Motores sunnysky ou genéricos 2212 ?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Motores sunnysky ou genéricos 2212 ?

Mensagem por highlanderafa »

É pessoal, não aguentei e comprei os motores dji e ESCS Emax, agora é torcer para não ser nada falso. Assim q chegar eu volto e conto como foram os testes, acredito q em junho meu quad com a apm2.8 já estará montado e em teste.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motores sunnysky ou genéricos 2212 ?

Mensagem por LaercioLMB »

highlanderafa escreveu:Laércio sempre bom receber seu conhecimento.
O q mais me intriga é ler vários artigos q praticamente são unânimes em dizer q as hélices para motores 1000kV são do modelo 1045. Mas nenhum explica que se twm q levar em consideracao a relação xxxxkV com as células das baterias.
Minha dor de cabeça só não foi maior com essas hélices de plástico, pq antes de quebrarem eu estava em baixa altitude. Pois, minutos antes da queda, eu me empolguei e levei o quadricoptero a uns 40 metros, al ponto de quase perder a orientação e ainda tive q brigar com o vento q mesmo com o throttle quase no zero, dificultava muito a descida do quad.
Laércio, comprei hélices de 9" para testar . Vou procurar por essas q vc indicou, e tb li que tem umas que tem uma letra "e" no final da nomenclatura , q indicam ser para motores elétricos e aguentam maiores rotações que essas genéricas SF.
Grato mais uma x pelas dicas.



Hélices E, HD, DD são sim para elétricos assim como as SF.
Só que as demais hélices suportam sim mais rpm do que as hélices SF que foram feitas unicamente para força e baixo rpm.
Os motores falam que suportam essa hélice? Sim, suportam, desde que com bateria 2S e é isso que não especificam.
Falam que suportam hélices de 7 a 12 polegadas e baterias de 2S a 4S (só um exemplo de especificação), mas não dizem o óbvio que as hélices maiores são para as baterias de menor número de células e as hélices menores, para as de maior número de células, pois isso já deveria ser imaginado.
Se tivesse se dado ao trabalho de calcular antes, saberia que a de 9 polegadas também está acima do limite de rpm nesse motor com bateria 3S.
Como a hélice é menor, o desempenho do motor certamente irá ser maior que 80%, mas como não sei ao certo, vamos lá.
65000 : 9 = 7222 rpm máximos.
11,1 x 1000 = 11100
11100 x 0,80 = 8880 rpm ou mais se render mais de 80%, isso com a bateria em meia carga, pois em carga total chega a 12,6V e o rpm final também aumenta.
As hélices SF depois que ultrapassam o limite de rpm, começam a deformar, perder desempenho e se estiverem desbalanceadas ou mal balanceadas, irão vibrar muito, pois são mais molengas por assim dizer se comparadas as demais hélices E, DD, HD e similares.
compare a largura da pá de uma hélice 10x4,7 e a largura da pá de uma hélice 10x5.
Por que a pá da 4,7 que é de passo menor é muito mais larga do que a de passo 5?
Acredito que isso já dê para pensar em um bocado de coisas.
Estão fazendo tabelas cada vez mais erradas e certamente essas tabelas vem de gente que não tem o menor conhecimento de limites de rpm que as hélices suportam.
A fabricante de hélices APC coloca disponível no site deles os limites de rpm das hélices. Por que as pessoas não leem?
Ou se leem não dão importância?
A maior parte dos problemas no aeromodelismo hoje são de má instalação e ou configuração do equipamento, escolha errada e a mania de brasileiro de que se der deu, se não der, eu troco, mas nunca fica sabendo por que não deu e se o que acha que deu, realmente está bom, pois se contentam com pouco, não buscam o melhor do equipamento e isso não significa comprar o melhor ou mais caro e sim a escolha correta de tudo.
Não estou falando de você em específico, só relatando o que a maioria faz e repassa aos outros informações que não tem a menor ideia de onde surgiu e acham verdadeira tal informação.
Eu não sou um expert, cometo erros também, mas meus aeromodelos quando decolam, já decolam com eu sabendo que vai dar certo e não na expectativa se vai dar ou não e como vai ser o voo, pois sigo regras que me foram passadas e tento repassar adiante. Segue quem quer e quem não quiser, não é obrigado a seguir.
Por que devemos saber tais informações?
Para que quando der um problema, saibamos exatamente o que ocasionou ao invés de perder tempo postando a pergunta em fóruns e ficar esperando por achismos, pois a maioria não faz a menor ideia, mas dá o seu palpite.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Motores sunnysky ou genéricos 2212 ?

Mensagem por highlanderafa »

Boa Laércio.
Para mim é sempre bom estar aqui e aprendendo. Sempre quis um aeromodelo, de início era um avião, depois um heli, aí consegui adquirir um v977 para ter idéia do qbera pilotar essas máquinas, para depois tentar pular para um de classe 450. Só q na época não me só tava grana para tal coisa, já q eu começava do zero( sem rádio,sem baterias... ), então veio faculdade, filho ... E me afastei um pouco do hobby. Ai um belo dia vi na internet como montar seu próprio quadrimotor sem gastar muito. Como já possuía o rádio, aí me aventurei nessa de cabeça, sabendo q iria tomar muitas quedas, reparar muita coisa... até aprender e decolar com segurança quase total do equipamento.
Hoje estou montando meu segundo quad da classe 450, e dessa x optei pela controladora APM 2.8 pois tem recursos que me atendem super bem, e o primeiro utilizarei sempre para "carro teste" para poder aprender e conseguir passar para o segundo a melhor configuração e o melhor desempenho.
Não me arrependo de forma alguma do primeiro q montei, mesmo depois sabendo q as hélices 1045 tão faladas para motores de 1000kV, devem ser aplicadas pelo rpm e não pelo fator "K" do motor.
Mas é isso aí, sempre bom aprender. Pois é gratificante ver o resultado final.
Mais uma vez muito obrigado Laércio, e desculpe a ignorância, mas é q ainda estou engatinhando nesse mundo dos multimotores.
Qdo o segundo quad estiver montado, com certeza não cometerei tantos erros e descuidos .
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motores sunnysky ou genéricos 2212 ?

Mensagem por LaercioLMB »

highlanderafa, ignorância é não querer aprender, pois todos nós nascemos sem saber nada e o não saber não significa ser ignorante.
Por tanto, não há o que você pedir desculpas já que todos nós aqui hora estamos aprendendo, hora ensinando o que aprendemos.
Ninguém sabe tudo que não precise aprender mais e ninguém sabe pouco que não possa ensinar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Motores sunnysky ou genéricos 2212 ?

Mensagem por highlanderafa »

É Laércio, pesquisando sobre a APM 2.8, acabo de assistir uma queda de um TBS com fpv . e adivinha qual a configuração motor x hélice x bateria ???
Pois é, essa mesma. Motor 1000kV x hélices 1045 e baterias 3S.
Os danos foram bem consideráveis, pois obduad caiu de uma boa altura e metade do frame partiu, sistema de transmissão de fpv...
Enfim. Dessa x vou começar bem por baixo com as hélices, até achar a ideal para meu conjunto e estilo de vôo.
To com um conjunto de hélices 1045 de fibra de carbono, que comprei confiando nas dicas da internet e antes de aprender com VC como dimensionar corretamente pelos rpm's . Por ser mais resistentes, vou testar nokkkkkk
motores de 1000kV com 3S. Só q usarei no máximo 70% de Throttle e voarei entre 5 e 10 metros sem forçar as pás e voi avaliar a cada vôo o estado das mesmas.
Já comprei algumas hélices próprias para elétricos e de polegadas menores e tentarei todas assim q chegarem e postarei aqui os resultados do que percebi.
Pretendo mais a frente comprar motores de menor kV para chegar a faixa de trabalho das 1045, pois na afobação e chateado com a primeira queda, acabei comprando umas 30 helices 1045 kkkkkk
Vlw Laércio, seus conhecimentos estão me valendo muito.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motores sunnysky ou genéricos 2212 ?

Mensagem por LaercioLMB »

Não se preocupe pois eu também tenho várias hélices aqui que foram compradas e não puderam ser usadas, mas certamente em outro projeto você as usará assim como eu arrumei um uso para uma delas em um modelo indoor que estou construindo que irei precisar de força e não velocidade e comprei um motor adequado para essa hélice e bateria 2S, pois nem sempre baterias com mais células são as ideais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Motores sunnysky ou genéricos 2212 ?

Mensagem por highlanderafa »

Sim. Depois vou parar com um pouco de calma para ver a relação das baterias 2S com os tipos de frame, pois prefiro TB drones de força, pois gosto de fazer algumas imagens caseiras( por enqto sem gimbal ), e tb de fazer vôos lentos a média velocidade para relaxar um pouco.
Por enqto tenho só baterias 3S. Mas nesse novo projeto q estou pra realizar com uma APM, talvez eu encomende algumas 2S . Vlw Laércio.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Responder