Quad com NAZA V2 "congela" em voo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Barbosaracing
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
Localização: SBC

Mensagem por Barbosaracing »

Geralmente não é a finalidade desse tipo de equipamento mesmo pelo risco que é um voo indoor mesmo que seja um f450 pode fazer uma bagunça daquelas .Se for voar indoor desconecta o gps bem mais seguro .
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:e08fa07b82="Barbosaracing"]Geralmente não é a finalidade desse tipo de equipamento mesmo pelo risco que é um voo indoor mesmo que seja um f450 pode fazer uma bagunça daquelas .Se for voar indoor desconecta o gps bem mais seguro .[/quote:e08fa07b82]

Sei não... eu "desligo" o GPS dela na chave e faço voos tranquilos sem assistência do GPS. Bom a minha é a V1 com atualização só de firmware e nunca me deu problema, vai saber.

Os "exames" tem que ser feitos na bancada com ela ligada em equipamentos de teste.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Eu também faço vôos indoor em modo ATTI e mesmo se a chave estiver em modo GPS e a NAZA perder o sinal do satélite ela automaticamente passa para o modo ATTI.

Fabio, este é seu primeiro multirotor? Era um dos primeiros vôos dele ou já voava a bastante tempo?

Eu no seu lugar começaria conectando a NAZA ao assistente, lá você poderá verificar o comportamento da controladora ao desligar o rádio (retire as hélices do multi por segurança) veja se ao desligar o TX a controladora entra em failsafe e se os comandos ficam centralizados.

Boa sorte.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

PS.: Lembrando que mesmo se a NAZA estiver em modo GPS e travada com 12 satélites, existe uma margem de erro que faz com que o multirotor oscile um pouco, por este motivo voar em locais apertados ou muito próximo de obstáculos pode realmente resultar em colisões caso a controladora entre momentaneamente em fail safe, convém evitar de voar em garagens e afins.
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

[quote:52faa1af9d="Hidden"]Eu também faço vôos indoor em modo ATTI e mesmo se a chave estiver em modo GPS e a NAZA perder o sinal do satélite ela automaticamente passa para o modo ATTI.

Fabio, este é seu primeiro multirotor? Era um dos primeiros vôos dele ou já voava a bastante tempo?

Eu no seu lugar começaria conectando a NAZA ao assistente, lá você poderá verificar o comportamento da controladora ao desligar o rádio (retire as hélices do multi por segurança) veja se ao desligar o TX a controladora entra em failsafe e se os comandos ficam centralizados.

Boa sorte.[/quote:52faa1af9d]

Hidden, esse e meu primeiro multirotor, e já tinha feito alguns voos sim.
A decolagem é opcional, mas o pouso é OBRIGATÒRIO!!
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

Fabio_sp, como estão seus ganhos? Tenho um F450 e estava fazendo testes de ganhos ajustados dinamicamente pelo rádio, quando os "Basic Gains" ficaram altos demais, em torno de 180 eu perdi o controle do quad o que me pareceu um Fly Away. A sorte foi que virei rapidamente para o modo manual e pousei o drone. Ao decolar novamente, foi mais um fly away e mais um pouso em manual. Só corrigi quando baixei os ganhos para o default da Naza e dei um leve incremento. Depois disso, foi só alegria e só decolo depois que todos os satélites são encontrados.
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

[quote:04ecc397c2="alexandre.live"]Fabio_sp, como estão seus ganhos? Tenho um F450 e estava fazendo testes de ganhos ajustados dinamicamente pelo rádio, quando os "Basic Gains" ficaram altos demais, em torno de 180 eu perdi o controle do quad o que me pareceu um Fly Away. A sorte foi que virei rapidamente para o modo manual e pousei o drone. Ao decolar novamente, foi mais um fly away e mais um pouso em manual. Só corrigi quando baixei os ganhos para o default da Naza e dei um leve incremento. Depois disso, foi só alegria e só decolo depois que todos os satélites são encontrados.[/quote:04ecc397c2]


Alexandre, vou verificar quais sao os ganhos default e como estão os meus.
A decolagem é opcional, mas o pouso é OBRIGATÒRIO!!
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

pessoal, acho que descobri o culpado, o rádio:

http://youtu.be/MX7fbnh38rQ


o que aconteceu com ele em voo foi exatamente isso, com a diferença que não estava configurado o failsafe.
A decolagem é opcional, mas o pouso é OBRIGATÒRIO!!
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:ce9ee09345="fabio_sp"]pessoal, acho que descobri o culpado, o rádio:

http://youtu.be/MX7fbnh38rQ


o que aconteceu com ele em voo foi exatamente isso, com a diferença que não estava configurado o failsafe.[/quote:ce9ee09345]

Opa, tem um "gato" ai em companheiro (rsrsr) realmente este rádio pode ser o culpado, mas chegou a fazer o teste com uma distância maior em relação ao quad e em uma área aberta? Você está em um ambiente fechado que pode fazer com que haja uma concentração de rádio frequência e crie uma bolha e sua distância com relação à antena também é muito curta e estes fatores podem criar interferência no sinal.

Pelo menos o meu Taranis, quando a telemetria está ligada, se eu deixar o rádio muito próximo, vamos dizer uns 30 cm da antena (sobre a banca por exemplo), ficam sendo disparados alarmes aleatórios de "RSSI em nível crítico", indicando assim que o sinal está baixo ou que esta havendo alguma interferência. No meu caso isso não cria um problema imediato devido à ótima qualidade do processamento de sinal da FrSky, agora em outros rádios eu não sei a extensão do problema.

No mais belo começo, só faça os testes em um ambiente mais próximo da realidade.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Nem bolha é, é saturação! Não se pode testar nada assim tão próximo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder