Montagem de um DJI F550, dicas e sugestões são bem-vindas...

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Tiago Meurer
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Mai 14, 2012 2:33 pm
Localização: São José, SC

Mensagem por Tiago Meurer »

Alguem já usou as novas helices da DJI 10x3.8? Parece que aumentaram em 10% o rendimento!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:f51e39e204="Tiago Meurer"]Pessoal... aproveitando o ensejo deste assunto que esta me interessando muito, eu gostaria de pedir a opinião de vocês, que são mais experientes, para sugerir um motor para o meu DJI F550, entre os seguintes...
[/quote:f51e39e204]

Tiago, como eu também estou inciando nos multirotores e não conheço os outros motores que você mencionou não posso fazer comparações, quanto aos motores da DJI gostei bastante deles, são bem eficientes e bem construídos, lembrando que os motores são somente parte da equação, as hélices são fundamentais, como você já disse que vai usar hélices de boa qualidade isso já ajuda e muito.




[quote:f51e39e204="sandman_br"]Pode ficar fora do cg e vai voar maravilhosamente bem, o problema é que os motores do lado mais pesado vão trabalhar mais e serão menos eficientes, o que acarretará em tempo menor de voo. Dependendo do seu setup isso pode até fazer com que esses motores/escs queimem, se já estiverem no limite de temperatura/corrente suportadas.
[/quote:f51e39e204]


Sandman, você tocou num ponto importante: A controladora pode sim ficar fora do CG, mas o CG do multi deve estar no centro geométrico do mesmo (lembrando que existem alguns chassis assimétricos) caso contrário realmente os motores do lado mais pesado irão ficar sobre-carregados, nesse caso tem que se trabalhar a distribuição da eletrônica de forma a se equilibrar o CG corretamente.



[quote:f51e39e204="ze_mayer"]
hidden, com 4S é aconselhável o uso de hélices de 8", os motores vão rodar mais rápido e esquentar um pouco menos. mas 2,6kg já tá meio no limite desse hexa com esses motores.[/quote:f51e39e204]

Ze Mayer, estou usando as hélices de 10x45 originais DJI e na prática estou voando com 3S e 4S sem problemas, obviamente com 4S a potência dissipada é maior (maior tensão) e os motores esquentam mais, mais nada preocupante após um vôo de 8 minutos.

Pela teoria, utilizando 4S com as hélices de 8 polegadas o consumo de corrente deve diminuir um pouco o que aumentara a autonomia, mas como não tenho coragem de levantar vôo com as hélices de 8 da DJI devido ao grande número de falhas com essas hélices, vou ter que aguardar chegarem novas hélices.

Quanto ao fato do peso total em vôo de 2,6Kg estar próximo do limite, em teoria sim, mas utilizando bateria 3S os ESC praticamente não ficam nem mornos e os motores descem com cerca de 50ºC então acredito que até uns 3Kg de peso total deva ir bem, de qualquer forma ainda vou instalar o link de vídeo com o OSD e baterias de maior capacidade, então devo chegar bem próximo dos 3Kg...

Somente a título de informação, fiz um teste estático de empuxo com um dos motores DJI com a hélice 10X45 e bateria 3S, o motor atingiu 880g de empuxo consumindo 16,07A, o que em teoria indica que os seis motores conseguiriam levantar cerca de 5Kg consumindo 96A, mas isso seria no limite do limite e obviamente não traria uma condição de vôo prática.

[quote:f51e39e204="Tiago Meurer"]Alguem já usou as novas helices da DJI 10x3.8? Parece que aumentaram em 10% o rendimento![/quote:f51e39e204]


Tiago, eu encomendei um jogo para testar, agora é aguardar chegar e ver se são isso tudo, na propaganda da DJI as hélices parecem ser indestrutíveis, embora hélices não precisem e nem devem ser indestrutíveis, mas depois da fama que as hélices DJI ganharam de quebrar em vôo eles apelaram para mostrar a suposta resistência das novas hélices, obviamente as hélices não podem quebrar em vôo, mas o que importa mesmo é rendimento, assim que chegarem postarei minhas impressões.


Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Tiago Meurer
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Mai 14, 2012 2:33 pm
Localização: São José, SC

Mensagem por Tiago Meurer »

Hidden,
Obrigado pelas respostas....

Aguardo mais manifestações para poder fazer a compra dos meus motores... agradeço a que puder opinar!
Avatar do usuário
Matrix4
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sáb Out 12, 2013 7:55 pm
Localização: Piracicaba, SP

Mensagem por Matrix4 »

Pessoal, comprei na China 6 tiras de leds coloridos (12 leds cada tira) que já vieram com soquete de dois pinos (vermelho). Quero coloca-los no meu F550, alguém poderia me esclarecer como é o esquema de ligação ? eu tenho uma porta livre AUX3 no RX Spektrum AR-8000. Tb. precisaria configurar no DX8. Obrigado a todos!
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Qual fita de Led? Qual tensão de trabalho? Qual é o conector? O que pretende fazer ligando-o no receptor do rádio?
Avatar do usuário
Matrix4
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sáb Out 12, 2013 7:55 pm
Localização: Piracicaba, SP

Mensagem por Matrix4 »

Amigo, a fita é esta: http://www.banggood.com/Tatot-Night-Lights-Aeromodelling-Dedicated-LED-Lights-For-RC-Models-p-86645.html. O conector é JST. Voltagem: 7,4 a 15v e consumo de 50mah. A ligação no rádio seria mesmo para ligar e desligar durante o vôo.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Para liga-lo remotamente é necessário um remote switch, e não simplesmente liga-no no receptor.

Ele necessita de 7,4 a 15v de tensão para aliment-lo. Seu receptor não forneceria mais do que a tensão disponível no BEC, que é de 5-6v.

Se usar 3S, pode solda-lo diretamente na placa inferior, junto com o BEC e conector da bateria, sem o conector.

Se usar 4S, não vai poder usa-lo diretamente.
Avatar do usuário
Matrix4
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sáb Out 12, 2013 7:55 pm
Localização: Piracicaba, SP

Mensagem por Matrix4 »

Obrigado Abib pelas dicas. Acho que a maneira mais pratica, então, é soldar um rabicho com uma chavinha on/off na placa inferior, na saída p/ a Bat 3s-4500mah e ficar tudo no manual mesmo. A remote switch fica para depois.
rodneibraum
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 11:05 am
Localização: Santa Maria de Jetibá - Espirito Santo

Mensagem por rodneibraum »

Comprei o Kit Ontem:
Dji Naza V2, Motor 22/12 da RCTimer e ESC Multistar de 15A

O Frame e bateria ja estão a caminho
Frame F550, Bateria 3S 5000 20C
O que acham?
Mplatinni
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Jul 16, 2015 12:31 pm
Localização: Amaraji

Re: Montagem de um DJI F550, dicas e sugestões são bem-vindas...

Mensagem por Mplatinni »

Será que os senhores poderia me passar algumas informações, não sei se posso falar nesse tópico se não peço desculpas.
Estou usando os motores Emax MT2216 de 810kv com escs da Rctimer de 30A placa APM sistema de fpv, gimbal e telemetria o peso final desse setup ficou com 2,6kg vocês acham que esses motores vão dá conta?
Responder