Octo com MegaPirate: performance excelente!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Octo com MegaPirate: performance excelente!

Mensagem por Moust »

Gente, tenho a Crius AIO Pro v1 e até agora só tinha usado a Multiwii. É um código bem bom, mas depois que coloquei o MegaPirate (versão do Arducopter para a Crius) ficou top: muito mais opção e desempenho ótimo! :shock:

Montei um octocoptero e fiz o acerto dos PIDs dos gyros e acc apenas (Rate e Stablize). Os PIDs para altitude, gps, etc não mexi.

Testei os modos:

- Altitude Hold: fica parado em uma altitude
- Loiter: fica parado em uma altitude e posição (usa GPS)
- RTL (Return to Launch): sobe/desce multirotor para uma altitude segura pré-determinada, tras o multirotor para a posição onde decolou e depois desce com o multirotor para a altitude definida

No AltHold e Loiter empurrei o octo para ver como ele reagia e achei excelente o desempenho, ainda mais porque não mexi em nenhuma config desses parametros.

O octo voou com uma GoPro que gravou o voo. Achei muito estável o voo, principalmente pois estou usando helices genericas da HK e os braços ainda não estão muito rígidos.

http://www.youtube.com/watch?v=ailGlrk8uyg&hd=1

[yt]ailGlrk8uyg&hd=1[/yt]
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Re: Octo com MegaPirate: performance excelente!

Mensagem por harpia »

[quote:6b0e966492="Moust"]Gente, tenho a Crius AIO Pro v1 e até agora só tinha usado a Multiwii. É um código bem bom, mas depois que coloquei o MegaPirate (versão do Arducopter para a Crius) ficou top: muito mais opção e desempenho ótimo! :shock:

Montei um octocoptero e fiz o acerto dos PIDs dos gyros e acc apenas (Rate e Stablize). Os PIDs para altitude, gps, etc não mexi.

Testei os modos:

- Altitude Hold: fica parado em uma altitude
- Loiter: fica parado em uma altitude e posição (usa GPS)
- RTL (Return to Launch): sobe/desce multirotor para uma altitude segura pré-determinada, tras o multirotor para a posição onde decolou e depois desce com o multirotor para a altitude definida

No AltHold e Loiter empurrei o octo para ver como ele reagia e achei excelente o desempenho, ainda mais porque não mexi em nenhuma config desses parametros.

O octo voou com uma GoPro que gravou o voo. Achei muito estável o voo, principalmente pois estou usando helices genericas da HK e os braços ainda não estão muito rígidos.[/quote:6b0e966492]

Excelente equipamento. Boa estabilidade e voa de forma segura. Tenho um Ardupilot que pretendo usar num octa, o código está ficando cada vez melhor.
Gostaria apenas de sugerir que você tente diminuir o eixo do motor para que o adaptador fique mais próximo da base de apoio.
Edson
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Valeu harpia ;)

Realmente, muito bom o Arducopter, recomendadissimo! Em breve irei testar o recurso de waypoints. Na verdade é possível inclusive o multirotor decolar, fazer a missão e pousar sem interferencia do piloto.

Já cortou uma parte do eixo mas ainda tem uma folga. O ideal seria o prop adapter encostar na parte superior do motor?
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Cara, excelente!!! Botou muito octo mais 'avançado' e com gimbal estabilizada no chinelo! A diferença está no modelista mesmo.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:2cc54bd024="Moust"]Valeu harpia ;)

Realmente, muito bom o Arducopter, recomendadissimo! Em breve irei testar o recurso de waypoints. Na verdade é possível inclusive o multirotor decolar, fazer a missão e pousar sem interferencia do piloto.

Já cortou uma parte do eixo mas ainda tem uma folga. O ideal seria o prop adapter encostar na parte superior do motor?[/quote:2cc54bd024]

Eu já fiz voos com waypoints usando Ardupilot, funciona perfeitamente. Inclusive tem recurso para fotografia com disparo automático e etc.
Sobre o eixo do motor, o ideal é usar motores com suporte de hélice preso por parafuso. No seu motor com o tempo pode surgir uma folga no eixo e a hélice se desprender junto com o adaptador.
Edson
Fokker dr3
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 6:26 pm
Localização: Lambari-MG

Mensagem por Fokker dr3 »

[quote:b5da27d07c="harpia"][quote:b5da27d07c="Moust"]Valeu harpia ;)

Realmente, muito bom o Arducopter, recomendadissimo! Em breve irei testar o recurso de waypoints. Na verdade é possível inclusive o multirotor decolar, fazer a missão e pousar sem interferencia do piloto.

Já cortou uma parte do eixo mas ainda tem uma folga. O ideal seria o prop adapter encostar na parte superior do motor?[/quote:b5da27d07c]

Eu já fiz voos com waypoints usando Ardupilot, funciona perfeitamente. Inclusive tem recurso para fotografia com disparo automático e etc.
Sobre o eixo do motor, o ideal é usar motores com suporte de hélice preso por parafuso. No seu motor com o tempo pode surgir uma folga no eixo e a hélice se desprender junto com o adaptador.[/quote:b5da27d07c]
Irei compra ruma para teste pois quero testar algumas placas,Qual frame seria melhor uma Quad ou um octo? em questao a estabilidade etc pois gostaria de usar uma DJI em um quad para fotografia..
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Valeu pelos elogios rasec! ;)

harpia, legal saber isso =) Concordo, tenho muito medo de um prop adapter desse sair voando hhauha. Meus proximos motores terão o suporte preso por parafuso. Felizmente no caso disso acontecer em voo ainda seria possivel pousar. A proposito, irei testar a redundancia do octo com menos 1, 2, 3, 4 motores para ver o que acontece

fokker, não entendi muito bem a pergunta, mas octo em geral são mais estáveis que quads.
waltaopqd1
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Fev 25, 2011 9:22 pm
Localização: Boituva SP

Mensagem por waltaopqd1 »

Olá, testou o RTH ? É mais rápido que o DJI , tipo volta e pousa mais rápido ? Obrigado
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Sim, no MegaPirate o RTH (Return to Home) se chama RTL (Return to Launch) mas é a mesma coisa.

Não sei se é mais rápido que DJI mas tenho quase certeza que é possivel definir a velocidade de retorno. De qualquer modo, já está bem rápido. Se assistir o video vai ver que eu tenho que voltar correndo para acompanhar o octo hhauhauha
Fokker dr3
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 6:26 pm
Localização: Lambari-MG

Mensagem por Fokker dr3 »

[quote:7d554dab34="Moust"]Valeu pelos elogios rasec! ;)

harpia, legal saber isso =) Concordo, tenho muito medo de um prop adapter desse sair voando hhauha. Meus proximos motores terão o suporte preso por parafuso. Felizmente no caso disso acontecer em voo ainda seria possivel pousar. A proposito, irei testar a redundancia do octo com menos 1, 2, 3, 4 motores para ver o que acontece

fokker, não entendi muito bem a pergunta, mas octo em geral são mais estáveis que quads.[/quote:7d554dab34]
Obrigado Moust minha duvida é a seguinte tenho um quadcoptero com TMF e irei colocar fpv etc..quero migrar para controladora DJI com gps etc para teste só que apareceu alguns clientes sempre me perguntando se tenho um equipamento para dslr..aí irei adquirir outro frame s'oque minha duvida ficou entre quad,hexa ou octo sendo que já descartei o quad pela estabilizaçao e em caso de pane em motor..bom estou para pegar um octo pelo menos é o que eu mais vejo para filmagens etc!
Responder