"][quote:afa6a101d1="mguedes"]talespa,

Me corrija se eu estiver errado, mas um frame todo de aluminio é melhor pra travar o sinal do gps correto??
Velociraptor,
o seu frame era de aluminio?
Alguem mais aqui melhorou o sinal quando colocou essa placa de aluminio em baixo?[/quote:afa6a101d1]

Olha ajuda sim, fibra de carbono também tem alguma influencia positiva, porém se a antena do GPS estiver muito acima deste plano de terra que é o chassi do frame então o efeito não será tão proveitoso, por isso que eu digo para colocar a chapinha bem próximo do GPS. A haste do GPS da DJI é para mante-lo afastado da interferência dos eletrônicos mas acaba prejudicando neste outro aspecto[/quote:afa6a101d1]
olá telespa,deixa eu ver se entendi,eu corto um quadrado de 9,5cm nos 4 cantos e coloco ela no meio da aste entre gps e base para servir de refletor? e quanto de espessura tem que ter a chapa?
ogro por natureza.
mguedes
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 10:18 pm
Localização: Lauro de Freitas

Mensagem por mguedes »

metalk,

Não seria no meio da haste, e sim acima da haste, antes do gps!
mguedes
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 10:18 pm
Localização: Lauro de Freitas

Mensagem por mguedes »

talespa,

Se essa chapa for menor do que 9,5cm, só não funcionaria tão bem quanto a de 9,5cm, ou uma chapa de 6 cm por exemplo teria um eficiencia muitoo menor(tipo um dacaimento exponencial)?
Avatar do usuário
talespa
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jul 20, 2011 3:21 pm

Mensagem por talespa »

Pessoal segue um desenho de como deve ser instalada a chapinha metálica, a espessura não importa até um papel alumínio serviria.
Pode ser uma chapa redonda com 10cm de diâmetro também
Ontem de noite fiz um teste com o GPS na janela de casa e quando eu colocava a chapinha aumentava o sinal de todos os satélites e ele conseguiu travar em 1 satélite a mais
[img:b7b1746037]http://dl.dropbox.com/u/37605406/Aeromodelos/GPSDJI.jpg[/img:b7b1746037]
Tales - PU9AKN
A qualidade dos vencedores é nunca desistir - GPS Status:Imagem
Avatar do usuário
metalk
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qui Abr 22, 2004 4:15 am
Localização: Campo Limpo pta-sp

Mensagem por metalk »

[quote:9d00767419="mguedes"]metalk,

Não seria no meio da haste, e sim acima da haste, antes do gps![/quote:9d00767419]
beleza,obrigado.
ogro por natureza.
Avatar do usuário
metalk
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qui Abr 22, 2004 4:15 am
Localização: Campo Limpo pta-sp

Mensagem por metalk »

[quote:9f2b115712="talespa"]Pessoal segue um desenho de como deve ser instalada a chapinha metálica, a espessura não importa até um papel alumínio serviria.
Pode ser uma chapa redonda com 10cm de diâmetro também
Ontem de noite fiz um teste com o GPS na janela de casa e quando eu colocava a chapinha aumentava o sinal de todos os satélites e ele conseguiu travar em 1 satélite a mais
[img:9f2b115712]http://dl.dropbox.com/u/37605406/Aeromodelos/GPSDJI.jpg[/img:9f2b115712][/quote:9f2b115712]
obrigado telespa ajudo muito :D
ogro por natureza.
Velociraptor
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Abr 10, 2012 4:30 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Velociraptor »

Metalk,

Não achei mesmo cara, procurei bastante, mas a região de Juquitiba onde eu estava voanda tem um lado que é só floresta a perder de vista. E não tenho idéia da distancia e direção exata que ele possa ter ido com a rajada de vento que pegou. Até agora to inconformado com o preju!

Quanto ao Gaui500x, sim, os tubos dos braços são de aluminio, mas no meu caso parece não ter ajudado em nada. A não ser que minha antena de GPS estivesse muito alta. Agora pensando quando passei a usar as hastes maiores ele pode ter piorado o problema. Mas ja tinha mesmo com a haste de GPS menor.

Telespa e Vinicius,
Vcs conseguem frequentemente fazer um voo completo sem piscar a luz vermelha no led? E o modo Go Home do Fail Safe funciona perfeitamente também? Qual versão do firmware voces estão usando no WKM ? Na verdade o próprio suporte da antena do GPS já é uma base de aluminio quase do mesmo diametro da antena circular do GPS, se me lembro bem. Assim sendo não deveria fazer muita diferença prender outra por cima dela, correto?
Responder