Até que ponto uma bateria de maior capacidade é vantajosa?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Até que ponto uma bateria de maior capacidade é vantajosa?

Mensagem por fabio_sp »

Amigos,


Tenho um quad f450 genérico com motores DT-750 e naza V2. Com as baterias hyperion 2100 estou achando que o tempo de voo deixa a desejar. Para aumentar o tempo ele voo até que ponto vale a pena investir em uma bateria com maior capacidade? O quad usa atualmente hélices 10x4,5
A decolagem é opcional, mas o pouso é OBRIGATÒRIO!!
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Uso Frame DJI F450, motores sunnysky x2212, afo esc 30, naza lite com gps, OSD com gps, mobius sem gimbal (por enquanto), transmissor de vídeo, trem de pouso original, hélice genfam 9x4.7, bateria zippy compact 3s 3700 e zippy compact 2s 1300 pro vídeo, consigo 12 minutos de voô, terminando em 10.3 volts. Não passa de 28 amperes com stick no máximo, pra mim por enquanto ta ótimo, ao colocar o gimbal diminuir muito, vou ver se coloco uma 3s 5000.
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

Estava pensando mesmo numa bateria da faixa de 3000 a 4000 mAh, mas estava na dúvida quanto a penalização que o peso da bateria traz.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Basta verificar a massa total e ver se a soma dos empuxos das hélices suportam manter o voo pairado e por quanto tempo isso é possível.
Se o empuxo total for igual a massa ele mal sai do chão.
Com um watimetro ou com a telemetria veja o consumo total e veja a queda de tensão da bateria com o tempo.
Com esses dados você pode montar um gráfico e determinar quanta potência precisa para cada grama do conjunto e o tempo de voo.
Manobras fazem o consumo aumentar e altera o tempo, outros fatores alteram um pouco essa curva mas vai ter um modo de terminar bem mais preciso que o chutometro e o achismo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
tenk
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 9:48 pm
Localização: Sp/Capital

Mensagem por tenk »

[quote:4f1ab82e54="renatomoc"]Uso Frame DJI F450, motores sunnysky x2212, afo esc 30, naza lite com gps, OSD com gps, mobius sem gimbal (por enquanto), transmissor de vídeo, trem de pouso original, hélice genfam 9x4.7, bateria zippy compact 3s 3700 e zippy compact 2s 1300 pro vídeo, consigo 12 minutos de voô, terminando em 10.3 volts. Não passa de 28 amperes com stick no máximo, pra mim por enquanto ta ótimo, ao colocar o gimbal diminuir muito, vou ver se coloco uma 3s 5000.[/quote:4f1ab82e54]

Comecei a quase um mês com os Drones e me disseram que se a bateria passar dos 10.8v diminue a vida útil.

Eu deixei o meu Dji F450 para pousar quando a bateria chegar ao 11v.

Você comentou que o seu fica em 10.3, será que isso não prejudica a bateria ou é lenda?

Onde eu configuro esse limite? No software em que local?

Valeu
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Lenda...

Uso a minha a 10,4V esse é o ponto de pouso automático e tenho essa bateria a dois anos.

Como em todo lugar alguém sem o minimo conhecimento espalha bobagem e pessoas que não tem obrigação em saber o que é fato ou mito ficam a mercê de gente assim.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

[quote:f27b152327="Marco Antonio"]Lenda...

Uso a minha a 10,4V esse é o ponto de pouso automático e tenho essa bateria a dois anos.

Como em todo lugar alguém sem o minimo conhecimento espalha bobagem e pessoas que não tem obrigação em saber o que é fato ou mito ficam a mercê de gente assim.[/quote:f27b152327]

Complementando, também não podem esquecer do limite mínimo de tensão para as LiPo, no caso para os mais desligados. 9 volts para esse caso (se eu estiver errado quanto ao valor, me diz que eu edito).
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Essa seria a tensão mais baixa admissível e estaria próxima de danificar.. Eu colocaria 9,6 mas no caso de um multimotor estaríamos falando em cortar o motor nessa tensão resultado em queda.
Essa tensão de 3,3V por célula era a tensão de corte do speed, depois só Aurora 9 nunca mais usei.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
tenk
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 9:48 pm
Localização: Sp/Capital

Mensagem por tenk »

[quote:4892ddf53e="Marco Antonio"]Lenda...

Uso a minha a 10,4V esse é o ponto de pouso automático e tenho essa bateria a dois anos.

Como em todo lugar alguém sem o minimo conhecimento espalha bobagem e pessoas que não tem obrigação em saber o que é fato ou mito ficam a mercê de gente assim.[/quote:4892ddf53e]

Eu tenho um Buzzer onde consulto a bateria, agora instalei um sensor de telemetria com módulo Frsky... o meu DJI F450 com Naza Lite, desce automaticamente... consultando a bateria no Buzzer, ele mostra 11.1v, na telemetria do Rádio mostra 10.6v.

Como sei o mais exato?
Onde vc consulta a carga?

Tem como configurar no Software da Naza esse limite, pra ficar mais exato?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... Pegue um multimetro calibrado e aferido e teste seus medidores, essa é a única maneira de você saber em quem confiar. O meu Aurora tem só 2% de erro na leitura
O Naza permite fazer um ajuste atrelado ao percentual de perda da bateria quando em carga dinâmica e estacionaria.
Está tudo no manual... Boa leitura!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder