Motores nao ligam - Naza v2

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
douglas__
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 10:57 am
Localização: Rio de Janeiro

Motores nao ligam - Naza v2

Mensagem por douglas__ »

Pessoal,

Estou com a controladora naza v2 no quad e quando vou dar o start simplesmente os motores nao funcionam.

O Led nao apresenta nenhum erro, esta piscando verde certinho para GPS. O CiD aqui do forum falou que é configuracao do ESC ( RC TIMER Simonk SK-20a). Mediante esta informacao fiz as seguintes configuraçoes:

1- Liguei o ESC do motor M1 direto no receptor( Uso 9xr com modulo FRYSKY). configurei o Limits no radio. Depois liguei o quad com o stick todo UP, fez o barulho, coloquei todo down, e fez outro barulho. Otimo. Fiz o mesmo para todos os ESC um por vez. Na hora de dar o start nada;

2- Tenho outra controladora naza v2 funcionando em outro quad e coloquei neste novo quad e o mesmo aconteceu. Peguei 4 ESC DJI de 30a e coloquei neste novo quad e os motores deram start, porem, completamente sem sincronia.


3- No software da naza fiz a calibracao basica e a avancada e mesmo assim nada aconteceu. Quando faco o teste dos motores pelo software, todos funcionando sem problemas.


Setup:

Motores RC timer 5010 -360kv - ESC rc timer 20a Simonk -Naza M v2 + GPS.

Vou fazer um video com tudo e postar..... ja estou a 2 dias tentando fazer funcionar e nada.
qualquer ajuda é bem vinda

Att,

Douglas Ferreira.
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

ja tentou subir o idle motor no assistente?
douglas__
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 10:57 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por douglas__ »

[quote:3c2ecf9056="William Okamura"]ja tentou subir o idle motor no assistente?[/quote:3c2ecf9056]

Sim, já coloquei no HIGH e nada :-(
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

calibrou os sticks do radio no assistente da naza?
douglas__
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 10:57 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por douglas__ »

[quote:1e8f9e6b5e="William Okamura"]calibrou os sticks do radio no assistente da naza?[/quote:1e8f9e6b5e]

Fiz agora.... mesmo problema..
Pergunta ... Após feita esta calibracao do stick eu tenho que realizar a calibracao basica na opcao tools ?

att,
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

[quote:d0fe52b6bc="douglas__"][quote:d0fe52b6bc="William Okamura"]calibrou os sticks do radio no assistente da naza?[/quote:d0fe52b6bc]

Fiz agora.... mesmo problema..
Pergunta ... Após feita esta calibracao do stick eu tenho que realizar a calibracao basica na opcao tools ?

att,[/quote:d0fe52b6bc]

nao, nao precisa refazer calibracao de IMU, os sticks no meio ficam no assistente verde e no meio?

o sentido deles esta certo?
aceleracao, para baixo todo a esquerda, para cima todo a direita
ruder, para esquerda vai para a esquerda, para direita vai para direita
aileron, para esquerda vai para a esquerda, para direita vai para direita
profundor, para baixo todo a esquerda, para cima todo a direita
uʍop ǝpısdn
douglas__
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 10:57 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por douglas__ »

[quote:42c8e19a74="William Okamura"][quote:42c8e19a74="douglas__"][quote:42c8e19a74="William Okamura"]calibrou os sticks do radio no assistente da naza?[/quote:42c8e19a74]

Fiz agora.... mesmo problema..
Pergunta ... Após feita esta calibracao do stick eu tenho que realizar a calibracao basica na opcao tools ?

att,[/quote:42c8e19a74]

nao, nao precisa refazer calibracao de IMU, os sticks no meio ficam no assistente verde e no meio?

o sentido deles esta certo?
aceleracao, para baixo todo a esquerda, para cima todo a direita
ruder, para esquerda vai para a esquerda, para direita vai para direita
aileron, para esquerda vai para a esquerda, para direita vai para direita
profundor, para baixo todo a esquerda, para cima todo a direita[/quote:42c8e19a74]



Perfeitamente... como ja contei tenho 2 controladoras naza.... a que nao starta os motores tirei fora e coloquei outra que esta voando.
Os motores dao o start, porem, giram muito lento mesmo o stick no maximo.
Outra coisa que fiz foi tirar arrancar os ESC da RCTIMER simonk e colocar DJI 30a.

Amanha farei um video demonstrando toda a configuracao e tudo q fiz...
Obrigado pela ajuda..... caso tenha mais coisas que possa fazer é só falar.

att,

Douglas Ferreira
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

caramba, sera que nao te mandaram motores errados nao? pois la tem 5010 para multi e 5010 para gimbal..

qual bateria esta usando? ( S )

tem um servo tester para testar esses motores em bancada? Quando calibrou os esc/motor, testou para ver se aceleravam bem??
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Willian, esse quad era meu e vendi pro Douglas
Os motores são os 5010 pra multi, esses aqui
http://www.rctimer.com/product_575.html
Quando montei esse quad, tive o mesmo problema. Na primeira tentativa, sem fazer nenhum ajuste, os motores giravam lentos demais e sem sincronia, mesmo com o stick no máximo
O que fiz foi:
1- Conectei ESC/motor individualmente direto no canal 3 do Rx
2- Ajustei o endpoint mínimo do canal 3 até o ESC dar sinal de vida e calibrar o curso de aceleração (endpoint mínimo estava em 100, reduzi para 50 e fui subindo o valor até o ESC apitar, o que aconteceu com o valor em 73).
3- Ajustei o idle do Naza para um ponto acima do "recomendável"(dica do rcgroups)
Depois desses procedimentos os motores funcionaram normalmente .
A única coisa "anormal" que vi e já falei pro Douglas, é que os motores só startavam com o stick do acelerador um ponto acima do meio do curso, diferente do start normal do Naza, isso provavelmente devido ao baixo Kv deles.
( no vídeo, veja a posição do stick na decolagem)
Com certeza deve ser algo relacionado ao Rx usado e a calibração de aceleração dos ESC
[yt]cWHV0-eFzkk[/yt]
Avatar do usuário
EmilioCid
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Dez 17, 2009 11:53 am
Localização: Sao Vicente - SP
Contato:

Mensagem por EmilioCid »

[quote:cd30c07e9b="LCid"]Willian, esse quad era meu e vendi pro Douglas
Os motores são os 5010 pra multi, esses aqui[/quote:cd30c07e9b]

Ola Douglas,

Eu também pilotei esse quadri.

Além de calibrar os ESC individualmente para tua RX, é preciso atenção na calibração dos sticks no assistente Naza, verificando se o indicador acompanha o curso total da movimentação dos sticks.

No início o stick do leme estava com dual rate, e então ao fazer o movimento dos sticks pra baixo e pro lado, o do leme não fazia o curso total, e por isso não dava partida de jeito nenhum. O Lincoln tirou o dual-rate e refez e calibragem.

----------
É preciso fazer a calibragem completa do Naza (aquela demorada). E depois a dancinha do GPS, girando o teu corpo e não somente o quadri.

-----------------

Outra coisa, repare no vídeo que o logo depois de fazer a posição \ / nos sticks, tem que passar o acelerador BEM RÁPIDO para posição logo acima da metade.

Eu mesmo não conseguia dar start na primeira vez, depois o Lincoln mostrou o truque.

É por causa do baixo KV do motor, mas em compensação você ganha um monte em autonomia.

Se não conseguir de jeito nenhum, pode ser incompatibilidade com o RX. Aqui no Futaba funciona perfeito. Você usa turnigy com módulo FRYSKY, né ?

Qualquer coisa manda por Sedex, pois o crédito do teu cartão só chega para mim no dia 20, então dá tempo tranquilo de estornar.
Responder