Controladora de gimbal 3 eixos com Evvgc - baixo custo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Controladora de gimbal 3 eixos com Evvgc - baixo custo

Mensagem por Moust »

Gente, tudo bem? Alguem tem experiencia com a Evvgc? É uma placa de baixo custo (<US$50) mas que suporte até 3 eixos: pitch, roll e yaw

Vi que com a versão 1.2 é preciso ter alguns cuidados, como:

- não usar o usb
- usar adaptador usb uart de 3,3v para enviar o bootloader via uart1
- acessar gui pelo uart3
- ao enviar o bootloader ou acessar a gui, desconectar motores e lipo (caso crontrário irá queimar a placa!)

Alguem tem mais alguma dica/cuidado para usar essa versão 1.2? Na versao 1.3 vi que foram adicionados resistores para evitar que os transistores queimassem.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1978860

https://github.com/EvvGC/Firmware/wiki

https://www.youtube.com/watch?v=7qNoptI1yU4

[yt]7qNoptI1yU4[/yt]

Absssssssssssss!
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

Eu cogitei a possibilidade dessa placa a um tempo, mas por uns trocos a mais, resolvi compra uma do Alexmos ($100) e evitar dores de cabeça.
Afinal hobby é pra se divertir e não se incomodar :D
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

hhhauhuhaha sim
mas é alexmos 2 ou 3 eixos? pois o preço está muito bom ;)
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

Alexmos 3 eixos. Dá uma no ebay ou no GBL. Tem 2 modelos: um que o firmware não é atualizável e outro que é. É uma diferença de $10.

http://www.goodluckbuy.com/bgc-3-1-3-axis-fpv-brushless-gimbal-controller-driver-with-3rd-axis-expansion-board.html
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Valeu pela dica diego ;)

Não sabia que a alexmos tava tao barata

Achei por 88 atualizavel, sera que é boa? Comprou na goodluckbuy?

http://www.ebay.com/itm/AlexMos-Gimbal-Brushless-controller-IMU-and-3rd-Axis-Extension-Board-V2-2-/251354693075?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a85e83dd3
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Tenho duas evvgc a caminho. Uma versão 1.2 e a outra é a 1.3. Não é nenhuma plug and play, assim como a alexmos não é.

Tem muita gente usando e usuários satisfeitos, mas tem que seguir estritamente as orientações sobre atualização de firmware, conexão às fontes de força, pois não há proteção contra polaridade reversa, não é possível ainda conectar a placa à bateria e ao mesmo tempo fazer a atualização de firmware, uma série de detalhes que certamente serão resolvidos em breve.

Essas plaquinhas alexmos da goodluckbuy são em sua maioria clones. São exceções as placas vendidas pela DYS e iFlight. A DYS oferece uma mini alexmos 3 eixos para a gopro. Uma placa evvgc 1.3 pode ser comprada a USD 26 no aliexpress.

A versão 1.2 não vem com uns resistores pull-down que protegem alguns transistores, e isso tem causado a queima de placas. A versão 1.3 já não tem esse problema.

Essa placa tá prometendo ser uma concorrente à altura da alexmos. Interessante que só tem dois parâmetros de configuração, P e D, além do power de cada eixo. Mas penso que os conceitos sejam diferentes da programação PID da alexmos.

Esperando a minha chegar pra me divertir e suar...
Tá vindo por aí um software de configuração melhor que o atual, em breve estará disponível.
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

[quote:e04c03bc7f="Moust"]Valeu pela dica diego ;)

Não sabia que a alexmos tava tao barata

Achei por 88 atualizavel, sera que é boa? Comprou na goodluckbuy?

http://www.ebay.com/itm/AlexMos-Gimbal-Brushless-controller-IMU-and-3rd-Axis-Extension-Board-V2-2-/251354693075?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a85e83dd3[/quote:e04c03bc7f]

Eu comprei a minha no Ebay, porém o vendedor não envia mais pro "Brazil", pois alguns compradores reclamaram da demora em receber. Mas o vendedor é a GLB e encontrei a mesma placa lá.

A placa funciona muito bem e qualidade é muito boa. Uso em 2 hexas e o resultado é ótimo.

Eu já cansei de gasta com porcarias e só me incomodar. Prefiro economizar um ou dois meses e não ter dores de cabeça no futuro :D
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

Também encomendei uma mini pra testar com o quadri TBS + Mobius: http://www.ebay.com/itm/HMBGC-Micro-Brushless-Gimbal-Controller-Driver-w-Sensor-Russian-Firmware-V2-2-l-/281099848108?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4172db49ac
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Bom saber alsoares, to curioso nessa evvgc tb, os clones são muito baratos. Ja vi uns videos com ela e gostei.

Estou com a minha montadinha, mas não tenho USB UART de 3,3V só de 5V então estou pensando usar um conversor de nivel logico para fazer essa ponte entre a evvgc e esse uart que tenho ;)

Vi que para atualizar o bootloader e depois o firmware não pode ter lipo nem motores ligados, correto? Os sensores podem tar? Tem mais alguma dica? Já soldei tudo, to curioso para testar

diego, muito barata a placa hein, caramba!
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:c242105531="Moust"]Bom saber alsoares, to curioso nessa evvgc tb, os clones são muito baratos. Ja vi uns videos com ela e gostei.

Estou com a minha montadinha, mas não tenho USB UART de 3,3V só de 5V então estou pensando usar um conversor de nivel logico para fazer essa ponte entre a evvgc e esse uart que tenho ;)

Vi que para atualizar o bootloader e depois o firmware não pode ter lipo nem motores ligados, correto? Os sensores podem tar? Tem mais alguma dica? Já soldei tudo, to curioso para testar

diego, muito barata a placa hein, caramba![/quote:c242105531]

Não ligue a bateria de jeito nenhum. É o que mais frisa o cara que tá mantendo a placa e o firmware. Eu recebi ontem da goodluckbuy os meus conversores uart, suportam tanto 3,3 quanto 5. Chegou junto com a placa 1.2. Mas essa placa já veio com os resistores, vou tirar uma foto pra enviar lá pro rcgroups e pedir confirmação. Quando instalar o novo firmware me parece que já pode usar a porta usb diretamente conectada ao computador.
Fica de olho que vem software novo por aí. Inclusive um carinha conseguiu desenvolver um muito parecido com o software da alexmos, tava pedindo ao mantenedor do firmware uma descrição do protocolo dos dados para adaptar ao software dele. Só não sei se ele fez em Java, como é o gerenciador da alexmos.
Já existem versões com aqueles FETs mais potentes, para gimbals de câmeras pesadas e que usam motores de maior torque.
Responder