Fail Safe

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
finotif
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 09, 2013 12:12 am
Localização: Santos, São Paulo

Fail Safe

Mensagem por finotif »

Galera, me expliquem uma coisa.
Tava vendo vídeos na internet de como configurar o fail safe do FrSky, até ai tudo bem.
No vídeo que o cara explica como configurar o FS, utilizando como exemplo um servo, na hora em que ele simula uma perda de sinal, o FS atua e o servo volta para a posição em que fora programado. Minha dúvida é a seguinte, se o FS é configurado somente no conjunto módulo/receptor, porque ele não faria a mesma função em uma controladora tipo a KK2?
A KK hoje em dia me atende perfeitamente, e economizo mensalmente uma grana só para trocar de controladora e obter uma com FS, mas sempre tive essa dúvida.
Valeu.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Re: Fail Safe

Mensagem por alexandre.live »

Ele vai atender...mas não espere muito! Quando ainda utilizava a KK, a única coisa que consegui fazer com o fail safe foi deixar o motor com uma velocidade que mantivesse o Hover, evitasse o corte dos motores e ainda deixava ativo o self level....e foi só!!
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Fail Safe

Mensagem por John-Henrique »

alexandre.live escreveu:a única coisa que consegui fazer com o fail safe foi deixar o motor com uma velocidade que mantivesse o Hover, evitasse o corte dos motores e ainda deixava ativo o self level....e foi só!!

Imaginando que estamos falando de multimotores... deixa eu ver se entendi. Você está voando, dai perde o sinal (Fail safe tipico e comum) dai o que deveria acontecer? Cortar o motor? Não ficou bem claro isso, porque se cortar motor você automaticamente derruba o multi no chão.

Como a kk não tem RTH (Return To Home), você realmente não deve querer esperar que o modelo volte do Fail Safe sozinho. Não sei se você se expressou mal ou eu que entendi tua afirmação de forma errada.
Avatar do usuário
Dandam
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qui Fev 17, 2011 8:40 am

Re: Fail Safe

Mensagem por Dandam »

Bom, como eu vi vários relatos de molti que perderam o sinal e continuaram voando ate sumir, também tentei ativar o fail safe da minha kk2 para derrubá-la e poder aproveitar alguma peça, em vez de simplesmente perdê-la por completo.

Fiquei preocupado com ele desligar os motores e cair na cabeça de alguém. Mas se ele não for derrubado, quando acabar a bateria acabaria caindo do mesmo jeito.

Mas se eu estiver voando em um lugar apropriado, sem pessoas por perto, será melhor ele cair por ali do que voar ate a bateria acabar e chegar em algum lugar com pessoas.

Se bem que com uma controladora sem RTL eu não deixaria meu multi sair de perto..rs


Mesmo com uma controladora com RTL não da pra confiar. Esse vídeo do RCNaVeia, ele perdeu o multi dele, que saiu voando para o infinito, e o equipamento tinha GPS.

https://www.youtube.com/watch?v=OIJg437GzkY


Parece que tem um dispositivo de pára-quedas que da pra colocar no multi. Um dia vou testar isso tb :-D


(Minha kk2 parou de funcionar antes que eu a colocasse em operação, então comprei uma APM2.6 com GPS)
Avatar do usuário
Mateus Felipe
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Sex Mai 11, 2012 1:30 pm
Localização: Natal RN

Re: Fail Safe

Mensagem por Mateus Felipe »

Dandam escreveu:

Se bem que com uma controladora sem RTL eu não deixaria meu multi sair de perto..rs


Mesmo com uma controladora com RTL não da pra confiar. Esse vídeo do RCNaVeia, ele perdeu o multi dele, que saiu voando para o infinito, e o equipamento tinha GPS.

https://www.youtube.com/watch?v=OIJg437Gz


(Minha kk2 parou de funcionar antes que eu a colocasse em operação, então comprei uma APM2.6 com GPS)



Amigo, o RTH não vai funcionar quando perder o sinal do radio se a pessoa nao estiver usando um modulo/receptor com fail safe programável!!

No caso desse rapaz aí do vídeo, ele estava usando um turnigy 9x com modulo original, ou seja , sem fail safe.
Avatar do usuário
finotif
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 09, 2013 12:12 am
Localização: Santos, São Paulo

Re: Fail Safe

Mensagem por finotif »

Eu só queria que, caso perdesse o sinal, ele aciona-se o FS centrando todos os controles e deixando a aceleração em um patamar que mantivesse o mesmo pairando no ar, e nessa eu poderia correr atrás dele e recuperar o sinal! Acham possível isso?
Avatar do usuário
Dandam
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qui Fev 17, 2011 8:40 am

Re: Fail Safe

Mensagem por Dandam »

Olá pessoal!

Tenho uma duvida, tanto com meu ESC HK 25/30 super simples quanto com o ESC Q Brain 4 x 25A, utilizando meu radio Turnigy 9x com Tx e RX originais, quando eu desligo o radio cinco segundo depois os motores param.

Já utilizando a APM2.6 quando eu desligava o radio, no mission planner não alterava nada, se o acelerador estivesse no meio desligando o radio no meio a acelerador ficava.

Apos atualizar o PPM Encoder da APM, assim que desligo o radio o sinal do acelerador, que o minimo é 1100, cai para 900. Se o acelerador estiver no meio ou no máximo, desligando o radio, o sinal cai para 900 acionando assim o RTL.

Vejo muitos falarem quo o rx original do turnigy 9x não tem fail safe.

Talvez para um aeroplano desligar apenas o canal do acelerador não seja muito útil, mas no caso dos multirotores se a controladora reconhece a perda de sinal e consegue ativar o RTL (RTH), isso para mim parece ser um fail safe bem eficaz.

Mas fico na duvida, pois muitos falam que o rx original não tem fail safe, e fico pensando se deixei passar algo, se tem alguma coisa que não consigo ver nessa história.
Responder