Prisão em Guarulhos

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Prisão em Guarulhos

Mensagem por flumauricio »

Prezados senhores,

ontem no clube um associado contou que um parente teve problemas ao desembarcar no aeroporto de guarulhos com um S1000 da DJI.

O pessoal da alfândega tributou o equipamento em $7.000,00 além de apreender e dar voz de prisão alegando que se tratava de um drone que está sendo considerado produto militar.

Foi a primeira vez que ouço falar em prisão por importação de drones e também a primeira vez que ouço dizer que drone é um equipamento militar.

Não sei sobre a veridicidade do fato mas a pessoa que nos contou é um cara que dificilmente mente até mesmo pelo seu perfil conhecido dentro do clube.

Já ouviram falar sobre o assunto ou se realmente está proibindo a importação desse equipamentos?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Infelizmente, tomara que seja verdade.
Os multirotores estão sendo cada vez mais mal utilizados e os poucos que o usam somente para o real laser, tem que arcar com as consequências.
É assim, os justos sempre pagaram pelos pecadores (sem apologia a nenhuma religião).
Um multirotor pode perfeitamente ser todo construído em casa, sendo assim, os verdadeiros praticantes dessa modalidade só terão que construir os seus e os que só o querem para o mau uso, certamente desistirão ao ter que construir ao invés de comprar já pronto.
Vai eliminar os incautos?
Não, não vai, mas certamente vai diminuir muito o mau uso de multirotores.

Sei que muitos verão isso como uma negativa de minha parte ou uma critica destrutiva, mas não é, é somente o que estamos vivenciando com o modelismo rc, seja aero, heli ou multi.
Equipamentos sendo adquiridos como brinquedos e sendo usados de forma errada e insegura e atualmente com o FPV, sendo usados para fins comerciais ilícitos e invasão de privacidade.
Muitos querem voar mais longe do que a vista alcança.
Pra quê?
Para aumentar as chances de perder o equipamento caso de uma pane e ele caia longe demais para se chegar a tempo antes que outro o encontre ou caia em uma mata onde não se encontre mais.
Ou para fazer o que temos visto de uns tempos para cá, multirotres voando sobre presídios para levarem drogas e celulares?
Ou para ficarem olhando pelas janelas indiscretas para verem as vizinhas seja lá de quem for peladas trocando de roupa?


Devido ao mau uso que as coisas estão ficando cada vez mais restritas e tendem a ficarem cada vez mais restritas ainda até o ponto de se tornarem proibidas, tudo pelo mau uso da maioria e não pelo bom uso da minoria.


Querem me criticar, tudo bem, é o meu ponto de vista sobre o que temos visto acontecer, não é achismo, estamos vendo cada vez mais relatos sobre o mau uso desses equipamentos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

apreensoes de multirotores sao rotina e enganam-se quem pensa que somente phantom sao presos, auditores nao sao bobos.

O estranho nesse episodio eh a voz de prisao que sinceramente nao creio que foi por causa do equipamento em si, mas provavelmente da revolta do passageiro em pagar uma multa dessas ou ter o equipto apreendido que foi interpretado por desacato a autoridade.
Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 11:02 am
Localização: São Paulo

Mensagem por roger_fci »

[quote:e7f6eed685="William Okamura"]

O estranho nesse episodio eh a voz de prisao que sinceramente nao creio que foi por causa do equipamento em si, mas provavelmente da revolta do passageiro em pagar uma multa dessas ou ter o equipto apreendido que foi interpretado por desacato a autoridade.[/quote:e7f6eed685]

Também creio nisso, não há porque prender um pessoa, devido a um multirotor
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Também fiquei surpreso, como disse acima eles alegaram ser um equipamento militar.

Por mais que os drones estejam trazendo má fama ao hobby acho ridículo tratar como criminoso quem importa o equipamento.

Infelizmente a tal regulamentação que estava prometida para esse mês ainda não saiu.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Estou montando um, comprei as partes necessárias se para mente em lojas diferentes e recebi uma notificação do exército informando que eu deveria enviar documentação de licença previa para importação... Advinha qual era o objeto? Frame. Dias depois recebi outra notificação, o objeto eram os motores...

Tentei argumentar mas nem respondem os emails.
MS-Quad
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Set 30, 2014 8:51 pm
Localização: Castro, PR

Mensagem por MS-Quad »

[quote:4d0f1921ba="John-Henrique"]Estou montando um, comprei as partes necessárias se para mente em lojas diferentes e recebi uma notificação do exército informando que eu deveria enviar documentação de licença previa para importação... Advinha qual era o objeto? Frame. Dias depois recebi outra notificação, o objeto eram os motores...

Tentei argumentar mas nem respondem os emails.[/quote:4d0f1921ba]

Comecei agora a comprar partes para meu quad, a placa de controle veio perfeitamente, agora com oque você falou até fiquei com medo de encomendar o resto das peças.
Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

Desconhecido
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Enquanto isso na minha querida Porto Velho/RO...

http://globotv.globo.com/rede-amazonica-ro/rondonia-tv/v/policia-militar-conta-com-um-drone-como-equipamento-para-captar-imagens-com-rapidez/3783385/
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Isso que eu não entendo, o exercito está considerando como equipamento militar e ontem mesmo vi uma reportagem no Fantástico usando imagens de um multirotor.

Se é um equipamento de uso restrito porque estão utilizando de forma tão escancarada nos meios de comunicação e o exército não está atuando para coibir isso?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:8e8b4c7006="flumauricio"]Isso que eu não entendo, o exercito está considerando como equipamento militar e ontem mesmo vi uma reportagem no Fantástico usando imagens de um multirotor.

Se é um equipamento de uso restrito porque estão utilizando de forma tão escancarada nos meios de comunicação e o exército não está atuando para coibir isso?[/quote:8e8b4c7006]

Já imaginou que a Globo poderia ter registrado o uso no exército?
É o mesmo que ter uma arma de fogo, se você tiver registrado no exército, poderá ter uma e se provar psicologicamente, poderá ter o porte dela aceito pelo exército.
Lógico que agora não se pode ter a licença da arma sem ter o porte, mas é possível ter armas de fogo sob licença do exército.

O mesmo valeu para esse multirotor da Globo, que certamente tem uma licença.
Se numerarem os multirotores e exigirem licenças, será uma boa.
O mesmo vale para os aeromodelos que também estão virando uma baderna.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder