Definição de peças para pequeno drone

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
w.pereira
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Jun 09, 2011 1:33 am
Localização: Cruz das Almas, Bahia

Definição de peças para pequeno drone

Mensagem por w.pereira »

Pessoal, como vão?

Venho aqui em busca do auxílio de vocês para definir uma configuração para um pequeno drone que desejo montar.

As características que eu desejo são as seguintes:

1 - Carga
Pretendo decolar transportando um celular, no máximo 200 gramas, para fazer imagens. Sem gimbal mesmo, apenas um suporte para fixá-lo.

2 - Autonomia
Gostaria de obter uma autonomia de 15 minutos, pelo menos. Mas ainda sou flexível com esta variável ficando satisfeito caso o voo dure uns 10 ou 12 minutos.

3 - Tamanho
Pretendo levá-lo em viagens a passeio. Normalmente viajo para locais isolados como praias ou trilhas florestais onde o transporte é feito basicamente a pé. Por isso eu gostaria que o drone tivesse pequenas dimensões, o mínimo possível. Tenho um F450 com kk2 e hélices 1045 e acho ele grande demais para transportá-lo nesses passeios.

4 - Controladora
Como falei, minha única experiência foi com a KK2 e achei uma estabilidade razoável (pra quem estava acostumado a voar aeros controlados todo no dedo). No entanto, senti falta de um maior controle da altitude. Pensei então na APM, tenho ouvido falar boas coisas sobre ela.

5 - Custo
Este talvez seja o ponto mais importante pra mim.
Quero me limitar ao menor custo possível. Montei meu F450 gastando menos de 500 reais. Claro que eu já possuía rádio, logo foram 500 reais apenas com frame, controladora, motores, esc e hélices. Será que eu conseguiria limitar meu investimento a 600 obtendo um bom resultado? Considerando aí utilizar o rádio que já possuo e, se for o caso, minha bateria 3S 2200mah e as hélices 1045 de fibra de carbono que também já tenho.

Pra finalizar, eu gostaria de comprar esses materiais no aliexpress, já compro lá há algum tempo, o frete é gratuito e normalmente encontra-se facilmente "genéricos" de grandes marcas, muitas vezes perfeitamente substituível.

Desde já eu agradeço a contribuição dos colegas
William Pereira
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Definição de peças para pequeno multirotor

Mensagem por Abib »

Pode procurar por frames 250 usando Naza ou APM..

Só cuidado quando você diz que motores genéricos são perfeitamente substituíveis: Se é mais barato, é por que normalmente utilizaram materiais de menor qualidade que o original, deixando desejar no quesito performance, vibração e principalmente durabilidade..

Comprar motor xingling barato implica em comprar um motor com rolamento tranqueira, cheio de vibrações e que pode travar a qualquer momento durante o vôo..

Eu mesmo tenho dois Quads com motores xingling e a folga do bell é bem maior que de motores DJI.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Definição de peças para pequeno multirotor

Mensagem por magnoudia »

Amigo, você tem uma missão dificil de ser cumprida. Um 250 que carregue 200g e voe mais de 10min não vai ser facil, principalmente gastando pouco.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Definição de peças para pequeno multirotor

Mensagem por Piradrone »

Tenho um 250 que tá bem pesadinho (650g com tudo, FPV 2 câmeras, capa de frame) e voa 12 minutos com 2200mAh em modo suave. Se não precisar de FPV, e subir o tamanho dele pra um frame 330, que comporte hélices de 7", acho que consegue.
Se usar motores pequenos, tipo 1806 com 1500Kv, hélices de 7" e manter o peso dele em ordem de vôo abaixo de 550g acho que consegue sim. Agora, um celular razoável pesa bem menos de 200g. Tenho um S5 que é enorme e pesa 140g.
Só não espere que um quad montado assim, todo no limite seja resistente a um crash...
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Definição de peças para pequeno multirotor

Mensagem por magnoudia »

Piradrone escreveu:Tenho um 250 que tá bem pesadinho (650g com tudo, FPV 2 câmeras, capa de frame) e voa 12 minutos com 2200mAh em modo suave. Se não precisar de FPV, e subir o tamanho dele pra um frame 330, que comporte hélices de 7", acho que consegue.
Se usar motores pequenos, tipo 1806 com 1500Kv, hélices de 7" e manter o peso dele em ordem de vôo abaixo de 550g acho que consegue sim. Agora, um celular razoável pesa bem menos de 200g. Tenho um S5 que é enorme e pesa 140g.
Só não espere que um quad montado assim, todo no limite seja resistente a um crash...

Que motores está usando pra conseguir essa autonomia?
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Definição de peças para pequeno multirotor

Mensagem por Piradrone »

Uso os DYS1806 2300KV
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Definição de peças para pequeno multirotor

Mensagem por robertb »

puxa , fiquei curioso, o amigo usa hélices de 7" nestes motores ?

eu acho que hélices de 7" nestes motores, mais hora menos hora terá "churrasquinho" de motor...
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Definição de peças para pequeno multirotor

Mensagem por Piradrone »

Não, no meu quad atual que usa motores 2300Kv to usando hélices 5x3... É que esses motores possuem uma versão de 1400Kv (ou 1500Kv, não me lembro corretamente), que seria adequada para uso de hélices de 7".
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Definição de peças para pequeno multirotor

Mensagem por robertb »

entendi... tem razão ... , se tiver menor KV, acho que vai bem com hélices de 7", mas nunca testei.

mais de 12 minutos com mini, vai muiiiiita grana, se voar 10 minutos esta de bom tamanho.

agora minha contribuição :

eu recomendo montar com frame pequeno porem algo com hélices de 8" ai da para colocar mais peso e tudo mais.

porem se a ideia é frame de 250 (que esta na moda) fica de bom tamanho as sugestões acima.

Eu uso motores 1806 com hélices de 6.2" nos pequenos, muito bom também para quads 250 pequenos, só precisa verificar se o frame suporta.

eu andei montado uns minis.... mas no fim das contas não gostei do uso não.... sem FPV "Esquece" não da para ver de longe, com FPV tem que acostumar e "cair" um monte antes de aprender... porem é uma opção.

dito isso, se é o primeiro quad , algo maiorzinho e mais simples ajuda.

abs
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Definição de peças para pequeno multirotor

Mensagem por robertb »

OPS.... agora que li com mais calma o post tenho outra Recomendação:

nunca coloque celular no Quad.... roubada total....

1) se "cair" e você não puder recuperar a policia vai bater na sua casa, pois tem gente que faz isso para enviar "celulares" para ..... (muito perigoso)

2) o celular emite em frequência que pode interferir em vários componentes do Quad , inclusive no radio em alguns casos.

Então é uma péssima ideia....fora que não tem logica, tem câmeras super pequenas de boa qualidade.
Responder