Qual controladora usar?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

[quote:9d7202a94d="srocupado"][quote:9d7202a94d="sandman_br"][quote:9d7202a94d="msvalenteadm"]Apm 2.5.2 com certeza, com gps fica igual ou ate melhor que a Naza

http://www.rctimer.com/index.php?gOo=goods_details.dwt&goodsid=818&productname=

O gps vc pode pegar na hk ou na rctimer

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__31135__NEO_6M_GPS_Module.html

http://www.rctimer.com/index.php?gOo=goods_details.dwt&goodsid=1007&productname=[/quote:9d7202a94d]

nunca vi nenhum vídeo de uma apm 2.5 voando pelo menos igual à naza, quem dirá melhor. E olha que estou falando de voo, sem entrar no mérito de acabamento, qualidade do hardware, suporte, facilidade de instalação, etc.

Minha primeira impressão em relação a essas apms foi a pior possível, simplesmente não funcinava (fiz um vídeo e mandei para a hk e de pronto eles me reelbolsaram tudo o que paguei em poucos dias).

A naza é imbatível para quads, lá fora tem uma galera que faz fpv mais extremo e por isso prefere voar com a cc3d por conta da precisão e agilidade, fora isso os melhores voos fpv que você encontra na internet são executados com a boa e velha naza. Só lembrando que a cc3d não tem gps e por isso você não pode contar com rth nem position hold.

A vantagem da apm era a possibilidade de se voar por waypoints e telemetria em tempo real mas agora você pode ter isso na naza com a compra do novo datalink.

Vou comprar outra apm 2.5 (de outro fabricante) com bussula externa para tentar desfazer a má impressão que ficou da primeira tentativa.[/quote:9d7202a94d]

Engraçado, eu já acho o contrário.
Na verdade, para mim, APM só pode se comparada com uma Ace ou Wkm.
Naza para mim é uma controladora com hardware subutilizado e com funções limitadas.
Fazer filmagens com o Loiter da APM é MUITO mais fácil que com a Naza, Ace ou Wkm.
Vôo por waypoints na APM ainda possui features que a naza/wkm/ace não tem.
Sem mencionar que as features de segurança da APM para navegação/bateria/rádio/altura/raio são melhores que as da dji.
Cabe lembrar ainda que agora a APM tem função de auto tune. Poxa, em 2 min o quad/hexa/octo/v-frame ou qq outro frame fica ajustado e redondinho sem interferência do usuário, isso é MUITO prático.
Bom, dá para ficar falando e defendendo pontos de vista, mas acho que esse não é o foco. Como ex usuário de naza, recomendo a APM.[/quote:9d7202a94d]

Auto tune? todos os quads e hexas que montei voaram lindamente com a configuração default do naza, estavam prontos para fpv. Claro que voavam ainda melhor com pequenos ajustes no ganho.

Como disse, nunca vi (nem em vídeo) um único voo de apm que se iguale a naza e considerando a péssima qualidade do hardware visivelmente montados manualmente em fundo de quintal (rctimer, hk e outras tantas) não me encorajam colocar nenhum equipamento mais caro embarcado. Mas como não tenho o menor problema em rever meus conceitos, vou tentar novamente comprar uma apm e testar novamente.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

[quote:ce733be29d="robertb"]Se os amigos permitem,

o que sempre tem que ser analisado se chama : "Preço x Performance Pretendida"

O BMW AMG do meu vizinho é "muiiiiiiito melhor" que meu carro? Resposta : "talvez", mas custa quase o dobro. Estamos comparando algo de mesma base ? Resposta: Não.
(PS. considerando que não estamos sendo enganados no Preço)

Se fizermos a pergunta: o Carro dele corre mais que o meu ? Resp. "Com certeza", aqui ele ganha :)

Porem para algumas coisas o BMW dele é uma porcaria, "Buracos" por exemplo eu nem paro, passo na boa , o assoalho dele já foi trocado 2 vezes, e gastou 4000 reais por concerto..... eu quero isso ? Resp : Não.

é tudo questão de para que será usado, e quanto você esta disposto a desembolsar, Simples.

creio que uma APM custa metade de uma NAZA (talvez menos), então não estamos comparando "banana com banana".

minhas duas APMs funcionaram 100% perfeitas de primeira vez, depois que li o que tinha que ser lido, estou 100% satisfeito com o preço e com a performance.

abs[/quote:ce733be29d]

Preço não é uma boa justificativa. dependendo do que você quer fazer. A dji reajustou para baixo seus produtos.

Uma Apm da 3dr (não um clone chines montado manualmente no fundo de quintal) com gps custa 240 dólares, bem mais que uma naza lite (atualmente 169) e um pouco menos que uma naza v2 (atualmente 299).

Para filmagens usando equipamentos de vídeo mais caro, eu não confiaria em nenhuma das duas, ia logo de a2 flagship. Você teria coragem de confiar uma câmera e gimbal que juntos custam mais de 2.000 dólares a uma naza ou uma apm?
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Sadman

Outro dia(2 meses) atras eu estive vendo o preço da APM original e o valor não passava de 150 dolares, na realidade comprei a Rc timer mesmo pelo frete free.


Acredito que comparar uma coisa com a outra e complicado.

A comparação que fiz inicial foi sutil, nada no sentido de desmerecer uma ou outra.

Hoje eu preferiria ter uma Naza pois acho o voo do phanton bem legal, só não estou disposto a pagar o valor.

Outro ponto que gosto da APM é o fato de poder comprar acessórios baratos e uteis por exemplo o OSD.

O fato de precisar pesquisar muito e apanhar um bocado pra mim é legal pois e a maneira que descanso a mente após 15 horas de trabalho.


Quando fui comprar meu quadri pesquisei muito. Inicialmente iria de Phanton mais achei que ia ficar entediado. depois passei ao f450 e acabei optando por montar 1 com itens fundo de quintal rc timer.


Por sorte esta tudo perfeito ate o momento.

Questão de sorte produto chineis e principalmente de querer, saber e paciência para acertar.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Não conheço a APM, mas passei MESES brigando com uma MultiWii Pro, acho que consegui deixá-la em seu máximo, com ajuste de PID's, balanceamento de hélices e tudo mais, e isso não chega nem perto do que consegui no primeiro vôo que fiz com a NAZA Lite.

E olha que meu QUAD não é nenhum DJI, é um framezinho de carbono com metade do tamanho de um 450. Depois que eu configurar os ganhos dela direitinho acho que vai ficar melhor ainda.
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:ff16214148="Rafael Ritter"]Não conheço a APM, mas passei MESES brigando com uma MultiWii Pro, acho que consegui deixá-la em seu máximo, com ajuste de PID's, balanceamento de hélices e tudo mais, e isso não chega nem perto do que consegui no primeiro vôo que fiz com a NAZA Lite.

E olha que meu QUAD não é nenhum DJI, é um framezinho de carbono com metade do tamanho de um 450. Depois que eu configurar os ganhos dela direitinho acho que vai ficar melhor ainda.[/quote:ff16214148]

é mais multiwii nao se compara com a apm
ja voei setups parecidos com multiwii apm e naza
nas duas ultimas uma leve vantagem na estabilidade para naza,mais quando se fala em recurso a apm ganha desparado,e agora com o autotune da apm esta plug and play
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Rafael,

ai é empurrar "bêbado na ladeira". é comparar Gol 1000 (nada contra) com Golf GTI.

Fiz um "Zilhao" de testes com a MultiWii (meses de testes), não é comparável (preço e performance) com a APM por exemplo, mas me atendeu bem no inicio, com motor de 750kv e hélices um pouco maiores ficou super estável e foi rápida a configuração, já nos meus testes com hélices pequenas e motores de alto KV, precisei de semanas para acertar.

Para você ter uma ideia, peguei o mesmo quad que estava com Multiwii, e coloquei uma APM, e o que precisei regular ? absolutamente nada.

Sandman,

Eu respeito muito seu conhecimento no assunto, foi um dos únicos que me ajudou há alguns meses quando comecei no hobby, enquanto outros só me confundiam mais, e ficavam criticando, ontem encomendei uma Naza, vou testar, creio que só assim da para emitir um parecer, e vou te consultar com certeza :), visto que o amigo conhece muito o assunto.

abs
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

Sandman,

Para não poluir o tópico e eu tentar abalar um pouco sua fé na dji (piada ok ?) convido vc a fazermos alguns vôos juntos, afinal o legal do hobby tb é criar novas amizades.

Quem sabe assim eu consigo mostrar que a APM, talvez, consiga ser uma controladora ao nível de suas exigências. Se não conseguir, ao menos fica o contato.

Abraços.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

[quote:c0de153195="Felipioliveira"]
é mais multiwii nao se compara com a apm
ja voei setups parecidos com multiwii apm e naza
nas duas ultimas uma leve vantagem na estabilidade para naza,mais quando se fala em recurso a apm ganha desparado,e agora com o autotune da apm esta plug and play[/quote:c0de153195]

Entendi. Bom, como o que quero é estabilidade mesmo, para voar meu FPV bem tranquilo na espreguiçadeira, tô bem servido então, hehehe. Pena não ter tomado conhecimento dessa APM antes, teria economizado alguns trocados.
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

[quote:dabeba360c="robertb"]Rafael,

ai é empurrar "bêbado na ladeira". é comparar Gol 1000 (nada contra) com Golf GTI.

[/quote:dabeba360c]

Roberto, é isso aí. Às vezes é bom comparar 8 com 80. Ao menos já tiramos a MultiWii do páreo.

Para quem conhece é óbvio, mas para quem tá em dúvida já facilita bem a vida :)
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:8fadc0a9e7="Rafael Ritter"][quote:8fadc0a9e7="Felipioliveira"]
é mais multiwii nao se compara com a apm
ja voei setups parecidos com multiwii apm e naza
nas duas ultimas uma leve vantagem na estabilidade para naza,mais quando se fala em recurso a apm ganha desparado,e agora com o autotune da apm esta plug and play[/quote:8fadc0a9e7]

Entendi. Bom, como o que quero é estabilidade mesmo, para voar meu FPV bem tranquilo na espreguiçadeira, tô bem servido então, hehehe. Pena não ter tomado conhecimento dessa APM antes, teria economizado alguns trocados.[/quote:8fadc0a9e7]

Pois é ainda bem que conheci a APM de prima acho que foi a unica coisa que acertei de primeira por que parece que sou adepto do '' burro gasta duas vezes'' rs,estou voando fpv tambem com um frame clone da tbs,motores e braços rct e apm,ta surreal 20 minutos de voo com fpv,mais vou ter que monta outro igual pois o meu ta vendido :cry:
Responder