Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

olá robertb
então,
o motor é 800 kv, a helice eu não lembro o passo, mas é tamanho 12 APC.
O ESC é o x-70 da hacker.
a bateria eu uso duas de 4s 4000mah em paralelo.
hoje tiro umas fotos e posto.
obrigado
viva o rei sol >P
bsgiovanini
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 18, 2014 11:43 pm
Localização: Rio De Janeiro

Mensagem por bsgiovanini »

Boa noite pessoal!

Alguem me recomendaria uma boa marca de bateria e algum bom site que entregue por aqui?

Estou pensando numa 5000mah 3s 50C para suportar o dedalus com aproximadamente 1600g. É por aí mesmo?
czanon
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Dom Mar 16, 2014 8:47 pm
Localização: carazinho rs

quadricoptero ninja

Mensagem por czanon »

vejam soh pessoal comprei uma apm estou esperando chegar mas enquanto isso chegou uma kk 2.1 q tinha comprado em janeiro, pq a multiwii nao deu bons resultados. E me falaram q a kk era uma porcaria, com throttle no meio parace que tem barometro, incrivel nao mexi em nada dos numeros das configuracoes, demorei 2 horas ate montar e testar e voar...

vejo a agonia de voces resolverem problemas com apm (que tambem vou montar e sofrer ou nao) mas para quem esta iniciando vai essa dica. placa simples sem uso de computador e voa legal no meu caso e experiencia, melhor que a multiwii pro gps. muito interessante, tem o modo sem estabilizar que da pra voar com os sticks , muito bacana pra quem gosta d manobras e caso erre, so bater a mao no canal gear, 5 e establiza na hora, coisa simples e bem interessante para mim que sofri muito com softwares gui megapirate e tudo que eu queria era ter treino de controle, ver voar e apreciar. perdi muito tempo estudando, ou nao porque estudar colhe aprendizado.


mas e a minha dica pra quem quiser começar com drones kk 2.1 plug and play. ao custo de 30 dolares

esse video tem um voo dentro de casa, o primeiro muito estavel em um lugar de 5 metros quadrados.
[yt]F-XDir5L2x8[/yt]
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

bsgiovanini.
Bateria hoje, pelo que tenho lido no forum esta complicado o envio para o Brasil, mas tambem tem muita gente comprando e recebendo.
A ultima bateria que comprei esta aqui http://www.ebay.com/itm/E2GF-HUNGER-4000MAH-4S-40C-MAX-80C-14-8V-LIPO-BATTERY-Aircraft-NANO-TECH-AKKU-EC-/121187913504?_trksid=p2054897.l5660
nao compre, a minha esta sendo usada para peso de papel.
Tenho amigo que comprou esta que esta, esta contente. http://www.ebay.com/itm/R7B-80C-BustWinBust5200mAh-11-1V-3s-Lipo-Battery-Akku-W-Connector-RC-/121171768631?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1c36667537
Abc,
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Surgiu uma dúvida relativamente ao GPS/Compass.

Tenho duas APM sendo uma 2.5.2 e outra 2.6.

Os GPS das placas são Ublox NEO-6M e no case do GPS que veio com a APM 2.5.2 tem uma seta, indicando a "frente" do mesmo e no caso do GPS que veio com a APM 2.6 não tem.

Nas fotos anexas é possível verificar que o GPS da APM 2.5.2 está instalado seguindo o sentido de instalação da própria APM, com a devido desvio relativo à declinação magnética, no meu caso, -12, essa instalação está correta ? Devo proceder da mesma forma quando da instalação da APM 2.6 e seu respectivo GPS ?

Lembrando que até o momento não consegui acertar a configuração de meu hexa com a APM 2.5.2 com o GPS. No modo de voo stabilize e alth hold voa bem mas ao acionar o modo GPS ele fica oscilando, tipo balançando lateralmente e não trava de forma alguma.
Anexos
20140328_084226.jpg
20140328_084226.jpg (34.43 KiB) Exibido 205 vezes
20140328_084300.jpg
20140328_084300.jpg (33.02 KiB) Exibido 205 vezes
20140325_233338.jpg
20140325_233338.jpg (31.92 KiB) Exibido 205 vezes
20140325_233421.jpg
20140325_233421.jpg (21.03 KiB) Exibido 205 vezes
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1832
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Re: quadricoptero ninja

Mensagem por guto_bhz »

Ainda não estou entendendo você. Primeiro você fala que tem 5 Naza, agora está comprando a APM?

Não sei quem falou para você que a KK era uma porcaria. Pode ter sido a kk1...
A versão 2 é excelente. Tenho uma e troquei pela APM por causa do GPS.

A "agonia" que você se refere é para recursos que vão além do que a KK fornece.
Acho que vai mais da insegurança de fazer coisas erradas do que a dificuldade de realizar o procedimento, mas na prática até que é tranquilo.

Ainda tenho muita coisa para desvendar no Mission Planner, mas aos poucos eu chego lá.

Meu próximo passo é configurar o voo por waypoints.


[quote:8ad96ee9f8="czanon"]vejam soh pessoal comprei uma apm estou esperando chegar mas enquanto isso chegou uma kk 2.1 q tinha comprado em janeiro, pq a multiwii nao deu bons resultados. E me falaram q a kk era uma porcaria, com throttle no meio parace que tem barometro, incrivel nao mexi em nada dos numeros das configuracoes, demorei 2 horas ate montar e testar e voar...

vejo a agonia de voces resolverem problemas com apm (que tambem vou montar e sofrer ou nao) mas para quem esta iniciando vai essa dica. placa simples sem uso de computador e voa legal no meu caso e experiencia, melhor que a multiwii pro gps. muito interessante, tem o modo sem estabilizar que da pra voar com os sticks , muito bacana pra quem gosta d manobras e caso erre, so bater a mao no canal gear, 5 e establiza na hora, coisa simples e bem interessante para mim que sofri muito com softwares gui megapirate e tudo que eu queria era ter treino de controle, ver voar e apreciar. perdi muito tempo estudando, ou nao porque estudar colhe aprendizado.


mas e a minha dica pra quem quiser começar com drones kk 2.1 plug and play. ao custo de 30 dolares

esse video tem um voo dentro de casa, o primeiro muito estavel em um lugar de 5 metros quadrados.
F-XDir5L2x8[/quote:8ad96ee9f8]
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:8ba96cee36="bsgiovanini"][quote:8ba96cee36="bsgiovanini"][quote:8ba96cee36="Misiukas"][quote:8ba96cee36="bsgiovanini"][quote:8ba96cee36="edu.fpo"][quote:8ba96cee36="fernandogalha"]edu.fpo ,
Veja o que eu escrevi sobre modulo regulador de voltagem!
Cuidado para nao gastar duas vezes!
Abc,[/quote:8ba96cee36]

Valeu pelas dicas Fernando. Achei esse aqui.

http://www.goodluckbuy.com/-apm-2-6-set-external-compass-ublox-neo-6m-gpsapm-power-xt60.html[/quote:8ba96cee36]

Boa noite pessoal! Estou entrando agora no meio e estou vendo tudo que vocês estão postando e estou inclinado a montar um Dedalus/APM 2.6
Andei pesquisando sobre Power Module e achei esse aqui no hobbyking:

https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__43766__HKPilot_Power_Module_with_XT60_Connectors_and_6_Pin_150mm_Cable.html

Gostaria de confirmar se serve na APM 2.6

Alguem me ajuda?

Muito obrigado![/quote:8ba96cee36]

Serve sim e você vai precisar além dele um ubec para energizar o servo do guimbal se me permite recomendo este
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__3735__HXT_UBEC_5_6v_output_5_5_23v_Input.html

Abs[/quote:8ba96cee36]

[vm]

Obrigado Misiukas

Em relação ao Power distributor

esse seria interessante (link)?

https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__23140__Hobby_King_Quadcopter_Power_Distribution_Board.html
[/vm][/quote:8ba96cee36]


Pessoal, a respeito dessa placa distribuidora citada aqui em cima, no anúncio do hk diz que o output máximo eh 4x20A para os ESCs.

O fernando, em seu tutorial, recomenda ESCs por volta de 40A para o motores de 750kva.

Misiukas, você disse que usa ela. Seus ESCs são de quantos amperes? Alguém já usou ESCs com mais de 20A e essa placa?

Se não for possível utilizar, alguém me recomenda uma placa distribuidora que suporte a faixa de 40A?

Obrigado!

Abraço[/quote:8ba96cee36]

Já vi em placas pistas simplesmente a explodir por ter corrente a mais. Atenção a isso. Quando se desenha placas de circuito impresso para correntes consideráveis deve-se ter atenção a largura das pistas de cobre como também a sua espessura, tem aqui alguma informação http://elektron.no.sapo.pt/circuitos%20impressos2.htm , http://www.joezgarage.com/PCB%20Trace%20Width%20Calculator.htm.

O que pode fazer a acrescentar espessura a sua pista de cobre. Espelhe um pouco de solda de forma a aumentar a espessura 1mm já irá ser mais que suficiente.
A Leoni
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Qui Mar 21, 2013 9:03 pm
Localização: Mogi, SP

Mensagem por A Leoni »

[quote:53a2ed86b9="Riven"]Surgiu uma dúvida relativamente ao GPS/Compass.

Tenho duas APM sendo uma 2.5.2 e outra 2.6.

Os GPS das placas são Ublox NEO-6M e no case do GPS que veio com a APM 2.5.2 tem uma seta, indicando a "frente" do mesmo e no caso do GPS que veio com a APM 2.6 não tem.

Nas fotos anexas é possível verificar que o GPS da APM 2.5.2 está instalado seguindo o sentido de instalação da própria APM, com a devido desvio relativo à declinação magnética, no meu caso, -12, essa instalação está correta ? Devo proceder da mesma forma quando da instalação da APM 2.6 e seu respectivo GPS ?

Lembrando que até o momento não consegui acertar a configuração de meu hexa com a APM 2.5.2 com o GPS. No modo de voo stabilize e alth hold voa bem mas ao acionar o modo GPS ele fica oscilando, tipo balançando lateralmente e não trava de forma alguma.[/quote:53a2ed86b9]

Riven,

Nas fotos não tem como ver, mas o correto é que o GPS da 2.5.2 não tenha posição de montagem, já o GPS da 2.6, se tiver o compass na mesma placa(tem como saber se tem pois nesse caso saem dois grupos de fios com dois conectores), tem sim posição de montagem e a seta tem que ficar na mesma direção da que tem na APM.
Agora, olhando no Mission Planner, como estão as informações de quantidade de satélites do GPS (Sat Count) e o GPS HDOP? O meu quad fica com Sat Count entre 9 e 11 e o HDOP próximo de 1,7 e ele fica muito estável, mesmo com vento. Voce já fez o auto tune??

Leoni.
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Leoni não consigo mais publicar imagens no imageshack, ao que me parece o serviço agora é pago.

De qualquer forma, na terceira foto estão os dois GPS lado à lado, o da esquerda é o que veio com a APM 2.6 e seu case não possui marcação por seta, já o da direita, também presente na quarta foto, é o GPS que veio com a APM 2.5.2 e em seu case há a marcação por seta e esta está posicionada para à frente do multirotor, no meu caso um hexa em X.

Minha dúvida é se realmente preciso fazer igual ao GPS da DJI, por exemplo, que tem que ser instalado com a seta para frente obedecendo a questão da declinação magnética.

Não lembro agora os valores de Sat Count e nem de HDOP mas mas a contagem de satélites é boa, mesmo dentro de casa e o HDOP é baixo e sim, realizei o auto tune satisfatoriamente.

Acontece que não consigo travar meu hexa no GPS, ao acionar a chave ele começa a "dançar" em voo, oscilando na vertical em direção aos motores dos braços laterais.

Já fiz e refiz todo o procedimento de conexão e ajustes, inclusive do GPS e do acelerômetro e nada. Meu hexa é um clone do F550 com braços alongados da RCTimer com motores de baixo kv (360) e hélices de carbono grandes (15').

Tenho outro multi com essa configuração, mas é um quad em X. Está com a NAZA V1 sem GPS e em atti fica muito estável.
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:c84ba57da4="Riven"]Leoni não consigo mais publicar imagens no imageshack, ao que me parece o serviço agora é pago.

De qualquer forma, na terceira foto estão os dois GPS lado à lado, o da esquerda é o que veio com a APM 2.6 e seu case não possui marcação por seta, já o da direita, também presente na quarta foto, é o GPS que veio com a APM 2.5.2 e em seu case há a marcação por seta e esta está posicionada para à frente do multirotor, no meu caso um hexa em X.

Minha dúvida é se realmente preciso fazer igual ao GPS da DJI, por exemplo, que tem que ser instalado com a seta para frente obedecendo a questão da declinação magnética.

Não lembro agora os valores de Sat Count e nem de HDOP mas mas a contagem de satélites é boa, mesmo dentro de casa e o HDOP é baixo e sim, realizei o auto tune satisfatoriamente.

Acontece que não consigo travar meu hexa no GPS, ao acionar a chave ele começa a "dançar" em voo, oscilando na vertical em direção aos motores dos braços laterais.

Já fiz e refiz todo o procedimento de conexão e ajustes, inclusive do GPS e do acelerômetro e nada. Meu hexa é um clone do F550 com braços alongados da RCTimer com motores de baixo kv (360) e hélices de carbono grandes (15').

Tenho outro multi com essa configuração, mas é um quad em X. Está com a NAZA V1 sem GPS e em atti fica muito estável.[/quote:c84ba57da4]

Na APM nao necessita disso,é so colocar o gps com a seta direcionada a frente do frame,quanto a nao ficar travado talvez seja isso,a direção do gps é a frente do frame,se esta errado refaça todas as calibraçoes na posição correta,e posteriormente o autotune para ajuste fino
Responder