Dúvida, comprar uma placa pronta ou utilizar o arduino?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
luizzotavio
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Dez 09, 2013 10:25 pm
Localização: Ourinhos

Dúvida, comprar uma placa pronta ou utilizar o arduino?

Mensagem por luizzotavio »

Vou montar um Quadcopter mas estou com dúvida na Flight Controller, estou entre comprar uma pronta da Hobby King ou fazer a minha placa com o Arduino utilizando o código do MultiWii.

Ultilizar essa da HK:
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__19534__HobbyKing_Multi_Rotor_Control_Board_V2_1_Atmega168PA_.html

Ou Utilizar o Arduino com os seguintes sensores:
- Giroscópio
- Acelerômetro
- Barômetro
- Magnetômetro
- Ultrassônico
- E mais para frente um GPS

O que vocês me indicam?
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Luiz,
Esta placa da HK é só estabilizadora, ou seja, ela só evita movimentos de rotação rápidos do multirotor, mas não permite pilotagem autônoma. Isso acontece porque ela só possui giro e não tem mais nenhum destes sensores que você cita. É análoga aos sistemas Flybarless, se deixar o heli sem comando ele tende lentamente para um lado.
Avatar do usuário
msvalenteadm
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 1:41 pm
Localização: Viradouro - SP

Mensagem por msvalenteadm »

Nao tem necessidade de montar uma placa arduino, compra uma crius aiop v1.1 ou a v2.0 ou ate uma apm 2.5.2 que ja é completa.

Da uma olhada no topico do Fernando Galha sobre a apm
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=162790&postdays=&postorder=asc&start=0
luizzotavio
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Dez 09, 2013 10:25 pm
Localização: Ourinhos

Mensagem por luizzotavio »

msvalenteadm

Qual o preço dessas placas?
Consigo montar com o Arduino com todos esses sensores por menos de 20 dólares.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

A não ser que você já tenha a placa arduino (nano ou mini, as outras são um peso desnecessário) e já tenha os sensores em mãos, vale mais a pena comprar a placa dedicada e desenvolvida especificamente para este fim.
Já está pronta, o preço regula, e não vai precisar ficar adicionando o peso de fios e conectores.

Eu trabalho com arduino faz tempo, mas nos meus modelos eu prefiro usar Multiwii mesmo.
luizzotavio
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Dez 09, 2013 10:25 pm
Localização: Ourinhos

Mensagem por luizzotavio »

[quote:49321d1a13="MKazan"]A não ser que você já tenha a placa arduino (nano ou mini, as outras são um peso desnecessário) e já tenha os sensores em mãos, vale mais a pena comprar a placa dedicada e desenvolvida especificamente para este fim.
Já está pronta, o preço regula, e não vai precisar ficar adicionando o peso de fios e conectores.

Eu trabalho com arduino faz tempo, mas nos meus modelos eu prefiro usar Multiwii mesmo.[/quote:49321d1a13]

Estava pensando em usar o Arduino Pro Mini e o Sensor GY - 80 que já tem todos esses sensores nele.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

dá para usar, mas é como eu te disse... provavelmente consegue comprar alguma placa Multiwii pronta pelo custo do Pro Mini e do GY-80.
Além disso, com a placa pronta você estará economizando o trabalho e o peso de fazer as conexões e tudo mais.

Só dê uma conferida na documentação da MultiWii se o GY-80 está previsto nas bibliotecas. Não lembro de cabeça quais os sensores externos que estão suportados.
luizzotavio
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Dez 09, 2013 10:25 pm
Localização: Ourinhos

Mensagem por luizzotavio »

[quote:a4d15cfdb8="MKazan"]dá para usar, mas é como eu te disse... provavelmente consegue comprar alguma placa Multiwii pronta pelo custo do Pro Mini e do GY-80.
Além disso, com a placa pronta você estará economizando o trabalho e o peso de fazer as conexões e tudo mais.

Só dê uma conferida na documentação da MultiWii se o GY-80 está previsto nas bibliotecas. Não lembro de cabeça quais os sensores externos que estão suportados.[/quote:a4d15cfdb8]

Então estava vendo pelo ebay, o Pro Mini está custando uns 3 dólares e o GY-80 11 Dólares. Em relação de preço acha que compensa?
O trabalho para mim é o de menos, pq eu gosto de fazer essas coisas.

E sim a MultiWii suporta o GY-80

Qual placa Multiwii vc me recomenda?
Lenon
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 12:35 am
Localização: Poços de Caldas, Minas Gerais

Mensagem por Lenon »

Eu penso que o que manda mesmo é sua aplicação ou objetivo. Você quer voar apenas ou quer entender como a coisa toda funciona? Além disso, pode ser seu hobby exatamente a parte de montar coisas com o Arduino (fiz um carrinho que estacionava sozinho - fazia baliza - junto com um amigo de faculdade e foi muito bacana o processo todo). Caso seja hobby, é legal ter as peças separas, já que daria pra utiliza-los em outros projetos também, e projetos para o Arduino não faltam!

Eu particularmente optei pela STM32F3DISCOVERY, já que pretendo desenvolver uma controladora (a princípio tudo que um quadricóptero necessita para voar na verdade, exceto o rádio) no futuro como sendo meu TCC (apesar que não sei exatamente o que eu vou desenvolver, dado a quantidade de projetos open source que encontrei).

Me parece também que sai mais caro comprar coisas a parte, e pegando gancho no projeto do carrinho que falei, nem tanto pelos componentes em si, mas pelos fretes... Um simples clevis (que utilizei para linkar o servo da direção) de 5 reais no total saiu por 15 (com frete) por exemplo, e de 10 em 10 reais...

Até!
luizzotavio
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Dez 09, 2013 10:25 pm
Localização: Ourinhos

Mensagem por luizzotavio »

[quote:0b9edb1e26="Lenon"]Eu penso que o que manda mesmo é sua aplicação ou objetivo. Você quer voar apenas ou quer entender como a coisa toda funciona? Além disso, pode ser seu hobby exatamente a parte de montar coisas com o Arduino (fiz um carrinho que estacionava sozinho - fazia baliza - junto com um amigo de faculdade e foi muito bacana o processo todo). Caso seja hobby, é legal ter as peças separas, já que daria pra utiliza-los em outros projetos também, e projetos para o Arduino não faltam!

Eu particularmente optei pela STM32F3DISCOVERY, já que pretendo desenvolver uma controladora (a princípio tudo que um quadricóptero necessita para voar na verdade, exceto o rádio) no futuro como sendo meu TCC (apesar que não sei exatamente o que eu vou desenvolver, dado a quantidade de projetos open source que encontrei).

Me parece também que sai mais caro comprar coisas a parte, e pegando gancho no projeto do carrinho que falei, nem tanto pelos componentes em si, mas pelos fretes... Um simples clevis (que utilizei para linkar o servo da direção) de 5 reais no total saiu por 15 (com frete) por exemplo, e de 10 em 10 reais...

Até![/quote:0b9edb1e26]

Então por isso eu eu faço compras no ebay ou no aliexpress sempre opto pelos fretes gratuitos, nunca tive algum tipo de problema, recebo tudo que compro, e muitas vezes sai mais em conta do que comprar na HK por exemplo.

É justamente isso, gosto muito de eletrônica, e de fazer as coisas. Muito interessante esse seu projeto do carrinho, você teria um vídeo no youtube ou algo assim? Fiquei curioso kkk
Responder