Flyaway - o que é e como evitar

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

Ola' pessoal.

O sensor da bússola deve estar bem fixo. Meu suporte para antena dobrável desrosqueou com a vibração e tinha uma folga de meio cm, a antena gps/bússola ficava oscilando durante o vôo. O multirotor experimentou um flyaway momentâneo.

Estava voando com o Naza M Lite, na função gps , passei para atti ( apenas tirei o GPS ) e pousei. Dá um susto danado !
Fiz a calibragem da bússola e decolei de novo, coloquei em gps e tive o mesmo problema. Só então identifiquei a folga no suporte.


Muitos recomendam passar para modo manual se ocorrer um flyawayway, pois se desacopla o GPS , a Bússola e alguns outros sensores que se não estiverem legais, podem interferir no correto vôo do multimotor.

Creio ser melhor sair do GPS primeiro e tentar controlar . Se não der, então passar pra manual .

( em manual não é fácil voar se não treinar de vez em quando )

Abraço
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

AHUAUHUAUHUA! Isso está me fazendo lembrar da minha primeira experiência com o teste de failsafe no Walkera QR-X350. Esse foi meu primeiro quad, e eu ainda tava maravilhado com o brinquedo que acabara de chegar da China.

Juvenil total, eu fui experimentá-lo em um campo aberto de uma universidade aqui, onde normalmente as famílias vão curtir a tarde de domingo no enorme gramado em frente ao prédio principal. Deve ter uns 10.000m2 de grama cercada por árvores em volta.
Sem absoluta nenhuma experiência com o novo brinquedo, e crente no anuncio que em caso de perda de sinal ele voltaria sozinho onde eu estivesse, decolei ele sem reparar que o GPS não havia se posicionado ainda... Desloquei ele para uns 20 metros de mim e uns 3 metros de altura e desliguei o rádio...
Imediatamente ele saiu voando pro lado contrário e eu tomado pelo desespero saí correndo atrás dele...
Mas como ele tava a uns 3 metros de altura, eu não alcançava e ficava dando uns pulinhos tentando pegar ele pelas pernas.. Imagine umas 30 pessoas rindo da cena, o cara desesperado correndo atrás de um disco voador e dando uns pulos tentando agarrar o bichinho! Foi hilário, e depois de correr uns 200 metros nesse pique, ele bateu numa árvore e caiu no chão, quebrando o frame...

Depois dessa, aprendi da pior forma que nunca se deve decolar sem o GPS estar em lock.
ralexsander
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Nov 01, 2010 12:56 am
Localização: São Paulo

Mensagem por ralexsander »

Eu vi um video de uma pessoa explicando uma possível causa de um tipo de fly away, segundo ele é possível que o drone tenha marcado o ponto home de forma errada, ex. 5km de distância do local real. No sw de calibração do NAZA tem como você definir a distância máxima e altura máxima (no meu veio 2km), com o drone no ar ele encontra os mais satélites e melhora a precisão do GPS, neste momento ele percebe que está a 5km do local que ele acha que é o ponto home, como o raio máximo é de 2km ele tenta voar de volta para dentro daquele raio e não aceita nenhum comando do transmissor.

Na teoria é factível, mas seria um bug bem fácil do fabricante resolver.
bverzini
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Mai 06, 2014 9:43 am
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Mensagem por bverzini »

Bom Dia,

Uma duvida, o radio do phantom 2 v3 possui uma trava de trottle no stick esquerdo. MInha pergunta é, na hora que eu estiver descendo com o Phantom e o stick travar pra baixo os motores vao desligar?

Obrigado
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Mensagem por Ricardo_BH »

Ola,

tenho um quadricoptero com a NAza lite, Dragon link, Boscan 5.8gz tx de 200mw de video apenas...meu amigo que conhece e é muito cauteloso ajustou ele todo pra mim.

hoje voei 3 baterias sem problema nenhum, na quarta bateria problema sério ocorreu:

liguei o bicho ,esperei o gps funcionar e decolei..apos 2 minutos de voo tirei todo motor e notei que ele descia muito lento..achei isso bem estranho, mas ai tentei pousar..eu tirava motor ele começava andar de ré..desesperei..ele não descia de jeito nenhum..tirei do modo gps passei pro manual e não adiantava..com muito custo consegui pousar muito longe..sorte que era um campo bem aberto..do contrario teria perdido..ele praticamente desceu onde quis...sem controle

Tentei novamente voar com ele baixinho ,mas ele desgovernou completamente e ia bater no barranco, acelerei tudo ele subiu muito e o mesmo pavor aconteceu de novo..se ja não piloto aeromodelos ha muito tempo não sei o que teria acontecido...penei pra ele descer pois tirava motor e ele andava de ré..pra frente não ia direito e não descia...com muito custo pousei de novo bem longe..agora perdi a confiança desse negocio..será um defieto da NAza??

Grato galera
Ricardo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Mensagem por alexcmag »

Muito estranho isto, faz lembrar este relato: viewtopic.php?f=26&t=179207&p=1548180&hilit=perdeu#p1548180

Veja se tem alguma atualização para o NAZA.

Trabalho com TI (da mesma forma que muita gente aqui) e sei que 1 bug a cada 1000 linhas é algo comum. Pode ser algum bug que sobrou dos testes.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Mensagem por groepke »

Não consegui ver o link alex, e outra coisa, você viu que te mandei um email?
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Mensagem por Abib »

Ricardo, faça o teste sem o vídeo.

Alex, o Link era de um tópico do Amenidades e foi pro limbo..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Mensagem por Ricardo_BH »

Pelo que o relexsander disse, seria então recomendável por um perímetro máximo? tive outro flyaway muito louco com outra naza , perímetro configurado para apenas 2 km..
fiz tudo certo. pegou posição~so, todos satélites, decolou em modo gps, subiu a 7 metros , enlouqueceu e sai a 1000 por hora numa linha reta ate trombar numas arvores e cair..o radio controle ficou totalmente inoperante.
1 dia antes deu um bug também estranho,,passei de rth para gps para pousar em segurança e o controle novamente ficou inoperante..mas ele pousou certinho apesar de quase te batido numa folha de coqueiro.. eu uso o dragon link em 433mhz..quadricoptero novinho..não da pra entender..precisamos descobrir as causas disso..
Avatar do usuário
tavares
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 8:05 pm
Localização: Gravataí/RS

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Mensagem por tavares »

Prezados.

Para não abrir mais um tópico postarei aqui, pois acredito seguir o assunto.

O phantom3 dispõe de um app muito legal. Nele vem configurado padrão para usar mapas da china. Desabilitei. Será que fiz certo?
Como padrão de failsafe deixei "hover". Prefiro que ele fique em hover do que vá para casa(china, no caso).
Tenho dúvida quanto a calibração do compass.
Segundo o importador que me vendeu o aparelho e voa bastante, só é necessário calibrar quando for solicitado. Segundo o manual deve ser calibrado sempre que for alterado local de voo. Sempre respeitando a distância mínima de campos eletromagnéticos obviamente. E agora?

Antes de comprar o aparelho li bastante sobre o tão temido flyaway. Vi muitos erros de iniciante.
Cuidado com o pos...te da biruta.
Responder