Projeto - MultiRotor FPV com Marcador de Paintball

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
GustavoSMQ
membro
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Jul 27, 2011 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Projeto - MultiRotor FPV com Marcador de Paintball

Mensagem por GustavoSMQ »

Gente, seguinte.

Sou jogador de paintball real action (simulação de combate militar) e helimodelista.
Planejei montar um multirotor para fotos e FPV, mas acabei imaginando como seria estar dentro do jogo sem estar.

Vou montar um multirotor (hexa ou octa) e colocar um sistema de FPV básico.
Nunca montei nenhum multi rotor, só ando lendo por aqui e de verdade, não quero declinar deste projeto.

O peso adicional do sistema de disparo (marcador + cilindro de gás + bolinhas) é de aprox 1.5kg. Podendo ser reduzido.

Minha duvida para vocês é a seguinte, hexa ou octa?
Qual controladora me supre nisso?

Vou controlar sem óculos, vai ser maleta com tela mesmo. Minha ação precisa ser vista pelo ranger (juiz) do jogo. Fora que a galera vai pirar nisso haha

No mais, é isso.Preciso ler bastante ainda sobre frame, motor, esc, baterias e tudo mais.

PS: Tenho uma viagem de turismo para NYC, ficarei 1 semana na ilha em novembro e pretendo comprar algumas coisas por lá (sistema de FPV e controladora, acredito eu)
1* - One Ass to Risk
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

Não acredito que seria uma operação muito segura, pois em campo você inevitavelmente terá de voar por sobre pessoas e isso é algo muito arriscado.
Ou então precisaria voar em um espaço restrito, o que acabaria limitando bastante suas possibilidades de jogo com o multirotor e o tornaria um alvo fácil.

Além disso, um disparo que acerte um multirotor pode (e vai) derrubá-lo.
Você está disposto a arcar com o prejuíso a cada jogo?
GustavoSMQ
membro
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Jul 27, 2011 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por GustavoSMQ »

MKazan,

Nesta modalidade de jogo, não voaria tão próximo aos jogadores. Usaria o multirotor para algumas tarefas como rastrear e atingir alvos fixos.
Também presamos pela segurança em primeiro lugar.

Quanto a atingir o modelo, estarei disposto a arcar com isto sim, porém, como serei mais um player, penso que podemos estabelecer uma regra de conduta no jogo para que o jogador apenas aponte o marcador em direção à camera instalada no multirotor. Fazendo isso, ele me elimina. O Ranger que esta acompanhando na tela avalia e eu estou fora do jogo, retornando em segurança com o modelo para a zona de segurança e aguardando inicio do novo jogo.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

Multirotores, como qualquer outro tipo de modelo, devem ser operados a uma distância segura de pessoas e propriedades. Acidentes podem se tornar bem feios.
Em um campo de paintball, sempre existe a chance de mal funcionamento devido ao impacto de uma bolinha.
Mesmo estabelecendo uma regra de proibição de disparo contra o multirotor, disparos acidentais e bolinhas perdidas são sempre uma possibilidade. E o impacto pode e vai causar mal funcionamento causando descontrole e queda.

Tecnicamente é possível realizar o que você deseja, talvez você tenha de diminuir esse payload de 1,5kg , mas é possível.
As questões são muito mais sobre responsabilidade de operação e financiamento.
GustavoSMQ
membro
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Jul 27, 2011 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por GustavoSMQ »

Então MKazan,

A operação seria mais para disparo em alvos fixos, como eu disse.

Pense numa situação onde eu preciso verificar se a área onde a bomba está, é livre de armadilhas.
Entro com o modelo, verifico o perímetro, abato alvos fixos nao vivos e aí então, dou o OK pelo rádio para a equipe entrar no local e resgatar o artefato, desarmar a bomba ou seja lá o que tiver que fazer lá.

Não entendi a parte da questão do financiamento..
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

vai ser caro pra caramba, e uma bolinha que te acerte pode fazer você perder todo o investimento.
fora isso, blz.
adilsonfol
membro
Mensagens: 229
Registrado em: Seg Set 28, 2009 9:40 am
Localização: jundiai

Mensagem por adilsonfol »

1,5 apenas que marcador vai usar? e como vai disparar a marcadora é eletronica com gatilho leve?

Pratico paint cenario tbm, vou as vezes na "fabrica" do Ale vc deve conhecer.
GustavoSMQ
membro
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Jul 27, 2011 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por GustavoSMQ »

Adilson, a intenção é colocar o sistema de alguma RAM por usar bolinhas .43, o que vai diminuir o peso final, se comparado com as .68.

Considero ainda a opção de colocar o sistema de disparo da TM7, por ser eletronico e eu poder trabalhar com solenóides.

qual fábrica do ale? a do gagliani? em perus?
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

Gustavo,

Vai depender de valor disponivel e habilidade do piloto hehehe

Se pilotar bem tem uma versão low budget. Hexa com a HK KK2 com motores 1000kv + esc 20A c/ 2 baterias 3S em paralelo no frame 600~650.

Se for alguem mais noob e/ou possa gastar mais. Um hexa com a Multiwii ou Naza Lite (está para lançar, inclusive em pre-order em alguns lugares) motores 1200kv c/ 2 baterias 4s em paralelo no frame maior.

Como não vai ser FPV, colocar um laser pointer no marcador pra ter noção da direção para atirar.
Avatar do usuário
marksr
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 9:05 pm
Localização: Sertãozinho - SP

Mensagem por marksr »

GustavoSMQ, sera que vc não precisa de um desses do vídeo?

[yt]SNPJMk2fgJU[/yt]


só brincando =D
Responder