Controladora de gimbal 3 eixos com Evvgc - baixo custo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Eu estou com duas placas dessas, mas me parece que estão servindo mais pra handheld gimbals... voce já viu algum vídeo com essa placa controlando um gimbal em voo?
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

Até tem uns vídeo no youtube supostamente com elas, mas eu perdi umas 6 horas ajustando os PDs / Power e soldando as 3k3 e não ficou muito bom não. tem horas que dá umas tremidas e outras fica doidão. principalmente o de Yaw que não dá pra deixar o cg exatamente no eixo.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Olha, eu pendurei a versão 1.2 no meu 3 eixos dys sony nex, e na mão tava funcionando até razoavelmente. Não soldei os resistores, mas estou ciente que os fets podem queimar. Fiz até um vídeo que tá no youtube, ajustei os valores P e D simultaneamente até alcançar valores razoáveis.

Estou recebendo a versão 1.3, mas como eu disse, pode ser que essa plaquinha seja boa pra usar com gimbal handheld. Mas eu vou voar em breve com ela, aí posto os resultados.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

alsoares, tenho esse gimbal tb, mas coloquei uma gopro ao inves de nex5

O problema é que ao inclinar o gimbal, ele retorna muito devagar para a posição correta. Se fosse alexmos, bastaria aumentar o I, mas não há esse parametro na evvgc.

Tentei aumentar o power mas ele fica com uma vibração de alta frequencia e nao volta tao rapido. Como resolveu isso?

Vi que ha um firmware que tem o parametro I mas ainda nao testei.
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 745
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

Moust, tens o link do Firmware com que permita o Controle Integral (I) também?
manda que eu testo aqui e posto o que consegui.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Sim (baixe usando o 2o link):

http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=26754639&postcount=1822

[img:b03383c426]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/5/0/6/3/7/6/a6294456-64-funkcni-stabilizace.png[/img:b03383c426]

Dps dá um feedback p gnt do que achou dessa versão ;) qnd tiver tempo vou testar tambem
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:a9bcf3d73c="Moust"]alsoares, tenho esse gimbal tb, mas coloquei uma gopro ao inves de nex5

O problema é que ao inclinar o gimbal, ele retorna muito devagar para a posição correta. Se fosse alexmos, bastaria aumentar o I, mas não há esse parametro na evvgc.

Tentei aumentar o power mas ele fica com uma vibração de alta frequencia e nao volta tao rapido. Como resolveu isso?

Vi que ha um firmware que tem o parametro I mas ainda nao testei.[/quote:a9bcf3d73c]

Moust, só vi teu post hoje, faz tempo que não visito o forum.
Eu ainda não estou usando o gimbal, por isso que não me preocupei com o retorno lento. Apenas configurei pra usar o tilt e deixei o follow mode ativo.

Vou testar esse firmware modificado, mas o que eu queria mesmo era ver vídeos com essa placa em ação em multicópteros. Sua aplicação parece que está mais voltada a handheld gimbals, onde não há muito o que se exigir em termos de vibração e interferências externas.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

alsoares,

tb ainda nao tive tempo de testar o firmware. Achei um video da evvgc em voo com 3 eixos, achei bem bom:

[yt]GRTAIHq3Xpc[/yt]
snia
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 3:18 am
Localização: Alegrete - RS

Re: Controladora de gimbal 3 eixos com Evvgc - baixo custo

Mensagem por snia »

Como identifico se a minha é 1.2 ou 1.3?
Não consigo conectar ela no micro, ja instalei os drivers necessários.
Responder