Quero comprar um drone fpv

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Quero comprar um drone fpv

Mensagem por Gabriel Velloso »

Olá! Sempre tive a vontade de comprar um drone para ficar voando por aí observando com o sistema fpv. Mas, de drone não entendo quase nada!
Eletrônica de aeromodelo/auto/nautimodelo eu ate entendo, mas da parte de controladoras, motores pra drone e esses controles de longa distância não sei nem por onde começar.
Não irei trabalhar com filmagens nem nada disso. Sou técnico em eletrônica, logo soldas/adaptações é comigo mesmo hehe.

Peço a opinião dos senhores, compro um phantom da vida ou me arrisco em montar um do zero?
Ainda tentando voar a 1km/h
Doomed
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Ago 04, 2014 7:06 am
Localização: São Carlos

Re: Quero comprar um multirotor fpv

Mensagem por Doomed »

Boa noite!
Pegando como exemplo um Quadricoptero:

Precisará de:
04 motores
04 Hélices
04 ESC s (Eletrônic Speed Control)
01 Placa Controladora
01 Frame
01 Bateria
01 Receptor de Rádio Controle (Rx)
01 Rádio Controle (Tx)
Cabos e conectores.

Os motores, quanto menor o KV, maior a hélice que ele utiliza e menor a rotação (RPM) o que aumenta a autonomia de voo, resumindo, quanto menor o KV, maior a hélice e maior a autonomia, menos KV eh melhor.
A bateria deve atender a necessidade de energia requisitada pelos 4 motores, supondo que cada motor precisa de 20A x 04 motores = 80A, sua bateria deve atender a essa carga com folga para a eletrônica e picos de energia. Uma bateria 3s (3 céluas de 3,7v cada = 11,1 volts) 2.200mah com uma capacidade de descarga de 20C (2.200 x 20 = 44) e pico de 30C (2.200 x 30 = 66) que é a mais comum encontrada, não servirá, pois a capacidade de descarga dela é de 44 Amperes e picos de 66 amperes, por este motivo, a bateria e os motores devem ser combinados.
As hélices vão depender do tipo do motor, lembrando apenas que os motores devem ser todos idênticos, recomenda-se até a mesma marca.
O ESC também deve atender a necessidade do motor, se possível, com folga, um ESC de 30A deve suprir um motor de 20A.
O Frame por sua vez deve atender ao tamanho das hélices para que elas não se choquem, normalmente os frames são medidos em milímetros, o mais comum é o de 450mm (45cm), não sei dizer ao certo se esta medida refere-se a distancia entre as pontas na diagonal ou vertical.
Rádio Controle e Receptor para rádio controle existem muitas marcas, cada marca com seus prós e contras... EX.: Futaba, JR Propo, Turnigy, FRSky, HITEC, etc... Rádio controle, normalmente compra-se um e utiliza-se o mesmo rádio para todos qualquer VANT, cada comando presente no Rádio Controle enviado ao VANT é entendido como Canal, ex: um canal para acelerar, um canal para virar, um canal para subir, etc... Em um multirotor básico é necessário apenas 4 canais (01 Subir/descer, 02 movimento lateral, 03 movimento frontal, 04 giro no próprio eixo), caso queira controlar a câmera que pretende colocar, cada linha de movimento será necessário um canal adicional. EX: Camera olhar pra cima e pra baixo = canal 05, olhar para a esquerda e direita = canal 06. Caso a controladora tenha adicionais como modos de voo, será necessário outro canal para controlar as funções = canal 07. A grande maioria utiliza satisfatoriamente rádios de 08 canais.
A controladora de voo vai depender do que necessita, existem várias marcas e modelos, cada uma com seus prós e contras, lembre-se apenas de verificar se aquela controladora irá atender suas necessidades. Ex.: Naza M Lite, a versão mais básica da conhecida controladora NAZA, custa aproximadamente R$ 800,00 completa, esta controladora vem com o gerenciador de energia PMU, antena GPS e a controladora. Esta controladora permitirá o voo com funções de ATT ou GPS (modos de voo mais básico e avançado) e o Return to Home que traz o VANT de volta ao ponto de origem e pousa com o auxilio do GPS, giroscópios, acelerômetros, bússola, e outros sensores contidos na controladora, mas ela não te da a função de transmissão de vídeo ao vivo.
Naza é a opção mais recomendada pela confiabilidade, facilidade de instalação, estabilidade do VANT, entre outros (Naza é a controladora usada nos Phantons).

Com isso você poderá voar, apenas.
Dependendo da controladora selecionada, terá que comprar sensores separados como GPS, giroscópios, magnetrômetro, acelerômetro, sonar, etc.
Para transmissão de vídeo, deve procurar por um Transmissor e Receptor de vídeo, os mais falados são os de 5,8Ghz, com grande estabilidade de sinal a curta distância (500m) e sem obstáculos, e o de 1,2Ghz com um sinal mais focado a longas distâncias (2km +).
Deverá também adquirir uma câmera para transmissão do vídeo, e caso queira gravar a transmissão, um DVR, caso queira gravar com alta qualidade, é recomendável que tenha uma segunda câmera apenas para isso, caso utilize a mesma câmera para filmar e transmitir, um delay na transmissão poderá ocorrer.


Resumindo, para montar um multi rotor do zero sem nenhum conhecimento será necessário muita pesquisa e estudo sobre muitas coisas, a vantagem é que saberá resolver diversos problemas que poderão acontecer, a desvantagem é que demorará muito e com as informações imprecisas, correrá o risco de adquirir equipamentos incompatíveis ou de péssima qualidade, as consequências vão de comprar a peça certa à queda e perda total do multi rotor.

Caso sua intenção seja apenas voar, sem muitas preocupações com o equipamento e sem perder muito tempo, recomendo que compre um Phantom pronto para voar com suporte a câmera, que já vira todo montado e a quantidade de informações necessárias para começar a voar são extremamente menores.

De qualquer forma, todos neste forum dirão a mesma coisa, tente treinar em um simulador antes de ir na vida real.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Quero comprar um multirotor fpv

Mensagem por stickier »

Nossa, obrigado Doomed

Eu também penso ha algum tempo em comprar um multirotor pra iniciar no mundo da decolagem vertical.


Seu texto foi muito esclarecedor e está bastante didático

Parabéns e obrigado mais uma vez!!
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Quero comprar um multirotor fpv

Mensagem por Lcm »

Boa noite...
Gabriel, Eu partiria logo pra um p3 std ou melhor ainda um p3 adv, aí sim vc vai ter um fpv de qualidade, um bom alcance e muito fácil de voar.
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Responder