Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por MarceloPessanha »

Caros (novos) amigos,

Primeiro gostaria de agradecer pela oportunidade de participar do fórum e, desde já, pelos conselhos e broncas que sei que virão.

Sou analista ambiental, atualmente chefio um Parque Nacional (da Restinga de Jurubatiba, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro) e estou iniciando no mundo dos RPAs e semelhantes.

Há muito tempo venho pensando na utilização de "d rones" no apoio ao monitoramento e na fiscalização ambiental.

No meu Instituto (ICMBio) já existem algumas poucas experiências (basicamente com Xmobots - Nauru e Echar), e estou, inclusive, acabando o treinamento para utilização de um Echar 20B.

Mas minha sensação é que não é bem isso que precisamos na minha atual Unidade.

O Echar 20B é uma excelente ferramenta de mapeamento, disso não dá para discordar - nossa versão com câmera Sony A7R tem resolução de um pixel para cada 3 cm a 300 m de altura!!!

Mas para o dia a dia é um trambolhão!!!

Depois de muita conversa descobrimos que o que precisamos é mais parecido com um "periscópio"... nossa unidade é plana com ponto mais elevado com 15 metros de altitude mas a vegetação, em forma de cordões, não permite que tenhamos uma boa visão da área

Resolvi, então, fazer uma experiência particular com quadrimotores.

Depois de pouca pesquisa, acabei encomendando uma porção de tralha que sei que não é o melhor, mas foi o que deu para comprar nesse momento (sou servidor público e estou longe de ganhar bem).

Acabei comprando um Quanum Nova e uma porção de coisas que nas primeiras pesquisas pareciam boas escolhas, mas que acabei descobrindo que podem não ter sido tão boas assim.

Basicamente minhas compras foram as seguintes:

Um Quanum Nova versão sem guimbal (com bateria Turnigy 2700 3S e radio Quanum)
2 x Black Magic 3000mAh 11.1v
Suporte para duas baterias
Carregador Hobbyking X120
Upgrade de radio: 2.4Ghz 2000 mW radio Booster com 5V/6V Switch VBEC
Kit de telemetria 3DR Radio 433Mhz 500mW
MinimOSD Mavlink com Power module com BEC 5.3V
Sistema FPV com transmissor Boscam TX TS832 600mW com antena Hawkeye Tomahawk Backfire 5.8GHz 12DBi Mini Panel, receptor Boscam RX RC832 com antena coverleaf, Monitor 7 polegadas 800x480, mini DVR SD, guimbal Eachine Light-2D com cabo para Gopro (temos Gopro Hero3) e 2 x 2200mAh 11.1V 30C Lipo Battery para o sistema de terra
Comprei, também, dois jogos de hélices de fibra de carbono (um com as medidas originais e outro 1038 para testar), além de protetores de hélice

O problema é que estou achando que vai ficar um paralelepípedo de tão pesado...

Queria pedir alguns conselhos e, principalmente, paciência com um novato não tão novo assim!!!

Grande abraço e desculpas antecipadas se cometi algum erro,

Saudações da Restinga

Marcelo Pessanha
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Re: Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por William Okamura »

eu acho que vai ficar pesadao mesmo - soma-se a isso o fato do frame ser muito fino e fragil, quando pegar em maos vai ver o que estou falando
com esse peso, vai dar uns 7 minutos de voo e olha la
conselho antes de voar e abrir e revisar todas as conexoes e se a controladora e antena gps estao fixadas bem - ja peguei alguns que estavam soltos e outros com solda mal feita
uʍop ǝpısdn
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Re: Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por William Okamura »

outra coisa se for usar mesmo ele - instale um link de telemetria que ajuda muito a subir missao e acompanhar em tempo real o voo
uʍop ǝpısdn
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Re: Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por MarceloPessanha »

Caro Willian,

Obrigado pelos conselhos.

Sobre a revisão: eu já tinha sido alertado - está nos planos, junto com a instalação das outras peças. A ideia é desmontar tudo, conferir e instalar as novas peças.

Não tenho muita intimidade com aeromodelos, mas tenho bons conhecimentos de elétrica/eletrônica e estou acostumado a trabalhar com pequenas peças (faço reparos em instrumentos de sopro e tenho uma oficina muito bem montada).

Ou seja: vou precisar de muitos conselhos e muita paciência com meus erros!!!

Em relação a telemetria: eu comprei um kit da 3DR com radio 433Mhz 500mW e receptor, e um módulo de força para ter as informações sobre as baterias. Estou pensando em montar uma pequena estação com notebook ou tablet numa maleta de alumínio que tenho. A telemetria ficaria ligada nele, com o monitor dedicado ao FPV. Isso está certo?

Sobre o frame... não tinha pensado nisso!!! Até por que vi alguns vídeos de Novas com uma série de extras... vou começar a dar uma pesquisada sobre qual frame poderia usar com as peças do Nova... um 350 ou 450...

Tenho pensado em trocar a Gopro por uma câmera mais leve, usando um frame para montagem... vou ter que fazer as contas para ver se compensa.

Ainda estou em dúvida se vale a pena instalar o kit para duas baterias... será que compensa o aumento de peso???

Novamente obrigado pelos conselhos,

Grande abraço
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Re: Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por msamorim15 »

Olá amigo, eu tive por pouco mais de 3 meses um Quanum Nova, não voei tanto, mas posso te passar 2 conselhos:

1- o modelo mais recente está vindo com o socket para a conexão da telemetria, mas verifique a polaridade, pois queimei meu transmissor.
2- atualizei minha placa para o firmware mais recente, o quadri ficou bastante dócil, porém cheguei a derrubá-lo em função de vento. Ele não fará um vôo tranquilo se o vento estiver de moderado para forte!

E para reforçar o que o amigo comentou acima, revise toda a instalação, pois o chinês que montou o meu também esqueceu de fixar a controladora e o gps.

Boa sorte!
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Re: Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por MarceloPessanha »

Caro msamorim,

Obrigado pelas dicas.

Vou tomar muito cuidado revisando todas as conexões... já vi que com os "made in China" temos que remontar tudo para garantir...

Acaba sendo melhor... pelo menos nos força a revisar todo o equipamento antes de usar... hehehehe

Em relação a atualização e o vento: antes ele suportava melhor o vento?

Aqui na região venta muito... o tempo todo...

Novamente obrigado pelas dicas!!!

grande abraço

Marcelo
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Re: Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por msamorim15 »

Boa noite xará,

A atualização não muda em nada a capacidade de enfrentar o vento, mas ativa outros modos de vôo, como o poshold, que deixa a máquina mais ágil no modo gps.

Como a questão de vento forte ou fraco é subjetiva nesse caso, sugiro que você faça voos em hover para sentir o comportamento dele, não acho que seria uma boa idéia realizar vôos distantes sem antes ter noção da capacidade dele de enfrentar o vento.

Boa noite
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Re: Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por MarceloPessanha »

Caro Marcelo,

Sem dúvida... vou começar com vôos curtos até pegar confiança.

Vi na sua assinatura que você pilota helicópteros - como é o controle: muito mais difícil que dos multimotores?

E o FPV?

Abraço

Marcelo Pessanha
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Re: Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por msamorim15 »

Olá...
Multimotores são normalmente muito mais fáceis de pilotar, não dá nem pra comparar, mas ambos exigem um pouco de treino antes de sair pro vôo.
Não tenho muita experiência com FPV, fazpouco tempo que comecei com os quadris.

Sds
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
MarceloPessanha
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 9:49 pm
Localização: Quissamã

Re: Iniciando - Quanum Nova - Aceito conselhos e broncas

Mensagem por MarceloPessanha »

É, eu comprei um brinquedo para treinar, ir me acostumando com os controles e pegando jeito... por enquanto fico treinando voo pairando e pequenas curvas.

Estou usando um XK X250 com sisteminha básico de FPV - não é grandes coisas, mas como treino está sendo bastante divertido... ás vezes começa andar para trás ou para direita sozinho e já estou tentando descobrir que regulagem posso fazer para corrigir... acabo treinando voo e manutenção!!!

Para quem diz que chines não presta... presta sim... é um excelente treinamento de manutenção!!!

Grande abraço
Responder