Controladora de gimbal 3 eixos com Evvgc - baixo custo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:6257c8697c="Moust"]Po ta ficando bem show alsoares!! Fiquei curioso de ver o video onboard, se der dps upa ae

O problema de aumentar muito o D é que ele pode amplificar as vibrações, mas é setar um valor e voar p ver no que dá[/quote:6257c8697c]

Tranquilo, ainda estou preparando o suporte dessa grua pra colocar no octo, vai ficar com um sistema quick-release, então tenho que trabalhar mais um pouquinho. É um saco transportar um octo gigante com aquele trambolho embaixo dele.

Assim que tiver um vídeo eu publico.
Avatar do usuário
Amadeu Jr
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Seg Mai 20, 2013 11:50 pm
Localização: Joinville, SC

Mensagem por Amadeu Jr »

[quote:f4d2513508="alsoares"]Moust, essa placa tem duas uarts. Tá usando a uart1? E não conecta a lipo de jeito nenhum. Alimenta a placa via uart1/usb mesmo.

O procedimento tá correto, coloca os dois jumpers, conecta a uart/usb na placa, abre o flash loader, tira o nrst e next. Se voce ja checou a porta e ela está correta, sei não...

Já gravei o firmware, já carreguei a gui e já fiz uma primeira configuração dos 3 eixos, comecei pelo pitch, depois roll e finalmente o yaw. Usa a uart4 pra comunicação com a gui, aí pode conectar a lipo.

E quanto aos resistores eu me enganei. Minha placa não veio com os resistores que protegem os fets... mas como já tenho duas placas 1.3 vindo por aí, não tô muito preocupado, embora pense em comprar os resistores de 3.3k pra soldar.[/quote:f4d2513508]

Pessoa, boa noite.

Estou tendo problemas com a placa, na parte de atualização do firmware. Estou usando um conversor USB UART CP2104 (equivalente ao CP2102).

Já conectei ela pelo GUI e ela está lendo e gravando as configurações, o que me leva a crer que as ligações estão todas certas (RX e TX) e estou usando a saída de força de 3.3V do conversor (ele tem uma de 5V também).

Quando ligo ela sem os jumpers, o led vermelho de status da placa fica acesso e o led verde do sensor também, sinal de que está tudo OK.

Quando conecto com os dois jumpers, o led da placa não acende, somente o do sensor.

Fiz o procedimento que o Alsoares indicou ali, que é o mesmo que já havia feito com base nas informações do RCGroups, mas não tive êxito em atualizar o firmware.

Quando tento conectar o Flash Loadef, mas tenho a mensagem "No response from target".

Estou fazendo alguma coisa errada?
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Não sei esse teu adaptador uart, mas tem uns que estao invertidos os indicadores tx e rx. O que é tx na verdade é rx e o mesmo com o tx. Ve se podeser isso. Checa a porta serial tambem, tenta associar com uma de numero baixo, ate com9, quem sabe...
Avatar do usuário
Amadeu Jr
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Seg Mai 20, 2013 11:50 pm
Localização: Joinville, SC

Mensagem por Amadeu Jr »

Alsoares, então, pelo que vejo está tudo correto.

A placa conecta na GUI, onde consigo ler e gravar parâmetros, o que me leva a crer que existe um firmware na placa.

Neste caso eu conecto o conversor, altero os parâmetros e salvo. Para conferir eu desconecto a placa e fecho a GUI após gravar os parâmetros, depois reconecto a placa e dou um READ, sendo que aí a GUI mostra os parâmetros que havia salto anteriormente.

O problema está na atualização de firmware.

Como o cabo do conversor ligado na UART1 e o jumper no BOOT0 da placa, ela não liga quando conecto o conversor na USB.
Gmbcastro
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Sáb Fev 15, 2014 4:16 am
Localização: Campo Grande/MS

Mensagem por Gmbcastro »

[quote:7a014e3383="alsoares"][quote:7a014e3383="Moust"]Show entao, pois posso manter a GUI ligada e ir ajustando os ganhos.

Para queimar a placa acho que só se colocar o power muito alto, né isso? Se aumentar muito o P e D acho que não acontece nada. Curioso que a evvgc não tem o parametro I[/quote:7a014e3383]

O certo é começar com tudo zerado. Vai aumentando o P aos poucos até perceber que o gimbal tá excitando além da conta, ele começa a querer oscilar. Diminui um pouquinho e entra com o D, até ver que ao dar um toque no pitch, por exemplo, a oscilação é quase inexistente. Vai subindo aos poucos assim o P e o D. o I é calculado internamente ou não existe. Mas na próxima gui que está sendo desenvolvida o I vai entrar nos cálculos para a estabilização.

Fiz um vídeo tosco do que já consegui, olha aí:
http://www.youtube.com/watch?v=oKglUh3WY5w

Precisando melhorar o yaw, ainda tem um drift ao girar o gimbal.[/quote:7a014e3383]

Ao todo quanto saiu esse gimbal??
Lendo e Aprendendo
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

amadeu, acho que li em algum lugar que qnd o jumper esta no boot0 o led nao acende msm mas a placa está ligada sim ;)
Avatar do usuário
Amadeu Jr
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Seg Mai 20, 2013 11:50 pm
Localização: Joinville, SC

Mensagem por Amadeu Jr »

Aqui tem um tutorial de flash de firmware que diz isso, mas já fiz os dois procedimentos e nada.

http://www.ebay.com/itm/EvvGC-3-axis-MOS-Open-Source-Brushless-Gimbal-Controller-borad-WDC-DC-Sensor-s-/111143861966?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item19e0b0bece
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

Ele não vem com o Firware default??? tenho mesmo que utilizar um USB UART de 3,3V??? :?
o meu chegou hoje... kkkkkk pensei que era só soldar os heads e o 3k3.
me ferei-me a mim mesmo... :lol: :lol: :lol:

mas já que é assim, vamos a luta... posto o que eu conseguir. primeiro preciso de
-arrumar UART 3.3v (OK)
-fabricar regulador 3.3v pois minha placa é a 1.2
[url=https://github.com/EvvGC/Firmware/wiki/USB-Bootloader] primeiros passos [/url]
Predador 77inc 220W, X8 FPV 218cm 15km, Polaris 300W
RDS8000, DX5e e ER9X Dragonlink.
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

bem.
- não veio com o Firmware default
- o UART tem de ser 3.3v (troquei a trilha do regulador do meu e funcionou)
- atualizado para a firmware 0.4.1.2
- PIDs ajustados (mas pode melhorar)

Se alguém tiver dúvida grita ai.
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

quem comprou o Guimbal da Good tem como passar os P e D?
Predador 77inc 220W, X8 FPV 218cm 15km, Polaris 300W
RDS8000, DX5e e ER9X Dragonlink.
Responder