Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

[quote:b8cf067ff2="rubensfrai"]Olá turma
Montei um com APM 2.6 e frame totalmente dobrável parecido com esse: http://pt.aliexpress.com/item/Glass-Fiber-Foldable-Alien-Locust-Four-axis-Multicopter-Frame-Kit-Gopro-3-Aerial-Photography-Compatible/1816883999.html

Me surpreendeu a estabilidade da APM 2.6 com GPS 6M.... AltHold e Loiter perfeitos.
O que mais chamou a atenção foi o tempo de voo em loiter.... 22 minutos até soar alarme de bateria. Estou com motores Sunnysky 980kV, hélices 10x4.5 carbono e bateria 4s 5200mAh (sem: FPV,gimbal e trem de pouso).[/quote:b8cf067ff2]

Rubens,
Uauuuuuuuu, 22 minutos eh tempo pra caramba!
Qual eh o peso completo do modelo?
Que altura vc tava?
Abc,
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Guto,
Seu video esta muito estavel, bacana mesmo.
Parebens pelo aniversario do filhao!
Eu ainda nao consegui me entender com o meu gimbal, tanto que tirei ele e so estou usando o com servo.
Abc,
thiago_thomann
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Mar 23, 2014 9:31 pm
Localização: Limeira - SP

Mensagem por thiago_thomann »

Galera, pode até não ser o lugar indicado para a questão, mas vou pegar carona no tópico:
O APM têm cofiguração para helicópteros tb? Penso em usá-lo como estabilizador de vôo etc..!
Perguntei lá na área de helis dias atrás e ninguém soube me informar...
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1832
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

[quote:305b59d44c="thiago_thomann"]Galera, pode até não ser o lugar indicado para a questão, mas vou pegar carona no tópico:
O APM têm cofiguração para helicópteros tb? Penso em usá-lo como estabilizador de vôo etc..!
Perguntei lá na área de helis dias atrás e ninguém soube me informar...[/quote:305b59d44c]

Nunca usei, mas no site informa que sim. http://copter.ardupilot.com
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
rubensfrai
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 10:35 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por rubensfrai »

[quote:045f10462b="fernandogalha"][quote:045f10462b="rubensfrai"]Olá turma
Montei um com APM 2.6 e frame totalmente dobrável parecido com esse: http://pt.aliexpress.com/item/Glass-Fiber-Foldable-Alien-Locust-Four-axis-Multicopter-Frame-Kit-Gopro-3-Aerial-Photography-Compatible/1816883999.html

Me surpreendeu a estabilidade da APM 2.6 com GPS 6M.... AltHold e Loiter perfeitos.
O que mais chamou a atenção foi o tempo de voo em loiter.... 22 minutos até soar alarme de bateria. Estou com motores Sunnysky 980kV, hélices 10x4.5 carbono e bateria 4s 5200mAh (sem: FPV,gimbal e trem de pouso).[/quote:045f10462b]

Rubens,
Uauuuuuuuu, 22 minutos eh tempo pra caramba!
Qual eh o peso completo do modelo?
Que altura vc tava?
Abc,[/quote:045f10462b]


Fernando....
Não cheguei a pesá-lo, mas ficou muito leve. Se comparado com outro x550 com braços em alumínio que tenho, dá a impressão de ser a metade do peso. Eu estava em Loiter a uns 5 metros de altura.... incrível a estabilidade de altura (não alterava quase nada... imperceptível aos meus olhos) e de posição (mesmo nublado deslocava só uns 20 a 30 cm de vez em quando).

Estou super curioso para colocar gimbal e TX vídeo e ver tempo de voo com esse peso extra. Se der uns 15 minutos é show! O meu x550 só dá 8 minutos.
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

[quote:f68421752c="thiago_thomann"]Galera, pode até não ser o lugar indicado para a questão, mas vou pegar carona no tópico:
O APM têm cofiguração para helicópteros tb? Penso em usá-lo como estabilizador de vôo etc..!
Perguntei lá na área de helis dias atrás e ninguém soube me informar...[/quote:f68421752c]

Em aviao eu ja vi alguns. Eh bem legal, estou com outra placa para colocar no meu modelo de FPV.
Helicoptero, grande pergunta! Eh possivel, mas nao sei como fazer, mas acredito que nao seja muito complicado. Eu ja tive varios helis, voava com outro estabilizador, na epoca a APM nao era conhecida.
Abc,
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

rubensfrai,
Bacana mesmo!
O meu TX/RX e camera para FPV 5.8 chegaram, ja testei em casa, muito 10, agora vou colocar no quadra.
Abc,
Anderson Poa
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Mai 14, 2014 1:14 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por Anderson Poa »

[quote:591bbbb0c1="fernandogalha"][quote:591bbbb0c1="Anderson Poa"][quote:591bbbb0c1="rmedeiros"][quote:591bbbb0c1="guto_bhz"][quote:591bbbb0c1="Anderson Poa"]Opa, aguardo ansioso... rsrs

abraço[/quote:591bbbb0c1]
Anderson, eu calibrei a bússola do meu quad desprendendo a mesma do frame.
Presa ao frame não conseguia calibrar direito.
Não sei se fiz certo, mas está funcionando. :D

Esse final de semana eu instalei a ultima versão da APM.
Configurei o modo híbrido, mas não vi diferença do modo o loiter.

Abraços![/quote:591bbbb0c1]

Guto

Sim Fernando, uso o conjunto gps/compass, mas nao conectei o cabo do compass, uso o interno da APM mesmo.

modo hibrido no meu so funcionou na versao 3.1.2

faca um teste, mude o modo de voo e no MP veja se muda para hibrido.

Na versao 3.1.5 quando mudava para hibrido ele pegava o ultimo modo de voo;

sobre a bussola ter configurado fora tem algo errado. Deve ta sofrendo algum tipo de interferencia.

como vc posicionou a bussola no modelo? o seu é aquela que vem com GPs ou externa?[/quote:591bbbb0c1]


Bem, minha placa é a APM2.5.2 com bussola na placa, tambem possuo a CN06 placa de GPS com Compass.
A principio tentei utilizar a bussola externa, rompendo a trilha da bussula interna da APM 2.5.2, não tive sucesso, então dei um pingo de solda na ranhura que tinha feito e a bussula interna voltou a funcionar..

Analisando melhor minha placa CN06 Plus, notei que o conector da bussola foi soldado errado, nunca ia funcionar pois estava colocando o cabo invertido, fiquei com preguiça de remove-lo e soldar corretamente.

A bussola interna funcionava bem, ao conectar no MP sempre apontava corretamente, não sei se foi devido as minhas violentas lenhas que a bussola piorou, agora voo somente em stabilize e althold, mas não vou desistir, logo conseguirei calibrar essa danada.[/quote:591bbbb0c1]

Anderson,
Nao sei se eu entendi bem!
Vc esta voando com o conjunto GPS/Compass ?
Abc,[/quote:591bbbb0c1]
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Anderson,

Nao veio resposta !!!!!!!!!!!
Anderson Poa
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Mai 14, 2014 1:14 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por Anderson Poa »

[quote:204819fcde="fernandogalha"]Anderson,

Nao veio resposta !!!!!!!!!!![/quote:204819fcde]

Maldito tablet... rsrs

Fernando, uso o compass interno da APM, mas possuo umanplaca com gps/compass
CN06 PLUS, vendida na rctimer, mas nao consegui faze-la funcionar..
Depois de alguns dias verifiquei que o conector do compass dessa placa foi soldado invertido
Vou dessoldar e soldar corretamente para ver se funciona.

Bons voos com fpv, vc adquiriu qual tx/rx ?
Responder