Novo projeto de quad para fpv

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Novo projeto de quad para fpv

Mensagem por coelho72 »

Olá!
Ontem montei um novo protótipo de quad. Dessa vez o objetivo é voar em FPV.
Inicialmente montei com hélices 8x4SF, mas o bicho se mostrou meio arisco. Troquei as mesmas por umas 10x4.7SF e melhorou.
O engraçado é que eu achava que hélices menores, pela maior rotação, deixariam o quad mais estável.

Motores: turnigy D2822/17 1100KV
ESC: Turnigy multi star 15A
Controladora: KK da Hobbyking com firmware 4.7 para X


[img:bf4423e99f]http://2.bp.blogspot.com/-7e9hynzGWZI/UbyjyYl734I/AAAAAAAAAIQ/0wFNVYOah5U/s1600/DSCF6019.JPG[/img:bf4423e99f]
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

E ai, já fez um vídeo? Fiquei curioso para ver esse quad H voando! Abs
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Não, na verdade até agora só fiz FPV em aviões, ainda nunca fiz em heli nem quad, estou meio receoso...
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Gostaria que o pessoal mais experiente comentasse o que achou desse frame.

Estou meio receoso em voar FPV com ele. O que me dizem? Já estou acostumado com FPV em avião, e piloto razoavelmente heli (nada de acrobacias, mas sei fazer curvas).
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
Amadeu Jr
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Seg Mai 20, 2013 11:50 pm
Localização: Joinville, SC

Mensagem por Amadeu Jr »

Hélices menores, mais rotação, mais velocidade. Hélices maiores, menos rotação, mais torque. Acho que é isso. :)

Não sou experiente, mas vou opinar no frame.

Achei o design legal, mas o fato de ter somente 1 parafuho ligando os braços laterais com os transversais não pode permitir que o frame de uma "desengonçada" em vôo?

Se utilizou algum outro método para travar os perfis perpendicularmente, desconsidere o comentário acima.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Oi Amadeu,
Eu experimentei hélices menores (8x4SF) mas não gostei, achei que ficou mais instável. Achei que hélices menores, por girarem mais rápido, deixariam o quad mais estável, mas na prática isso não aconteceu.
Quanto ao quadro, as barras centrais são aparafusadas à caixinha de madeira com dois parafusos cada, o que impede que o quadro "desengonce".
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Gostaria, se possível, de mais dicas do pessoal mais experiente.

1) o que acharam do frame? Estou com vontade de fazer uns furos ao longo das barras de alumínio para reduzir o peso.
2) Na prática, o que acontece quando o quadro é maior (maior distância entre os motores)? Alguma diferença na estabilidade?
3) Essa semana fiz um teste inspirado no beerlift, levantei 2 latões (aproximadamente 1 kg). Foi difícil estabilizar, pois sacudia, mas força não faltou.
4) Eu já voo FPV em aviões. Mas fazer FPV em quads, como é? Estou meio receoso. Alguma dica?
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Responder