X230 com Naza - chegaram as Spironet

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

[yt]mAqGPjzAmU0[/yt]
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Hoje fui até o parque, girei o GPS alguns graus pra esquerda, fiz a calibragem e botei pra cima. Primeiro teste de rover. Antes ficava com TBE. Melhorou muito, ficou quase parado. Depois mandei pra longe e bati o RTH.

Ficou uns 5 segundos comendo mosca depois subiu, subiu, subiu, virou pro lado e veio que veio dando cavalo de pau no ar. Daí parou em cima de mim e veio descendo, descia uns 2 metros e estabilizava, mais 2 metros e estabilizava, e assim veio e pousou a 50 cm da chapa de compensado de onde tinha decolado.

Depois, feliz, fui voar de novo e duas hélices simplesmente se partiram no ar e ele veio pro chão. Aí acabou minha brincadeira e tive que vir pra casa trocar elas.

Alguém sabe se tem onde comprar hélice 5x3 tripá ou 6x3 bipá em um material melhorzinho tipo fibra de carbono ou então um nylon mais reforçado?
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Vejam se me ajudam.

os motores não esquentam.
os esc's de 12A não esquentam muito

Aí as Flightmax 2200 de 25C estufam
as Nanotech 2200 de 35C esquentam bagarai

Como pode isso? Se tá dentro do aceitável pelos ESC's estaria puxando no máximo uns 30A ou 40A. 2200 x 25 daria 55A...
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Rafael,

Baterias normalmente "estufam" em 2 situações:

1) Algo que esta "prendendo o conjunto", mesmo que de leve.
Se fosse algo que não esta "girando solto" o motor em questão ia esquentar, quando disputava paulista de auto 1:10 perdi varias packs de baterias por eixo torto depois de batida ETC..etc.., não creio que seja isso, pois nada esquenta.

2) "abusar" do tempo de uso da bateria
Normalmente quando chega em 20% de capacidade ela ainda aguenta o peso do modelo, porem começa a esquentar, se não parar, estufa mesmo, creio que pode ser nessa linha o problema, se levar todo voo até o "osso" vai estufar.

Abs
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Oi Robertb, obrigado pelas respostas.

Então, como falaste, se não estivesse girando solto, pois nem motor e nem ESC's esquentam mais que o normal.

Também não acho que seja o segundo caso pois devido a esse problema tenho voado cada bateria em 2 etapas, para dar tempo de esfriar, e no fim do primeiro vôo a bateria já está quente.

Tá difícil de entender isso. :/
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Muito estranho mesmo, cheguei no meu limite..... :)

Talvez algum ESC defeituoso, pois quando é motor é físico (Esquenta) é fácil de detectar, mas realmente não tenho ideia. :(

Abs
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Fiz uma série de reduções de peso, acho que tirei uns 50g. A autonomia aumentou pra 9min, ou seja, reduziu bastante o esforço do conjunto, mas a bateria segue esquentando bastante.

Se eu to conseguindo 9min com uma bateria de 2200mAH significa que ele consumindo em torno de 14A, não é isso?
Alex Eyelles
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Qua Mai 23, 2012 3:13 am
Localização: conchal- SP

Mensagem por Alex Eyelles »

qual o gasto pra monta uma configuraçao destas ai por baixo? to vendendo um motor del 30 pra paga umas contas e monta um destes ate o final do ano
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Aqui uns 1700 reais. Lá fora uns 400 dólares.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Duvidas

Mensagem por robertb »

Rafael,

vou precisar de uma ajuda do amigo, pois ainda não entendo nada de mini quad, comprei um mini já montado de uma amigo aqui do Forum, e estou fazendo uns upgrades, o setup inicial (comprei assim) é esse:

•Multiwii hybro 328P
•4 micro motores 2200KV
•4 micro escs HobbyWing 10A
•Frame de carbono
•Medidas: 150mm X 150mm X 70mm
•Motores: 2200KV
•Helicie: 92mmx3
•Baterias: 1 3S/0.95mAh

estrou fazendo as seguintes trocas:

- troquei a placa MultiWii por uma APM 2.5 - placa OK, tirei a caixinha e não ficou muito mais pesada que anterior.

- troquei o RX por um FRsky - RX OK - tirei a caixinha e ficou bem leve.

Minhas duvidas são com relação a :

a) hélices, ele esta com 92mmx3, é a mesma que a sua ? 5x3 ? desculpe a ignorância.

b) ESCs, esta com HobbyWing 10A, os que você comprou são de qual tipo ? acha que vale trocar por ESCs com Simonk ?

c) Baterias - esta com 3s de 950mah, acha que da para colocar algo com mais capacidade?


Grato pela ajuda.
Robert
Responder