Dúvidas PWM x ppm x sppm

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por ricardohpb »

Pessoal, tenho um tx dx7s é um rx laranja que sempre usei no meu quad conectando o RX na controladora com PWM nos seis canais, comprei uma nova controladora flp32 aio pro, que só é compatível com a conexão sppm com o RX, tem como eu fazer essa conexão nesses dois ?
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Re: Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por ricardohpb »

Anexos
flip32.jpg
flip32.jpg (14.96 KiB) Exibido 130 vezes
orange2.jpg
orange2.jpg (32.61 KiB) Exibido 130 vezes
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por arthurinacio »

ricardohpb escreveu:Pessoal, tenho um tx dx7s é um rx laranja que sempre usei no meu quad conectando o RX na controladora com PWM nos seis canais, comprei uma nova controladora flp32 aio pro, que só é compatível com a conexão sppm com o RX, tem como eu fazer essa conexão nesses dois ?


Bom amigo, dei uma olhada no manual da placa nesse link (https://hobbyking.com/media/file/697708 ... 564X34.pdf) e pelo que eu percebi você provavelmente vai precisar de um conversor PWM para SBUS (caso você queira usar a porta UART2 soft serial) ou PWM para PPM (caso seu receptor não possua saida PPM nativa), pois percebe-se na porta de saida de sinal pros ESCs uma entrada PPM (UART2 inferior da imagem que está no manual da placa). Talvez alguém saiba te explicar melhor isso, mas creio que não vai ser muito diferente disso que te falei.
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Re: Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por ricardohpb »

Ok amigo, obrigado por responder, meu receptor da Hobbyking Orange não tem porta ppm nativa, mais tenho um rx original do tx spektrum (dsm2) que é usado em um TRex 450 que só usa três fios, fiquei na dúvida desse.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por Abib »

ricardohpb escreveu:Ok amigo, obrigado por responder, meu receptor da Hobbyking Orange não tem porta ppm nativa, mais tenho um rx original do tx spektrum (dsm2) que é usado em um TRex 450 que só usa três fios, fiquei na dúvida desse.

Cuidado que isso que você se refere não é necessariamente um receptor, mas um satélite de recepção


O bom é que há formas de se conectar um satelite à FLIP32 e ajustar por software o modo de receptor que será utilizado..


O ruim é que aparentemente a controladora não suporta de fábrica esta função, sendo necessário alterações nas trilhas da placa.


Acho que o mais fácil a se fazer é comprar um receptor PPM da orange para ligar sua controladora, como os da série Orange RX R610, R615, R616, R618..

Eu já testei um R616XN e foi o menor receptor que eu já ví na vida..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Re: Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por ricardohpb »

Ok Aníbal, obrigado por responder, a minha dúvida agora é que essa controladora só trabalha com SPPM e eu não sei se posso usar RX PPM ? Não sei se você notou, mas essa controladora é completamente diferente das outras, ela não tem os pinos PWM.
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por arthurinacio »

ricardohpb escreveu:Ok Aníbal, obrigado por responder, a minha dúvida agora é que essa controladora só trabalha com SPPM e eu não sei se posso usar RX PPM ? Não sei se você notou, mas essa controladora é completamente diferente das outras, ela não tem os pinos PWM.


Ricardo, é como eu disse, a entrada PPM fica no mesmo conector de saida de sinal pros ESCs, olhando na pagina 2 do manual, a imagem da esquerda, no conector UART2 inferior, os três primeiros fios da direita pra esquerda fazem parte da entrada PPM. Segue um link onde dá pra sacar certinho sobre o uso do PPM na placa, apesar de ser sobre a versão 1.0 da mesma, não muda quase nada: (https://nathan.vertile.com/blog/2015/11 ... components).
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Re: Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por ricardohpb »

Quer dizer que posso usar só o satélite spektrum sem receptor que funciona ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por LaercioLMB »

...
Editado pela última vez por LaercioLMB em Sex Nov 10, 2017 10:26 am, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Dúvidas PWM x ppm x sppm

Mensagem por Abib »

ricardohpb escreveu:Quer dizer que posso usar só o satélite spektrum sem receptor que funciona ?

Sim, funciona, mas como disse não é plug and play.. Exige configuração no software e dependendo da sua controladora, alteração física em trilhas e conectores.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Responder