Montagem Quadricoptero - Fiz a escolha certa?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
RodLemke
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jan 10, 2014 8:40 pm
Localização: Japan

Montagem Quadricoptero - Fiz a escolha certa?

Mensagem por RodLemke »

Olá a todos, esse é meu primeiro post aqui no fórum, e pelo que andei lendo todos são experts no assunto, por isso confesso até estar com um pouco de medo em postar algo... Mas enfim tomei coragem e vamos lá: Bom, sou novato nessa modalidade de drones, minha única experiência foi com buggys 1/8, dos quais pratiquei por volta de 3anos... Meu interesse pelos drones surgiu quando vi um fotografo utilizando para captação de fotos e videos, eu também tenho a fotografia como uma segunda profissão, e aquelas imagens me deixaram de queixo caído... Então pensei: Porque não ajuntar o útil ao agradável!? Foi desse dia em diante que comecei a pesquisar sobre o assunto, confesso ainda não saber nada, pois vejo os post aqui no forum e fico viajando na maionese... Mas tenham paciência por favor, prometo me esforçar ao máximo para não fazer ninguém perder a cabeça.
Resumindo: Quero o drone para captação de fotos e video, porem a câmera que pretendo levar será uma gopro, quem sabe daqui uns anos não penso em um projeto maior para carregar um dslr, mas por enquanto a gopro estara de bom tamanho. As peças que encomendei foram:
-Flight Controller: Fy-901
-Speed Controller: Turnigy Plush 40A + Turnigy Besc Programming Card
-Frame: Z600-v3 Quadricopter (Arrependido em não ter pego o: Aq-600 Fibra de carbono 550mm)
-HobbyKing Quadricopter Power Distribution Board
-On-Board Lipoly Low Voltage Alarm 3s-8s
-Motor: 4x Ax-2810q-750Kv
-Hélices: 4x 10x4.5 SF e 4x 12x4.5 SF( Comprei as duas para teste, a que eu gostar mais depois comprarei de carbono)
-CNC Alloy Prop Balancer
-2x Zippy Compact 5000mah 4s 25C (Qual o significado do 25C pessoal? Percebi que da uma diferença boa de preço em relação as de 35C por exemplo)
-Radio Futaba 8jh - Receptor: R2008SB
-Ainda não comprei o Gimbal, mas estou pensando nesse: Tarot 2D-V2
Por favor fiquem a vontade em opinar, a opinião de vcs será de grande ajuda.

Desde já agradeço pela atenção de todos, é um prazer fazer parte deste forum onde só tem fera.
Lenon
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 12:35 am
Localização: Poços de Caldas, Minas Gerais

Mensagem por Lenon »

Olha, uma vez pesquisando, você não fica "viajando na maionese"... na verdade, as dúvidas que surgem e os conceitos que você não domina são "palavras chaves" para novas pesquisas... e isso é um processo contínuo. Isso não é viajar na maionese, é normal. Uma "palavra chave" bastante evidente no seu comentário: "significado do 25C, 35C nas baterias". Pra você descobrir isso basta pesquisar aqui fórum, e por ai vai...

Acredito que faltou algumas coisas na sua lista, e na minha primeira compra também faltaram, não são itens principais, mas coisas como termo retrátil, conectores e espaçadores de nylon podem ser necessários (eu ao menos precisei)...

Bom, vamos lá. Como você vai levar uma GoPro (um equipamento razoavelmente caro), valia a pena uma Naza Lite por exemplo, não seria muito mais caro, porém não sei a respeito e também não pesquisei sobre essa controladora que você escolheu em específico, mas ela pode ser boa. Comprando na HK o Turnigy H.A.L. me parece ser a melhor opção (tem um feedback ótimo) para quad. Quanto as hélices, no futuro cogite comprar hélices Graupner, e veja também se é possível atualizar o firmware do seu ESC para o Simonk.

É isso, o que não falei é porque não sei ou não quis opinar. Até!
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

ola, unico comentario da sua lista eh a controladora. eu trocaria por uma DJI pelo menos. como a naza lite ou a v2 com o combo com a antena GPS
a fyetech nao tem historico muito bom em suporte em controladora para multirotores
RodLemke
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jan 10, 2014 8:40 pm
Localização: Japan

Mensagem por RodLemke »

Muito Obrigado pela resposta Lenon! Ja andei pesquisando aqui no forum como vc escreveu, agora sim sei o significado do 25C,35C, das Baterias... E quanto aos espaçadores, parafusos, comprei também, só não especifiquei no post senão ficaria muito longo... Mesmo assim alguma coisa devo ter esquecido rs... E quanto a controladora, não ter comprado a naza é outra coisa que me arrependo, escolhi a Fy-901 porque nas especifições dizia ser ideal para filmagens, mas é uma pena não ter o gps... Quem sabe mais para frente eu não pegue uma Naza...

Abraço, Até!
RodLemke
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jan 10, 2014 8:40 pm
Localização: Japan

Mensagem por RodLemke »

Eita! Serio! Uma pena que já fiz o pedido, eu deveria ter pedido a opinião de todos antes de encomendar, mas tudo bem eu espero, esse será mesmo para praticar, depois de alguns meses de treino, quem sabe eu pegue a Naza... Obrigado pela dica William Okamura
ps: William, você reside no japão?
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

[quote:d4096e0050="RodLemke"]Eita! Serio! Uma pena que já fiz o pedido, eu deveria ter pedido a opinião de todos antes de encomendar, mas tudo bem eu espero, esse será mesmo para praticar, depois de alguns meses de treino, quem sabe eu pegue a Naza... Obrigado pela dica William Okamura
ps: William, você reside no japão?[/quote:d4096e0050]

sao paulo - capital

abracos
uʍop ǝpısdn
RodLemke
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jan 10, 2014 8:40 pm
Localização: Japan

Mensagem por RodLemke »

[quote:19df7e986b="William Okamura"][quote:19df7e986b="RodLemke"]Eita! Serio! Uma pena que já fiz o pedido, eu deveria ter pedido a opinião de todos antes de encomendar, mas tudo bem eu espero, esse será mesmo para praticar, depois de alguns meses de treino, quem sabe eu pegue a Naza... Obrigado pela dica William Okamura
ps: William, você reside no japão?[/quote:19df7e986b]

sao paulo - capital

abracos[/quote:19df7e986b]

Pelo seu sobrenome, pensei morar no japão.

Obrigado William!
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Re: Montagem Quadricoptero - Fiz a escolha certa?

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:83dfc13a64="RodLemke"]Olá a todos, esse é meu primeiro post aqui no fórum, e pelo que andei lendo todos são experts no assunto, por isso confesso até estar com um pouco de medo em postar algo... Mas enfim tomei coragem e vamos lá: Bom, sou novato nessa modalidade de drones, minha única experiência foi com buggys 1/8, dos quais pratiquei por volta de 3anos... Meu interesse pelos drones surgiu quando vi um fotografo utilizando para captação de fotos e videos, eu também tenho a fotografia como uma segunda profissão, e aquelas imagens me deixaram de queixo caído... Então pensei: Porque não ajuntar o útil ao agradável!? Foi desse dia em diante que comecei a pesquisar sobre o assunto, confesso ainda não saber nada, pois vejo os post aqui no forum e fico viajando na maionese... Mas tenham paciência por favor, prometo me esforçar ao máximo para não fazer ninguém perder a cabeça.
Resumindo: Quero o drone para captação de fotos e video, porem a câmera que pretendo levar será uma gopro, quem sabe daqui uns anos não penso em um projeto maior para carregar um dslr, mas por enquanto a gopro estara de bom tamanho. As peças que encomendei foram:
-Flight Controller: Fy-901
-Speed Controller: Turnigy Plush 40A + Turnigy Besc Programming Card
-Frame: Z600-v3 Quadricopter (Arrependido em não ter pego o: Aq-600 Fibra de carbono 550mm)
-HobbyKing Quadricopter Power Distribution Board
-On-Board Lipoly Low Voltage Alarm 3s-8s
-Motor: 4x Ax-2810q-750Kv
-Hélices: 4x 10x4.5 SF e 4x 12x4.5 SF( Comprei as duas para teste, a que eu gostar mais depois comprarei de carbono)
-CNC Alloy Prop Balancer
-2x Zippy Compact 5000mah 4s 25C (Qual o significado do 25C pessoal? Percebi que da uma diferença boa de preço em relação as de 35C por exemplo)
-Radio Futaba 8jh - Receptor: R2008SB
-Ainda não comprei o Gimbal, mas estou pensando nesse: Tarot 2D-V2
Por favor fiquem a vontade em opinar, a opinião de vcs será de grande ajuda.

Desde já agradeço pela atenção de todos, é um prazer fazer parte deste forum onde só tem fera.[/quote:83dfc13a64]

Cara por ser seu primeiro quad ta bom sim,nao esqueça que em um quad tudo pode ser melhorado,vou dar um pitaco nas suas aquisiçoes

primeiro a controladora é até boa mais a feiyu tech,nao é famosa por updates melhorias,ela é uma empresa que prefere lançar um novo produto a resolver problemas de controladoras antigas,quanto a dji isso é questao de gosto assim como radios cada um defende o seu,na minha opniao a ardupilot mega esta muito alem da dji,com preço muito melhor

o speed control é bom,mais hoje em dia os mais indicados sao os com firmware simonk própio para multirotores

frame o que me preocupa nos frames z600,z700 da hk,é os braços eles sao mais compridos,e se nao melhoraram o material se for o mesmo dos 450,é um problema pois sao moles,mais nada preocupante

os motores sao bons,mais tem um problema de rolamentos que estraga rapido entao nao esqueça de lubrificar os mesmos

mais para um primeiro quad esta bom sim,ira voar maravilhosamente bem até voce fazer os upgrades e ver que o que estava bom pode melhorar
RodLemke
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jan 10, 2014 8:40 pm
Localização: Japan

Re: Montagem Quadricoptero - Fiz a escolha certa?

Mensagem por RodLemke »

[quote:4e41084101="Felipioliveira"][quote:4e41084101="RodLemke"]Olá a todos, esse é meu primeiro post aqui no fórum, e pelo que andei lendo todos são experts no assunto, por isso confesso até estar com um pouco de medo em postar algo... Mas enfim tomei coragem e vamos lá: Bom, sou novato nessa modalidade de drones, minha única experiência foi com buggys 1/8, dos quais pratiquei por volta de 3anos... Meu interesse pelos drones surgiu quando vi um fotografo utilizando para captação de fotos e videos, eu também tenho a fotografia como uma segunda profissão, e aquelas imagens me deixaram de queixo caído... Então pensei: Porque não ajuntar o útil ao agradável!? Foi desse dia em diante que comecei a pesquisar sobre o assunto, confesso ainda não saber nada, pois vejo os post aqui no forum e fico viajando na maionese... Mas tenham paciência por favor, prometo me esforçar ao máximo para não fazer ninguém perder a cabeça.
Resumindo: Quero o drone para captação de fotos e video, porem a câmera que pretendo levar será uma gopro, quem sabe daqui uns anos não penso em um projeto maior para carregar um dslr, mas por enquanto a gopro estara de bom tamanho. As peças que encomendei foram:
-Flight Controller: Fy-901
-Speed Controller: Turnigy Plush 40A + Turnigy Besc Programming Card
-Frame: Z600-v3 Quadricopter (Arrependido em não ter pego o: Aq-600 Fibra de carbono 550mm)
-HobbyKing Quadricopter Power Distribution Board
-On-Board Lipoly Low Voltage Alarm 3s-8s
-Motor: 4x Ax-2810q-750Kv
-Hélices: 4x 10x4.5 SF e 4x 12x4.5 SF( Comprei as duas para teste, a que eu gostar mais depois comprarei de carbono)
-CNC Alloy Prop Balancer
-2x Zippy Compact 5000mah 4s 25C (Qual o significado do 25C pessoal? Percebi que da uma diferença boa de preço em relação as de 35C por exemplo)
-Radio Futaba 8jh - Receptor: R2008SB
-Ainda não comprei o Gimbal, mas estou pensando nesse: Tarot 2D-V2
Por favor fiquem a vontade em opinar, a opinião de vcs será de grande ajuda.

Desde já agradeço pela atenção de todos, é um prazer fazer parte deste forum onde só tem fera.[/quote:4e41084101]

Cara por ser seu primeiro quad ta bom sim,nao esqueça que em um quad tudo pode ser melhorado,vou dar um pitaco nas suas aquisiçoes

primeiro a controladora é até boa mais a feiyu tech,nao é famosa por updates melhorias,ela é uma empresa que prefere lançar um novo produto a resolver problemas de controladoras antigas,quanto a dji isso é questao de gosto assim como radios cada um defende o seu,na minha opniao a ardupilot mega esta muito alem da dji,com preço muito melhor

o speed control é bom,mais hoje em dia os mais indicados sao os com firmware simonk própio para multirotores

frame o que me preocupa nos frames z600,z700 da hk,é os braços eles sao mais compridos,e se nao melhoraram o material se for o mesmo dos 450,é um problema pois sao moles,mais nada preocupante

os motores sao bons,mais tem um problema de rolamentos que estraga rapido entao nao esqueça de lubrificar os mesmos

mais para um primeiro quad esta bom sim,ira voar maravilhosamente bem até voce fazer os upgrades e ver que o que estava bom pode melhorar[/quote:4e41084101]

Muitíssimo obrigado pelos conselhos Felipioliveira! Uma ajuda e tanto para eu que sou leigo no assunto... Nosso amigo Leon também me recomendou os speed control com firmware simonk, segui o conselho dele de pesquisar se os Turnigy push suportariam um upgrade para o tal simonk, não encontrei nada relacionado aos Turnigy push, mas vendo o upgrade sendo feito em outros modelos fiquei assustado ... Eita processo complicado... O jeito será ficar com esses mesmos... Também escolhi eles pelo fato de ter aquela placa para configurar, parecendo simplificar o processo... Quanto ao Frame, mais uma vez muito obrigado pela dica, eu me arrependi mesmo de não ter pedido o AQ-600 Carbon Fiber Quadcopter Frame 550mm na HK... Quem sabe no futuro...Quanto aos motores, mais uma dica importantíssima, obrigado mesmo, mas você poderia me indicar um óleo bom?
A respeito da controladora, irei pesquisar a respeito da que você recomendou...
Vlw pelos conselhos amigos, super agradecido pela ajuda!
Abraço!
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Re: Montagem Quadricoptero - Fiz a escolha certa?

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:20c74255f3="RodLemke"][quote:20c74255f3="Felipioliveira"][quote:20c74255f3="RodLemke"]Olá a todos, esse é meu primeiro post aqui no fórum, e pelo que andei lendo todos são experts no assunto, por isso confesso até estar com um pouco de medo em postar algo... Mas enfim tomei coragem e vamos lá: Bom, sou novato nessa modalidade de drones, minha única experiência foi com buggys 1/8, dos quais pratiquei por volta de 3anos... Meu interesse pelos drones surgiu quando vi um fotografo utilizando para captação de fotos e videos, eu também tenho a fotografia como uma segunda profissão, e aquelas imagens me deixaram de queixo caído... Então pensei: Porque não ajuntar o útil ao agradável!? Foi desse dia em diante que comecei a pesquisar sobre o assunto, confesso ainda não saber nada, pois vejo os post aqui no forum e fico viajando na maionese... Mas tenham paciência por favor, prometo me esforçar ao máximo para não fazer ninguém perder a cabeça.
Resumindo: Quero o drone para captação de fotos e video, porem a câmera que pretendo levar será uma gopro, quem sabe daqui uns anos não penso em um projeto maior para carregar um dslr, mas por enquanto a gopro estara de bom tamanho. As peças que encomendei foram:
-Flight Controller: Fy-901
-Speed Controller: Turnigy Plush 40A + Turnigy Besc Programming Card
-Frame: Z600-v3 Quadricopter (Arrependido em não ter pego o: Aq-600 Fibra de carbono 550mm)
-HobbyKing Quadricopter Power Distribution Board
-On-Board Lipoly Low Voltage Alarm 3s-8s
-Motor: 4x Ax-2810q-750Kv
-Hélices: 4x 10x4.5 SF e 4x 12x4.5 SF( Comprei as duas para teste, a que eu gostar mais depois comprarei de carbono)
-CNC Alloy Prop Balancer
-2x Zippy Compact 5000mah 4s 25C (Qual o significado do 25C pessoal? Percebi que da uma diferença boa de preço em relação as de 35C por exemplo)
-Radio Futaba 8jh - Receptor: R2008SB
-Ainda não comprei o Gimbal, mas estou pensando nesse: Tarot 2D-V2
Por favor fiquem a vontade em opinar, a opinião de vcs será de grande ajuda.

Desde já agradeço pela atenção de todos, é um prazer fazer parte deste forum onde só tem fera.[/quote:20c74255f3]

Cara por ser seu primeiro quad ta bom sim,nao esqueça que em um quad tudo pode ser melhorado,vou dar um pitaco nas suas aquisiçoes

primeiro a controladora é até boa mais a feiyu tech,nao é famosa por updates melhorias,ela é uma empresa que prefere lançar um novo produto a resolver problemas de controladoras antigas,quanto a dji isso é questao de gosto assim como radios cada um defende o seu,na minha opniao a ardupilot mega esta muito alem da dji,com preço muito melhor

o speed control é bom,mais hoje em dia os mais indicados sao os com firmware simonk própio para multirotores

frame o que me preocupa nos frames z600,z700 da hk,é os braços eles sao mais compridos,e se nao melhoraram o material se for o mesmo dos 450,é um problema pois sao moles,mais nada preocupante

os motores sao bons,mais tem um problema de rolamentos que estraga rapido entao nao esqueça de lubrificar os mesmos

mais para um primeiro quad esta bom sim,ira voar maravilhosamente bem até voce fazer os upgrades e ver que o que estava bom pode melhorar[/quote:20c74255f3]

Muitíssimo obrigado pelos conselhos Felipioliveira! Uma ajuda e tanto para eu que sou leigo no assunto... Nosso amigo Leon também me recomendou os speed control com firmware simonk, segui o conselho dele de pesquisar se os Turnigy push suportariam um upgrade para o tal simonk, não encontrei nada relacionado aos Turnigy push, mas vendo o upgrade sendo feito em outros modelos fiquei assustado ... Eita processo complicado... O jeito será ficar com esses mesmos... Também escolhi eles pelo fato de ter aquela placa para configurar, parecendo simplificar o processo... Quanto ao Frame, mais uma vez muito obrigado pela dica, eu me arrependi mesmo de não ter pedido o AQ-600 Carbon Fiber Quadcopter Frame 550mm na HK... Quem sabe no futuro...Quanto aos motores, mais uma dica importantíssima, obrigado mesmo, mas você poderia me indicar um óleo bom?
A respeito da controladora, irei pesquisar a respeito da que você recomendou...
Vlw pelos conselhos amigos, super agradecido pela ajuda!
Abraço![/quote:20c74255f3]

è atualizar esc nao é uma tarefa que me anima muito tambem,a vantagem dos simonk é justamente nao precisar de placa de progamação pois sao feitos especificamente para multirotores,o unico ajuste é o throttle range que vai ter que ser feito em qualque esc com simonk ou nao,quanto a lubrificação do motor use o bom e velho oleo singer mesmo com uma certa frequencia,só evite de usar WD pois o WD lava o rolamento e o que é ruim acaba ficando pior
Responder