Quad com arduino

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
heiton
membro
Mensagens: 437
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 9:26 pm
Localização: Avaré, SP

Quad com arduino

Mensagem por heiton »

pessoal, após alguns sucessos e insucessos com varias placas da Hobbyking, decidi montar um Quad com arduino!

vou utilizar um arduino Mega e um modulo com acelerometro e gyro.

Achei uma placa com um preço muito bom, porem não sei como ela funciona:
[url]http://dx.com/p/gy-52-mpu-6050-3-axis-gyroscope-triaxial-accelerometer-6-axis-stance-tilt-module-for-arduino-148654[/url]

Alguém tem ideia?

O Frame que irei utilizar é este:
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24172__Q450_Glass_Fiber_Quadcopter_Frame_450mm.html[/url]

os motores são:
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8621[/url]

Tenho conhecimento do arduino para robotica, e tenho facilidade para programação, porem vou precisar de muita ajuda, e sei que tem muita gente querendo desenvolver um quad assim!
conto com a ajuda de todos!!
Heiton Curto Gomes
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

Fala ae meu amigo!

De uma olhada no tópico que abri pode te dar uma ajuda!

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=141786
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Parece uma boa esse MPU6050. Depois pode adicionar magnetometro, barometro, gps ....

De uma olhada aqui também:

[size=18:0361c013f9][color=red:0361c013f9]Por Favor leia as regras do fórum [/color:0361c013f9][/size:0361c013f9]

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=140098

[b:0361c013f9]Editado pela Moderação[/b:0361c013f9]
Avatar do usuário
heiton
membro
Mensagens: 437
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 9:26 pm
Localização: Avaré, SP

Mensagem por heiton »

Fala wallace!
Ficou muito bom seu quad, no entanto tenho certeza que vc gastou bastante neh?

cheguei a pesquisar sobre o aeroquad, mas achei meio salgado o preço

este projeto que comecei, pretendo que seja bem econômico!

e a vantagem de usar arduino é realmente as expansões de hardware que posso realizar mais pra frente!
Heiton Curto Gomes
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

[quote:9d6352a4c5="heiton"]Fala wallace!
Ficou muito bom seu quad, no entanto tenho certeza que vc gastou bastante neh?

cheguei a pesquisar sobre o aeroquad, mas achei meio salgado o preço

este projeto que comecei, pretendo que seja bem econômico!

e a vantagem de usar arduino é realmente as expansões de hardware que posso realizar mais pra frente![/quote:9d6352a4c5]

Sim, gastei um pouco mais se tivesse comprado uma Naza por Ex... mais nao gastei tanto como uma plataforma que tenha waypoints... mais a maiorrrrrr vantagem e que posso agregar sensores extras sem necessidade de ficar agarrado a fabricantes....

Este sábado farei alguns testes extras no quad apos alguns ajustes de PID... vamos ver como ficou (Voei dentro de casa e ficou show)...
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
giuliano17
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 03, 2012 10:23 pm
Localização: campinas sp

Mensagem por giuliano17 »

Bom dia Heiton, tudo bem?

Se bem entendi, você quer desenvolver um Quad com Arduino e fazer toda a programação pra ele do zero. É isso?
Se for, já te adianto que vai ter bastante trabalho. hehehehe.. Andei com uma ideia assim e depois de conversar com um pessoal que faz engenharia de automação e controle na Unicamp, vi que eu teria que ter bastante conhecimento de PID (proporcional Integral Derivativo) e outros conceitos de física e eletrônica. Como isso não era o meu caso, eu parti para uma solução intermediária: o projeto MultiWii.
Estou terminando o meu quad e estou utilizando o mesmo frame e mesmo motor que você colocou no post e estou gostando no resultado. Também comprei uma plaquinha desta da DX, mas não cheguei a usar ainda. Pra ser mais exato, compei esta: http://dx.com/p/gy-521-6dof-mpu6050-module-3-axis-gyroscope-accelerometer-for-mwc-arduino-148190?item=2
que é um pouco mais barata e parece ser a mesma coisa.

De todo jeito, se você for usar um projeto do tipo MultiWii ou fazer tudo do zero, gostaria de acompanhar seu projeto. Talvez eu possa te ajudar em alguma coisa.

Abraços!
Avatar do usuário
heiton
membro
Mensagens: 437
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 9:26 pm
Localização: Avaré, SP

Mensagem por heiton »

Olá giuliano,
Pretendo realmente partir do zero, como disse anteriormente tenho bastante conhecimento em arduino, e sou formado em engenharia de Automação e Controle

o hardware já esta comprado, e assim que for chegando e montando eu vou postando as fotos!

uma coisa que gostei muito do arduino é que ele é muito fácil de programar e muito facil de usar! por ser modular e conter inúmeras bibliotecas acredito que não vá ser muito trabalhoso.


por enquanto preciso descobrir somente como funciona aquele acelerômetro que comprei.
Heiton Curto Gomes
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

Eu concordo com você, em relação a programação do arduino! É simples eu andei estudando a programação da aeroquad para algumas alterações e inclusão de novos sensores! É bem intuitivo, na Wiki deles possui explicações de como funciona e como foi feita a arquitetura de SW.

A coisa mais legal que achei foi como os sensores são priorizados para serem lidos! Foi definido tarefas em Hz e de acordo com o sensor ele pode ter a leitura priorizados na fila. Ex.: o acelerômetro esta declarado como priorizade 1 de leitura e o GPS possui uma Tx de leitura mais baixa, quando ativado o waypoints por Ex o GPS vira uma tarefa prioritária também e tem seus dados lidos antes do sensor ranger por EX...
(Nao sei se a ordem de leitura dos sensores esta correta, é somente um exemplo).
Willian_II
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Set 30, 2010 10:06 pm
Localização: Tubarão-Sc

Mensagem por Willian_II »

Opa.

Sou um estudante de Eng. de Controle e Automação.
Tenho um tricoptero low-end, rodando codigo multiwii.

uso:
arduino uno(clone) ~U$ 15
Imu gy-80 ( gyro + acc + mag + baro) ~U$ 20

3 escs SS da hk ~U$ 17
3 motores donkey st3508 de 730kv ~U$ 35
hélices 11x7 ( a serem trocadas por 13x4 quando eu encontrar a um preço razoável) ~U$ 8
1 servo ~U$ 5
frame de alumínio ~R$20
mecanismo de cauda usando rolamento e eixo de motores quebrados.

A vantagem do multiwii é justamente o código aberto.
A meta do projeto é fazer o máximo possível com o minimo possível.
O problema é que algumas features ainda estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas. Recentemente foram adicionados suporte a gps, e melhorado o código de alt-hold, levando em conta leituras do acelerômetro juntamente com as do barômetro.

A maior parte do desenvolvimento pode ser acompanhada no forum do projeto.
ele está funcionando bem com mag + acc + gyro. Ainda não tive como configurar o baro direito, porque meu computador quebrou =P. O GPS ainda não consegui comprar com renda de estudante.

e ele voa! [url]https://vimeo.com/51021748[/url]
.............
Avatar do usuário
pastoreli
membro
Mensagens: 282
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 11:33 pm
Localização: São Bernardo do Campo, SP

Mensagem por pastoreli »

Caro colega, utilizar as placas do tipo arduinoMega para o hardware, pode ser, mas acho que se você comprar uma placa pronta para quadricóptero destas que rodam multiwii ou megapitare vai acabar mais barato no final.
Quanto ao software, parta direto para o código em linguagem C e esqueça as bibliotecas do Arduino.
Eu gosto do AVRStudio como IDE de programação. Gratuito e você pode baixar do site da ATMEL.
As bibliotecas do Arduino facilitam muito, mas esta facilidade tem um custo que é um código que ocupa um espaço maior na memória e que as funções tem maior tempo de resposta.
Os códigos de muticópteros que já vi rodando nos ATMEGA normalmente são escritos em assembly para que as funções sejam o mais optimizadas possíveis que se traduz em menor tempo de resposta.
Se você tem tempo e disposição, vá em frente e prepare-se para filtrar a vibração dos acelerômetros e lidar com os gargalos de processamento.
Responder