Hélice quebrando durante o vôo ???

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Moderadores: Paulinho, benites

highlanderafa
membro

Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagempor highlanderafa » 04 Abr 2016 20:38

Pessoal, estava voando no primeiro vôo outdoor com o meu f450, e na primeira bateria o mesmo em uma aterrissagem virou , mas estava em uma altura de no máximo meio metro, cortei logo o throttle. Voei mais um pouco tudo OK.
Na segunda bateria, com cerca de 3 min de vôo, do nada o quad tombou para a direita e caiu.
As hélices do lado q ele tombou durante o vôo, estavam quebradas qdo o resgatei.

Minha dúvida é :

- Será q foi uma hélice q quebrou e a potência é tanta q não foi possível ver o pedaço se soltar ???

Pois não consegui ver nenhum fragmento de hélice se soltando no momento da queda.

As hélices são de plástico 1045.

Estou pensando em pegar as de fibra de carbono.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!

John-Henrique
membro
Contato:

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagempor John-Henrique » 04 Abr 2016 20:51

Cara, certa vez inventei de testar um motor 4400 kv na mão com uma hélice tripá, dai mal acelerei na metade a hélice quebrou uma pá que até hoje não achei (e nem quero) saiu voando, bateu no meu polegar, raspou no braço, ralou minha perna (estava de bermuda), bateu no chão e sumiu, ver eu não vi, mas ouvi o barulho dela batendo e fiquei uns dias sentindo a dor de onde ela 'tocou' em mim...

Enfim, em voo também já quebrei hélice, elas meio que estoram e raramente a gente acha algum pedaço, não que precisemos encontrar o pedaço. Imagine assim, toda a força que a hélice suporta para gerar o trhurst é usada para lançar a pá dela longe quando ela quebra.

OBS.: Nunca usei hélice de carbono ou madeira

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 04 Abr 2016 21:02

Curiosamente no final de semana retrasado foi a primeira vez que quebrei uma hélice em voo.

Era uma Emax 10x4,7, fiquei bem decepcionado com ela, foi difícil de balancear, o anel de ajuste de diâmetro de adaptador ficou com folga, mas já tinha voado com elas e estava OK. Neste dia estava decolando quando a poucos cm do chão uma das hélices estourou. Estranhei porque a outra Emax que tenho, uma 10x6, está há anos em um modelo com motor muito mais forte, veio balanceada e não deu nenhum problema.

Eu troquei-a mas ao revisar tudo cismei de forçar um pouco e as outras também estavam quebradiças, joguei todas fora e coloquei umas GWS 10x6HD que tinha sobrando.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 04 Abr 2016 21:24

Incrível, voltei com o quad para a sala com um braço e três hélices quebradas. Fiquei perdido sem entender, pq não consegui ver nada saindo do quad.
Vou reparar e pretendo agora usar um jogo de hélices de carbono, não to confiando mais na de plástico.
Muito obrigado amigo por compartilhar sua experiência. To bobo até agora com tamanha potência dessa máquina e de não ter visto a hélice se desprendendo .
Grato.
Aprendendo sempre !!!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 04 Abr 2016 23:16

Hélices tem limites de rotação, embora muitos ignorem completamente ou não querem aceitar isso.
Hélice acima do limite de rotação sempre poderá quebrar e voar uma ou mais pás sabe Deus pra onde sem nenhuma explicação que pareça lógica a não ser o limite de rotação ter sido ultrapassado.
As hélices em sua maioria estão caindo de qualidade cada vez mais, mas os limites de rotação não estão aumentando, pelo contrário, se uma hélice de qualidade diz suportar tanto de rpm, uma de qualidade inferior certamente irá suportar menos e assim por diante.
A fabricante de hélices APC divulgou no site os limites máximos de rotação das hélices APC que são de boa qualidade, já as genéricas certamente irão suportar menos, mas a maioria do pessoal as usa acima dos limites, não tem como não correr sempre o risco de uma hélice se partir em voo, mesmo estando corretamente balanceada, quam dirá mal balanceada ou sem balanceamento algum.
Nenhuma hélice vem balanceada de fábrica, podemos ter a sorte de algumas não precisarem de balanceamento, mas não significará que todas daquela marca e modelo não precisarão de balanceamento.

As de carbono também tem limites de rotação, pois não é o material que as deixará imune a quebra por fadiga depois de ter ultrapassado o limite de rotação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 04 Abr 2016 23:56

Acredito que fora o limite de rotação ainda tem o fator "armazenamento", o plastico também sofre influência do calor, digamos que guardado em uma temperatura elevada ele 'resseque' (não é este o termo correto, mas você entendeu) dai a resistência do material fica prejudicado, talvez até no voo com sol quente, vai saber. Dai uma fissura quase imperceptível acaba causando a quebra.

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 04 Abr 2016 23:59

Entendi. Eu uso motores de 1000kv xom baterias 3s, e faço vôos tranquilos, até pq minha intenção é mais usar o quad para relaxar, e nada de agressivo ou acro.
No momento ainda estou sem balanceador, acho q isso ajudou no " estourar" da hélice.
As de carbono ouvi falar q são bem mais resistentes e pro meu tipo de vôo, acho q atenderão bem.
Já comprei uma dúzia de hélices de plástico e vou deixar para testes e voar com as de carbono.
Obrigado amigos, o rigado Laércio.
Aprendendo sempre !!!

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 05 Abr 2016 00:03

Obrigado amigos pela ajuda. Ainda bem q estava voando em uma área de mata e sem presença de pessoas próximas. Fiquei impressionado com o acontecido, parecia até q alguma coisa o havia atingido, o mais incrível é q não percebi nada . Por dedução acredito q foi a hélice. Vou tentar aumentar o expo do rádio TB para ter uma.aceleração mais suave, assim minimizando um pouco o esforço nos apoios das pás.
Aprendendo sempre !!!

Japaparadoxx
membro

Mensagempor Japaparadoxx » 05 Abr 2016 00:32

Um grande motivo que também pode vir causar a quebra durando o voo além dos ja citados, é o aperto excessivo dos parafuso/spinner das helices. É um grande problema em alguns motores, se aperta demais, explode, se aperta pouco, patina/solta. Por isso é sempre bom usar motores cw/ccw ou lock nuts.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 05 Abr 2016 10:21

Hélice SF de 10 polegadas de diâmetro suporta 6500 rpm máximos.
1000 kv x 11,1V = 11100 rpm.
Motor a 75%.
11100 x 0,75 = 8325 rpm.
Isso se o motor render só 75%, pois dependendo da qualidade do motor pode muito bem render até 90%.
11100 x 0,90 = 9990 rpm.

Esse cálculo é para uma hélice de qualidade, pois hélices de menor qualidade os limites podem ser inferiores, mas já dá uma boa noção de que hélice tem limite e quais são os limites.

Bateria 3S com carga total chega a 12,6V. 1000 x 12,6 = 12600 x 0,75 = 9450 rpm logo de partida.

Juntando isso com a polimerização do plástico sob os efeitos do sol, aperto excessivo das porcas e ou spinner, desbalanceamento ou balanceamento incorreto das hélices, são uma forte fonte de hélice estourar no ar.
Enquanto uma pá de hélice não entrar em alguém, todos esses cuidados irão permanecer em descaso.
Notem que não estou criticando e tão pouco condenando ninguém, só alertando dos motivos que causam uma quebra de pá de hélice em voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 05 Abr 2016 14:11

Muito boa a explicação. Então no caso, deveria voar com hélices menores ???
Essa configuração eu segui de um tutorial na internet.
Aprendendo sempre !!!

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 05 Abr 2016 14:34

@ HIGHLANDERRAFA
Tem (ou tinha) uns tópicos na sessão 'iniciantes' que explicam coisas como este calculo de consumo, helices entre outras coisas. A questão é que a gente compra o motor e não lê o manual dele (quando tem), dai vai pra internet e procura alguma 'receita de bolo' mas o confeiteiro nem é lá tão experiente assim, também achou a receita pronta... e meio que "ah não tenho essa hélice ai, vou usar aquela que tá guardada"

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 05 Abr 2016 15:59

Blz John. Vou dar uma pesquisada por lá.
Aprendendo sempre !!!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 05 Abr 2016 16:42

highlanderafa escreveu:Muito boa a explicação. Então no caso, deveria voar com hélices menores ???
Essa configuração eu segui de um tutorial na internet.

Na internet você tem que aprender a filtrar o que dizem, principalmente em tabelinhas de motores onde falam em empuxo, mas ignoram totalmente diversos outros fatores e tão pouco avisam dos limites do motor em questão.
Um exemplo, do teu motor, tem uma tabelinha na internet que fala que com determinada hélice ele te dará um X de empuxo, mas nem testes reais foram feitos, é tudo na suposição e se foram feitos realmente testes, foram por alguns breves segundos e não alertam que o motor está ou superou o limite, pois querem vender e que se danem se o motor queimar, vendem outro.
Fazem combinações de motores e hélices que não rendem como deveriam, mas se preocupam com o suposto empuxo que não será com qualquer hélice e tão pouco com qualquer bateria usada no conjunto.
Até a resistência interna das baterias muda, inclusive nas de mesma marca e modelo o que muda também o desempenho final de um motor.
No seu caso se fala que pode usar no motor uma bateria 3S com uma hélice de 10 polegadas, troque de 10X4,7 por 10X6 que certamente a 10X6 irá render mais com menor consumo e o limite de uma hélice não SF é de 14500 rpm, veja que diferença de limite para uma 10 polegadas SF que é de 6500 rpm.
Não é tanto o diâmetro da hélice quem determina o rpm máximo e sim uma combinação com a sua estrutura.
Temos visto muito aqui no fórum gente indicando o uso de hélices SF por que o fulano falou que ouviu do ciclano que ouviu do beltrano que deve ter achado que ficava bom e passou a receita adiante.
Vemos também muitos combos de motores, hélices, esc e baterias que não tem o menor sentido, tanto de baterias subdimensionadas, esc superdimensionados e hélices SF em motores de alto kv.
Quer usar uma hélice SF de 10 polegadas em motor de 1100 kv? Pode, mas com uma bateria 2S e não 3S como a maioria indica e ou anuncia.
Para você ter uma ideia, estou com uma configuração de um motor de 1300 kv com uma hélice SF 9X4,7, mas com uma bateria 2S e não 3S, pois com bateria 3S esse motor suporta no máximo uma hélice 8X4 HD, sendo o mais recomendado a ele uma 7X4 HD com bateria 3S.
Temos que aprender a escolher corretamente os motores, hélices e baterias, pois a maior parte dos equipamentos poderia ter um tempo de voo muito maior e não o tem pela escolha errada do conjunto.
Isso eu aprendi com o falecido Motta, embora muita coisa dele eu não aceitasse, não posso esconder o que de bom eu aprendi. Ele conseguia fazer um aeromodelo ter mais de 30 minutos de voo, coisa que a maioria com modelos iguais não conseguia nem 10 minutos, tudo pela escolha certa de motor, hélice e bateria.

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 05 Abr 2016 19:30

Boa Laércio, obrigado pelas dicas e conhecer imento compartilhado. Procurei um pouco na parte de iniciantes e não consegui muito esclarecimento, na internet muitos realmente indicam hélices 1045 para meus motores de 1000kV.
Na dúvida eu comprei um conjunto de fibra de carbono pela resistência e vou avaliar , pois depois dessa queda que o quad sofreu, não consigo confiar mais nas hélices de plástico para vôos mais longos em vento forte a moderado. Mas continuarei pesquisa tanto no fórum qto na net.
Obrigado pela a ajuda, sempre quis montar um heli e acabei montando um quadricóptero e não me arrependo.
Continuarei na busca para enriquecer mais os conhecimentos q me passou.
Aprendendo sempre !!!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 05 Abr 2016 23:40

Por que a maioria indica hélice SF para multirotores?
Simples, pelo fato dessas hélices serem destinadas a força e não velocidade e multirotores exigem mais força já que pairam no ar, ao contrário de aeromodelos que voam e não pairam.
O problema não está nas hélices e sim nos motores recomendados com baterias que em motores de elevado KV, poderiam ser perfeitamente baterias 2S com maior capacidade para compensar o peso de uma 3S, o que daria mais tempo de voo ao modelo.
Usar bateria 3S? No caso então o diâmetro da hélice deveria ser diminuído para uma 9 ou 8 polegadas, restando saber é claro se o conjunto irá gerar o empuxo necessário para fazer o multirotor subir na vertical bem rápido, ou seja, um empuxo dos 4 motores somados, ser maior que 1,5 X o peso final do multirotor.
Potência demais irá exigir maior capacidade das baterias, pois o consumo também vai aumentar e isso vai acabar diminuindo o tempo de voo, pois tem mais potência, precisa de baterias maiores e somando tudo, maior será o peso final e consequentemente menor o tempo de voo.
Multirotores sim temos que deixá-los o mais leve possível de todas as formas que conseguirmos para que assim sobre potência de motor com motores menores e se possa usar uma bateria um pouco maior para dar mais tempo de voo.
10g de diferença de peso em cada motor conta, pois contará ESC mais leve, bateria que poderá dar mais tempo de voo se mantida a que seria usada em um conjunto mais potente.
Se o multirotor pesa 1500 g, para que usar 4 motores de 1000 g de empuxo cada?
1500 : 4 = 375g que pode perfeitamente se usar um conjunto motor / hélice com 580 g de empuxo cada, podendo usar um conjunto com 600g de empuxo cada.
Se o multirotor pesar 1500 g com motores de 1000g de empuxo cada, certamente se colocar motores de 500 g de empuxo cada o peso do multirotor vai diminuir e te dar mais tempo de voo.
Observando sempre um bom conjunto motor, esc e bateria.
Ahhh, mas eu quero um ESC potente para usar em mais coisas?
Raciocínio errado, pois o esc de menor capacidade usado no miltirotor poderá ser usado em diversas outras coisas desde que sejam dimensionadas para tal.

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 06 Abr 2016 07:59

Legal Laércio.
Eu andei procurando artigos sobre motor e hélice, e li q para motores até 1000Kv as hélices 1045 são boas.
No meu caso, é meu primeiro multirotor e como contei, me orientei por tutoriais no youtube.
Uso baterias de 3S, que me dariam de rpm 11,1 x 1000 = 11.100 rpm ( teóricos). * me corrija por favor se estiver enganado.
Estou pensando em comprar uma 2S para testar .

Eu achei muito alta essa rotação. Ou as hélices genéricas q usei são fracas.
Como dito antes, eu não cheguei a fazer balanceamento pois ainda não recebi meu balanceador e assumi o risco de voar assim mesmo.

Já comprei as peças para reparar o multirotor e voltar a voar e realizar eu dessa x vários testes de estabilidade para conhecer bem mais sobre esse duelo Hélice x Motor. Que até agora é o q mais me preocupa, já q a eletrônica eu checava toda a vez que o lipo alarme me dava baixa bateria e a parte de potência estavam no máximo mornas .
Espero conseguir o equilíbrio correto é voar sem maiores dores de cabeça e quedas.
Muito obrigado mais uma x Laércio.
Aprendendo sempre !!!

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 12 Abr 2016 20:12

Voltando para relatar mais um vôo.
Antes, após a troca de um braço quebrado, veriquei o motor TB danificado, o mesmo só rodava em vazio, com a hélice o mesmo travava como se tivesse perdido uma das fases.
Trocado o motor , e com novas hélices, dessa vez de fibra de carbono. O quadrimotor voou perfeitamente me surpreendendo, pois ficou muito travado e muito estável, chegando a me permitir tirar as mãos dos sticks e o deixar travado no ar.
Aprendi com esse pouco tempo q as hélices de plástico realmente são muito inferiores às de fibra de carbono ( ao menos as q eu usei ), com as de carbono consegui um vôo de quase 15 min ( bateria 3S 2600mA ) , voando sem fazer nada hard, com movimentos super suaves recolhendo o mesmo qdo o lipo alarme apitou nos 3,7V programados. Qdo com as de plastico nas mesmas medidas não me davam direito 7 min sem o lipo alarme começar a apitar.
Bem agradeço mais uma a x a paciência e ajuda de todos, em breve postarei um vídeo para pedir a opinião dos mais experientes q possam ver algo q eu como novato não consiga para melhorar o q na minha opinião já está muito bom.
Abraço a todos.
Aprendendo sempre !!!

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 12 Abr 2016 20:54

Minha experiência com multimotores e hélices...

Testei hélices EP 8040 e SF 8045, o mesmo conjunto mudando apenas as hélices, noto que com as SF o 'ponto' de 'voo pairado' é diferente e quase o tempo todo o multi continua subindo, um toquezinho de nada no stick pra tentar controlar já causa uma descida maior que a planejada. A subida sempre dá a impressão de que é mais rápida do que com as hélices EP 8040.

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 12 Abr 2016 21:29

Caro amigo.
No meu caso eu usava hélices plásticas 1045 e o multirotor ficava bem arisco TB aos comandos do acelerador, porém eu estou sem balanceador de hélices e a vontade de voar é mais forte , então fui assim mesmo. Bem... o quadro subiu porém ficava muito instável, não parava , sempre tinha q estar corrigindo, meio q dava umas tremidas. Bem uma das hélices se partiu no ar e me deu prejuízo de motor e braço. Hoje já com o quadri reparado, testei hélices de carbono, mesmo sem balancear, acho q dei sorte de já estarem praticamente balanceadas pois o comportamento foi como descrevi a cima. Muito suave e travado na altitude com o acelerador em cerca de 40% . praticamente parava na posição como nas placas q fazem o mesmo por GPS. Vou tentar manter meus vôos com as hélices de carbono, e usarei as plásticas somente para testes . Ainda não usei hélices menores q as 1045, mas já encomendei algumas para ver como fica o desempenho.
Mas, se possível mude para as hélices de fibra de carbono. A diferença para mim foi muito notável.
Aprendendo sempre !!!

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 12 Abr 2016 21:41

@ HIGHLANDER
Além do balanceamento das hélices você precisa colocar o adaptador de hélice correto (caso o eixo do teu motor seja diferente), uma folguinha ali no eixo já desbalanceia até as hélices balanceadas e causa essa tremidas também.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 13 Abr 2016 00:58

highlanderafa escreveu:Legal Laércio.
Eu andei procurando artigos sobre motor e hélice, e li q para motores até 1000Kv as hélices 1045 são boas.
No meu caso, é meu primeiro multirotor e como contei, me orientei por tutoriais no youtube.
Uso baterias de 3S, que me dariam de rpm 11,1 x 1000 = 11.100 rpm ( teóricos). * me corrija por favor se estiver enganado.
Estou pensando em comprar uma 2S para testar .

.

Não é teórico, é rpm máximo com motor sem carga (sem hélice).
Ao colocar a hélice, o motor faz força para girar a hélice, pois as pás da hélice oferecem resistência ao girar no ar devido a densidade do ar.
diâmetro da hélice, passo da hélice e tipo de hélice HD (pá estreita) ou SF (pá larga), tudo isso altera o rpm final do motor, pois as diferenças de cargas existem e isso faz o motor render entre 70% e 90%, mas nunca 100% com hélice.
É por isso que eu calculo sempre em 75%, isso sabendo que o motor pode chegar facilmente em 80% do desempenho e é por isso que calculo sempre com bateria em meia carga, nunca com carga total.
Se fazendo assim já limito uma hélice, quem dirá usando 80% com carga total da bateria.
11,1 x 1000 = 11100
12,6 x 1000 = 12600
11100 x 0,80 = 8880
12600 x 0,80 = 10080
Uma hélice SF de 10 polegadas suporta 6500 rpm máximos. Se 8880 já era muito, quem dirá 10080.
10080 - 6500 = 3580
Não fui eu quem inventei isso, foi um fabricante de hélice e de boa marca, APC e não as cópias APC style que na tradução livre, estilo apc, ou igual apc o que significa que não é de qualidade e sim uma cópia que certamente por ser mais barata, tem material de menor qualidade.
Se uma APC legítima só suporta 6500, quem dirá uma cópia.
Isso tudo sem falar na deformação que elas sofrem em alta rotação, pois quer queiramos ou não, elas deformam.
Um bom exemplo disso é uma hélice GWS (pior acho que não tem) 1260 HD que eu uso em um Turnigy TR 3530 1100 com bateria 3S.
Esse motor não suporta hélices de 12 polegadas, mas como então eu uso uma 1260?
Primeiro, o timing do motor está em LOW, pois se estiver em MID esquenta muito e em HI certamente vai torrar rapidinho.
Segundo, essa hélice é muito molenga e deforma, perdendo desempenho e com isso, não forçando tanto o motor.
Como eu sei disso?
Pois se eu usar nesse mesmo motor uma hélice de madeira Turnigy 12X6 que não deforma, nem em LOW o motor suporta, não rende e esquenta muito chegando a não poder tocar nele em 30 segundos aproximados de funcionamento.
Como vi isso?
Usando um termômetro por infra vermelho que sempre uso nos testes dos motores, pois não adianta só ver consumo, velocidade e empuxo, preciso saber a que temperatura o motor chega, pois ele pode me dar ótimos resultados, mas esquentar muito o que transforma a energia do motor em calor e isso faz com que o consumo aumente ou o desempenho do motor caia.
Mas como se ambas as hélices são de 12 polegadas de diâmetro e 6 polegadas de passo?
Pelo material usado em cada uma delas, um deforma muito e o outro não, pois as hélices GWS 1260 HD são molengas (é o termo mais apropriado).
Então por que eu uso?
Pela escala, pelo motor e harmonia de dimensões.
É um aeromodelo de 1200 mm de envergadura que na maioria das vezes o pessoal usa uma hélice 8X6 ou 9X5 com um motor CF 2822, mas se eu usasse essas hélices, o nariz do aeromodelo seria quase do diâmetro das hélices e elas perderiam desempenho por estarem bem próximas ao nariz dele.
É um aeromodelo escala 1:8 de um real de 9,52 m de envergadura que usa uma hélice de 90 polegadas que na escala daria 11,24 polegadas de diâmetro, mas a GWS não tinha ainda uma hélice de 11 polegadas ideal para ele, tendo somente a 11x4,7 SF que não serviria em um motor de 1100 kv e as 1170 e 1180 que tinham um passo muito grande que forçava muito o motor e o aquecia muito mesmo em LOW e por isso usei a de 12 polegadas com passo 6 que se deu bem no motor.
SF de 11 polegadas 65000 : 11 = 5909 rpm.
1100 x 11,1 = 12210 x 0,75 = 9157,5.
Isso sem contar a largura da pá que oferecia mais arrasto e com isso, mais esforço ao motor que aquecia mais ainda sob tanto esforço.

Siga quem quiser, ninguém é obrigado a nada, só não usem de artifícios para justificar o uso incorreto.

PS: Isso não é para você highlanderafa, é para todos que buscam de artifícios para justificar os erros.
Eu erro? Erro sim como todos, mas depois que aprendo, não insisto no erro.

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 13 Abr 2016 06:30

Sim Laércio. Qdo falei de ter seguido o tutorial de internet, não foi querendo dizer " pô!!! me dei mal ", jamais. Até pq de onde eu me orientei, a pessoa é bem ckn eituada no meio. Mas o q eu achei q faltou, foram essas explicações teóricas, os " pqs" , q eu por inexperiência e ansiedade não me atentei e quis sair logo voando sem pensar em nada depois do quadrimotor montado.
Suas explicações são de grande valor, e ficou mais fácil para mim entender e conseguir os ajustes já tendo o aeromodelo na mão. Hoje já olho as hélices pelo kV do motor, e não pela indicação.
Falando em temperatura de motor. No meu vôo ontem com as hélices de fibra de carbono. Minha bateria ( 3S 2600mA , me deu uma autonomia de pelo menos uns 12 min, eu descenso o quadro em 3,7 por célula. Os motores estavam quentes, mas não tinha aparelho de medição, e colocando os dedos , eles eswuentaram de forma a não queimar os dedos, mas de incomodar após uns 3 segundos de contato.
É mais ou menos esse o nível de temperatura após um tempo de vôo desse, sem forçar o quadrimotor( fazendo um vôo normal, sem manobras bruscas) ???
Aprendendo sempre !!!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 13 Abr 2016 12:14

Olha, a sensibilidade dos dedos muda de pessoa para pessoa, uns tem mais tolerância ao calor, outras menos e por isso fica difícil de dizer se o motor está realmente quente ou não.
Eu por exemplo, a partir de uma certa temperatura eu consigo segurar as panelas do fogão aqui em casa sem problemas, já a minha esposa não consegue nem tocar nelas, pois acha quente demais.
É muito relativo analisarmos temperatura só pelo toque de dedo de alguém, pois pode estar quente, como pode estar somente morno, já que depende da sensibilidade de cada um.Uma coisa é certa, se não conseguir ficar segurando o motor, está quente sim, pois tocar por 10 segundos, sentir o calor e soltar não ajuda muito ( o tempo é só um exemplo).
Se não consegue ficar segurando os motores depois de pousar, estão quentes demais sim e isso afeta a eficiência dos ímãs que quanto mais aquecem, menor é a capacidade de magnetismo deles e com isso o motor perde desempenho. Sem falar no consumo que deve estar elevado, pois calor é = consumo elevado.
É o mesmo quando os fios esquentam em um determinado circuito, significa que a demanda de carga está elevada ou a bitola dos fios está baixa demais para a demanda.

PS: Eu tenho que frisar sempre que não estou falando de alguém em específico, pois já vi muitos aqui se ofenderem com coisas que digo, como se eu os estivesse acusando de algo e por isso falei que não estava me referindo ao que você fez ou deixou de fazer para que não houvesse um mal entendido e a conversa virasse uma contenda.
Estamos trocando ideias, ensinando, aprendendo e é para isso que o fórum serve, para aprender e ensinar e aqui não tem professor e nem aluno, cada um de nós ensina um pouco e aprende outro pouco.

highlanderafa
membro

Mensagempor highlanderafa » 13 Abr 2016 18:42

Tranquilo Laércio, não me ofendeu em nada não, eu tenho q agradecer sempre pela sua paciência em compartilhar seu conhecimento comigo e o resto do pessoal q como eu, estão aprendendo esse hobby desafiante e muito gratificante.
Todos os seus conselhos e dicas, eu procuro absorver o máximo para por em prática e trazer para cá os resultados compartilhando novas descobertas tb.
Fique tranquilo q jamais me ofendeu, pelo contrário, acrescentou muita coisa para meu simples conhecimento iniciante. :D
Aprendendo sempre !!!

Voltar para “Multimotores com decolagem vertical”