Anac vai permitir voos de drones de até 25 kg até 120 metros

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
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tavares
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Mensagem por tavares »

[quote:63da295bd2="Roberto.Barsottini"]Só sei dizer o seguinte estou voando com dois quads um com uma controladora Crius All in one e outro com uma com uma APM 2.5, ambos de código aberto , um Megapirate a outra Ardupilot resoectivamente e já faz mais de uma ano e nunca tive nada. Ralei pacas para deixar as bichinhas redondassas.... Só escuto neguinho falando, caiu uma Naza aqui outra lá e por ai vai. Acontece que a Naza é muito fácil de pilotar é plug and play e tem muita gente sem a menor noção entrando com tudo e fazendo m***a achando que é brinquedo. Acho que é necessário um controle sim, mas principalmente se o cara sabe pelo menos apertar uma hélice descentemente. Prefiro equipamentos que o cara a ser obrigado a meter a mão na massa aprender sobre a coisa. Nos meus 35 anos de aeromodelismo me dou o direito de opinar desta forma. Está faltando responsabilidade e sobrando arrogância por parte de alguns praticantes. abraço a todos.[/quote:63da295bd2]

Bravo!
Cuidado com o pos...te da biruta.
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tavares
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Mensagem por tavares »

[quote:098ba0bd5d="alvaronit"][quote:098ba0bd5d="Roberto.Barsottini"]Só sei dizer o seguinte estou voando com dois quads um com uma controladora Crius All in one e outro com uma com uma APM 2.5, ambos de código aberto , um Megapirate a outra Ardupilot resoectivamente e já faz mais de uma ano e nunca tive nada. Ralei pacas para deixar as bichinhas redondassas.... Só escuto neguinho falando, caiu uma Naza aqui outra lá e por ai vai. Acontece que a Naza é muito fácil de pilotar é plug and play e tem muita gente sem a menor noção entrando com tudo e fazendo m***a achando que é brinquedo. Acho que é necessário um controle sim, mas principalmente se o cara sabe pelo menos apertar uma hélice descentemente. Prefiro equipamentos que o cara a ser obrigado a meter a mão na massa aprender sobre a coisa. Nos meus 35 anos de aeromodelismo me dou o direito de opinar desta forma. Está faltando responsabilidade e sobrando arrogância por parte de alguns praticantes. abraço a todos.[/quote:098ba0bd5d]

Olá Colega, tudo bem?

Concordo em alguns pontos.

Porém nenhum equipamento está salvo de falhas - seja ele de qual marca for, mesmo que construído com o maior zelo e competência.

Se um Boeing falha, cai e mata 300 pessoas, quem dirá um "drone".

E na verdade nem precisa ocorrer uma falha do equipamento - basta ocorrer uma interferência externa, seja eletronica ou mecanica.

Um exemplo real disto é este video:

http://www.youtube.com/watch?v=iWBPDhkBTgY

Mostra um drone voando em um recinto fechado, e do nada aparece uma sacola de plastico voando e agarrou no hélice do modelo, levando a queda em cima de uma pessoa.

Neste caso, o que o modelista pode fazer? O melhor equipamento do mundo irá conseguir se recuperar desta situação?

Portanto - pode ser o equipamento que for, o melhor do mundo, montado pelo mais experiente modelista - se ocorrer uma falha ou interferencia externa o equipamento irá cair e poderá machucar ou matar alguém.

Não há como negar este fato, exceto se tentar manipular a realidade. :D :D

abraços[/quote:098ba0bd5d]

Olá Alvaro.

Se o "piloto" do multi estivesse de olho no aparelho daria tempo suficiente para afastar-se. Note que ele fica com o aparelho imóvel enquanto "do nada a sacola" vem aproximando-se.
Cuidado com o pos...te da biruta.
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Indiana Junior
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Mensagem por Indiana Junior »

onde falta bom senso , sobra besteiras

nao precisariamos de semaforo nas ruas se motoristas e pedestres fossem conscientes e tivessem bom senso, a estoria vai ser sempre essa.

o que parece que nao se resolve com leis e com nada sao os voos dos "la-drones" em todas as esferas, desde brasilia às ruas e esquinas em todos os lugares.

gente vms fazer mais um voo antes que se proiba de jogar aviao de papel tb.
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CONDOR 2
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Mensagem por CONDOR 2 »

Mais uma.


http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000666886/denuncia-mais-de-60-subornam-funcionarios-da-anac-por-habilitacao.html
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
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CONDOR 2
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Mensagem por CONDOR 2 »

E os filósofos discutindo conjecturas...

Estamos quase lá.


[img:eab4cc4e6c]http://1.bp.blogspot.com/_34QVi-MiTCs/TFBwrWC9Z8I/AAAAAAAAAE0/EDDEB4Kv_Sk/s1600/pirocoptero.jpg[/img:eab4cc4e6c]
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
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CONDOR 2
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Mensagem por CONDOR 2 »

Já que o assunto abrange.

http://digosim.blogfolha.uol.com.br/2014/02/27/pague-r-6-mil-e-tenha-seu-casamento-filmado-por-um-drone/

[img:3dd8dd9917]http://digosim.blogfolha.uol.com.br/files/2014/02/Drone.jpg[/img:3dd8dd9917]
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Bellinazzi
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Mensagem por Bellinazzi »

em breve novos videos assim rs...

[yt]def16khqPr4[/yt]
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guto_bhz
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Mensagem por guto_bhz »

Imagina se tivesse usando hélices de fibra de carbono? :shock:
joaoluiz
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Mensagem por joaoluiz »

Me desculpem a sinceridade, mas para voarmos com helis e aviões sempre temos que procurar lugares descampados e algumas vezes até pagamos taxas para ter acesso a pistas de pouso.

  Ficamos feito loucos procurando locais e trocando informações sobre bons locais de voô.  

A principal preocupação na escolha do local é ser sem pessoas e sem obastáculos para o voô.  

Um aeromodelo, seja de asa fixa ou rotativa e de um ou mais rotores pode ser perigoso sim, um drone é mais pesado que a maioria dos aviões que os amigos aqui pilotam e caso caia de grande altura em cima da cabeça de alguém pode machucar e ou matar sim, tem gente voando com cameras dslr ( uma 7d sem lente só o corpo pesa mais de 800 gramas eu tenho uma e sei o quanto pesa) imagina um bicho destes caindo no meio de uma torcida em um estádio.  

A realidade é que pelo fato de serem dóceis e de fácil decolagem tem gente voando drone em cima de avenidas, multidões, festas e etc... para captar imagens, mas nem todos tem o cuidado a perícia necessarias para tal.  

Obs. Sou a favor do uso por quem sabe, nos olimpiadas de inverno usaram drones de forma linda nas provas de sky. O problema é que qualquer fotógrafo acha que pode voar um drone pesado em cima da cabeça de um monte de pessoas e isso vai dar caca sim.  

Quer voar procure um lugar seguro para isso, quer fotografar ou filmar tenha equipamento confiável e contrate um bom e experiente piloto para controlar seu drone.  

O problema é quando fotógrafo se acha modelista e quando modelista se acha fotógrafo.
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Piloto da Pavuna
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Registrado em: Sex Out 05, 2012 2:02 pm
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Todo DRONE é um VANT, mas nem todo VANT é um DRONE!

Mensagem por Piloto da Pavuna »

» VÔO RESPONSÁVEL

Seu prazer de voar um aeromodelo, agora e no futuro, depende de desenvolver e exibir uma atitude altamente consciente de segurança para o equipamento e o local que você usa. A melhor publicidade que o esporte pode receber é a atitude responsável e segura do aeromodelista. É importante lembrar que nosso esporte é um pouco fora do comum e, embora nós sejamos uma das maiores associações aerodesportivas, somos ainda vulneráveis aos aspectos negativos de opinião pública. Para proteger seus interesses, a COBRA tem adotado uma atitude firme para com os aeromodelistas irresponsáveis.

Com o aumento dos associados, grupos e clubes regularizados, a COBRA cresce, tornando-se um voz mais forte. Porém, para fazer uma voz nacional mais forte necessita-se que todos os aeromodelistas unam-se a COBRA ao invés de tentar resolver seus problemas isoladamente.

Como um clube ou grupo regularizado, você pode ajudar encorajando outros grupos da mesma categoria a unirem-se a Associação. Você, e eles, acharão útil estarem regularizados, mesmo não tendo em seu quadro de associados competidores.

Um dos trabalhos principais da COBRA consiste em manter os clubes e grupos local e nacionalmente em contato uns com os outros, estando presente, orientando, ajudando e atuando como conselho imparcial, seja qual for o problema.
============================================
TITULO XII
DAS NORMAS DE SEGURANÇA
Art. 47 - A operação de aeromodelos deverá ser realizada em obediência às regras estabelecidas neste regulamento e às normas emanadas da COBRA não colidentes com este regulamento.

Art. 48 - Ninguém poderá operar um aeromodelo de maneira a oferecer riscos à outras pessoas, a si próprio ou à propriedades de terceiros.

(b) Ninguém poderá operar um aeromodelo em desacordo com as normas de segurança do aeródromo ou aeromodelódromo que esteja utilizando.
(c) Em demonstrações aéreas, uma linha demarcatória deverá ser estabelecida, entre os espectadores e a área de vôo, sendo somente permitido o acesso a essa área às pessoas essenciais às operações de vôo.

(d) São proibidos os vôos, em qualquer ocasião, sobre os espectadores.
(e) São proibidos os vôos nas proximidades de aeronaves.


Art. 49 - Exceto quando autorizado pela autoridade aeronáutica, a operação de aeromodelos não deverá ser conduzida sobre:

(1) Aeronaves;
(2) Embarcações;
(3) Veículos;
(4) Depósitos de Inflamáveis.

Art. 50 - Deve ser evitada a operação de aeromodelos motorizados nas proximidades de áreas ou instalações urbanas sensíveis ao ruído, como hospitais, templos religiosos, escolas e asilos.
Art. 51 - O sobrevôo de áreas onde existam animais de qualquer espécie, como jardins zoológicos, hipódromos, granjas e reservas de animais, deve ser evitado.
Art. 52 - As operações de aeromodelos que necessitem de coordenação prévia, tais como demonstrações aéreas, serão objeto de autorização especial. As solicitações deverão ser encaminhadas ao SERAC de jurisdição da área onde se realizarão os vôos. Os pedidos para realização dos vôos deverão ser encaminhados pelos interessados ao SERAC, contendo os dados relativos à operação (local, “croquis”, horário, alturas, equipamentos envolvidos, etc...).

Art. 53 - Ninguém pode operar um aeromodelo dentro da área de tráfego dos aeródromos controlados, exceto naqueles aeródromos onde existir um acordo operacional para tais operações.

Art. 54 - Os acordos operacionais referidos no parágrafo artigo anterior devem ser propostos pelos interessados ao SERAC da área, cabendo ao SERAC avaliar os termos das propostas e conduzir o processo de aprovação, divulgando o
resultado final aos interessados.

Art. 55 - A operação de aeromodelos em aeródromos não controlados deverá ser conduzida com cautela e ciência de que deverá ser, imediatamente, interrompida quando vier a colocar em risco a segurança de pessoas, aeronaves ou bens de terceiros.


Art. 56 - A critério do SERAC da área, se o número de movimentos de aeromodelos puser em risco os movimentos normais do aeródromo, poderão ser estabelecidos horários especiais para as operações de aeromodelismo, e expedido NOTAM informando esse procedimento.


Art. 57 - As operações de aeromodelismo podem ser conduzidas a partir de áreas em terra ou água, denominadas aeromodelódromos, não necessariamente homologadas ou registradas como aeródromos, ou em áreas pertencentes a aeródromos registrados, desde que:

(1) O proprietário ou responsável pela área autorize para essa utilização;
(2) A localização da área permita operação segura dentro das provisões deste regulamento;
Art. 58 - Para obtenção da autorização prevista no artigo anterior, os interessados devem encaminhar requerimento ao SERAC da área, acompanhado da seguinte documentação:
(1) Autorização para uso da área assinada pelo proprietário ou responsável pela mesma;
(2) Mapa, com a área de pouso e decolagem demarcada, com as zonas habitadas bem definidas, circuitos de tráfego e os limites da área restrita a ser criada caso as condições de tráfego assim o recomendem;
(3) Um perfil dos setores de aproximação e decolagem e as rampas mais críticas para operação dos equipamentos, tangenciando os obstáculos, se houver;

(4) Descrição das normas de segurança adotadas para proteção à vida e a bens de terceiros na área de tráfego e de vôo;


(5) Nome do responsável pelo controle das atividades a serem desenvolvidas no aeromodelódromo;

Art. 59 - As operações de aeromodelismo podem ser conduzidas a partir de áreas em terra ou água, não denominadas aeromodelódromos, desde que seja conduzida com cautela e ciência de que deverá ser, imediatamente, interrompida quando vier a colocar em risco a segurança de pessoas, aeronaves ou bens de terceiros.

Art. 60 - Nenhuma pessoa pode operar aeromodelos em áreas restritas ou proibidas, a menos que essa pessoa esteja devidamente autorizada pelo órgão que utiliza e/ou controla a área;

Art. 61 – Não é permitida a prática do aeromodelismo perto de aeródromos a menos que devidamente autorizada pelo Controle de Tráfego Aéreo.

Art. 62 - A operação de aeromodelos é feita por conta e risco próprios do operador, sendo de sua responsabilidade essa operação.

Art. 63 – Considerando as responsabilidades atribuídas a COBRA, está deverá manter sob validade, seguro de responsabilidade civil, em favor de terceiros, com garantia mínima e máxima definida em apólice de seguro coletivo.

Art. 64 – O padrão de pista para a prática do aeromodelismo radiocontrolado, para aeromodelos de motores convencionais é o constante deste artigo com uma área livre mínima de 210.000 (duzentos e dez) mil metros quadrados (em vermelho) destinada ao sobre-voo;

FONTE: http://www.cobra.org.br/confederacao.asp
Voando um KADET SENIORITA com FUTABA T4VF 5 canais e O.S 40 LA desde 1998!
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