fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Ricardo_BH »

Fala pessoal!!

Montei um lindo quad f600 com naza lite atualizada pra v2, e dragonlink de rx!

Eu voei ele sem antena de gps em ATTI e não tive problema nenhum..
dai comprei essa antena preta :

http://pt.aliexpress.com/item/Ublox-M8N-GPS-Compass-Module-for-DJI-NAZA-M-V2-LITE-Flight-Controller/32417922078.html?spm=2114.02010208.3.67.dUGlum&ws_ab_test=searchweb201556_6,searchweb201602_2_10017_10005_10006_10034_10021_507_10022_10020_10018_10019,searchweb201603_1&btsid=643ebfdb-4ecf-46dd-9885-eefe9bbbd7c5

Fiz alguns vôos e ele estava andando em circulo..aumentei o yaw e corrigi.voei mais umas 4 vezes com ele nesse mesmo local..sem maiores problemas, extremamente estável com a bat 3s de 10000mha...

Porem ontem , esperei o gps piscar verde seguidas vezes e decolei normalmente..a uns 7 metros de altura percebi que ele não estava travado, parecendo atti. Derrepente ele desimbestou em linha reta a toda velocidade , e o radio estava morto,e foi bater numa arvore e em cima de um telhadinho....

fiquei muito chateado e sem entender o motivo...
alguem ja passou por isso??
será o gps?? a naza é novinha

Grato

Ricardo
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por John-Henrique »

Sorte a tua que bateu numa arvore e tu conseguiu recuperar. Comigo, já aconteceu 2 vezes 1 com multicoptero e uma com aeromodelo, só que até seguiu em direção a um canavial ¬¬

O multi ainda consegui ver onde ele caiu pelo FPV, mas era uma área que só tinha cana hehehe, não me ajudou muito, nunca encontrei nenhum deles.

Não sei o que causou o problema no teu caso, mas normalmente é assim, você chega no local e configura o RTH (ponto de decolagem) dai quando ocorrer algum problema e a controladora perder sinal do rádio ela vai falar "PQP, fomos abandonados, bora correndo pra casa!" e segue para este ponto, mas tem aquele probleminha básico... você não configurou o RTH na hora que chegou e digamos que a configuração ativa é a de fabrica, ele sai voando sentido China, até bater em algo ou acabar a bateria.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Ricardo_BH »

Mas eu configurei o RTH sim. e fiz a dancinha antes..dai liguei aguardei ate ele dar a rajada verde e esperei mais um pouquinho ate so piscar verde e nada de vermelho, indicando o número máximo de satélites. quando ele endoidou ele estava a uns 5 metros do ponto de decolagem e saiu doidão pra diagonal como se o acelerador tivesse todo no máximo...

mais um dado: apesar da chave e no radio estar configurada certinho gps>>atti>>>rth no dia anterior fui testar o rth e ele veio vindo certinho pro local, dai tentei retomar pra gps como de praxe sempre faço e ele não respondeu mais..desceu sozinho ate pousar..esse foi o 1° bug..no dia seguinte deu essa loucura nele..
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por John-Henrique »

Não quis dizer que EXTAMENTE você não configurou, era você no sentido figurativo (qualquer pessoa lendo). Enfim, não dá pra saber o que houve, mas cada voo será sempre uma nova emoção ahaha
betojr
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Dom Jul 07, 2013 6:38 pm
Localização: sa bahia

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por betojr »

Ricardo_BH escreveu:mais um dado: apesar da chave e no radio estar configurada certinho gps>>atti>>>rth no dia anterior fui testar o rth e ele veio vindo certinho pro local, dai tentei retomar pra gps como de praxe sempre faço e ele não respondeu mais..desceu sozinho ate pousar..esse foi o 1° bug..no dia seguinte deu essa loucura nele..


O RTH só é interrompido se mudar para ATTI.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Japaparadoxx »

Uso exatamente o mesmo gps no meu 650 com naza lite (firmware v2), e um modelo equivalente em uma asa com uma mini apm. Nunca tive problemas com nenhum dos dois, travam 20 satélites facinho.
Esse problema do flyaway ja foi bastante discutido nos foruns gringos, ja postaram inumeras possiveis causas e a maioria dela é erro de montagem/configuração e em poucos casos problema no hardware.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por William Okamura »

o rx do Dl estava com o failsafe configurado para entrar em rth desligando o radio?
uʍop ǝpısdn
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Ricardo_BH »

sim , o dragon link está configurado para se desligar o radio entrar em rth.e foi testado antes.
mas eu apenas decolei em modo gps, subi uns 7 metros,notei que ele estava derivando como se estivesse em atti ,ai ele enlouqueceu, saiu feito louco e o radio apesar de ligado não respondia mais..e ele saiu em disparada para um ponto bem diferente do marcado quando iniciou..ou seja, é como se algo tivesse interferido no cérebro dele..mas eu vôo nesse meu sitio direto e nunca deu isso.

A proposito: a antena desse GPS que é uma preta , deve apontar para o braço dianteiro da esquerda ne??

A naza a gente coloca a antena com o fio virado pra frente..essa eu imagino que com fio para traz pois ela tem uma seta printada bem vizivwel, é assim mesmo?
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Ricardo_BH »

é desanimador ,,tem um tanto de relato como o meu..vc faz tudo certinho, mas ele adquire vida própria e vai pra onde quer...http://phantombrasil.com/fly-away-dji-phantom-como-evitar/
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Japaparadoxx »

Ricardo_BH escreveu:A proposito: a antena desse GPS que é uma preta , deve apontar para o braço dianteiro da esquerda ne??

A naza a gente coloca a antena com o fio virado pra frente..essa eu imagino que com fio para traz pois ela tem uma seta printada bem vizivwel, é assim mesmo?

Sim os fios ficam para trás, quanto a direçao que deve apontar, depende da declinação magnética da sua região.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Responder