Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:e9b828c152="Felipioliveira"]

Recentemente montei um quad parecido com o teu, só que com braços alongados da rct, tinha caracteristicas semelhantes a sua colocava em alt holt e o quad ia subindo lentamente até uns 10 metros e ai parava,resolvi protegendo melhor o barometro tanto de luz como de vento,coloquei uma fita dupla fazendo um retangulo em volta do barometro e protegendo em cima com um quadradinho de algodao,pintei de preto por dentro do case,só assim parou o problema outra coisa tambem que tive que ''achar'' aonde era o meio do meu stick em althold o meu fica travado em 40%

Vi seu quad parabens ta muito bonito!

boa sorte[/quote:e9b828c152]

Coloquei uma esponja negra e espeça por cima do barametro, será que necessita de mais?

A máquina ainda não está acabada. Recebi os ultimos motores na quinta feira passada e na sexta de manhã vim para a holanda (onde estou agora) tive de trazer ferro de soldar e uma data de coisas. só irei acabalo quando regressar.


Obrigado
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:b2224e9822="Felipioliveira"][quote:b2224e9822="njgomes"]Estava a tentar calibrar automáticamente e a máquina saiu desparado direito a uma árvore. A unica conseqência foi ter de trepar uns 4metros da árvore para lá ir buscar...

Dará para perceber o que aconteceu? A APM está sempre a gravar log's dará para ver por ai? Por estar sempre a gravar não estarei a perder processamento?

obrigado[/quote:b2224e9822]

um erro que cometi logo que comprei a apm,foi tentar decolar com o loiter ligado,pensa em um quad que subiu uns 200 metros kkkkkk ai que começou a burrice bati em rth, mais como tava muito alto nao tive noçao se tinha entrado o modo rth,desliguei o radio para entrar em failsafe,graças a deus deu certo,só fui descobrir visualisando o log

calibração automatica que voce fala é o autotune? fez o procedimento correto subiu a uma altura segura ativou o altholt e ai sim começou o autotune?[/quote:b2224e9822]

Sim correto fiz isso tudo (julgo eu), subi em stabilize até uns 5 metros, depois activei o Alt hold (ai ele começa a subir ou a descer ligueiramente) e por fim activei o Autotune. Istá correcto certo?

ATENÇÂO: o local onde fiz isso não foi o mesmo da filmagem. Tinha muito espaço (um espaço de 40metros por 100 talvéz)

Obrigado
rubensfrai
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 10:35 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por rubensfrai »

Muito estranho esse comportamento.... a minha APM sequer precisei fazer autotune, com os PIDs originais já ficou bom, depois só afinei um pouco e ficou show.
Outra coisa.... esses frames com braços plásticos são muito suscetíveis às vibrações das hélices, fazendo uma torção nos braços o que aumenta ainda mais a instabilidade. Eu não utilizo mais esse tipo de frame por essa inconveniência.
Minha recomendação é sempre braços de fibra carbono ou, pelo menos, de alumínio.
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:14cba33e12="rubensfrai"]Muito estranho esse comportamento.... a minha APM sequer precisei fazer autotune, com os PIDs originais já ficou bom, depois só afinei um pouco e ficou show.
Outra coisa.... esses frames com braços plásticos são muito suscetíveis às vibrações das hélices, fazendo uma torção nos braços o que aumenta ainda mais a instabilidade. Eu não utilizo mais esse tipo de frame por essa inconveniência.
Minha recomendação é sempre braços de fibra carbono ou, pelo menos, de alumínio.[/quote:14cba33e12]

Os seus PID estão parecidos com os meus?

com motores sunysky e helise calibrada isso deveria atenuar não?

uma coisa que também noto e que assim que armo os motores começão a trabalhar, mesmo com o trotlle a zero.
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

[quote:fc675b3220="srocupado"][quote:fc675b3220="fernandogalha"]Riven
Que versao do Mission Planner vc esta usando?
Nao sei se isso so acontece nesta ultima que saiu 1.2.99 (usando a 2.6)
Mas aparece uma mensagem escrita na tela do horizonte artificial " PreArm . Chek mag field", quando o GPS pega os satelites o aviso some.
Tambem se o GPS nao pegar legal os satelites fica aparecendo uma mensagem :BAd GPS Health"
No caso da 2.5.2, nao sei se as informacoes apareceriam da mesma forma![/quote:fc675b3220]

" PreArm . Chek mag field" é falta de compassmot.

Gps não precisa ficar em pedestal, quem precisa é o magnetômetro. Se alguém estiver usando os 2 embarcados na mesma solução (GPS + Mag), aí sim há a necessidade do pedestal.

Quem está usando compassmot oriente-se pelos seguintes valores:

a) Até 60% = Interferência no limite. Ainda é possível ter Loiter travado, mas não será sempre.
b) Abaixo de 30% = Interferência baixa, Loiter travado.

Atenção para a posição do power module, ele gera uma interferência forte, se possível coloque-o o mais longe possível da APM.[/quote:fc675b3220]

Realmente eh interferencia.
Obrigado pelas informacoes!
Coloquei o conjunto GPS/Compass em varios locais e so sobre a APM esta contecendo o problema (estao muito proximos). O interessante eh que isso nao esta acontecendo com a 2.5.2. Acredito que a sensibilidade das placas sejam diferentes.
Mostra separadamente, se o GPS e o Compass estam funcionando corretamente.
A 2.6 o GPS eh mais preciso na posicao global.
Abc,
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:c442c88a60="czanon"]tente resetar, teste com outros motores, calibre escs individualmente elimine todas as chances de ser a placa. vamos aguardar o resultado boa sorte[/quote:c442c88a60]
como se reseta a placa? Ainda hoje a programei de novo.

motores só daqui a 2 semanas quando chegar a casa... :(

os esc, sim vou fazer isso...
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:3b7ef3b573="czanon"][quote:3b7ef3b573="njgomes"]O filme de um dos primeiros voos para verem como está instavel. Desculpem pois tinha a camara presa na boca.

[yt]VHt1N4zaglM[/yt]

Estes PID não estão muito altos?

[url=http://postimg.org/image/exjqdviuh/][img:3b7ef3b573]http://s28.postimg.org/exjqdviuh/PID_apm.jpg[/img:3b7ef3b573][/url][/quote:3b7ef3b573]

esta torto o frame ou helices[/quote:3b7ef3b573]

Caramba cara nunca vi isso!

o sentido de rotação esta correto?
acredito que o erro esta mais na montagem doq na apm
nunca vi um mult nesta situação
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:cad260d569="Felipioliveira"][quote:cad260d569="czanon"]


esta torto o frame ou helices[/quote:cad260d569]

Caramba cara nunca vi isso!

o sentido de rotação esta correto?
acredito que o erro esta mais na montagem doq na apm
nunca vi um mult nesta situação[/quote:cad260d569]

Segui esta configuração, http://copter.ardupilot.com/wiki/motor-setup/ do x copter. Está tudo confirmado.

Começo a suspeitar dos esc, programeios com o software do simonk e na altura não deu nenhum erro... será que é disso?
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

Estou agora a reparar nesta página http://copter.ardupilot.com/wiki/motor-setup/ , eles fazem atenção a ligação esc-motor, eu não tinha as ligações "iguais" entre motores (agora tenho), será que era isso? Só poço testar amanhã.
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:552340814f="njgomes"][quote:552340814f="Felipioliveira"][quote:552340814f="czanon"]


esta torto o frame ou helices[/quote:552340814f]

Caramba cara nunca vi isso!

o sentido de rotação esta correto?
acredito que o erro esta mais na montagem doq na apm
nunca vi um mult nesta situação[/quote:552340814f]

Segui esta configuração, http://copter.ardupilot.com/wiki/motor-setup/ do x copter. Está tudo confirmado.

Começo a suspeitar dos esc, programeios com o software do simonk e na altura não deu nenhum erro... será que é disso?[/quote:552340814f]

é cara tente solucionar isso primeiro,nem tente fazer o autotune nesta situaçao,tente ir eliminando erros em esc,motor para ai sim partir para as config na apm,tentei encontar seu topico da montagem,mais nao encontrei voce apagou
Responder