Não consigo estabilizar com a placa CRIUS MultiWii SE v2.5.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
JPrankster
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Set 08, 2014 9:25 am
Localização: Uberaba

Não consigo estabilizar com a placa CRIUS MultiWii SE v2.5.

Mensagem por JPrankster »

Estou fazendo um projeto para a faculdade, e sou novo nesse negócio de aeromodelismo.

Estou fazendo um quadricoptero meio homemade, (Feito em casa):

[size=18:6d4dde8a11][b:6d4dde8a11]Configurações:[/b:6d4dde8a11][/size:6d4dde8a11]

4 10-4,5" Propeller
4 RCTimer 750kV Brushless
4 ESC Hobbywing Flyfun 30A
1 Bateria 5000mAh 30c 3S[size=9:6d4dde8a11] [i:6d4dde8a11](Na verdade tenho duas, mais uso uma de cada vez, uma carrega a outra voa)[/i:6d4dde8a11][/size:6d4dde8a11]
1 RX TX Turnigy 6x
1 CRIUS MultiWii SE v2.5
[i:6d4dde8a11][b:6d4dde8a11]FIRMWARE v2.3[/b:6d4dde8a11][/i:6d4dde8a11]
Frame um aro de bicicleta 20", uma tigela para botar a placa e a bateria, e os suportes do motor foram fabricados no torno.

Já vi diversos videos e tutoriais, mais na verdade o pessoal só fala das versões mais antigas da CRIUS Multiwii, até o próprio firmware que estou usando, v2.3 não tenho certeza se ele serve para essa placa v2.5

eu descomentei a seguinte linha para a seleção da placa:

[i:6d4dde8a11]#define CRIUS_SE_v2_0 // Crius MultiWii SE 2.0 with MPU6050, HMC5883 and BMP085[/i:6d4dde8a11]

Agora com tudo montado e calibrado, o quad sai do chão com muita facilidade, mas para descer ele desce de uma vez, queda livre, como faço para ele estabilizar e descer mais devagar? também não consigo planar com ele, ficar pairando no ar parado, ou como dizem hoverar. Alguma dica, alguma configuração, ou o firmware não reconheceu o barômetro?
A pesar que no GUI aparece tudo funcionando.
4x RcTimer 750kV, ESC 30A, prop 10.45, Crius Multiwii v 2.5, Bat Turnigy 5000mAh 3s 25c, Turnigy Rc 6x.
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

Mensagem por marcelo_akiok »

Interessante os materiais "alternativos"

posta uma foto em tamanho maior pra gente ver os detalhes da contrução
Avatar do usuário
JPrankster
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Set 08, 2014 9:25 am
Localização: Uberaba

Mensagem por JPrankster »

nao sei como postar
sou novato aqui no forum
tentei postar mais n foi
eriton
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Set 23, 2014 6:40 pm
Localização: rio de janeiro

projeto faculdade

Mensagem por eriton »

boa noite JPrankster, tambem estou fazendo um projeto com quadricoptero multiwii para a faculdade, e estou no mesmo barco que voce, tb nunca tive contato com quad até então, mas eu estou com dificuldades, parece que os motores não giram na velocidade correta e ele não sobe, parece que vai capotar.. a
Avatar do usuário
JPrankster
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Set 08, 2014 9:25 am
Localização: Uberaba

Mensagem por JPrankster »

Basta calibrar os escs individualmente

eu também passei por isso
Marcos_Silva
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Set 17, 2014 7:48 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Marcos_Silva »

tou com os mesmos problemas com essa placa, já calibre os esc e ele ainda capota, e quando não capota sobe todo tremendo.
eriton
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Set 23, 2014 6:40 pm
Localização: rio de janeiro

Calibrei os escs

Mensagem por eriton »

Calibrei os escs, agora os motores estao funcionando com a mesma rotação em todos os sentidos, mas ainda to com problemas para decolar ele nao sobe reto, fica puxado para os lados, nao estabiliza. :(

Amanha realizarei mais testes.

Marcos_silva, faz essa calibração para ver se resolve o seu problema. Se quiser me adiciona no face ou manda um email pra gente trocar informaçoes. eritontrigo@hotmail.com
Marcos_Silva
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Set 17, 2014 7:48 pm
Localização: Minas Gerais

Re: Calibrei os escs

Mensagem por Marcos_Silva »

[quote:108beb34be="eriton"]Calibrei os escs, agora os motores estao funcionando com a mesma rotação em todos os sentidos, mas ainda to com problemas para decolar ele nao sobe reto, fica puxado para os lados, nao estabiliza. :(

Amanha realizarei mais testes.

Marcos_silva, faz essa calibração para ver se resolve o seu problema. Se quiser me adiciona no face ou manda um email pra gente trocar informaçoes. eritontrigo@hotmail.com[/quote:108beb34be]

te add lá no face.
eu fiz a calibração seguindo um vídeo mais não sei se realmente calibrou.
e dá uma olhada nesse vídeo, pode te ajudar com o problema de puxar para o lado.
Abçs.
https://www.youtube.com/watch?v=fG7Vjk49VN0
eriton
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Set 23, 2014 6:40 pm
Localização: rio de janeiro

Estabilizar

Mensagem por eriton »

Ja fiz essas calibrações, mas ele nao sobe reto , até consegui voar, mas é mto dificil pq tenho q ficar controlando no stick, ele nao fica paradinho no ar, vc conseguiu estabilizar o seu ?
Marcos_Silva
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Set 17, 2014 7:48 pm
Localização: Minas Gerais

Re: Estabilizar

Mensagem por Marcos_Silva »

[quote:edbcf88e1c="eriton"]Ja fiz essas calibrações, mas ele nao sobe reto , até consegui voar, mas é mto dificil pq tenho q ficar controlando no stick, ele nao fica paradinho no ar, vc conseguiu estabilizar o seu ?[/quote:edbcf88e1c]

Além da calibração você fez a trimagem pela placa como tá no vídeo ?
Hoje fiz o primeiro voo com ele.

A primeira parte do vídeo logo no inicio quando faço a decolagem o quad ainda trepidava muito, os ajustes de pid ainda estavam o padrão com poucas modificações, a segunda parte já foi com os valores de pid totalmente modificados, já ganhou um pouco de estabilidade mais ainda falta dedo e um pouco mais de ajustes.
[yt]watch?v=uOdajbt-a_I&feature=youtu.be[/yt]
Responder