duvida na trimagem kk2.1

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:46e439ff4d="macnas"]Felipe, aonde acho essa opção? é no stick scaling? se for alterei os valores de 50 pra 70 e voltei o trim do leme no zero, mas nao deu certo nao, fica girando no sentido horario igual antes. pra mim no stick scaling é pra colocar mais ou menos sensibilidade nos canais, nao é?[/quote:46e439ff4d]

Macnas, vá até o PI Editor e no Axis, altere para Yaw (Rudder) vá incrementando ou decrementando de 5 em 5 o "P Gain" e o "I gain" mantenha em 0 em um primeiro momento. Vá fazendo testes e veja a resposta para cada valor adicionado. Isto realmente pode corrigir o problema de trimagem, mas não explica o fato de um de seus motores precisar de muito mais comando que os demais para girar.

Outro ponto interessante, já que está lidando com o Yaw, é prestar atenção aos parâmetros "limit", pois a soma destes não pode ultrapassar 100 (ou 100%) sendo que o indicado pelo desenvolvedor da KK é que para Yaw, o "P limit" e o "I Limit" devem ficar dentro de 30% (20% para P e 10% para I) e para o Roll/Pitch a soma deverá ser igual a 70%. Isto te garante que os motores não fiquem saturados e cause a queda do quad.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

alexandre.live, deu certo! os valores estavam assim: P gain= 50, P limit=20, I gain=0 e I limit=10, fiz como voce falou, coloquei 5 no Igain e no P gain deixei 50 mesmo e deu certo, voltei o trimi do radio e parece que ficou ate um pouco demais o 5, agora acho q ele ta com uma tentencia pequena pra rodar anti horario, mas vou fazer mais uns voos e qualquer coisa diminuo o 5 pra 4 ou 3. O que significa esses P gain e I gain e P limit e I limit? quanto ao problema do motor nao ta me atrapalhando nao, alias eu so percebia quando os motores estavam em uma rotação bem baixa, que nunca vou usar eu acho. Obrigado.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:6e7019a8b7="macnas"]alexandre.live, deu certo! os valores estavam assim: P gain= 50, P limit=20, I gain=0 e I limit=10, fiz como voce falou, coloquei 5 no Igain e no P gain deixei 50 mesmo e deu certo, voltei o trimi do radio e parece que ficou ate um pouco demais o 5, agora acho q ele ta com uma tentencia pequena pra rodar anti horario, mas vou fazer mais uns voos e qualquer coisa diminuo o 5 pra 4 ou 3. O que significa esses P gain e I gain e P limit e I limit? quanto ao problema do motor nao ta me atrapalhando nao, alias eu so percebia quando os motores estavam em uma rotação bem baixa, que nunca vou usar eu acho. Obrigado.[/quote:6e7019a8b7]

Macnas, por alto, bem por alto mesmo uma vez que a teoria é grande, estes ajustes fazem parte de uma forma de controle de processos chamada PID. Eles se baseiam em cálculos [b:6e7019a8b7]P[/b:6e7019a8b7]roporcionais, [b:6e7019a8b7]I[/b:6e7019a8b7]ntegrais e [b:6e7019a8b7]D[/b:6e7019a8b7]erivativos que buscam corrigir dinamicamente o voo de forma que os valores iniciais do acelerômetro e do giroscópio, calibrados em uma superfície plana e sem movimento durante o processo de setup da placa, sejam mantidos e por consequência manter o multirotor sempre na horizontal e sem girar sobre o próprio eixo.

Durante o voo, sempre que o Self Level estiver habilitado, os valores do acelerômetro e do giroscópio irão alterar para mais ou para menos de acordo com inclinação e giro do multimotor, sempre em 3 eixos, Pitch, Roll e Yaw. Os valores dados ao "P Gain" vão indicar qual o ganho que o algorítimo vai aplicar sobre o desvio do acelerômetro de forma a levar o multimotor novamente à posição horizontal (pitch/roll) ou sobre o valor do giroscópio de forma a travar o giro (yaw).

Esta correção do "P gain" sozinha geralmente não vai conseguir estabilizar o voo 100%, neste momento o "I Gain" entra como um ganho a mais para corrigir a curva e trazer o processo para a normalidade. Por este motivo, geralmente ele é menor que o P. Infelizmente a KK não conta com a parte D do processo, que teoricamente iria prever erros e tomar decisões de correção com antecedência.

Os valores de limit, indicam o quanto da potência dos motores será utilizada para corrigir cada um dos eixos. Por este motivo, é indicado deixar 70% da potência para correção do pitch/Roll e apenas 30% deverá ser deixado para o Yaw, uma vez que por tendência a contra rotação dos motores na teoria vai estabilizar o giro, sendo necessário apenas uma correção minima.

Bom, é isto! Espero ter clareado as coisas.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

alexandre.live, vc tava falando que 70% para a correção do pit/roll, o meu quad ta com seguinte "problema" quando do comando pra ele ir pra frente e depois tiro o dedo do stick ele "freia" freia de uma vez tentando nivelar, chega ate vir pra traz, tem horas q parece que ele vai virar pra traz ate, ja tive um micro quad ladybird e ele nao fazia isso nao, tem como melhorar isso?? tipo, de quando tirar o dedo ele continuar um pouco pra frente e ir nevelando aos poucos? que era o que a joaninha fazia.
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Isso é muito ganho. Tenta diminuir um pouco os valores que vai ficar normal.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:c7f8fbca41="macnas"]alexandre.live, vc tava falando que 70% para a correção do pit/roll, o meu quad ta com seguinte "problema" quando do comando pra ele ir pra frente e depois tiro o dedo do stick ele "freia" freia de uma vez tentando nivelar, chega ate vir pra traz, tem horas q parece que ele vai virar pra traz ate, ja tive um micro quad ladybird e ele nao fazia isso nao, tem como melhorar isso?? tipo, de quando tirar o dedo ele continuar um pouco pra frente e ir nevelando aos poucos? que era o que a joaninha fazia.[/quote:c7f8fbca41]

Opa, teve um erro de interpretação ai, eu disse 70% na soma dos Limits do pitch/roll. Este comportamento que você está reportando é típico de um valor alto no P-Gain do Auto Level. Quando ainda utilizava a KK2.0, eu sempre voava com ele em torno dos 35%.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

[quote:8b956ef59f="alexandre.live"][quote:8b956ef59f="macnas"]alexandre.live, vc tava falando que 70% para a correção do pit/roll, o meu quad ta com seguinte "problema" quando do comando pra ele ir pra frente e depois tiro o dedo do stick ele "freia" freia de uma vez tentando nivelar, chega ate vir pra traz, tem horas q parece que ele vai virar pra traz ate, ja tive um micro quad ladybird e ele nao fazia isso nao, tem como melhorar isso?? tipo, de quando tirar o dedo ele continuar um pouco pra frente e ir nevelando aos poucos? que era o que a joaninha fazia.[/quote:8b956ef59f]

Opa, teve um erro de interpretação ai, eu disse 70% na soma dos Limits do pitch/roll. Este comportamento que você está reportando é típico de um valor alto no P-Gain do Auto Level. Quando ainda utilizava a KK2.0, eu sempre voava com ele em torno dos 35%.[/quote:8b956ef59f]

o auto level que voce se refere é o self-level?? se for o P-gain dele ta em 70, é ai que diminuo? outra pergunta, quando ligo a placa ele mostra self level off, é isso mesmo?? agradeço muito pela atenção e ajuda.
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

andei vendo uns videos e entendi um pouco sobre o auto level, vi que fiz umas perguntas meio sem noção rsrs, foi mal, pelo que vi o auto level estabiliza o quadri no roll e pitch, seria os comandos pra ir pra frente e pra tras e o comando do aileron, que ele pode ser ativado e desativado e no meu caso estava desativado, fiz os teste e ativei e desativei, entrei na configuração do auto level e la tem os valores de P-gain, P-limit, acc trim roll e acc trim pitch, suponho que os valores de ACC seria pra quando eu voar com o auto level ativado e teria que ir acrescentando ate ele parar nos eixos do roll ou do pitch e os valores de de P-gain e P-limit, que no meu caso esta com 70 no p-gain e 20 no P-limit seria pra quando eu estiver voando se ativar o auto level, seria isso? e pra diminuir o efeito de "freio" quando tira a mao do stick seria no Pgain?
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:72ebecac67="macnas"]andei vendo uns videos e entendi um pouco sobre o auto level, vi que fiz umas perguntas meio sem noção rsrs, foi mal, pelo que vi o auto level estabiliza o quadri no roll e pitch, seria os comandos pra ir pra frente e pra tras e o comando do aileron, que ele pode ser ativado e desativado e no meu caso estava desativado, fiz os teste e ativei e desativei, entrei na configuração do auto level e la tem os valores de P-gain, P-limit, acc trim roll e acc trim pitch, suponho que os valores de ACC seria pra quando eu voar com o auto level ativado e teria que ir acrescentando ate ele parar nos eixos do roll ou do pitch e os valores de de P-gain e P-limit, que no meu caso esta com 70 no p-gain e 20 no P-limit seria pra quando eu estiver voando se ativar o auto level, seria isso? e pra diminuir o efeito de "freio" quando tira a mao do stick seria no Pgain?[/quote:72ebecac67]

É isso ai!!! O ACC trim, como o próprio nome diz é para "trimar" e corrigir algum erro de leitura que possa ser causado por falha de posicionamento da MC e etc, mas geralmente só o valor do auto-level já da conta do recado.

No auto-level, sempre trabalhe no P-gain, os ACCs eu sempre deixei como vieram de fábrica. Agora, é só você trabalhar o valor do seu ganho, se for muito auto, o quad vai dar uma travada no ar todas as vezes que soltar os sticks e pode inclusive dar um flip da direção oposta.

O certo é o quad dar uma leve deslizada em sua direção de voo, ou seja, se estiver voando para frente, quando soltar os sticks, o quad irá se colocar na posição horizontal suavemente e manter um leve deslocamento frontal até que você dê uma puxada no stick para trás e o faça parar.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Responder