Consumo por motor ou somado?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Gilson_Freitas
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 8:54 am
Localização: São Paulo-SP-Tatuapé

Consumo por motor ou somado?

Mensagem por Gilson_Freitas »

Olá pessoal, minha dúvida é a seguinte: Se eu sei que um conjunto motor e hélice consome 14A (amperes), para um quadricoptero eu devo multiplicar esse valor por 4 ou esse valor não se altera?

Pergunto isso para saber se uma determinada bateria aguentará esse consumo.

Obrigado!
Gilson
MS-Quad
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Set 30, 2014 8:51 pm
Localização: Castro, PR

Re: Consumo por motor ou somado?

Mensagem por MS-Quad »

Com absoluta certeza, 14A x 4= 56A de consumo total.
Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

Desconhecido
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Consumo por motor ou somado?

Mensagem por LaercioLMB »

MS-Quad escreveu:Com absoluta certeza, 14A x 4= 56A de consumo total.




Exato.
Mas é sompre bom colocar pelo menos 2A a mais pelo consumo da controladora e do receptor e se tiver gps, mais 1A e se tiver câmera, mais 1A, para ter uma boa margem segura na escolha da bateria.
Não é só o motor quem consome da bateria, tudo que for eletrônico e estiver ligado também consome.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Consumo por motor ou somado?

Mensagem por magnoudia »

E esses 14A já foram confirmados em voos pairados oué info de manual?
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Re: Consumo por motor ou somado?

Mensagem por alexandre.live »

MS-Quad escreveu:Se eu sei que um conjunto motor e hélice consome 14A (amperes), para um quadricoptero eu devo multiplicar esse valor por 4 ou esse valor não se altera?


Muito cuidado com dados conhecidos oriundos de manuais ou testes de bancada. Já discutimos estes assunto em outras ocasiões e sempre chegamos ao mesmo ponto: o voo de um multimotor é dinâmico, pois tem uma controladora gerenciado a coisa toda, e sendo assim, seu consumo também é dinâmico!

Um exemplo, cada motor/esc/hélice do kit E300 da DJI é desenhado para consumir o limite de 15A, entretanto meu Discovery com peso em ordem de voo de 1600g, em hover ou em um voo suave, cada conjnto está consumindo apenas 3,8A. Em full throttle, eles chagam a no máximo 7A. Ou seja, eu tenho mais de 50% de margem no meu setup e se eu fosse calcular as baterias pelos 15A da especificação do equipamento, seria quase inviável, pois teria um multimotor demandando 60A e não os 16A que hoje utilizo.

O mais correto a se fazer é ver a tabela progressiva de consumo que qualquer bom fabricante disponibiliza, ou seja, realizando um empuxo X, equipado com uma hélice Y, alimentado por uma tensão Z, o consumo será de W...

Mas é sompre bom colocar pelo menos 2A a mais pelo consumo da controladora e do receptor e se tiver gps, mais 1A e se tiver câmera, mais 1A, para ter uma boa margem segura na escolha da bateria.


... e discordo disto também, minha eletrônica de apoio, com uma Naza V2 com GPS, TX Lawmate 1.2GHz, Gimbal Tarot T-2D, câmera 600TVL Super HAD e um receptor X8R da FrSky, consome apenas 700mA. Bem longe dos 5A propostos. Levando em consideração uma margem de segurança de 50% eu usaria para calculo apenas 1,4A.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
Gilson_Freitas
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 8:54 am
Localização: São Paulo-SP-Tatuapé

Re: Consumo por motor ou somado?

Mensagem por Gilson_Freitas »

O consumo de 14A foi do manual do fabricante (e-max) com empuxo, hélice e tensão.
Gostaria de fazer o teste com ele ligado, mas com um simples multímetro eu consigo fazer a medição da corrente? Pois pelo que vi os multímetros (básicos) suportam apenas 10A, correto?

Abraço.
Gilson
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Re: Consumo por motor ou somado?

Mensagem por alexandre.live »

Gilson_Freitas escreveu:O consumo de 14A foi do manual do fabricante (e-max) com empuxo, hélice e tensão.
Gostaria de fazer o teste com ele ligado, mas com um simples multímetro eu consigo fazer a medição da corrente? Pois pelo que vi os multímetros (básicos) suportam apenas 10A, correto?

Abraço.


Amigo, qual o modelo do motor? Estes 14A devem ser consumidos pelo motor em seu pico máximo. Te garanto que em voo, pelo menos de um multimotor, ele não chega nem próximo a isso!

Sobre a medição, caso não possua um instrumento próprio para hobby ou um multimetro capaz de realizar leituras acima de 10A, poderá utilizar o recurso de um Shunt externo. Aqui tem uma forma de fazer, é bem fácil:

http://www.e-voo.com/tutoriais/shunt/
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
Gilson_Freitas
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 8:54 am
Localização: São Paulo-SP-Tatuapé

Re: Consumo por motor ou somado?

Mensagem por Gilson_Freitas »

Alexandre, o motor é um e-max xa2212 820kv com hélices 10*4.5. Abri um tópico sobre essa relação de hélice e motor: viewtopic.php?f=35&t=176975
Com base nas informações passadas pelo pessoal no tópico eu mantive essa configuração, mas então lendo mais e assistindo alguns vídeos fiquei com essa dúvida sobre o consumo da bateria.

Valeu Alexandre!
Gilson
Responder