Configuração multiwii pro flight controller w/mtk gps module

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

hsantospb,
Mesmo no meu caso, nao sei se realmente esta funcionando, nao da para ver. O que da para perceber eh que ele esta mais preciso, mas .....vamos as pergustas, eh o sonar ou os PID's bem ajustados ?????
No MP realmente podemos saber que funciona, porque vc pode ver.
Tambem tentei por para funcionar o MinimOSD e nada, nao sei se eh porque esta com o Multiwii, mas realmente nao perdi muito tempo tentando.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

pessoal,

fiz muitos testes com os dois FW multiwii e MPNG, na multiwii nao consegui fazer funcionar o sonar, como disseram no MPNG funciona facil e tem como testar.

E de verdade, sendo super honesto, para a maioria dos modos de voo eu nao sei se ele (Sonar) atua como deveria mesmo no MPNG, no MPNG quando voava com sonar e sem sonar nao via muita diferença, ou nenhuma.

Creio que para alguns poucos modos de voo, por exemplo na hora de pousar sozinho faça diferença, mas alem disso na pratica nao vi ganho nenhum do sonar com essa placa Multiwii Pro, se acham que "vai travar" a altitude por exemplo esqueça.

Abs
Avatar do usuário
espiriqtyberto
membro
Mensagens: 266
Registrado em: Qua Set 19, 2007 10:41 pm
Localização: São Paulo , SP

Mensagem por espiriqtyberto »

robertb

O meu Quad com MPNG e sonar, quando está a menos de 2 metros do chão, e ativo o Alt Hold, ele mante a altura que é uma beleza. Já quando está acima disso, mesmo com a espuma para proteger o barometro, ele oscila bastante.

Para se ter uma ideia, aqui onde eu moro é sitio e tem uma bela subida da entrada até a casa, outro dia na parte de baixo da subida ativei o Alt Hold com uns 50 centímetros do chão, e vim subindo com o Quad até o final, o que da uns 30 metros, e em nenhum momento tive que mexer no acelerador, ele veio mantendo a altura, oscilando no máximo uns 5 centímetros.

Para testa o sonar é só ligar o Quad com a Bateria, ligar ele no PC, e acompanhar pelo Mission Planner, colocando uma bolha de papel abaixo do sonar, e movendo a mesma. Aqui o meu sonar está muito preciso.

O único problema que estou tendo, é que as vezes o Quad trava no local (variando em coisa de 1 metro), quando ativo o Pos Hold ou Loiter, e as vezes ele fica com o efeito espiral. Mais acho que isso é devido ao campo magnético gerado pelo sistema elétrico do Quad, que está muito próximo a Controladora, e com isso faz com que a leitura do magnetrômetro, seja incorreta e fique mudando constantemente. Ou pelo fato de ter muita vibração no Quad, pelos motores que estou usando.

Até.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

bacana, eu troquei a placa então nao tenho mais como testar....

A unica coisa que lembro é que quando acionava Loiter ou Alt Hold por exemplo ele "subia um monte" e ficava parado com sonar ou sem sonar, ai quando desativava ele "descia um monte", e com certeza eu nunca testei Loiter (por exemplo) com menos de 5 metros do chão, então pode ser o motivo de eu nao ter essa mesma constatação que voce, o meu parava bem no loiter e alt hold e nunca fiz esse teste proximo do chão.

No Stabilize com certeza eu nao vi diferença nenhuma, pelo menos nos meus testes proximos do chão....

abs
Avatar do usuário
espiriqtyberto
membro
Mensagens: 266
Registrado em: Qua Set 19, 2007 10:41 pm
Localização: São Paulo , SP

Mensagem por espiriqtyberto »

É que no modo Stabilize, ele só usa o "acelerômetro", para nivelar o Quad.

Quando se ativa o Loiter muito próximo ao chão, o Quad sobe até 1 metro de altura e se mantem ali. Não tenho muito espaço pra regular o Quad, então fazia isso na cozinha (arrastava a mesa ...kkkk), então com exceção do modo RTL, todos os outros regulei em um espaço que mais se parece uma caixa de 2x2x2 metros....kkkkkkk

Off topic - robertb, você vendeu a sua placa anterior? se ainda não, me mande mp, se tiver interesse de trocar em algo.

Até.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

opa, faz 100% de sentido. :)

a placa dei pro meu filho , ele esta juntando uma graninha e vai mortar um quad para ele.... fica pra proxima.

abs
hsantospb
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Mai 21, 2013 11:19 am
Localização: João Pessoa - PB

Mensagem por hsantospb »

Amigos.
Obrigado a todos pelo feedback acerca do sonar.
O meu interesse é justamente para teste em baixas altitudes e curto espaço, como a que o Alex Moskalenko faz nesse vídeo que achei muito bacana, ele chega a empurrar com as mãos o quad para baixo durante o voo.

https://www.youtube.com/watch?v=-0X74oV8T0Q
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

hummm,

esta segurando bem a altitude, mas o restante não esta 100%.

outra coisa muito importante é a placa estar livre de vibrações e não ter campo magnético muito próximo.

só resolvi "legal" depois que fiz uma pequena cama elástica e afastei bem a placa de campos magnéticos (ESC, bateria...etc..etc..), no meu caso o compassmot estava em 7%, que é ótimo.

amanha posto umas fotos, das medições e da cama elástica.

abs
lucasc0rrea
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Ago 12, 2013 5:44 pm
Localização: São Paulo/SP
Contato:

Mensagem por lucasc0rrea »

Alguem poderia me ajudar a configurar os esc turnigy plush. Nao sai dos beep beep e nao entra no modo para armar.

Se alguem puder meu skype é

correainfo

Obrigado.
lucasc0rrea
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Ago 12, 2013 5:44 pm
Localização: São Paulo/SP
Contato:

Mensagem por lucasc0rrea »

Pessoal nos 45 do segundo tempo consegui ativar os esc.. Estranho que quando estava tentando somente com um esc nao ia... conectei dois e funcionou e agora os motores estao funcionando.


Mas agora falta o GPS que nao esta ativo. Já fiz aqueles processos de mudar os parametros.


// Select your sensor board
#define PIRATES_SENSOR_BOARD PIRATES_FREEIMU


// Select your baro sensor
#define CONFIG_BARO AP_BARO_BMP085_PIRATES

// For BlackVortex, just set PIRATES_SENSOR_BOARD as PIRATES_BLACKVORTEX, GPS will be selected automatically
#define GPS_PROTOCOL GPS_PROTOCOL_NMEA


#define SERIAL0_BAUD 115200 // Console port
#define SERIAL2_BAUD 115200 // GPS port
#define SERIAL3_BAUD 57600 // Telemetry (MAVLINK) port


in config.h make these changes


#else
#define CONFIG_IMU_TYPE CONFIG_IMU_PIRATES
//#define MAG_ORIENTATION ROTATION_YAW_180
#define MAG_ORIENTATION ROTATION_YAW_270
#endif


Mas nao aparece no mission planner alguem tem alguma ideia para ativa-lo??

Obrigado.
Responder