Dicas e experiencias com a APM 2.5

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Dicas e experiencias com a APM 2.5

Mensagem por rmedeiros »

Amigos, boa noite

Estou abrindo este topico para tentar organizar as informações sobre a placa controladora APM 2.5 ou superior.

Objetivo e simples: organizar ao máximo as informações e facilitar a vida de quem esta pensando em adquirir uma.



--------------------------------------------------------------------------------------------

Para iniciar vou falar da utilização de LEDs externos com a Placa.

Possuo o placa da RC timer versão 2.5.2, como código é o mesmo a metodologia aqui pode ser aplicada em qualquer Clone. HKpilot 2.5, rctimer, goodluckbuy, dealextreme e a original da 3DR.


A APM possui diversos LEDs na placa. Os mais importantes São status de armada ou não e trava do GPS.

Quem utiliza o Case ou mantem a placa devidamente lacrada para evitar os conhecidos problemas com luz excessiva sabe a dificuldade de saber se a placa esta armada, desarmada, se o GPS esta travado ou não. Imagina pousar o mult com Alt Hold e tentar pega-lo com a placa armada, um corte ou um bom susto vc pode levar.

Assim pesquisando outros assuntos encontrei 02 soluções para levar este STATUS para fora da placa.



Na Lateral da Placa existe diversos conectores idenficados do A0 ao A11. Os pinos A4 ao A9 são reservados para utilização de LEDs.

http://wiki.ardupilot-mega.googlecode.com/git/images/APM2/APM2_ARDUCOPTER_analog_pinout.jpg

Igual aos pinos do receptor identifica-se 03 pinos por "função", no desenho acima da para ver na sequencia o negativo, positivo e sinal.

Agora precisa-se decidir que tipo de LED utilizar

Primeira opção: LEds de alto brilho:

http://diydrones.com/profiles/blogs/adding-external-led-indicators-and-a-piezo-beeper-for-arm-and-gps

Seguindo o Link acima: Os pinos de sinal são +5.0V, logo simplesmente utiliza-se o pino negativo e o pino de sinal ligado diretamente ao Buzzer e os LEDs+resistor.

Nota-se que normalmalmente os LEDS são de 3.5v para baixo, logo precisa-se adicionar um resistor em serie com os leds. O buzzer deve ser 5v. na internet encontra-se facil como calcular os resistores para cada tipo de LED.

Estes terminais da placa não aguentam grandes correntes, em minhas pesquisas encontrei algo em torno de 50mAh logo não apelar no LED que irá ser instalado. Aquele seu farol de 1W de potencia deve ficar na gaveta.


Segunda opção: Utilizar Fita LED de 12v

Optei por utilizar esta fita por 02 motivos.
-Facil visualização
-Possibilidade de utilizar bateria extra para os leds. Como utilizo 4s para o multCoptero, a opção de utilizar os 12V do FPV me agradou. Outro ponto e "minimizar" o consumo direto na placa(esta e muito sensivel)

Após algumas conversas no forum encontrei o "esquema" utilizando o CI ULN2803 .

http://copter.ardupilot.com/wiki/nav-leds/

Este CI é utilizado para motor de passo. Tive que encomendar de São Paulo pois minha cidade foi impossivel encontrar.


A primeira plaquinha que montei queimei o CI. Quando fui procurar o motivo uma das fitas leds entrou em curto. Substitui o CI e esta tudo funcionando 100%.



No Mission Planner configurei LEd_mode para 11. Assim tenho o beep, status armado e trava do GPS.

O video abaixo mostra funcionando.

http://youtu.be/6V5FVWxWVMg

O braço que esta piscando mostra que o GPS não esta fixado. Como não testei externo acredito que quando travado vai ficar acesso como os demais.

Por enquanto é só.

Pretendo a próxima postagem falar sobre o Minium OSD
Anexos
Placa_uln2803.JPG
Placa_uln2803.JPG (30.15 KiB) Exibido 384 vezes
leds_fita.JPG
leds_fita.JPG (35.27 KiB) Exibido 384 vezes
Avatar do usuário
msvalenteadm
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 1:41 pm
Localização: Viradouro - SP

Mensagem por msvalenteadm »

Medeiros, pedi as coisas na rctimer pra montar um hexa com 5010 360kv helice 15" e lipo 6s e quero usar a apm 2.5.2, como ficaria pra colocar os leds na placa ja que vou usar mais motores ?
Vou fazer um pacote bem completo, apm 2.5 + gps + telemetria 915mhz + mininosd + dome antivibração
Tava querendo pegar a naza v2 na flyinghobby por $299,00 mas vou tentar a apm.
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 801
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por tchello silveira »

[quote:3be5089bd6="msvalenteadm"]Medeiros, pedi as coisas na rctimer pra montar um hexa com 5010 360kv helice 15" e lipo 6s e quero usar a apm 2.5.2, como ficaria pra colocar os leds na placa ja que vou usar mais motores ?
Vou fazer um pacote bem completo, apm 2.5 + gps + telemetria 915mhz + mininosd + dome antivibração
Tava querendo pegar a naza v2 na flyinghobby por $299,00 mas vou tentar a apm.[/quote:3be5089bd6]

Se tivesse lido o topico do medeiros e depois lido o topico arducopter saberia que os led não tem nada a ver com a quantidade de motores.

(Favor apagar se estiver poluindo)
()S
Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental . LF Veríssimo
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

[quote:8332ff4dca="tchello silveira"][quote:8332ff4dca="msvalenteadm"]Medeiros, pedi as coisas na rctimer pra montar um hexa com 5010 360kv helice 15" e lipo 6s e quero usar a apm 2.5.2, como ficaria pra colocar os leds na placa ja que vou usar mais motores ?
Vou fazer um pacote bem completo, apm 2.5 + gps + telemetria 915mhz + mininosd + dome antivibração
Tava querendo pegar a naza v2 na flyinghobby por $299,00 mas vou tentar a apm.[/quote:8332ff4dca]

Se tivesse lido o topico do medeiros e depois lido o topico arducopter saberia que os led não tem nada a ver com a quantidade de motores.

(Favor apagar se estiver poluindo)
()S[/quote:8332ff4dca]


Essa foi boa, apertou o botão responder antes de pensar no que leu.


Apenas uma observação. Pode-se utilizar leds em paralelo para N numero de braços, posições cores, etc.

Apenas atentar que pelo datasheet deste componente a corrente e limitada a 500mAh

Sou sincero e não tenho nem ideia de quanto consome esta fita LED por seguimento de 3 leds.
Avatar do usuário
msvalenteadm
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 1:41 pm
Localização: Viradouro - SP

Mensagem por msvalenteadm »

vlw
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Rmedeiros,

Excelente post, na minha placa não enxergo nada , muito bom mesmo, esse tipo de post faz a diferença.

tem como passar onde comprou os componentes ?

Eu tenho duvida no esquema elétrico considerando FPV (Tx de vídeo, bateria extra, OSD, Telemetria, etc..etc..), se puder incluir o esquema elétrico no próximo post fico grato.

já procurei na web um esquema completo, mas não tem, somente parciais e sem detalhes.

abs
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Robert

Moro em João Pessoa-PB. Aqui quando não tem não tem mesmo.

Em recife eu encontrei em uma loja virtual que não me recordo o nome.

Este CI e utilizado em motores de passo, logo não e qualquer eletrônica que vc acha.

Tem no mercado livre. Inclusive lá vc encontra SMD

Eu tenho um amigo que trabalha com equipamentos medico hospitalares e ele sempre compra componentes de São Paulo através de um funcionário da matriz da empresa.

Logo não tenho nem ideia onde foi comprado, só sei que foi na Santa Efigênia.

Vc vai precisar de 4 extensões de servo e do componente. Pode soldar direto no componente ou utilizar uma plaquinha perfurada que vende no mesmo lugar do componente.

abs
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Show.

muito grato, trabalho próximo da Santa Efigênia, e parabéns novamente, ficou muito bom e Util.

Aguardo os posts futuros. :)

abs
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

todas as informações que descrevo são baseadas em minhas pesquisas em forum, WIKI e algumas paginas pessoais e os testes que realizei.

Como a intenção e nortear peço que alguma informação que esteja incorreta seja mencionada que removo de bom grado.

Vou falar um pouco do Minim OSD compativel com a APM 2.5 contando minha experiencia ate o momento. Informações mais detalhadas podem ser encontradas nos links abaixo



As fontes de informação principais estão abaixo.

------------>8------------>8------------>8------------>8----------->8------------

Informações Basicas
https://code.google.com/p/arducam-osd/wiki/minimosd
https://code.google.com/p/ardupilot-mega/wiki/OSD

------------>8------------>8------------>8------------>8----------->8------------

Falando um pouco sobre:


Este osd nada mais é que uma interface em arduino para pegar as informações da placa principal e introduzir na imagem transmitida pelo transmissor de video.

Logo não podemos comparar ela sozinha com outro OSD como Cyclops, Eagle Tree entre outros.

O bom funcionamento e qualidade da informação passada depende unica e esclusivamente na placa controladora.

------------>8------------>8------------>8------------>8----------->8------------

Como configurar:

Não vou falar sobre isso pois as informações standard da placa pra mim são suficientes, logo nem tentei mecher nisso.

Precisa de um gravador para estas configurações que não acompanha a placa.

------------>8------------>8------------>8------------>8----------->8------------

Onde comprar:


Minha placa foi comprada da HK.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__36844__Minim_OSD_v1_1.html

Esta placa esta disponivel da Rc timer, na 3DR, Good Luck buy, deal extreme entre outros.

Escolhi na hobby king pois já estava comprando outros itens lá, iria assim aproveitar o frete.

A placa acompanha os cabinhos que estão na foto do link acima.

Como este hardware é open source compativel com diversas placas inclusive hoje com a Naza era de se esperar nada Plug And Play.


A primeira pergunta e onde conectar o que.

Vi alguns posts utilizando a porta UART 0 na lateral direita da placa. Para interligar la é simples. Corte os cabinhos e solde direto na placa.

Esta ideia não me agradou pois comprei o link de telemetria e já havia visto um cabinho que interligava o radio e o OSD no mesmo conector da placa. Logo quando quisesse desmontar tudo era só desplugar.

------------>8------------>8------------>8------------>8----------->8------------

Ligação OSD na APM 2.5 pela porta Telemetry:

*a ligação pela porta UART segue a mesma metodologia(Não testado)

A APM possue 4 conexões nesta porta.
GRD, RX, TX, +5.0v

Já o OSD possue 5 conexões
BLK,GRD, RX, TX, +5.0v

Na minha pesquisa encontrei apenas 01 divergencia. Alguns ligam o GRD do OSD no GRD da placa, outros ligam o BLK do OSD no GRD da placa.

Optei por utilizar o BLK do OSD no GRD da placa pois o cabinho em paralelo da 3DR(seria o original) o assim faz.

Abaixo tem o esquema de como interligar.

O conector da porta telemetry veio sobrando na APM comprada na RC timer.

O Conceito e simples. Leva-se energia(+5v) da APM para o OSD, leva-se o TX(informações) da Placa ao rX do OSD e o inverso tambem.

Nota-se que caso resolva utilizar o rádio em paralelo deve-se remover o cabo RX que vai para o OSD. Em meus testes removi e mesmo sem o rádio e o OSD funcionou. Optei por deixar lá ate chegar o rádio.

------------>8------------>8------------>8------------>8----------->8------------

Ligação OSD na camera e no transmissor de video:


São 06 pinos. 3 de entrada e 3 de saida

in: GRD, +12v, AV in(aqui encaixa a camera)
out: GRD, +12v, Av out(aqui encaixa o transmissor)

Pode-se utilizar duas extensões de servo como conector ou utilizar o conector original do transmissor e da camera.

Agora tem um pulo do gato. Quem utiliza camera 12v(Não é meu caso utilizo GOPRO com bateria interna) precisa alimenta-la com os mesmos 12v que alimentam o transmissor.

Para facilitar a vida a entrada de video e a saida possuem um pino central +12v, ou seja, interliga o 12v da camera com o 12v do transmissor.


Estes 12v que "entram" na placa alimentam um lado do OSD. O OSd possui um regulador de tensão que baixa este 12v para 5v. Nos meus testes esquentou muito chegando a desligar o OSD com uns 4 minutos ligado.

Eu já havia lido que existia uma maneira de utilizar os 5V que ja veem da APM para alimentar todo o OSD.

A modificação e simples, existe 02 pontos que devem ser interligados com solda.

O mais importante é nunca depois disso utilizar o cabo central +12v no OSD.

Pergunta, e agora como vou alimentar a camera e o transmissor com 12v. Simples, interligue os cabos de 12v fora da placa. Pode ser com solda, com uma placa, um jumper, como quiser. No meu caso o cabo original do transmissou me permitiu apenas retirar o cabo vermelho central e enrolar proximo ao mesmo.


------------>8------------>8------------>8------------>8----------->8------------


Concluindo:

No final isole o OSD para não entrar em curto. Como não tenho termo retratil deste tamanho utilizei fita crepe.

O OSD atende minhas necessidades. Ate o presente momento acredito ser um ótimo custo beneficio principalmente quando penso em Preço e compatibilidade com placas futuras.



Mais tarde edito o topico e coloco fotos.
Anexos
geral.jpg
geral.jpg (35.29 KiB) Exibido 323 vezes
det_conector_apm.jpg
det_conector_apm.jpg (16.63 KiB) Exibido 323 vezes
Alimentacao_5v.jpg
Alimentacao_5v.jpg (37.59 KiB) Exibido 323 vezes
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

Parabéns pelo tópico, com certeza vai ser muito útil e esclarecedor.

Abs
Responder