Bateria do Multi não carrega

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Castor
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Jan 29, 2014 12:55 pm
Localização: São Paulo

Bateria do Multi não carrega

Mensagem por Castor »

Amigos

Após uma queda, deixei a bateria no modo storage até as peças para conserto do multi chegarem. Demorou cerca de 50 dias.

Após o concerto do multi, quando fui carregar a bateria, das 4 células, 3 não passam de 3,98v (a outra célula fica com 4.20v)

O que devo fazer? É possível resolver?

com esta carga, o meu tempo de voo caiu de 19 minutos para 10 (muito estranho).


Dados:

Carregador Imax B6 original
Bateria Multistar 4S 8000mah 10c

Obs.: eu sei que esta bateria está longe de ser "das melhores", mas sempre me atendeu bem, na medida do possível...

fiz uma carga a 0,5a que chegou a 3.98v pois quando carregava com 5a não passava de 3,83v por célula, porém, a quarta célula sempre chegava a 4.20v

Agradeço sugestões
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Bateria do Multi não carrega

Mensagem por John-Henrique »

Pra mim, já era... as vezes acontece, e pode ser que já existia o problema antes de você guardar, sabe porque? Você informou que ocorreu uma queda, nesta queda uma das células pode ter sido danificada pelo impacto e é normal, estas células perderem carga com o passar do tempo. Aliás, é esperado que isto aconteça. Tenho aqui 2 baterias 3S 1800 mAh que sofreram queda e mesmo não tendo apresentado um dano tão visível (amassadinho de nada) começaram a perder carga até chegar ao ponto de estarem com carga total mas ao iniciar o vôo o buzzer já disparar o alarme de tensão baixa.

Dai em diante, acabou ou você compra uma celula a vulso pra substituir ou compra uma bateria nova (prefiro comprar nova pela garantia), o preço é praticamente o mesmo.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Bateria do Multi não carrega

Mensagem por magnoudia »

Você colocou só para carregar ou mandou balancear?
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Bateria do Multi não carrega

Mensagem por Indiana Junior »

inda mais sendo num multirotor, que nao pode nem pensar em dar pau la em cima se fosse num aero, acabou a bateria la em cima vc volta no planeio, mas no teu caso, mais seguro descatar ou deixa las pra voar num aero, comigo tb ja aconteceu de em uma queda , uma ou duas celulas morrerem.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Bateria do Multi não carrega

Mensagem por Piradrone »

Já aconteceu isso comigo, da bateria ter se desbalanceado a ponto de uma ou mais células estarem perfeitas e as outras bem abaixo do nominal.
Isso ocorre não porque as células estão totalmente ruins, mas porque a taxa de auto descarga de cada célula não é a mesma. Então quando se mantem a bateria armazenada por longos períodos, as células auto-descarregam em regime diferente umas das outras.

Se três células estão bem baixas e uma somente está com toda a carga, mesmo em modo balanceamento, pode ocorrer de uma das células chegar em 4,20V bem antes das outras, e como os carregadores em sua esmagadora maioria balanceia a bateria colocando resistências em paralelo com as células durante a carga, todas as células continuam a receber corrente, mesmo as que já chegaram em 4,20V e estão com carga completa. Se o carregador continuar a manter a bateria em modo balanceamento, irá extrapolar a tensão da célula que já tem 4,20V e isso pode ser perigoso, por isso ele acaba abortando o processo, ou acusa erro de balanceamento,ou ainda extende o balanceamento infinitamente com praticamente 0mA de corrente (coisa que não irá fazer as células baixas chegarem a 4,20V por motivos óbvios.

Como eu resolvi o meu caso: Minha bateria era 4S e uma das células estava com 4,20V e as outras com 3,9V, como a sua. Fiz um cabo adaptador, puxando direto do conector de balanceamento dois fios para cada célula individualmente, e liguei uma célula por vez ao carregador, em modo 1S, carregando com 1A. Fiz três procedimentos como esse, um para cada célula e consegui que todas as três células baixas carregassem totalmente. Depois desse procedimento e com todas as 4 células carregadas, usei a bateria normalmente e não tive mais problemas de desbalanceamento. Contudo, deixei ela uma semana em modo armazenamento e reparei que realmente as células suspeitas autodescarregavam com uma velocidade maior que a célula que estava perfeita, então antes que acontecesse de novo, coloquei ela para balancear normalmente e uso essa bateria com mais frequencia que as outras.

Experimente carregar as c;elulas individualmente em modo 1S e quem sabe consegue resolver esse problema.
Castor
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Jan 29, 2014 12:55 pm
Localização: São Paulo

Re: Bateria do Multi não carrega

Mensagem por Castor »

Amigos

Agradeço as dicas.

Algumas pessoas citam o procedimento que o Piradrone explicou como uma possível solução.

Como não tinha muita opção (estou no interior, sem ferramentas), resolvi fazer alguns testes.

descarreguei e carreguei balanceando - Não resolveu
descarreguei e carreguei sem balancear - Não resolveu

daí, percebi que o Imax parava de carregar quando uma célula chegava a 4.20v e o carregador "brigava" com as outras 3 células até desistir.

Fiz o seguinte:

descarreguei novamente
coloquei no modo carregar (sem balancear)
Quando a célula boa chegava perto de 4.15v, desligava o carregador e esperava alguns minutos.
começava a carregar novamente, as vezes com o modo rápido, sempre parando quando a célula boa chegava a 4.15v, assim, as células foram aumentando gradativamente.

Agora as células estão com 4.18v (bem melhor). Não tenho a menor ideia se é uma carga real ou como alguns outros sites falam "uma carga falsa".

Vou fazer mais testes.

Obs.: sou leigo, só fiz isso porque não tinha nada a perder. nem sei como funcionará em voo. Vou comprar outra bateria assim que possível. Acho que não dá para arriscar.
Castor
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Jan 29, 2014 12:55 pm
Localização: São Paulo

Re: Bateria do Multi não carrega

Mensagem por Castor »

Amigos

Atualizando...

Após 3 voos com muito cuidado (voando baixo e perto) carregando a bateria na "forçada" ela voltou ao normal. Agora carrega e balanceia todas a células com 4.20v sem ficar enganando o carregador. Acho que "ressuscitou".

Se bem que notei uma queda considerável no tempo de voo (Antes de 17 a 19 min. agora de 12 a 14 min.)

vou tentar mais alguns ciclos de carga e descarga para saber até onde chega...

Não achei na internet muitas críticas sobre está bateria Multstar 10c. Vi algumas marcas "estranhas" com um preço """bom"""

http://pt.aliexpress.com/item/14-8v-lip ... 68168.html


Alguém conhece?

Mais uma vez, obrigado a todos

Castor
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Bateria do Multi não carrega

Mensagem por magnoudia »

Cara, foge dessas multistar e dessas chinesas desconhecidas. Zippy e turnigy não são nenhuma Thunder Power mas funcionam certinho. A multistar apesar de ser da turnigy eh bem inferior a azulzinha.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Bateria do Multi não carrega

Mensagem por Piradrone »

TODAS as Turnigy Nanotech que comprei incharam e perderam capacidade... Carregam, voam até, mas nenhuma delas carrega o valor nominal. Tenho Turnigy Nanotech de 3S 2200, 3S 5000, 4S 5000, e 3S 3200... Todas incharam com pouco uso e respeitando os limites de corrente e tensão de descarga.
Enquanto isso, as chinesas Lion Power que custaram metade do preço das Nanotech estão firmes e fortes a mais de 50 ciclos e nem sinal de incharem ou parder capacidade. No máximo 5% e olhe lá... E digo isso com mais de 10 exemplares testados e usados à exaustão.
Bateria e loteria são quase a mesma coisa...
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Bateria do Multi não carrega

Mensagem por John-Henrique »

Piradrone escreveu:Enquanto isso, as chinesas Lion Power que custaram metade do preço das Nanotech estão firmes e fortes a mais de 50 ciclos e nem sinal de incharem ou parder capacidade. No máximo 5% e olhe lá... E digo isso com mais de 10 exemplares testados e usados à exaustão.
Bateria e loteria são quase a mesma coisa...

Também não vendo baterias e nem lucro com a venda delas, mas também deixei de lado as marcas e estou apostando nas TAMBÉM chinesas só que baratinhas, principalmente porque tento fazer manobras e vez ou outra rola uma queda, dai se estragar estragou (assim como aconteceria com a marquinha popular) porém, pela metade do preço. Pelo menos não pra mim, está compensando.

Mas a bateria do tópico ai, já era...
Responder