PixHawk = Telesena -----> Cai de hora em hora ?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

PixHawk = Telesena -----> Cai de hora em hora ?

Mensagem por robertb »

Bom pessoal

PixHawk = Telesena -----> Cai de hora em hora ? ? ?

resolvi abrir esse tópico depois de algumas quedas com minha "querida" Pixhawk.

Em resumo, não me parece estável, tive vários problemas com ESCs Afro, que depois de serem trocados por AutoquadESCs32 melhoraram bastante as quedas inexplicáveis. Existem dezenas de artigos na net sobre isso, entre outros "probleminhas".

Porem esta longe de estar do meu agrado e próxima da performance que tenho com minhas apm(s) 2.6 com bom GPS e bem reguladas.

No momento o Estabilize esta super estável (muito bom, nem preciso tocar nos Sticks), porem Alt-hold e Loiter, estão variando bem mais que as APMs.

O Alt-HOLD mantem a altura porem, faz isso dando Soquinhos "para cima", funciona mas não é legal.

Já coloquei firmware 3.1.5 e 3.2 RC2 (com e sem EKF).

Se alguém tem ela voando estável em ALT-HOLD e Hybrid , por favor vamos compartilhar.

OBS. para minha sorte, tenho uma frame de testes quase indestrutível caso contrario, a placa e algumas centenas de reais já teria ido pro lixo.

Abaixo um pequeno vídeo do que estou acostumado em termos de estabilidade com APM, e vejam que é um mini, com quads maiores aumenta muito mais a estabilidade em Althod e Loiter, este é o porque da minha "indignação"

[yt]lZXqK_FYtrc[/yt]

Abs
guirodri
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 3:24 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Mensagem por guirodri »

Já testei em quad e octa com alt hold, loiter e auto. Em todos funcionou bem, manteve a altura perfeitamente e navegou pelos waypoints sem problema, usando speeds turnigy com firmware original (não simonk) e rádio Frsky no quad e DX7s no octa. A única queda foi quando usei o comando fly to here no mission planner, mas acredito que tenha sido porque a velocidade horizontal estava setada muito alta. Tenta resetar todos os parametros e escrever novamente.
Verifica também no datalog do MP como está a sua medição de altitude, se é algum erro dos sensores ou se é problema nos speeds.
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

Não teste o modo AUTO, vc vai ficar assustado com a transição de um waypoint para outro.

Parte do problema tem sido a taxa de atualização dos controladores de atitude. O antigo código rodava a 100Hz, depois passou para 400Hz, mas isso para a PixHawk ainda é baixo.

Junte-se a isso o fato de que o código agora está montado em um padrão de "Cebola" (Onion), onde há um núcleo de controles que chama funções externas em bibliotecas.

Já mencionei isso em outro tópico, mas acho bom registrar aqui. Estamos usando uma versão Release Candidate, ou seja, ainda há bugs. E mais, ainda estamos no segundo release candidate. Acredito que ainda há necessidade de um amadurecimento para avaliações mais corretas.

Hoje ainda não vejo motivo para migrar das APMs 2.6,2.7 e 2.8 para uma Pixhawk.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

SrOcupado, compartilho 100% sua visão já configurei mais de 10 APMS (tudo quanto é tipo) , uma "pancada" de Naze32, não sei quantas Multiwii (um monte), e mais um monte de coisas, foi a primeira que estou "demorando" e que tive quedas que já entendi mas não foram culpa minha.

quirodri,

Já "resetei" e troquei de FW (Varias versões) umas 20 vezes.

Que bacana que esta funcionando bem, o meu também mantem altura mas não é nem de perto uma APM 2.6 com bom GPS, inclusive tenho também NAZE32 (20 dólares) com sonar que da "inveja" no alt-hold desta PixHawk.

Por favor, que FW da PixHawk você esta usando ? e qual versão do Mission Planner ? (Pois até no Mission planner eu li que tem bug em relação a esta placa na calibração.)

E fez alguma configuração especial ? como mediu se esta ok a "altitude"?

desculpe mas também não entendi que parâmetros olhar para verificar problemas de speeds (estão ótimos em Stabilize), pode dar mais detalhes?

Abs
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Pessoal,

acho que achei o problema, mandei um email para um dos desenvolvedores e ele me pediu para baixar outra versão do Mission Planner (mais nova Beta) e recalibrar tudo.

vejam que interessante, aparece os 2 compass na calibração da PixHawk, como deve ser, já havia lido que ela usa os 2 na calibração.

Agora falta testar, vamos ver. :)

[img:5c094a198d]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/829/8xgm.jpg[/img:5c094a198d]
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:9bbc75b24f="robertb"]Pessoal,

acho que achei o problema, mandei um email para um dos desenvolvedores e ele me pediu para baixar outra versão do Mission Planner (mais nova Beta) e recalibrar tudo.

vejam que interessante, aparece os 2 compass na calibração da PixHawk, como deve ser, já havia lido que ela usa os 2 na calibração.

Agora falta testar, vamos ver. :)

[img:9bbc75b24f]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/829/8xgm.jpg[/img:9bbc75b24f][/quote:9bbc75b24f]

nossa acabei meu quad todo empolgado comprei uma pixhawk clone e desanimei com o voo dela,ainda bem que esta encontrando uma possivel solução,se nao ela vai pra gaveta e vai voltar a apm
o meu esta como voce relatou em stabilize tudo bem,voavel mas alt holt e loiter da umas pirada que da medo de voar,vou baixar esta versao do mp e recalibrar e ver o que da :(
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

com calma vai ficar boa,

o cara com quem troquei e-mails, disse que muito breve estará 100%, realmente tem muitos bugs ainda, mas tem um exercito trabalhando em cima.

vamos ver..... não creio que isso va resolver tudo , aos poucos vamos acertando.

abs
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

Mensagem por Felipioliveira »

[quote:b191818225="robertb"]com calma vai ficar boa,

o cara com quem troquei e-mails, disse que muito breve estará 100%, realmente tem muitos bugs ainda, mas tem um exercito trabalhando em cima.

vamos ver..... não creio que isso va resolver tudo , aos poucos vamos acertando.

abs[/quote:b191818225]
robert onde encontro esta versao beta do mp?
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Robert,
Como ja conversamos esta placa vai ficar show, tem que ter um pouco de calma.
Tem muita fera em programacao trabalhando.
Vc vai se divertir muito ainda com ela.
Ate resolver isso, vou continuar com as minhas velhinhas APM rsrsrsrsrs
Abc,
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

[quote:a73c8e1fee="Felipioliveira"][quote:a73c8e1fee="robertb"]com calma vai ficar boa,

o cara com quem troquei e-mails, disse que muito breve estará 100%, realmente tem muitos bugs ainda, mas tem um exercito trabalhando em cima.

vamos ver..... não creio que isso va resolver tudo , aos poucos vamos acertando.

abs[/quote:a73c8e1fee]
robert onde encontro esta versao beta do mp?[/quote:a73c8e1fee]

Felipe, vai na "ABA" Help - Check for Beta Updates.

conforme falei , creio que vai ajudar, mas ainda não testei nada, porem que tinha problema na calibração isso tinha, era evidente.


Fernando,
Eu tive uma multi Wii que teve 3 "flyways crazy" (desligava o radio ai ele caia), enquanto não estabilizei não sosseguei, até no código mexi, ficou perfeita tenho até hoje, voa que é uma beleza.

com paciência e vontade tudo se resolve.

mas que é uma baita sacanagem, venderem um negocio assim , isso é, graças ao bom deus não é um sistema de freios.

abs
Responder